sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:6

Apocalipse 4:6 - E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro seres viventes cheios de olhos, por diante e por detrás.
E HAVIA DIANTE DO TRONO. Somente neste capítulo quatro do livro do apocalipse aparece a palavra “trono” por mais de doze vezes, nos ensinando sobre o poder de Deus. A título de Hoje, e sempre foi assim, aqui na terra, os seres humanos, na sua grande maioria passam pelo nosso planeta e nem percebem que existe um grande governante universal, que criou todas as coisas e que governa o mundo. Mas no céu, a coisa é diferente, porque lá é visivelmente e notável o domínio e o poder de Deus.

COMO QUE UM MAR DE VIDRO. Por que o vidente fala em “como que”? A resposta é que tudo que ele estava vendo era algo incomparável, porem, ele tinha que escrever em uma linguagem humana, sobre coisas indescritíveis. Esta colocação sobre o mar fala de nações inumeráveis que estão diante do trono de Deus. E mar de vidro nos ensina sobre tranquilidade, paz, vida e, sobretudo sobre a eternidade no céu de Deus.

SEMELHANTE AO CRISTAL. O cristal, diferente de outras pedras preciosas citadas neste mesmo capítulo, é transparente e bem claro. Outra vez, João coloca a palavra semelhante, porque ele não tem palavras adequadas para descrever a cena que ele via diante do trono de Deus. O cristal, por ser transparente ele fala da verdade, por ser claro, ele ensina sobre a santidade, e por ser sólido, descreve sobre a eternidade.

E NO MEIO DO TRONO. Os hebreus acreditavam que as coisas celestiais são realidades e verdades, que estão representadas por réplicas vagas que podemos encontrar na terra. Porem, o que temos no céu de Deus são coisas tão poderosas e valiosas, que o idioma humano não possui palavras adequadas para representar a realidade do céu e do que nele há. João fala do ambiente do trono de Deus, que reflete sua presença.

E AO REDOR DO TRONO. Por todos os lados, não falta o poder de Deus, sua glória e sua majestade, porque este trono de Deus, sobre o qual João tenta explicar, nos fala sobre tudo que Deus representa diante de sua criação. Nada fica fora do alcance das ações e da majestade do Todo-poderoso, por isso que, o vidente não ver espaço de sobra em que não se percebe a glória de Deus, o seu fulgor, esplendor e poder.

QUATRO SERES VIVENTES CHEIOS DE OLHOS. Na cultura judaica existem citações sobre arcanjos, querubins, serafins, e ofanins, todos seres celestiais que estão diante do trono de Deus. O fato destes seres viventes estarem cheios de olhos, nos fala a respeito da percepção que eles tem de tudo que acontece no próprio trono de Deus, bem como ao redor do trono da majestade celestial, o que é algo maravilhoso.

POR DIANTE E POR DETRÁS. Na cultua judaica, estes seres celestiais têm a função de guardarem o trono de Deus e como vigias não dormem, por isso que se fala sobre olhos por todos os lados. A expressão cheios de olhos nos faz entender que estes seres celestiais têm uma percepção sumária e absoluta de tudo que ocorre no trono de Deus, e ao seu redor, e isso nos dá a ideia que há um controle total sobre as coisas que se dão perante a presença de Deus. Estes seres viventes estão a serviço de Deus.

Apocalipse 4:5

Apocalipse 4:5 - E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
E DO TRONO. João fica impressionado com tudo que estava contemplando, e tudo que envolvia o trono de Deus, que para ele representava o grande poder do Deus único e verdadeiro. É possível que o vidente estivesse em êxtase por ver tanto poder, e tanta beleza diante dos seus olhos, é tanto que ele não para de fazer sua discrição sobre este ambiente majestático. O que João estava vendo, não poderia ser no corpo físico, porque não suportaria, por isso que se diz que carne e sangue não herdam o céu.

SAÍRAM RELÂMPAGOS. Foi o que o vidente pode interpretar, ao ver com seus olhos o brilho da glória de Deus, uma cena que ele pôde interpretar como relâmpago, ou algo parecido, mas que de fato, representava a luz de Deus, porque Ele é a luz em essência. Porem, quando lemos sobre os eventos futuros sobre os selos, as trombetas e as taças da ira de Deus, os relâmpagos representam providências e tribulações sobre a terra.

