Romanos 8:30 - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
E AOS QUE. Um versículo como este, os defensores do arminianismo tem dificuldades para aceitarem, como está escrito na bíblia. Do outro lado, os defensores da teologia calvinista usam como texto de prova para falarem sobre que os “eleitos de Deus” não perderão a salvação. O que podemos dizer é que, o que está escrito ninguém tem o direito de apagar, nem que em muitos casos, nossas teses pessoais sejam confrontadas, pelo fato de que não sabemos harmonizar livre arbítrio e predestinação.
PREDESTINOU. Em se tratando do homem, seria um terreno fértil para a discussão, porem, isso para Deus não há nada do que se espantar, uma vez que, Ele é Deus e como tal faz tudo que lhe apraz. Deus é o Todo-poderoso e o que ele quer fazer Ele faz sem ter que se justificar a quem quer que seja. Se está escrito que Ele predestinou os remidos de Cristo para a salvação e vida eterna, quem somos nós para questioná-lo.
A ESTES TAMBÉM CHAMOU. Apesar de já se ter passado mais de dois mil anos desde que o cristianismo foi fundado, existem muitas coisas que ainda permanecem no campo do mistério. Em vez de ficarmos guerreando uns contra os outros por não termos ainda luz o suficiente para explicarmos tais mistérios, precisamos é esperar a eternidade futura que nos espera para desvendar todas as coisas e sabermos tudo.
E AOS QUE CHAMOU. A sequência que Paulo vem usando é a de que Deus nos conhece deste o começo de todas as coisas, por isso é que Ele nos predestinou em Cristo Jesus para fazermos parte do seu reino e glória, e com isso, no momento de cada um houve o chamado dos remidos para viverem na presença majestosa do governante universal, Ele que tem seus planos soberanos e que as porá em prática. Estas palavras usadas por Paulo nos dá segurança em Cristo para a Salvação eterna.
A ESTES TAMBÉM JUSTIFICOU. Esta justificação feita por Cristo na vida dos seus escolhidos é o segredo da vitória do povo de Deus, porque serve de segurança de que o nosso futuro em Cristo já está garantido para a vida eterna. Nesta justificação foi incluído o pacote completo da redenção, propiciação, expiação e reconciliação que o Filho de Deus fez em nosso lugar e para que os seus remidos seja beneficiados.
E AOS QUE JUSTIFICOU. Esta justificação colocada por Paulo nos fala da condição favorável de que os remidos de Cristo dispõem no sentido de serem bem aceitos diante de Deus, não como culpados, mas sem, como inocentados pela expiação de Cristo Jesus. Faz jus dizer que o homem não se justificou, mas foi Cristo quem deu aos seus escolhidos este direito de chegar livremente diante do trono da graça justificado.
A ESTES TAMBÉM GLORIFICOU. Esta frase termina o versículo colocando diante de tudo e de todos a posição elevada em que se encontram todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo. Esta glorificação se traduz por todas as vitórias alcançadas pelos filhos de Deus, desde o novo nascimento, regeneração, transformação na imagem de Cristo, ressurreição espiritual, o ser uma nova criatura, garantia de salvação e vida eterna, e todas as promessas contidas no evangelho das boas novas para a igreja.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Romanos 8:29
Romanos 8:29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
PORQUE OS QUE DANTES. Paulo está falando de Deus, Ele que é absolutamente diferente dos filhos dos homens, por ser o ser supremo e altíssimo em tudo. Não há limites para o poder de Deus, basta olhar para a grandeza de sua criação, em que a terra é apenas o escabelo dos seus pés, comparada ao vasto universo dos planetas e das galáxias. Na mente de Deus, tudo que envolve os seres humanos já tinha seu princípio e gene, antes mesmo do homem ser criado sobre a terra.
CONHECEU. Deus é Onisciente em sua grandeza, e com isso temos que crer que nada foge do seu total conhecimento. “Os que dantes conheceu”, certamente que o escritor está se referindo aos escolhidos de Deus, todos aqueles que também são chamados remidos de Cristo. Deus já sabia tudo a respeito dos seus filhos que antes mesmo de virem ao planeta terra já faziam parte dos planos soberanos do Deus eterno.
TAMBÉM OS PREDESTINOU. Efésios 1:4-6 - Como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Foi Cristo quem nos escolheu para si mesmo (João 15:16).
PARA SEREM CONFORME A IMAGEM. Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, e isso está exposto no primeiro livro da bíblia, bem como no seu primeiro capítulo (Gênesis 1:26-27). Com a implantação da nova dispensação, o Espírito Santo de Deus está efetivamente implantando nos remidos de Cristo a sua imagem, porque estamos sendo transformado de glória em glória em sua imagem (2 Coríntios 3:18).
