quarta-feira, 17 de abril de 2019

Romanos 8:29

Romanos 8:29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
PORQUE OS QUE DANTES. Paulo está falando de Deus, Ele que é absolutamente diferente dos filhos dos homens, por ser o ser supremo e altíssimo em tudo. Não há limites para o poder de Deus, basta olhar para a grandeza de sua criação, em que a terra é apenas o escabelo dos seus pés, comparada ao vasto universo dos planetas e das galáxias. Na mente de Deus, tudo que envolve os seres humanos já tinha seu princípio e gene, antes mesmo do homem ser criado sobre a terra.

CONHECEU. Deus é Onisciente em sua grandeza, e com isso temos que crer que nada foge do seu total conhecimento. “Os que dantes conheceu”, certamente que o escritor está se referindo aos escolhidos de Deus, todos aqueles que também são chamados remidos de Cristo. Deus já sabia tudo a respeito dos seus filhos que antes mesmo de virem ao planeta terra já faziam parte dos planos soberanos do Deus eterno.

TAMBÉM OS PREDESTINOU. Efésios 1:4-6 - Como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Foi Cristo quem nos escolheu para si mesmo (João 15:16).

PARA SEREM CONFORME A IMAGEM. Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança, e isso está exposto no primeiro livro da bíblia, bem como no seu primeiro capítulo (Gênesis 1:26-27). Com a implantação da nova dispensação, o Espírito Santo de Deus está efetivamente implantando nos remidos de Cristo a sua imagem, porque estamos sendo transformado de glória em glória em sua imagem (2 Coríntios 3:18).

DE SEU FILHO. Cristo é em essência o Filho de Deus, e isso já estava previsto quando Ele prometeu a Davi, que o rei de sua descendência também seria Filho de Deus (2 Samuel 7:14). Deus falou por meio do profeta (Isaías 7:14) que o Messias nasceria de uma virgem, e isso veio a se confirmar, porque Jesus não era filho de José, mas Ele foi gerado pelo Espírito de Deus, provando assim que Ele era de fato Filho do Altíssimo.

A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO. Cada um dos remidos de Cristo tiveram o dia do seu nascimento sobre a terra, mas o Cristo de Deus não passou a existir no dia em que Ele veio ao planeta terra por meio de Jesus de Nazaré, isto porque Ele sempre existiu para com o Pai. Portanto, na família de Deus, Cristo é na realidade o Filho mais velho, e isso falando em uma linguagem humana, porque Ele é o unigênito de Deus.

ENTRE MUITOS IRMÃOS. Estas colocações feitas pelo apóstolo dos gentios sinalizam para a nossa filiação com Deus e por consequente do plano da salvação e vida eterna que o Pai tem dado por promessa a todos os seus filhos. Cristo como o príncipe da família divina é o responsável em conduzir os seus remidos até a presença do Pai, como bem-aventurados. Deus é o Pai da grande família chamada igreja remida, Cristo é o príncipe desta mesma família divina, e nós, os seus escolhidos, somos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...