E TROVÕES. Antes do trovão vem o relâmpago, e o trovão ecoa como o resultado do tamanho do relâmpago. Em termos humanos, temos então, a cena de uma tempestade, e nas literaturas dos hebreus, isso falava de castigo da parte de Deus, em resposta a desobediência dos filhos dos homens. Mesmo sem intender a linguagem do trovão, mas os hebreus afirmavam que o trovão era a voz de Deus ecoando na terra.

E VOZES. Juntando-se os relâmpagos em alta frequência, com trovões estarrecedores a ecoar, e as vozes gritando em alaridos continuou, temos então um quadro de horrores, com uma tempestade destruidora. João não nos faz saber de quem eram estas vozes, nem tão pouco nos faz saber sobre o que se falavam estas vozes. Pelo quadro pintado nesta cena, podemos conjecturar que estas vozes representam espanto e pavor. Mas, por outro lado, estas vozes podem representar o louvor adoração e glória a Deus.

E DIANTE DO TRONO. Nos capítulos quatro e cindo deste livro é recorrente a citação do trono de Deus e de Cristo, porque nos ensina sobre o poder do Pai e do Filho, poder este que será demonstrado a partir do capítulo seis. João ainda continua fazendo sua discrição sobre o ambiente ao redor do trono de Deus, falando a respeito dos elementos que faziam parte da presença majestosa do Deus Criador de todas as coisas.

ARDIA SETE LÂMPADAS DE FOGO. Talvez o vidente tivesse em sua mente a figura de um candelabro com sete hastes com suas lâmpadas acessas. Na época em que este livro foi escrito, não havia a eletricidade como temos nos dias de hoje, mas no caso de Israel as tochas de fogo eram alimentadas com azeite. Porem, a interpretação alegórica nos fala a respeito de fachos de luzes que falam de glória e poder espiritual.

AS QUAIS SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS. Em nossa versão bíblica que usamos neste comentário, a palavra espírito está com a primeira letra minúscula, isso porque o texto não fala do Espírito Santo de Deus, mas sim de seres espirituais com grande esplendor. A verdade é que o reino de Deus é composto por seres espirituais de elevados poderes e glória, que estão a serviço do poderoso Deus, Criador de todas as coisas. Estes seres sobrenaturais são muito importantes, porque estão diante de Deus.

Apocalipse 4:4

Apocalipse 4:4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
E AO REDOR DO TRONO. Continua o vidente João fazendo sua discrição do trono de Deus e demais coisas que estavam ao redor do trono da majestade celestial. Conforme já temos comentado em versículos anteriores, este trono sobre o qual fala João é o trono do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, Ele que concentra em si mesmo todo poder, nos céus e na terra. Mas também aprendemos que Deus compartilha com seus mais ilustres servos seu governo, que é teocrático sempre.

HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. O livro de Daniel também é conhecido na literatura dos hebreus como um livro escatológico, principalmente seus últimos seis capítulos, que já falava do governo do povo de Deus.

E VI ASSENTADOS SOBRE OS TRONOS. No versículo primeiro deste mesmo capítulo de Apocalipse, João foi convidado a entrar no céu e Jesus lhe diz: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Além de ver o trono de Deus, o vidente João viu também outros tronos que estavam ao redor do trono de Deus, e os tronos não estavam vazios, mas Joao viu que tinha pessoas assentadas neles também.

VINTE E QUATRO ANCIÃOS. A figura dos anciãos na literatura dos hebreus, fala de pessoas inteligentes, conselheiros, e de representação da sociedade. Por que vinte e quatro anciãos? Porque doze deles representam os nomes mais ilustres do povo de Israel, eles que fizeram parte da primeira aliança. E os outros doze são representantes do cristianismo, aqueles mais dignos dos seguidores de Cristo Jesus, na nova aliança.

VESTIDOS DE VESTES BRANCAS. Esta é uma metáfora que representa a santidade, a verdade e a luz. O sentido desta colocação é que estes que forem dignos de se assentarem ao redor do trono de Deus, é porque são pessoas que foram exaltadas por Deus para alcançarem tais posições. O evangelho fala a respeito de diferentes graus de glórias para os remidos de Cristo nas mansões celestiais, como galardão e recompensa.