DE SEU FILHO. Cristo é em essência o Filho de Deus, e isso já estava previsto quando Ele prometeu a Davi, que o rei de sua descendência também seria Filho de Deus (2 Samuel 7:14). Deus falou por meio do profeta (Isaías 7:14) que o Messias nasceria de uma virgem, e isso veio a se confirmar, porque Jesus não era filho de José, mas Ele foi gerado pelo Espírito de Deus, provando assim que Ele era de fato Filho do Altíssimo.
A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO. Cada um dos remidos de Cristo tiveram o dia do seu nascimento sobre a terra, mas o Cristo de Deus não passou a existir no dia em que Ele veio ao planeta terra por meio de Jesus de Nazaré, isto porque Ele sempre existiu para com o Pai. Portanto, na família de Deus, Cristo é na realidade o Filho mais velho, e isso falando em uma linguagem humana, porque Ele é o unigênito de Deus.
ENTRE MUITOS IRMÃOS. Estas colocações feitas pelo apóstolo dos gentios sinalizam para a nossa filiação com Deus e por consequente do plano da salvação e vida eterna que o Pai tem dado por promessa a todos os seus filhos. Cristo como o príncipe da família divina é o responsável em conduzir os seus remidos até a presença do Pai, como bem-aventurados. Deus é o Pai da grande família chamada igreja remida, Cristo é o príncipe desta mesma família divina, e nós, os seus escolhidos, somos irmãos.
PORQUE OS QUE DANTES. Paulo está falando de Deus, Ele que é absolutamente diferente dos filhos dos homens, por ser o ser supremo e altíssimo em tudo. Não há limites para o poder de Deus, basta olhar para a grandeza de sua criação, em que a terra é apenas o escabelo dos seus pés, comparada ao vasto universo dos planetas e das galáxias. Na mente de Deus, tudo que envolve os seres humanos já tinha seu princípio e gene, antes mesmo do homem ser criado sobre a terra.
CONHECEU. Deus é Onisciente em sua grandeza, e com isso temos que crer que nada foge do seu total conhecimento. “Os que dantes conheceu”, certamente que o escritor está se referindo aos escolhidos de Deus, todos aqueles que também são chamados remidos de Cristo. Deus já sabia tudo a respeito dos seus filhos que antes mesmo de virem ao planeta terra já faziam parte dos planos soberanos do Deus eterno.
TAMBÉM OS PREDESTINOU. Efésios 1:4-6 - Como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Foi Cristo quem nos escolheu para si mesmo (João 15:16).
PARA SEREM CONFORME A IMAGEM. Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, e isso está exposto no primeiro livro da bíblia, bem como no seu primeiro capítulo (Gênesis 1:26-27). Com a implantação da nova dispensação, o Espírito Santo de Deus está efetivamente implantando nos remidos de Cristo a sua imagem, porque estamos sendo transformado de glória em glória em sua imagem (2 Coríntios 3:18).
DE SEU FILHO. Cristo é em essência o Filho de Deus, e isso já estava previsto quando Ele prometeu a Davi, que o rei de sua descendência também seria Filho de Deus (2 Samuel 7:14). Deus falou por meio do profeta (Isaías 7:14) que o Messias nasceria de uma virgem, e isso veio a se confirmar, porque Jesus não era filho de José, mas Ele foi gerado pelo Espírito de Deus, provando assim que Ele era de fato Filho do Altíssimo.
A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO. Cada um dos remidos de Cristo tiveram o dia do seu nascimento sobre a terra, mas o Cristo de Deus não passou a existir no dia em que Ele veio ao planeta terra por meio de Jesus de Nazaré, isto porque Ele sempre existiu para com o Pai. Portanto, na família de Deus, Cristo é na realidade o Filho mais velho, e isso falando em uma linguagem humana, porque Ele é o unigênito de Deus.
ENTRE MUITOS IRMÃOS. Estas colocações feitas pelo apóstolo dos gentios sinalizam para a nossa filiação com Deus e por consequente do plano da salvação e vida eterna que o Pai tem dado por promessa a todos os seus filhos. Cristo como o príncipe da família divina é o responsável em conduzir os seus remidos até a presença do Pai, como bem-aventurados. Deus é o Pai da grande família chamada igreja remida, Cristo é o príncipe desta mesma família divina, e nós, os seus escolhidos, somos irmãos.
terça-feira, 16 de abril de 2019
Romanos 8:28
Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
E SABEMOS. Neste mesmo tempo, Paulo já contava com muita experiência nos caminhos do reino dos céus, para então falar o que ele passa a informar para seus leitores. Além dos mais, o apóstolo contava com as revelações de Deus, no sentido de escreve tudo que estava no cronograma das realizações do Deus. E estas mesmas convicções devem também habitar no coração de todos aqueles que confessam o nome de Cristo e que vivem pela fé, como está escrito: O justo viverá da sua fé,
QUE TODAS AS COISAS. Desta forma, os que vivem com Cristo e para Cristo se tornam inabaláveis, porque não se deixam emudecer pelas circunstâncias externas nem também pelos temores internos. Precisamos ter certeza de que a boa mão de Deus trabalha em todas as situações em favor dos seus filhos e filhas nesta terra. Até mesmo as coisas que aparentemente são contrárias, mesmo assim, tudo termina bem.
