segunda-feira, 8 de julho de 2019

Apocalipse 11:6

Apocalipse 11:6 - Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.
ESTES TÊM PODER. São dois profetas poderosos da parte de Deus que estarão exercendo seus ministérios no tempo próprio da grande tribulação, falando palavras fieis e verdadeiras, porque serão profecias que terão cumprimento instantaneamente. Do lado do anticristo também haverá um falso profeta, mas que será um profeta do engano, através do qual o homem do pecado será levantado. No entanto, estes dois profetas de Deus, serão representantes do Deus que é Juiz dos vivos e dos mortos.

PARA FECHAR O CÉU. Alguns acham que um destes profetas será o Elias, porque no seu tempo, este profeta dos hebreus profetizou que não choveria e não choveu durante um determinado tempo (1 Reis 17:1). Mas, não é preciso ser um Elias para fazer tal prodígio, basta ser que estes dois profetas são homens de Deus, vindos da parte do Senhor para cumprirem missões pré-ordenadas pelo Deus Todo-poderoso.

PARA QUE NÃO CHOVA. A chuva é um fenômeno sobrenatural da parte de Deus, que tem um valor incalculável para a terra, e todos os seres vivos do nosso planeta. Como neste tempo da grande tribulação será um período de juízo de Deus contra os seus inimigos, então, estes profetas vindos da parte dos céus, trarão consigo o poder de fazer cessar a chova sobre a terra e tudo que nela há. Haverá então tempo de seca.

NOS DIAS DA SUA PROFECIA. O livro das revelações chama estes dois homens de testemunhas de Deus, mas de acordo com a colocação feita aqui por João, não erramos por chamar estes dois tições tirados do fogo de profetas do Deus Altíssimo. Estes dias das profecias destes dois profetas, não temos como por datas, mas podemos conjecturar que corresponde aos quarenta e dois meses da tribulação.

E TEM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA CONVERTÊ-LAS EM SANGUE. Aqueles que defendem que um destes profetas será Moisés, assim o fazem porque nos dias de Moisés, de quando da saída do Egito, aquele servo de Deus produziu este prodígio (Êxodo 9:22-25). Mas se estes são poderosos profetas da parte de Deus, não precisa ser Elias para produzirem tais prodígios nos dias de seus ministérios proféticos.

E PARA FERIR A TERRA COM TODA A SORTE DE PRAGA. Já esta expressão mais abrangente da parte do vidente João nos faz compreender que estes dois profetas terão poder para fazerem prodígios sem limites sobre a terra, muito mais do que Elias e Moisés fizeram em seus próprios dias. Assim como todos os instrumentos dos juízos de Deus serão fortes, estes dois profetas também estarão cheios de poder do céu.

TODAS QUANTAS VEZES QUISEREM. Os prodígios realizados por Elias tiveram números exatos, bem como as pragas produzidas por Moisés no Egito também. Todavia, o poder que estará repousando sobre estes dois profetas da parte de Deus será tão grande, que eles terão autorização da parte do Deus Todo-poderoso para executarem tantos quanto queiram prodígios entre os homens. Diante do que nos é exposto nesta última frase, podemos dizer que estes são verdadeiros homens de Deus.

Apocalipse 11:5

Apocalipse 11:5 - E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
E, SE ALGUÉM. Não há dúvida que estas duas testemunhas da parte de Deus, que estarão profetizando na terra em nome do Deus Todo-poderoso, encontrarão muita oposição, porque assim aconteceu com os profetas da antiga dispensação, bem como com os servos de Deus que deram início a obra de reino de Cristo nesta terra. Provavelmente, o anticristo arregimentará seus aliados contra os profetas de Deus, porque não aceitarão que as verdades de Deus sejam anunciadas nos últimos dias.

LHES QUISER FAZER MAL. Assim como mataram os profetas de Deus da antiga dispensação, bem como os líderes da igreja primitiva, do mesmo modo, intentarão contra a vida destes dois profetas dos últimos dias. Depois do arrebatamento da igreja, é provável que haverá um silencia da voz profética por três anos e meio, na primeira metade do governo do anticristo, mas depois estes dois profetas aparecerão.

FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA. Essa é uma linguagem metafórica que representa o poder das palavras destes dois profetas de Deus. João quer dizer que haverá um poder muito grande nas palavras destes dois profetas, ao ponto de todas as suas palavras se cumprirem fielmente contra os seus inimigos. Com isso, se alguém se levantar contra estes dois profetas, eles irão profetizar a morte de seu inimigo e eles logo morrerão.

E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS. Percebe-se que estes dois profetas de Deus estarão carregados de autoridade da parte dos céus, impondo temor aos seus inimigos, ao ponto de se eles profetizarem contra a vida de quem se levantar contra eles, a profecia se cumprir e seus inimigos serão devorados pelo poder de suas profecias. Isso já aconteceu no passado, hoje nem tanto, mas no futuro acontecerá novamente.

E SE ALGUÉM QUISER LHES FAZER MAL. O anticristo será uma personagem política, mas também estará sendo assessorado por um falso profeta, que não permitirá que ninguém além dele seja representante das profecias. Este falso profeta, que será um grande líder religioso, arregimentará seus aliados contra os dois profetas de Deus, mas quem vier contra as testemunhas do Senhor, não ficará impune, mas morrerá.

IMPORTA QUE ASSIM. Por enquanto, estes dois profetas da parte de Deus estarão totalmente protegidos pelo poder de Deus, até o tempo em que serão feridos e mortos pelos seus inimigos. Tudo terá o controle do poder de Deus, para que somente no momento certo, o nome do Senhor seja glorificado na vida de seus servos. Por enquanto, estes homens de Deus estarão exercendo plenamente seus ministérios.

SEJA MORTO. Não se sabe quantos serão mortos pelas profecias destes dois profetas do Deus altíssimo, o que se sabe é que, todos que se levantarem contra eles serão destruídos, porque haverá um poder sobrenatural sobre suas palavras, ao ponto deles determinarem a morte dos seus perseguidores e assim acontecer imediatamente. A título de hoje, os pregadores da palavra de Deus precisam de tal poder em suas palavras, porque existe muito vitupério contra os mensageiros de Deus.

Apocalipse 11:3-4

Apocalipse 11:3-4 - E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E DAREI PODER. Claro que João está se referindo as duas testemunhas que Deus vai levantar para profetizar durante o tempo da grande tribulação. No versículo seis fala do poder destas testemunhas ao afirmar: Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem. Além do mais, estas duas testemunhas serão poderosas em suas palavras.

AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS. São muitas as conjecturas que se tem posto diante desta citação do livro do Apocalipse, em que alguns afirmam que estas duas testemunhas serão Enoque e Elias, já outros defendem que serão Moisés e Elias. Porem, se o próprio livro das revelações se cala quanto aos nomes destas duas testemunhas, prefiro pensar que seja um representante da lei e outro do cristianismo.

E PROFETIZARÃO. Como durante o tempo da grande tribulação o judaísmo estará em evidência, isso confirma a tese de que o ministério profético voltará a ser exercido de forma autêntica por estas duas personagens enviadas por Deus para pregar no planeta terra. O versículo cinco deste mesmo capítulo nos dá a entender que haverá um grande poder nas palavras destes dois homens de Deus, e o que falarem se cumprirá.

POR MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS, VESTIDAS DE SACO. Os mil duzentos e sessenta dias é a mesma coisas que os quarenta e dois meses, que por sua vez corresponde ao tempo próprio da grande tribulação. O fato de que estarão vestidas de saco, nos fala a respeito das profecias de juízos que estas duas testemunhas estarão profetizando sobre os moradores da terra, contra o anticristo e contra os inimigos de Deus.

ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS. Encontramos aqui mais uma das metáforas do livro do Apocalipse em que o seu escritor se utilizada de uma linguagem metafórica para explicar verdades do mundo espiritual. A citação sobre oliveiras nos fala de duas personagens que durante os seus ministérios produzirão seus frutos de acordo para o que foram enviados a terra, como sendo profetas de Deus que falarão a verdade.