E TINHAM SOBRE SUAS CABEÇAS. A cabeça é o lugar mais elevado do corpo humano, por isso que João ver os vinte e quatro anciãos sendo coroados no mais alto escalão do governo de Deus. Sempre que um príncipe ou uma alta autoridade era condecorado, nos costumes mais antigos, suas cabeças eram premiadas com coroas de diferentes tipos, em uma simbologia de honradez, prestígio e revestimento de autoridade.

COROAS DE OURO. Para os dias de hoje, essa pode ser uma linguagem simbólica do livro de Apocalipse, mas para os dias em que este livro foi escrito, pelo menos essa colocação feita pelo seu escritor era familiar para os leitores de João. Sempre que um rei ou seus mais honrados oficiais apareciam em público, eles estavam com coroas de ouro sobre suas cabeças, como sinal de pode, autoridade e prestígio. Os servos de Deus receberão na eternidade seus devidos galardões pelos serviços prestados a Deus.

Apocalipse 4:3

Apocalipse 4:3 - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
E O QUE ESTAVA ASSENTADO. Esta é uma discrição referente ao versículo anterior em que o Deus Todo-poderoso está assentado sobre seu trono, como o Rei que governo sobre tudo e sobre todos. Esta posição de Deus assentado sobre o teu alto e sublime trono, fala de alguém que tem o controle absoluto sobre toda a sua criação, tendo o domínio e a autoridade máxima sobre o céu e também sobre todo o universo. Ele comanda tudo de seu trono, e este capítulo tem o intuito de dizer justamente isto.

ERA, NA APARÊNCIA. Na realidade, o vidente se expressa de uma maneira compreensível, porque ele não estava com seus sentidos na terra, porem, se encontrava em uma outra dimensão, nas regiões celestiais, com isso é compreensível que ele tente explicar sua visão. Nada é igual a Deus, por isso que o escritor deste livro fala em termos metafóricos para buscar exteriorizar para seus leitores o que via.

SEMELHANTE. Certamente o escritor não encontra palavras absolutas para descrever o que ele estava vendo a respeito do Criador de todas as coisas, então, ele usa esta palavra, que descreve o aspecto do homem de quanto foi criado à semelhança de Deus, quando de fato, há uma diferença ilimitada entre Deus e o homem. Porem, não há outra forma para João de falar a respeito da visão esplendorosa que estava tendo.

A PEDRA JASPE E SARDÔNICA. Primeiro o vidente se reporta a beleza destas duas pedras preciosas que sempre chamou a atenção de todos que põem sua visão sobre as quais. Depois, o valor incalculável que elas sempre representaram para as pessoas, como algo de valor inestimável. Por fim, o escritor está em termos simbólicos falando da raridade daquela visão que ele estava contemplando naquele momento especial.

E O ARCO CELESTE. Esta colocação do vidente João ao se referir ao arco celeste, é uma tipologia da glória de Deus, porque onde o Senhor está, também está presente a sua glória e poder. Mas quando atentamos para a interpretação histórica, podemos pensar em esperança, como foi o caso em que depois do dilúvio, Deus mostra o arco-íris, com a promessa de um novo pacto de paz, de vida longa e de dias melhores para todos.

ESTAVA AO REDOR DO TRONO. No trono, estava assentado Aquele quem tem todo o poder e autoridade, bem como Aquele que governa sobre tudo e sobre todos, porque Ele é o Todo-poderoso. Mas ao redor do trono, João também estava vendo algo muito lindo, porque o arco-íris é algo belíssimo e sobrenatural, que não se pode pegar com a mão, mas se pode ver com os olhos, como sinal da presença de Deus entre os homens.

E PARECIA SEMELHANTE À ESMERALDA. A esmeralda é uma das pedras preciosas mais raras de se encontrar, é tanto que, se afirma que nos tempos antigos se ouvia falar nela, mas não se via com os próprios olhos, dada a sua raridade. Além de ser uma pedra raríssima, também é muito valiosa, por possuir uma beleza visual de causar êxtase nos que a contemplam. Mas no céu tem em abundância, é tanto que faz parte dos fundamentos da Nova Jerusalém a cidade de Deus e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Apocalipse 4:2

Apocalipse 4:2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
E LOGO. No versículo primeiro deste capítulo, João disse que viu o céu aberto, e uma voz a lhe convidar que subisse até a presença de Cristo, que com sua voz de trombeta convidava o vidente para junto de si no céu. Neste versículo, não há intervalo de tempo, e João diz que logo, ou seja, imediatamente ele foi transportado pelo poder de Cristo para o céu. No caso de Paulo, ele foi arrebatado ao terceiro céu, o que representa uma dimensão celestial. Este céu que João foi é a presença de Deus.

