sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:1

Apocalipse 4:1 - Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.
DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI. Que coisas? Certamente o vidente João fala a respeito das revelações que lhe foram confiadas a respeito das mensagens das sete cartas, que ele acabara de escrever, por ter recebido tais revelações do próprio Senhor Jesus. Percebe-se que o modo como o Cristo glorificado passa a revelar as coisas ao ser servo João é por meio de visões, quando ele afirma que olhou. Esta forma de comunicação entre Deus e os seus servos sempre foi usada com os profetas em todos os temos.

E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU. Na visão, João deixa de enxergar as coisas terrenas, que estavam provavelmente ao seu redor, e passa a contemplar as coisas sobrenaturais. Esta porta nos fala a respeito de uma via de acesso do escritor com outra dimensão que não era deste plano terrestre. E o fato da porta está aberta, nos ensina sobre o direito de receber a comunicação dos mais altos céus, de Cristo.

E A PRIMEIRA VOZ QUE, COMO DE TROMBETA. Na visão que João teve do Cristo glorificado ele também ouviu esta mesma voz, conforme lemos em Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. A voz como de trombeta, nos fala de uma voz muito forte, bem como aponta para avisos e alertas que seriam dados a igreja remida de Cristo Jesus.

OUVIRA FALAR COMIGO, DISSE. A diferença é que, na primeira vez que a primeira voz falou com João, o vidente estava sobre a terra, porque até o capítulo três deste livro, são coisas que acontecem antes da vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja. Mas já a segunda vez que a mesma voz fala com João, ela procede do céu, porque a igreja de Cristo já houvera sido arrebatada, e Cristo está onde sua igreja se encontra, no céu.

SOBE AQUI. João foi convidado pelo próprio Senhor Jesus para subir para onde ele se encontrava, no próprio céu, a fim de lhe mostrar as coisas que ainda deveriam acontecer. Não temos como saber de como João foi ao encontro de Cristo, mas podemos conjecturar que ele tenha passado por um arrebatamento de espírito, como aconteceu com o apóstolo Paulo, e que ele conta isso em para nós (2 Coríntios 12:2-4).

E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS. No primeiro arrebatamento, Cristo se revela a João, bem como lhe mostra as coisas que estavam acontecendo com suas igrejas na Ásia Menor, como tipologia do que aconteceria com a igreja histórica até o arrebatamento dos remidos. A partir de agora, Jesus passa a revelar a João as coisas que acontecerão depois do arrebatamento de sua igreja, o período da grande tribulação e depois dela.

QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER. Esta expressão usada pelo Senhor Jesus nos deixa bem claro que, os fatos narrados por João neste livro até o seu capítulo três, dizem respeito ao tempo de antes do arrebatamento da sua igreja. E que os fatos narrados a partir do capítulo seis, são eventos cronológicos que dizem respeito a coisas próprias depois do arrebatamento da igreja. Os capítulos quatro e cinco deste livro nos fala do trono de Deus, bem como do poder de Cristo nas mansões celestiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...