Romanos 7:1 - Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
NÃO SABEIS VÓS. Há que diga que Paulo volta a falar no começo deste capítulo diretamente com os judeus que faziam parte ou frequentavam as reuniões da igreja cristã na cidade de Roma. O fato revelado é que os leitores de Paulo tinham conhecimento do assunto que ele passa a abordar a partir deste momento. Verdade é que no começo do cristianismo, os líderes da igreja cristã ainda não tinham um Novo Testamento pronto, e, portanto, se utilizavam muito das escrituras dos hebreus.
IRMÃOS. Sempre que o nosso escritor iria abordar um assunto mais forte para seus leitores, ele os chamava de irmãos, no sentido de amenizar suas exortações mais severas. Por outro lado, podemos conjecturar que desde os começos da nova dispensação da graça de Deus, que os cristãos acostumaram a se considerarem irmãos uns dos outros. Por fim, essa era uma maneira humilde de Paulo tratar os outros.
POIS QUE FALO. Apesar de os judeus não estarem guardando a lei de Moisés como era o dever de todos eles, mas continuavam lendo a legislação de Moisés como desde o princípio de quando foram introduzidos na terra de Canaã. Quando Paulo se converteu ao cristianismo, ele até tentou se juntar aos apóstolos de Jerusalém, mas Deus tinha uma missão muito mais abrangente para ele, que era a evangelização dos gentios.
AOS QUE SABEM A LEI. Mas nem por isso, ele se recusava a levar o evangelho das boas novas de Cristo aos seus conterrâneos hebreus. Mesmo sabendo que a evangelização dos judeus ficou a cargo dos apóstolos da igreja matriz de Jerusalém e mais especificamente de Pedro, porem, nos campos missionários dos gentios, sempre que Paulo tinha oportunidade ele também procurava evangelizar os judeus. Nos seus escritos, o apóstolo dos gentios diz que os gentios são devedores aos hebreus.
QUE A LEI. Se Paulo estiver se referindo a lei de Moisés, ele está plenamente correto em fazer tal afirmativa, porque a legislação de Moisés foi dada aos filhos de Israel para que eles guardassem seus mandamentos para todo o sempre. Na verdade a lei de Moisés era a melhor possível para a época da velha dispensação, e se Israel tivesse cumprido seus estatutos teria realizado efetivamente a vontade de Deus em tudo.
TEM DOMÍNIO SOBRE O HOMEM. A partir do momento em que o menino judeu era circuncidado, conforme a lei de Moisés, seus pais passavam a ter a responsabilidade de ensinarem aquela criança todos os mandamentos da legislação de Moisés. Portanto, tudo que estava na lei de Moisés servia para governar a nação por inteira, bem como a vida individual dos hebreus. A vida nacional de Israel era regida pela lei.
POR TODO O TEMPO QUE VIVE. Depois de feita a circuncisão, o judeu não tinha mais como quebrar seu pacto de fidelidade com a lei de Moisés. E se porventura alguém se desviasse dos seus mandamentos, estatutos e juízos, era penalizado em muitos casos com a morte por apedrejamento. Por isso que Cristo foi perseguido a todo o momento, porque que se desobedecesse à lei seria morto. O mesmo aconteceu com Paulo, os judeus procuravam ocasião para prendê-lo e mata-lo conforme a lei também.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 2 de abril de 2019
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