sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:4

Apocalipse 4:4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
E AO REDOR DO TRONO. Continua o vidente João fazendo sua discrição do trono de Deus e demais coisas que estavam ao redor do trono da majestade celestial. Conforme já temos comentado em versículos anteriores, este trono sobre o qual fala João é o trono do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, Ele que concentra em si mesmo todo poder, nos céus e na terra. Mas também aprendemos que Deus compartilha com seus mais ilustres servos seu governo, que é teocrático sempre.

HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS. Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. O livro de Daniel também é conhecido na literatura dos hebreus como um livro escatológico, principalmente seus últimos seis capítulos, que já falava do governo do povo de Deus.

E VI ASSENTADOS SOBRE OS TRONOS. No versículo primeiro deste mesmo capítulo de Apocalipse, João foi convidado a entrar no céu e Jesus lhe diz: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Além de ver o trono de Deus, o vidente João viu também outros tronos que estavam ao redor do trono de Deus, e os tronos não estavam vazios, mas Joao viu que tinha pessoas assentadas neles também.

VINTE E QUATRO ANCIÃOS. A figura dos anciãos na literatura dos hebreus, fala de pessoas inteligentes, conselheiros, e de representação da sociedade. Por que vinte e quatro anciãos? Porque doze deles representam os nomes mais ilustres do povo de Israel, eles que fizeram parte da primeira aliança. E os outros doze são representantes do cristianismo, aqueles mais dignos dos seguidores de Cristo Jesus, na nova aliança.

VESTIDOS DE VESTES BRANCAS. Esta é uma metáfora que representa a santidade, a verdade e a luz. O sentido desta colocação é que estes que forem dignos de se assentarem ao redor do trono de Deus, é porque são pessoas que foram exaltadas por Deus para alcançarem tais posições. O evangelho fala a respeito de diferentes graus de glórias para os remidos de Cristo nas mansões celestiais, como galardão e recompensa.

E TINHAM SOBRE SUAS CABEÇAS. A cabeça é o lugar mais elevado do corpo humano, por isso que João ver os vinte e quatro anciãos sendo coroados no mais alto escalão do governo de Deus. Sempre que um príncipe ou uma alta autoridade era condecorado, nos costumes mais antigos, suas cabeças eram premiadas com coroas de diferentes tipos, em uma simbologia de honradez, prestígio e revestimento de autoridade.

COROAS DE OURO. Para os dias de hoje, essa pode ser uma linguagem simbólica do livro de Apocalipse, mas para os dias em que este livro foi escrito, pelo menos essa colocação feita pelo seu escritor era familiar para os leitores de João. Sempre que um rei ou seus mais honrados oficiais apareciam em público, eles estavam com coroas de ouro sobre suas cabeças, como sinal de pode, autoridade e prestígio. Os servos de Deus receberão na eternidade seus devidos galardões pelos serviços prestados a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...