CONTRIBUEM JUNTAMENTE. Nós contamos com o conhecimento de tudo que aconteceu com Cristo Jesus o Filho de Deus. E olhando pela ótica humana, aparentemente tudo estava dando errado, mas no final das contas, tudo terminou dando certo, o nome de Deus foi glorificado e o mal que intentaram contra o Redentor de nossas vidas, foi transformado em bem para todos os seus remidos.
PARA O BEM. O mundo não entende nada destas coisas, porque o homem natural só vive para o aqui e agora, mas os escolhidos de Cristo vivem para o que é espiritual e eterno. Tranquilidade e paz deve ser a reação dos eleitos de Deus, mesmo nos momentos de adversidade, uma vez que, o Deus Todo-poderoso está no controle de tudo, e ele trabalha em prol dos que nele esperam, a fim de lhes proporcionar o bem sempre. Esta deve ser a segurança dos servos de Cristo em toda e qualquer situação.
DAQUELES QUE AMAM A DEUS. Por isso que o evangelho transmite o seu conselho, como ensinamento do próprio Senhor Jesus, que devemos amar a Deus acima de qualquer coisa, uma vez que isso só nos trás coisas positivas. Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS. Os versículos seguintes falam desta chamada de Deus. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. Paulo fala do governo de Deus para a vida de todos aqueles que amam a Deus e que são chamados por Ele para o seu reino e luz. O homem natural não compreende nada destas coisas, mas os que são espirituais sabem que Deus tem o controle sobre todas as coisas, principalmente sobre o que envolve a vida dos seus escolhidos. A vontade de Deus sobre a vida dos remidos de Cristo tem propósitos e objetivos bem definidos por Aquele que criou todas as coisas.
E SABEMOS. Neste mesmo tempo, Paulo já contava com muita experiência nos caminhos do reino dos céus, para então falar o que ele passa a informar para seus leitores. Além dos mais, o apóstolo contava com as revelações de Deus, no sentido de escreve tudo que estava no cronograma das realizações do Deus. E estas mesmas convicções devem também habitar no coração de todos aqueles que confessam o nome de Cristo e que vivem pela fé, como está escrito: O justo viverá da sua fé,
QUE TODAS AS COISAS. Desta forma, os que vivem com Cristo e para Cristo se tornam inabaláveis, porque não se deixam emudecer pelas circunstâncias externas nem também pelos temores internos. Precisamos ter certeza de que a boa mão de Deus trabalha em todas as situações em favor dos seus filhos e filhas nesta terra. Até mesmo as coisas que aparentemente são contrárias, mesmo assim, tudo termina bem.
CONTRIBUEM JUNTAMENTE. Nós contamos com o conhecimento de tudo que aconteceu com Cristo Jesus o Filho de Deus. E olhando pela ótica humana, aparentemente tudo estava dando errado, mas no final das contas, tudo terminou dando certo, o nome de Deus foi glorificado e o mal que intentaram contra o Redentor de nossas vidas, foi transformado em bem para todos os seus remidos.
PARA O BEM. O mundo não entende nada destas coisas, porque o homem natural só vive para o aqui e agora, mas os escolhidos de Cristo vivem para o que é espiritual e eterno. Tranquilidade e paz deve ser a reação dos eleitos de Deus, mesmo nos momentos de adversidade, uma vez que, o Deus Todo-poderoso está no controle de tudo, e ele trabalha em prol dos que nele esperam, a fim de lhes proporcionar o bem sempre. Esta deve ser a segurança dos servos de Cristo em toda e qualquer situação.
DAQUELES QUE AMAM A DEUS. Por isso que o evangelho transmite o seu conselho, como ensinamento do próprio Senhor Jesus, que devemos amar a Deus acima de qualquer coisa, uma vez que isso só nos trás coisas positivas. Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS. Os versículos seguintes falam desta chamada de Deus. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. Paulo fala do governo de Deus para a vida de todos aqueles que amam a Deus e que são chamados por Ele para o seu reino e luz. O homem natural não compreende nada destas coisas, mas os que são espirituais sabem que Deus tem o controle sobre todas as coisas, principalmente sobre o que envolve a vida dos seus escolhidos. A vontade de Deus sobre a vida dos remidos de Cristo tem propósitos e objetivos bem definidos por Aquele que criou todas as coisas.
Romanos 8:27
Romanos 8:27 - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E AQUELE. Paulo fala exatamente sobre o Deus Todo-poderoso, ele que dentro dos seus próprios planos resolveu reconciliar o homem com Ele, enviando seu Filho unigênito Jesus Cristo, para realizar com sucesso a obra de redenção pela propiciação e expiação de si mesmo. Este é o Deus que se opõe ao deísmo, quebrando a regra deste pensamento lógico dos seres humanos, provando que Ele se importa sim com os filhos dos homens, principalmente com os seus eleitos, em ouvir suas orações e responder.