E OS DOIS CASTIÇAIS. Já esta outra metáfora utilizada por João falando sobre castiçais, é a mesma coisa que dizer que estas duas testemunhas serão duas lâmpadas acessas em meio ao mundo, onde reina as trevas. Como lâmpadas que serão nos seus tempos de ministério profético estes dois homens de Deus resplandecerão como astros no mundo. Essa colocação também fala da verdade de Deus que estarão em suas bocas.

QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA. O Criador de todas as coisas é conhecido pelo Deus do céu, mas ele também é o Deus de toda a terra. Como estes dois profetas de Deus estarão pregando em nome do Deus Todo-poderoso, então, a presença de Deus será marcante por onde estes dois homens de Deus passarem. Com a saída da igreja da terra, a ausência de Deus será percebida neste mundo, mas no tempo destas duas testemunhas, novamente será sentida a presença do Deus dos profetas.

Apocalipse 11:2

Apocalipse 11:2 - E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
E DEIXE O ÁTRIO. Este átrio também era conhecido como o átrio dos gentios. No caso dos templos de Jerusalém, havia o lugar santíssimo, onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez no ano, no dia da expiação. Havia ainda o átrio interior, que era o lugar de adoração dos judeus em plena comunhão com a lei de Moisés, e que neste lugar os sacerdotes levitas comuns serviam os sacrifícios, as ofertas e as oferendas pelos filhos de Israel. Os gentios, as mulheres e os judeus rebeldes não entravam aqui.

QUE ESTA FORA. Este era o átrio exterior, em que nele podiam entrar os prosélitos do judaísmo, mas que não eram judeus de sangue, ou seja, os gentios, que também não faziam parte do pacto da circuncisão. Este também era o lugar em que era permitido as mulheres judias participarem, ainda que de maneira restrita das celebrações do templo. E por fim, aqui também ficavam os judeus em disciplina do judaísmo.

DO TEMPLO. Em Jerusalém tivemos os templos, construído por Salomão, o segundo que foi construído por Zorobabel, e o terceiro que subsistia no tempo de Jesus Cristo que estava sendo construído por Herodes. E por fim, teremos ainda um quarto templo, que será construído nos fins dos tempos, provavelmente depois não muito distante, que depois do arrebatamento da igreja os judeus voltarão a se congregar nele.

E NÃO O MEÇAS. Primeiro, é necessário que se diga que, haverá um tempo no futuro, em que pode estar mais próximo do que se imagina, em que o tradicional judaísmo será reestabelecido para os verdadeiros judeus. Segundo, faz-se necessário que a interpretação deste texto nos faz dizer que, haverá perseguição contra os judeus, e isso já é previsto durante o governo do anticristo, em aliança com as demais nações. Na metade do governo do anticristo os judeus romperão com a aliança com o inimigo.

PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES. Na metade do governo do anticristo, o homem do pecado se assentará no templo de Jerusalém, querendo ser deus, pelo que os judeus reconhecerão que ele é o anticristo, romperá com a aliança com o homem do pecado, então, se levantará uma perseguição contra os judeus muito grande. Pelo que o anticristo se levantará com os seus aliados contra os filhos de Israel e a cidade santa.

E PISARÃO A CIDADE SANTA. João está se referindo as perseguições e as guerras que se levantarão contra os judeus e contra Jerusalém. A partir do momento que Israel romper com a aliança com o governo do anticristo é quando começará estas perseguições. Esta cidade santa é justamente a cidade de Jerusalém, que também é conhecida por cidade de Davi, mais acima de tudo, a cidade do Deus de Israel.

POR QUARENTA E DOIS MESES. Esta citação de três anos e meio é muito importante, porque nos fala do tempo da grande tribulação. O governo do anticristo será de sete anos, em que metade dele será de paz aparente. Mas na metade do seu governo os judeus romperão com a aliança com o anticristo, então começará a perseguição contra os judeus. Israel clamará por Deus e Cristo voltará com grande poder para socorrer os judeus, então, se darão as três etapas da grande tribulação, e assim será. Maranata.

