terça-feira, 16 de abril de 2019

Romanos 8:27

Romanos 8:27 - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E AQUELE. Paulo fala exatamente sobre o Deus Todo-poderoso, ele que dentro dos seus próprios planos resolveu reconciliar o homem com Ele, enviando seu Filho unigênito Jesus Cristo, para realizar com sucesso a obra de redenção pela propiciação e expiação de si mesmo. Este é o Deus que se opõe ao deísmo, quebrando a regra deste pensamento lógico dos seres humanos, provando que Ele se importa sim com os filhos dos homens, principalmente com os seus eleitos, em ouvir suas orações e responder.

QUE EXAMINA OS CORAÇÕES. O escritor afirma que o Deus que tudo conhece faz um checape do coração daqueles que se aproximam do trono da graça, a fim de pedir que o Senhor lhes escute, e responda as suas petições. Examinar os corações é a mesma coisa que sondar o mais íntimo dos seres humanos, no sentido de tomar conhecimento dos seus desejos mais profundos. É exatamente isso que Deus faz com seus filhos.

SABE QUAL É A INTENÇÃO. Ninguém tem como entrar no interior de quem quer que seja, nem muito menos fazer uma leitura dos seus pensamentos. Mas neste texto, Paulo se refere a Onisciência de Deus, em que por meio deste atributa, o Senhor conhece todas as coisas, até mesmo aquelas que são ocultas aos seres humanos. Mesmo que não haja palavras em nossa boca, mas o Senhor conhece até as intenções.

DO ESPÍRITO. Não há dúvida que o apóstolo dos gentios se refere ao Espírito de Deus, Ele que habita dentro de cada um daqueles que vivem buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima. Ele é o Paráclito amado, que ajuda em tudo, para que os servos de Cristo possam ter suas orações respondidas, e suas necessidades supridas. A oração que fazemos pelo Espírito de Deus chega diante do coração do Pai.

E É ELE QUE SEGUNDO DEUS. Ainda antes do escolhido de Cristo se converter do império das trevas para o reino da luz, o Espírito Santo já trabalhava em seu favor, e o levou a se converter por meio do convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Depois que o eleito de Cristo nasceu de novo, pela regeneração espiritual, então o Espírito de Deus passou a morar nele e sempre procura ajuda-lo em suas necessidades. Tudo isso faz parte dos planos de Deus para a igreja remida de Cristo Jesus, o Senhor.

INTERCEDE. Somos tão pequenos comparados com o grande Deus, além do mais somos cheios de falhas e defeitos, que não temos como se aproximar do Deus que é santidade em essência. Porem, o problema é solucionado, quando temos um amigo que chega por nós diante do Deus Altíssimo, levando nossas orações e pedidos de perdão. Como é importante termos a presença habitadora do Espírito de Deus em nós.

PELOS SANTOS. Estes santos, sobre os quais fala Paulo, não dizem respeito aos mortos canonizados por uma organização religiosa como pensam os praticantes da idolatria, mas dizem respeito aos servos de Cristo vivos, que precisam da ajuda do Espírito Santo para levar suas orações diante do trono da graça de Deus. Os que já partiram desta vida, se foram dignas da salvação estão no paraíso aguardando a ressurreição, e os outros estão no hades. Os mortos onde estiverem não sabem o que se passa na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...