QUE EXAMINA OS CORAÇÕES. O escritor afirma que o Deus que tudo conhece faz um checape do coração daqueles que se aproximam do trono da graça, a fim de pedir que o Senhor lhes escute, e responda as suas petições. Examinar os corações é a mesma coisa que sondar o mais íntimo dos seres humanos, no sentido de tomar conhecimento dos seus desejos mais profundos. É exatamente isso que Deus faz com seus filhos.
SABE QUAL É A INTENÇÃO. Ninguém tem como entrar no interior de quem quer que seja, nem muito menos fazer uma leitura dos seus pensamentos. Mas neste texto, Paulo se refere a Onisciência de Deus, em que por meio deste atributa, o Senhor conhece todas as coisas, até mesmo aquelas que são ocultas aos seres humanos. Mesmo que não haja palavras em nossa boca, mas o Senhor conhece até as intenções.
DO ESPÍRITO. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se refere ao Espírito de Deus, Ele que habita dentro de cada um daqueles que vivem buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima. Ele é o Paráclito amado, que ajuda em tudo, para que os servos de Cristo possam ter suas orações respondidas, e suas necessidades supridas. A oração que fazemos pelo Espírito de Deus chega diante do coração do Pai.
E É ELE QUE SEGUNDO DEUS. Ainda antes do escolhido de Cristo se converter do império das trevas para o reino da luz, o Espírito Santo já trabalhava em seu favor, e o levou a se converter por meio do convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Depois que o eleito de Cristo nasceu de novo, pela regeneração espiritual, então o Espírito de Deus passou a morar nele e sempre procura ajuda-lo em suas necessidades. Tudo isso faz parte dos planos de Deus para a igreja remida de Cristo Jesus, o Senhor.
INTERCEDE. Somos tão pequenos comparados com o grande Deus, além do mais somos cheios de falhas e defeitos, que não temos como se aproximar do Deus que é santidade em essência. Porem, o problema é solucionado, quando temos um amigo que chega por nós diante do Deus Altíssimo, levando nossas orações e pedidos de perdão. Como é importante termos a presença habitadora do Espírito de Deus em nós.
PELOS SANTOS. Estes santos, sobre os quais fala Paulo, não dizem respeito aos mortos canonizados por uma organização religiosa como pensam os praticantes da idolatria, mas dizem respeito aos servos de Cristo vivos, que precisam da ajuda do Espírito Santo para levar suas orações diante do trono da graça de Deus. Os que já partiram desta vida, se foram dignas da salvação estão no paraíso aguardando a ressurreição, e os outros estão no hades. Os mortos onde estiverem não sabem o que se passa na terra.
E AQUELE. Paulo fala exatamente sobre o Deus Todo-poderoso, ele que dentro dos seus próprios planos resolveu reconciliar o homem com Ele, enviando seu Filho unigênito Jesus Cristo, para realizar com sucesso a obra de redenção pela propiciação e expiação de si mesmo. Este é o Deus que se opõe ao deísmo, quebrando a regra deste pensamento lógico dos seres humanos, provando que Ele se importa sim com os filhos dos homens, principalmente com os seus eleitos, em ouvir suas orações e responder.
QUE EXAMINA OS CORAÇÕES. O escritor afirma que o Deus que tudo conhece faz um checape do coração daqueles que se aproximam do trono da graça, a fim de pedir que o Senhor lhes escute, e responda as suas petições. Examinar os corações é a mesma coisa que sondar o mais íntimo dos seres humanos, no sentido de tomar conhecimento dos seus desejos mais profundos. É exatamente isso que Deus faz com seus filhos.
SABE QUAL É A INTENÇÃO. Ninguém tem como entrar no interior de quem quer que seja, nem muito menos fazer uma leitura dos seus pensamentos. Mas neste texto, Paulo se refere a Onisciência de Deus, em que por meio deste atributa, o Senhor conhece todas as coisas, até mesmo aquelas que são ocultas aos seres humanos. Mesmo que não haja palavras em nossa boca, mas o Senhor conhece até as intenções.
DO ESPÍRITO. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se refere ao Espírito de Deus, Ele que habita dentro de cada um daqueles que vivem buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima. Ele é o Paráclito amado, que ajuda em tudo, para que os servos de Cristo possam ter suas orações respondidas, e suas necessidades supridas. A oração que fazemos pelo Espírito de Deus chega diante do coração do Pai.
E É ELE QUE SEGUNDO DEUS. Ainda antes do escolhido de Cristo se converter do império das trevas para o reino da luz, o Espírito Santo já trabalhava em seu favor, e o levou a se converter por meio do convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Depois que o eleito de Cristo nasceu de novo, pela regeneração espiritual, então o Espírito de Deus passou a morar nele e sempre procura ajuda-lo em suas necessidades. Tudo isso faz parte dos planos de Deus para a igreja remida de Cristo Jesus, o Senhor.
