sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:2

Apocalipse 4:2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
E LOGO. No versículo primeiro deste capítulo, João disse que viu o céu aberto, e uma voz a lhe convidar que subisse até a presença de Cristo, que com sua voz de trombeta convidava o vidente para junto de si no céu. Neste versículo, não há intervalo de tempo, e João diz que logo, ou seja, imediatamente ele foi transportado pelo poder de Cristo para o céu. No caso de Paulo, ele foi arrebatado ao terceiro céu, o que representa uma dimensão celestial. Este céu que João foi é a presença de Deus.

FUI ARREBATADO. Alguns dos profetas de Deus passaram por esta experiência espiritual, em que o ser humano fica em seu estado de transe, enquanto seu espírito é transladado para outra dimensão para ter um contato direto com o divino. Na experiência de Paulo, ele usa esta mesma palavra “arrebatado” para descrever sua saída desta terra, sendo transladado para o terceiro céu, o mesmo ocorreu com João.

NO ESPÍRITO. No capítulo primeiro deste mesmo livro (Apocalipse 1:10) João fala do seu primeiro arrebatamento que ele diz ter sido no dia do Senhor, em que ele foi arrebatado no Espírito, que na versão que estamos usando, nos dois casos estão com letra inicial maiúscula, o que fala a respeito do Espírito de Deus. Com isso, o vidente João nos faz ver que, foi de fato o Espírito de Deus quem o transportou ao céu.

E EIS QUE UM TRONO. João estava na presença de soldados romanos, que conduziriam os escritos do vidente até as autoridades romanas, que por sua vez, depois repassariam tais escritos aos líderes cristãos da época, razão porque João fala tanto de forma simbólica neste livro. O trono fala de autoridade, de poder, de governo, que neste caso, se trata do domínio do grande e altíssimo Deus Criador.

ESTAVA POSTO NO CÉU. Não que o céu seja apenas um trono, mas João diz que o trono estava posto no céu, e isso fala de sua altitude, acima dos tronos humanos que estão sobre a terra. Neste momento, o vidente não vê o que está se passando na terra, mas como ele se encontra, nos mais altos céus, então, passa a descrever o que se despontava diante de sua visão, no lugar mais sublime e poderoso, que se chama céu.

E UM ASSENTADO. Não há dúvida que o escritor fala a respeito de Deus Pai, Ele que é o Criador de todas as coisas, o Deus único e verdadeiro. Esta figura de linguagem utilizada por João era comum entre os judeus, porque eles tentavam evitar pronunciar o nome de Deus. Nos versículos nove e onze deste mesmo capítulo, João fala sobre o que estava sobre o trono recebendo honra e glória e louvor, que é Deus. Esta posição de assentado sobre o trono nos fala a respeito de Deus como o maioral dos maiorais.

SOBRE O TRONO. Quanto a Cristo, o evangelho diz que ele está assentado a destra do trono de Deus, mas quem de fato está assentado no trono celestial é o grande Deus, a quem pertence todo poder em cima no céu e embaixo na terra. Esta expressão usada por João no livro do Apocalipse nos ensina que acima de Deus, em poder e autoridade não existe mais ninguém. Cristo recebeu de Deus todo poder nos céus e na terra, mas Ele mesmo se sujeitará a autoridade de Deus (1 Coríntios 15:24). Glórias pois a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...