terça-feira, 16 de abril de 2019

Romanos 8:26

Romanos 8:26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E DA MESMA MANEIRA. Nos versículos anteriores o autor vinha falando da vida de esperança em que os remidos de Cristo se debruçam sobre a confiança de salvação, não por méritos pessoas, mas porque Cristo já fez o que tinha que ser feito em prol dos seus escolhidos. Da mesma sorte, é a nova vida de oração perante o trono da graça, em que depositamos nossas petições diante do Senhor, com a mesma convicção que seremos respondidos em nossas necessidades, com fé e esperança.

TAMBÉM O ESPÍRITO. E da mesma maneira também o Espírito. Cristo veio a terra e fez exatamente tudo o que precisava fazer para nos ajudar a se aproximar de Deus com confiança, e tendo feita a redenção subiu ao céu para se assentar a destra de Deus. Todavia, não nos deixou órfãos, mas nos enviou o seu Santo Espírito que habita em nós, proveniente de Deus, a fim de nos prestar socorro e nos ajudar sempre.

AJUDA AS NOSSAS FRAQUEZAS. Que coisa mais linda que o apóstolo escreve a respeito do Paráclito divino. Na realidade ninguém tem nem condições de levantar a cabeça para os céus e pedir alguma coisa diante do grande Deus. Porem, com a indispensável ajuda do Consolador amado, então, chegamos com ousadia ao trono da graça, a fim de solicitar a ajuda do alto, com o objetivo de sermos ouvidos por Deus.

PORQUE NÃO SABEMOS O QUE HAVEMOS DE PEDIR. Nossas palavras puramente humanas não representam nem a sombra do que se pode chamar de comunicação entre nós e o nosso Deus Altíssimo. Somos absolutamente limitados em nosso censo de conhecimento do que é efetivamente bom ou não para nós. No entanto, contamos com a ajuda do amigo Espírito Santo, que intercede por nos diante do Pai.

COMO CONVÉM. Com isso, o apóstolo dos gentios nos ensina que há uma diferença exorbitante entre o que desejamos e o que realmente Deus quer para nós, que é sempre o melhor. Percebe-se que os planos de Deus para os seus escolhidos são muito superiores ao que imaginamos ser ou que buscamos. Por isso que muitas de nossas orações não são respondidas, porque os nossos objetivos são diferentes dos de Deus.

MAS O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE. Diante do impasse entre o que queremos e a superior vontade de Deus para nossas vidas é onde entra o importantíssimo trabalho de intercessão do Espírito Santo, no sentido de nos ajudar a que sejamos atendidos em nossas orações. A lógica é que o Espírito leva a nossa oração diante de Cristo, e como Cristo é o único Mediador entre nós e o nosso Deus, então Cristo apresenta ao Pai.

POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS. Está é uma figura de linguagem que nos ensina sobre o esforço do Espírito Santo em levar as nossas solicitações diante do trono da graça com o objetivo de que sejamos ouvidos e respondidos por Deus. A colocação feita pelo apóstolo nos dá a entender que o Espírito Santo tem grande compaixão por nós, ao ponto de sentir as nossas necessidades e ao mesmo tempo se interpor diante a majestade celestial em nosso favor, rogando diante de Deus por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...