INTERCEDE. Somos tão pequenos comparados com o grande Deus, além do mais somos cheios de falhas e defeitos, que não temos como se aproximar do Deus que é santidade em essência. Porem, o problema é solucionado, quando temos um amigo que chega por nós diante do Deus Altíssimo, levando nossas orações e pedidos de perdão. Como é importante termos a presença habitadora do Espírito de Deus em nós.
PELOS SANTOS. Estes santos, sobre os quais fala Paulo, não dizem respeito aos mortos canonizados por uma organização religiosa como pensam os praticantes da idolatria, mas dizem respeito aos servos de Cristo vivos, que precisam da ajuda do Espírito Santo para levar suas orações diante do trono da graça de Deus. Os que já partiram desta vida, se foram dignas da salvação estão no paraíso aguardando a ressurreição, e os outros estão no hades. Os mortos onde estiverem não sabem o que se passa na terra.
Romanos 8:26
Romanos 8:26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E DA MESMA MANEIRA. Nos versículos anteriores o autor vinha falando da vida de esperança em que os remidos de Cristo se debruçam sobre a confiança de salvação, não por méritos pessoas, mas porque Cristo já fez o que tinha que ser feito em prol dos seus escolhidos. Da mesma sorte, é a nova vida de oração perante o trono da graça, em que depositamos nossas petições diante do Senhor, com a mesma convicção que seremos respondidos em nossas necessidades, com fé e esperança.
TAMBÉM O ESPÍRITO. E da mesma maneira também o Espírito. Cristo veio a terra e fez exatamente tudo o que precisava fazer para nos ajudar a se aproximar de Deus com confiança, e tendo feita a redenção subiu ao céu para se assentar a destra de Deus. Todavia, não nos deixou órfãos, mas nos enviou o seu Santo Espírito que habita em nós, proveniente de Deus, a fim de nos prestar socorro e nos ajudar sempre.
AJUDA AS NOSSAS FRAQUEZAS. Que coisa mais linda que o apóstolo escreve a respeito do Paráclito divino. Na realidade ninguém tem nem condições de levantar a cabeça para os céus e pedir alguma coisa diante do grande Deus. Porem, com a indispensável ajuda do Consolador amado, então, chegamos com ousadia ao trono da graça, a fim de solicitar a ajuda do alto, com o objetivo de sermos ouvidos por Deus.
PORQUE NÃO SABEMOS O QUE HAVEMOS DE PEDIR. Nossas palavras puramente humanas não representam nem a sombra do que se pode chamar de comunicação entre nós e o nosso Deus Altíssimo. Somos absolutamente limitados em nosso censo de conhecimento do que é efetivamente bom ou não para nós. No entanto, contamos com a ajuda do amigo Espírito Santo, que intercede por nos diante do Pai.
COMO CONVÉM. Com isso, o apóstolo dos gentios nos ensina que há uma diferença exorbitante entre o que desejamos e o que realmente Deus quer para nós, que é sempre o melhor. Percebe-se que os planos de Deus para os seus escolhidos são muito superiores ao que imaginamos ser ou que buscamos. Por isso que muitas de nossas orações não são respondidas, porque os nossos objetivos são diferentes dos de Deus.
MAS O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE. Diante do impasse entre o que queremos e a superior vontade de Deus para nossas vidas é onde entra o importantíssimo trabalho de intercessão do Espírito Santo, no sentido de nos ajudar a que sejamos atendidos em nossas orações. A lógica é que o Espírito leva a nossa oração diante de Cristo, e como Cristo é o único Mediador entre nós e o nosso Deus, então Cristo apresenta ao Pai.
POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS. Está é uma figura de linguagem que nos ensina sobre o esforço do Espírito Santo em levar as nossas solicitações diante do trono da graça com o objetivo de que sejamos ouvidos e respondidos por Deus. A colocação feita pelo apóstolo nos dá a entender que o Espírito Santo tem grande compaixão por nós, ao ponto de sentir as nossas necessidades e ao mesmo tempo se interpor diante a majestade celestial em nosso favor, rogando diante de Deus por nós.
E DA MESMA MANEIRA. Nos versículos anteriores o autor vinha falando da vida de esperança em que os remidos de Cristo se debruçam sobre a confiança de salvação, não por méritos pessoas, mas porque Cristo já fez o que tinha que ser feito em prol dos seus escolhidos. Da mesma sorte, é a nova vida de oração perante o trono da graça, em que depositamos nossas petições diante do Senhor, com a mesma convicção que seremos respondidos em nossas necessidades, com fé e esperança.
TAMBÉM O ESPÍRITO. E da mesma maneira também o Espírito. Cristo veio a terra e fez exatamente tudo o que precisava fazer para nos ajudar a se aproximar de Deus com confiança, e tendo feita a redenção subiu ao céu para se assentar a destra de Deus. Todavia, não nos deixou órfãos, mas nos enviou o seu Santo Espírito que habita em nós, proveniente de Deus, a fim de nos prestar socorro e nos ajudar sempre.