FUI ARREBATADO. Alguns dos profetas de Deus passaram por esta experiência espiritual, em que o ser humano fica em seu estado de transe, enquanto seu espírito é transladado para outra dimensão para ter um contato direto com o divino. Na experiência de Paulo, ele usa esta mesma palavra “arrebatado” para descrever sua saída desta terra, sendo transladado para o terceiro céu, o mesmo ocorreu com João.

NO ESPÍRITO. No capítulo primeiro deste mesmo livro (Apocalipse 1:10) João fala do seu primeiro arrebatamento que ele diz ter sido no dia do Senhor, em que ele foi arrebatado no Espírito, que na versão que estamos usando, nos dois casos estão com letra inicial maiúscula, o que fala a respeito do Espírito de Deus. Com isso, o vidente João nos faz ver que, foi de fato o Espírito de Deus quem o transportou ao céu.

E EIS QUE UM TRONO. João estava na presença de soldados romanos, que conduziriam os escritos do vidente até as autoridades romanas, que por sua vez, depois repassariam tais escritos aos líderes cristãos da época, razão porque João fala tanto de forma simbólica neste livro. O trono fala de autoridade, de poder, de governo, que neste caso, se trata do domínio do grande e altíssimo Deus Criador.

ESTAVA POSTO NO CÉU. Não que o céu seja apenas um trono, mas João diz que o trono estava posto no céu, e isso fala de sua altitude, acima dos tronos humanos que estão sobre a terra. Neste momento, o vidente não vê o que está se passando na terra, mas como ele se encontra, nos mais altos céus, então, passa a descrever o que se despontava diante de sua visão, no lugar mais sublime e poderoso, que se chama céu.

E UM ASSENTADO. Não há dúvida que o escritor fala a respeito de Deus Pai, Ele que é o Criador de todas as coisas, o Deus único e verdadeiro. Esta figura de linguagem utilizada por João era comum entre os judeus, porque eles tentavam evitar pronunciar o nome de Deus. Nos versículos nove e onze deste mesmo capítulo, João fala sobre o que estava sobre o trono recebendo honra e glória e louvor, que é Deus. Esta posição de assentado sobre o trono nos fala a respeito de Deus como o maioral dos maiorais.

SOBRE O TRONO. Quanto a Cristo, o evangelho diz que ele está assentado a destra do trono de Deus, mas quem de fato está assentado no trono celestial é o grande Deus, a quem pertence todo poder em cima no céu e embaixo na terra. Esta expressão usada por João no livro do Apocalipse nos ensina que acima de Deus, em poder e autoridade não existe mais ninguém. Cristo recebeu de Deus todo poder nos céus e na terra, mas Ele mesmo se sujeitará a autoridade de Deus (1 Coríntios 15:24). Glórias pois a Deus.

Apocalipse 4:1

Apocalipse 4:1 - Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI. Que coisas? Certamente o vidente João fala a respeito das revelações que lhe foram confiadas a respeito das mensagens das sete cartas, que ele acabara de escrever, por ter recebido tais revelações do próprio Senhor Jesus. Percebe-se que o modo como o Cristo glorificado passa a revelar as coisas ao ser servo João é por meio de visões, quando ele afirma que olhou. Esta forma de comunicação entre Deus e os seus servos sempre foi usada com os profetas em todos os temos.

E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU. Na visão, João deixa de enxergar as coisas terrenas, que estavam provavelmente ao seu redor, e passa a contemplar as coisas sobrenaturais. Esta porta nos fala a respeito de uma via de acesso do escritor com outra dimensão que não era deste plano terrestre. E o fato da porta está aberta, nos ensina sobre o direito de receber a comunicação dos mais altos céus, de Cristo.