AJUDA AS NOSSAS FRAQUEZAS. Que coisa mais linda que o apóstolo escreve a respeito do Paráclito divino. Na realidade ninguém tem nem condições de levantar a cabeça para os céus e pedir alguma coisa diante do grande Deus. Porem, com a indispensável ajuda do Consolador amado, então, chegamos com ousadia ao trono da graça, a fim de solicitar a ajuda do alto, com o objetivo de sermos ouvidos por Deus.
PORQUE NÃO SABEMOS O QUE HAVEMOS DE PEDIR. Nossas palavras puramente humanas não representam nem a sombra do que se pode chamar de comunicação entre nós e o nosso Deus Altíssimo. Somos absolutamente limitados em nosso censo de conhecimento do que é efetivamente bom ou não para nós. No entanto, contamos com a ajuda do amigo Espírito Santo, que intercede por nos diante do Pai.
COMO CONVÉM. Com isso, o apóstolo dos gentios nos ensina que há uma diferença exorbitante entre o que desejamos e o que realmente Deus quer para nós, que é sempre o melhor. Percebe-se que os planos de Deus para os seus escolhidos são muito superiores ao que imaginamos ser ou que buscamos. Por isso que muitas de nossas orações não são respondidas, porque os nossos objetivos são diferentes dos de Deus.
MAS O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE. Diante do impasse entre o que queremos e a superior vontade de Deus para nossas vidas é onde entra o importantíssimo trabalho de intercessão do Espírito Santo, no sentido de nos ajudar a que sejamos atendidos em nossas orações. A lógica é que o Espírito leva a nossa oração diante de Cristo, e como Cristo é o único Mediador entre nós e o nosso Deus, então Cristo apresenta ao Pai.
POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS. Está é uma figura de linguagem que nos ensina sobre o esforço do Espírito Santo em levar as nossas solicitações diante do trono da graça com o objetivo de que sejamos ouvidos e respondidos por Deus. A colocação feita pelo apóstolo nos dá a entender que o Espírito Santo tem grande compaixão por nós, ao ponto de sentir as nossas necessidades e ao mesmo tempo se interpor diante a majestade celestial em nosso favor, rogando diante de Deus por nós.
Romanos 8:24-25
Romanos 8:24-25 - Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
PORQUE EM ESPERANÇA. A esperança é quem nos move em direção ao alvo maior que desejamos que é a redenção. Quando Cristo veio a terra para concretizar o plano da salvação, Ele nos deixou uma aliança segura de que os seus remidos usufruirão de dias melhores, a começar já nesta dimensão da vida. Quando um ser humano crer no nome de Cristo, verdadeiramente se arrepende dos seus pecados, nasce de novo e passa a ser uma nova criatura por meio da regeneração, é porque tem esperança.
FOMOS SALVOS. O pensamento de Paulo está fixo no que Cristo já idealizou em prol dos seus remidos, por isso que ele afirma que “fomos salvos”, com o verbo no passado, mas que também é válido dizer: estamos sendo salvos. Essa declaração do escritor nos remete a dizer que a salvação do homem depende completamente da obra perfeita de redenção, propiciação e expiação já realizada por Cristo Jesus.
ORA A ESPERANÇA QUE SE VÊ NÃO É ESPERANÇA. Por que Paulo ousa falar desta forma? Porque a nova aliança da graça de Deus implantada por Cristo é diferente da antiga aliança da lei, bem como dos demais pactos da antiga dispensação. A nova aliança de Cristo é espiritual, em que o ser humano entra com a sua fé, confiança e esperança. Agora, o evangelho tem maiores e melhores promessas para a igreja.
PORQUE O QUE ALGUÉM VÊ. Já a lei de Moisés era baseada em um código de leis escrito com promessas para esta vida presenta tão somente, em que os filhos de Israel tinham a obrigação de cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, se quisessem receber a recompensa. Portanto, a antiga aliança era algo que os judeus podiam ver e já usufruíam nesta dimensão da vida, porem, era tudo transitório.
COMO O ESPERARÁ. No que diz respeito a nova aliança de Cristo com os seus remidos, tem promessas para esta vida, porque quem busca o reino de Deus em primeiro lugar, lhe é acrescentado bênçãos terrenas, mas, acima de tudo, as promessas de Cristo para a sua igreja são futuras, são eternas e mais valiosas. De forma que, tomamos posse de todas as promessas do evangelho por meio da esperança, da fé e da confiança.
MAS SE ESPERAMOS O QUE NÃO VEMOS. Isto é fé, conforme está escrito em Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. A grande esperança da igreja é o dia do arrebatamento, porque neste glorioso dia haverá uma profunda mudança do material e transitório para o que é eterno. Por isso que podemos dizer que a nossa esperança está firme nas promessas.
COM PACIÊNCIA O ESPERAMOS. Quando o seguidor do judaísmo cumpria qualquer exigência da legislação de Moisés, ele barganhava e cobrava da parte de Deus a sua recompensa já para esta vida. Mas os escolhidos de Cristo, por viverem por fé e por esperança, não barganha nem cobra nada de Cristo, porque sabe que tudo é por graça e não por méritos pessoais. Desta forma, quem vive pela sua esperança nas promessas do evangelho das boas novas, por fé, sabe que já é abençoado em tudo por Deus.
PORQUE EM ESPERANÇA. A esperança é quem nos move em direção ao alvo maior que desejamos que é a redenção. Quando Cristo veio a terra para concretizar o plano da salvação, Ele nos deixou uma aliança segura de que os seus remidos usufruirão de dias melhores, a começar já nesta dimensão da vida. Quando um ser humano crer no nome de Cristo, verdadeiramente se arrepende dos seus pecados, nasce de novo e passa a ser uma nova criatura por meio da regeneração, é porque tem esperança.
FOMOS SALVOS. O pensamento de Paulo está fixo no que Cristo já idealizou em prol dos seus remidos, por isso que ele afirma que “fomos salvos”, com o verbo no passado, mas que também é válido dizer: estamos sendo salvos. Essa declaração do escritor nos remete a dizer que a salvação do homem depende completamente da obra perfeita de redenção, propiciação e expiação já realizada por Cristo Jesus.
ORA A ESPERANÇA QUE SE VÊ NÃO É ESPERANÇA. Por que Paulo ousa falar desta forma? Porque a nova aliança da graça de Deus implantada por Cristo é diferente da antiga aliança da lei, bem como dos demais pactos da antiga dispensação. A nova aliança de Cristo é espiritual, em que o ser humano entra com a sua fé, confiança e esperança. Agora, o evangelho tem maiores e melhores promessas para a igreja.
PORQUE O QUE ALGUÉM VÊ. Já a lei de Moisés era baseada em um código de leis escrito com promessas para esta vida presenta tão somente, em que os filhos de Israel tinham a obrigação de cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, se quisessem receber a recompensa. Portanto, a antiga aliança era algo que os judeus podiam ver e já usufruíam nesta dimensão da vida, porem, era tudo transitório.
COMO O ESPERARÁ. No que diz respeito a nova aliança de Cristo com os seus remidos, tem promessas para esta vida, porque quem busca o reino de Deus em primeiro lugar, lhe é acrescentado bênçãos terrenas, mas, acima de tudo, as promessas de Cristo para a sua igreja são futuras, são eternas e mais valiosas. De forma que, tomamos posse de todas as promessas do evangelho por meio da esperança, da fé e da confiança.
MAS SE ESPERAMOS O QUE NÃO VEMOS. Isto é fé, conforme está escrito em Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. A grande esperança da igreja é o dia do arrebatamento, porque neste glorioso dia haverá uma profunda mudança do material e transitório para o que é eterno. Por isso que podemos dizer que a nossa esperança está firme nas promessas.
COM PACIÊNCIA O ESPERAMOS. Quando o seguidor do judaísmo cumpria qualquer exigência da legislação de Moisés, ele barganhava e cobrava da parte de Deus a sua recompensa já para esta vida. Mas os escolhidos de Cristo, por viverem por fé e por esperança, não barganha nem cobra nada de Cristo, porque sabe que tudo é por graça e não por méritos pessoais. Desta forma, quem vive pela sua esperança nas promessas do evangelho das boas novas, por fé, sabe que já é abençoado em tudo por Deus.
Romanos 8:23
Romanos 8:23 - E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
E NÃO SÓ ELA. O escritor fala a respeito de toda a criação que geme por ter que conviver com a dor, os sofrimentos e a morte por conta das consequências do pecado. Não somente os seres humanos ficaram prejudicados diante da face de Deus, mas todas as coisas deste mundo foram afetadas por atos sucessivos de desobediência dos filhos dos homens contra a vontade do Criador. A própria natureza vem sofrendo recorrentes desgastes por causa das ações erradas dos homens que se rebelaram.
MAS NÓS MESMOS. Até mesmo os filhos de Deus são afetados com tudo que tem ocorrido neste mundo, porque o sol nasce para todos, e quem ainda estiver neste plano terreno, tem que conviver com os desgastes próprios desta dimensão da existência humana. Não só ela, mas nós mesmos: Nestas duas frases o autor faz contraste entre toda a criação e os escolhidos de Cristo, e isto, fica bem patente.
QUE TEMOS AS PRIMÍCIAS DO ESPÍRITO. Nos que são apenas criaturas de Deus, o Espírito Santo faz visitas esporádicas para lhes convencer do pecado, da justiça e do juízo. Mas nos que são remidos de Cristo, o Espírito de Deus habita, mora e faz residência permanente. Primícias nos fala dos primeiros frutos, e com isto é que se compreende que a igreja primitiva recebeu o derramamento muito forte do Espírito.