E A PRIMEIRA VOZ QUE, COMO DE TROMBETA. Na visão que João teve do Cristo glorificado ele também ouviu esta mesma voz, conforme lemos em Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. A voz como de trombeta, nos fala de uma voz muito forte, bem como aponta para avisos e alertas que seriam dados a igreja remida de Cristo Jesus.

OUVIRA FALAR COMIGO, DISSE. A diferença é que, na primeira vez que a primeira voz falou com João, o vidente estava sobre a terra, porque até o capítulo três deste livro, são coisas que acontecem antes da vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja. Mas já a segunda vez que a mesma voz fala com João, ela procede do céu, porque a igreja de Cristo já houvera sido arrebatada, e Cristo está onde sua igreja se encontra, no céu.

SOBE AQUI. João foi convidado pelo próprio Senhor Jesus para subir para onde ele se encontrava, no próprio céu, a fim de lhe mostrar as coisas que ainda deveriam acontecer. Não temos como saber de como João foi ao encontro de Cristo, mas podemos conjecturar que ele tenha passado por um arrebatamento de espírito, como aconteceu com o apóstolo Paulo, e que ele conta isso em para nós (2 Coríntios 12:2-4).

E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS. No primeiro arrebatamento, Cristo se revela a João, bem como lhe mostra as coisas que estavam acontecendo com suas igrejas na Ásia Menor, como tipologia do que aconteceria com a igreja histórica até o arrebatamento dos remidos. A partir de agora, Jesus passa a revelar a João as coisas que acontecerão depois do arrebatamento de sua igreja, o período da grande tribulação e depois dela.

QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER. Esta expressão usada pelo Senhor Jesus nos deixa bem claro que, os fatos narrados por João neste livro até o seu capítulo três, dizem respeito ao tempo de antes do arrebatamento da sua igreja. E que os fatos narrados a partir do capítulo seis, são eventos cronológicos que dizem respeito a coisas próprias depois do arrebatamento da igreja. Os capítulos quatro e cinco deste livro nos fala do trono de Deus, bem como do poder de Cristo nas mansões celestiais.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:21-22

Apocalipse 3:21-22 - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
AO QUE VENCER. No caso específico da igreja que tipifica Laodiceia, os leitores desta comunicação teriam que vencer a mornidão espiritual, o amor às coisas materiais desta vida, a nudez espiritual e moral, além da cegueira espiritual, que tapava a visão para não enxergarem as coisas do reino de Deus. A igreja destes últimos dias deve receber esta mensagem da parte de Cristo, tomando uma decisão radical, no sentido de acordar para a realidade do arrebatamento dos remidos do Senhor Jesus Cristo.

LHE CONCEDEREI QUE SE ASSENTE COMIGO. Esta colocação feita pelo Cristo glorificado nos ensina sobre a honradez que os salvos em Cristo irão receber da parte do Filho de Deus. Promessa de Deus Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.

NO MEU TRONO. Cristo Jesus é o Filho de Davi, conforme (2 Samuel 7:12-14). Já estava previsto sobre seu domínio ha muito tempo, em Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores conforme diz (Apocalipse 19:16).

ASSIM COMO EU VENCI. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Algo muito importante na vitória de Cristo foi Ele ter ressuscitado de entre os mortos.

E ME ASSENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO. 1 Pedro 3:22 - O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências. Hebreus 12:2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Esta é a posição mais elevada diante do trono de Deus.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA. Esta é uma frase recorrente em todas as cartas do livro das revelações, em que o Senhor Jesus chama a atenção de sua igreja para os fatos que estão sendo revelados neste livro. A mensagem do Apocalipse é uma palavra viva quem teve e tem o seu fiel cumprimento no cronograma das realizações de Deus, principalmente para estes últimos dias, como avisos de grande importância.

O QUE O ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS. Uma das relevante importância do Espírito Santo na igreja de Cristo é fazer lembrar aos remidos do Senhor Jesus, tudo aquilo que o Mestre da Galileia deixou registrado para sua igreja. Ninguém pode dizer que não tem sido alertado pelo Espírito de Deus sobre os sinais da vinda de Cristo. O Espírito de Deus tem se utilizado da palavra de Deus, por meio dos pregadores, ensinadores e profetas, para avisar a igreja do Senhor Jesus, sobre o grande dia do arrebatamento.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...