TAMBÉM GEMEMOS EM NÓS MESMOS. Paulo nos faz entender que ninguém estar livre dos desgastes que a vida terrena proporciona a todos os seres humanos. Nem mesmo os eleitos de Cristo estão blindados aos sofrimentos próprios desta existência terrena, ainda que os remidos sejam mais que privilegiados. Porem, se percebe um foco de esperança muito significativo no coração dos remidos pela redenção do corpo.
ESPERANDO A ADOÇÃO. Agora, os remidos de Cristo têm que conviver com as doenças, com a dor e com os sofrimentos humanos. Quando partem desta vida para a outra, o corpo volta ao pó, porque do pó foi formado e ao pó voltará, conforme está escrito. Mas quando Cristo voltar para arrebatar a sua igreja, todos os que dormem em Cristo ressuscitarão, é quando haverá a mudança para o corpo incorruptível, imortal.
A SABER, A REDENÇÃO. O maior impacto que o pecado causa no ser humano é de imediato no seu corpo físico, por isso que as enfermidades e as doenças se alastram cada vez mais fortes contra a sociedade. No entanto, com a volta de Cristo, haverá um verdadeiro resgate, ou redenção dos corpos dos salvos, porque serão revestidos da incorruptibilidade e também serão absorvidos pela imortalidade, vencendo a morte.
DO NOSSO CORPO. O corpo humano é importante para o homem essencial, porque ele é o veículo da alma e do espírito, que Deus deu a cada um daqueles que nascem sobre a terra. O conselho do evangelho é que os servos de Cristo preservem seus corpos e cada membro deles para o dia do arrebatamento. Sem contar que o nosso corpo, quando dedicado para glória de Deus é o templo do Espírito Santo de Deus. Por isso que devemos mortificar o nosso corpo ao pecado, renunciando os desejos carnais.
E NÃO SÓ ELA. O escritor fala a respeito de toda a criação que geme por ter que conviver com a dor, os sofrimentos e a morte por conta das consequências do pecado. Não somente os seres humanos ficaram prejudicados diante da face de Deus, mas todas as coisas deste mundo foram afetadas por atos sucessivos de desobediência dos filhos dos homens contra a vontade do Criador. A própria natureza vem sofrendo recorrentes desgastes por causa das ações erradas dos homens que se rebelaram.
MAS NÓS MESMOS. Até mesmo os filhos de Deus são afetados com tudo que tem ocorrido neste mundo, porque o sol nasce para todos, e quem ainda estiver neste plano terreno, tem que conviver com os desgastes próprios desta dimensão da existência humana. Não só ela, mas nós mesmos: Nestas duas frases o autor faz contraste entre toda a criação e os escolhidos de Cristo, e isto, fica bem patente.
QUE TEMOS AS PRIMÍCIAS DO ESPÍRITO. Nos que são apenas criaturas de Deus, o Espírito Santo faz visitas esporádicas para lhes convencer do pecado, da justiça e do juízo. Mas nos que são remidos de Cristo, o Espírito de Deus habita, mora e faz residência permanente. Primícias nos fala dos primeiros frutos, e com isto é que se compreende que a igreja primitiva recebeu o derramamento muito forte do Espírito.
TAMBÉM GEMEMOS EM NÓS MESMOS. Paulo nos faz entender que ninguém estar livre dos desgastes que a vida terrena proporciona a todos os seres humanos. Nem mesmo os eleitos de Cristo estão blindados aos sofrimentos próprios desta existência terrena, ainda que os remidos sejam mais que privilegiados. Porem, se percebe um foco de esperança muito significativo no coração dos remidos pela redenção do corpo.
ESPERANDO A ADOÇÃO. Agora, os remidos de Cristo têm que conviver com as doenças, com a dor e com os sofrimentos humanos. Quando partem desta vida para a outra, o corpo volta ao pó, porque do pó foi formado e ao pó voltará, conforme está escrito. Mas quando Cristo voltar para arrebatar a sua igreja, todos os que dormem em Cristo ressuscitarão, é quando haverá a mudança para o corpo incorruptível, imortal.
A SABER, A REDENÇÃO. O maior impacto que o pecado causa no ser humano é de imediato no seu corpo físico, por isso que as enfermidades e as doenças se alastram cada vez mais fortes contra a sociedade. No entanto, com a volta de Cristo, haverá um verdadeiro resgate, ou redenção dos corpos dos salvos, porque serão revestidos da incorruptibilidade e também serão absorvidos pela imortalidade, vencendo a morte.
DO NOSSO CORPO. O corpo humano é importante para o homem essencial, porque ele é o veículo da alma e do espírito, que Deus deu a cada um daqueles que nascem sobre a terra. O conselho do evangelho é que os servos de Cristo preservem seus corpos e cada membro deles para o dia do arrebatamento. Sem contar que o nosso corpo, quando dedicado para glória de Deus é o templo do Espírito Santo de Deus. Por isso que devemos mortificar o nosso corpo ao pecado, renunciando os desejos carnais.
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