Apocalipse 11:1

Apocalipse 11:1 - E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E FOI-ME DADA. Entre o toque da trombeta do sexto anjo e da do sétimo tem dois parênteses como que haverá a interrupção dos eventos próprios da grande tribulação, o que leva a alguns comentaristas a pensarem que estes textos estão deslocados dentro do esboço do livro de Apocalipse. Não se sabe quem de fato tenha entregado ao vidente João este caniço de medir, porem, é provável que algum anjo tenha feito isso. O que podemos dizer é que houve uma mudança de cena para João.

UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA. Lemos algo parecido no livro de Ezequiel, quando foi visto pelo profeta alguém com uma cana de medir, conforme Ezequiel 40:5 - E havia um muro fora da casa, em seu redor, e na mão do homem uma cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; e ele mediu a largura do edifício, uma cana, e a altura, uma cana. Uma cana mede 2,67 metros.

E CHEGOU O ANJO. Este é o mesmo anjo que estava com João e que foi falado a seu respeito em Apocalipse 10:1 - VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo. É também o mesmo anjo que tinha em sua mão o livrinho, e que tinha seu pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra.

E DISSE-ME: LEVANTA-TE. Não sabemos que posição se encontrava neste momento o vidente João, se prostrado diante de tudo que vinha acontecendo, e esta foi a posição que ele ficou quanto teve a visão de Cristo glorificado (Apocalipse 1:17) ou se ele estava assentado. Porem, uma ordem foi-lhe dada que se levantasse. Esta pode ser apenas uma metáfora, em que nos ensina sobre uma atitude da parte de João.

E MEDE O TEMPLO DE DEUS. Esta descrição sobre o templo em Jerusalém é muito importante dentro do arcabouço da escatologia, porque nos ensina sobre o renascimento do judaísmo entre os hebreus. No ano setenta de nossa era cristã o último templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos, mas há uma previsão escatológica de que nos fins dos tempos será reerguido um novo templo de adoração para os filhos de Israel. É neste templo que o anticristo vai querer ser adorado.

E O ALTAR. Certamente, esta referência feita pelo escritor diz respeito ao altar do incenso, em que os sacerdotes levíticos serviam com suas oferendas de adoração em lugar do povo de Israel. Metaforicamente falando, esta é uma representação do antigo culto dos hebreus ao Deus único e verdadeiro, o que nos fala a respeito do renascimento do judaísmo, o que já é esperado e profetizado para os fins dos tempos.

E OS QUE NELE ADORAM. Cristo veio para o seu povo e tinha como um dos objetivos fazer uma grande e profunda reforma no judaísmo, isso se os filhos de Israel o reconhecessem como o Messias prometido e enviado por Deus Pai. Como houve a rejeição por parte dos judeus do seu Cristo, este projeto foi adiado, abrindo-se então a parta da graça para os gentios, até a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja. Depois do arrebatamento da igreja de Cristo a parta se abrirá novamente para os judeus.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Apocalipse 10:10-11

Apocalipse 10:10-11 - E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
E TOMEI O LIVRINHO. No versículo oito, houve uma ordem do anjo a pessoa de João para que ele se dirigisse ao anjo que tinha em sua mão o livrinho, e que tomasse do anjo o livrinho e comesse como se fosse comida. Essa atitude da parte de João ao tomar o livrinho da mão do anjo, nos ensina sobre sua disposição em ser um canal de comunicação a fim de que a mensagem revelada chegasse à igreja de Cristo, bem como a toda a humanidade. Essa atitude demostrou coragem da parte de João.

DA MÃO DO ANJO, E COMI-O. A obra de Deus é feita por aqueles que se dispões a gastar tempo e se dedicar ao reino de Deus. Cristo escolheu a João para esta obra porque sabia de sua coragem em desempenhar sua missão de ser um canal de comunicação da revelação divina, no que diz respeito à escatologia dos últimos dias. A mensagem deste livro tem uma importância muito grande para a humanidade.

E NA MINHA BOCA ERA DOCE COMO O MEL. Essa reação química do livrinho comido por João logo em sua boca, nos fala também do incentivo da parte de Deus a fim de que os seus profetas e pregadores se sintam motivados a anunciarem a mensagem deste livro para a igreja de Cristo, bem como para o mundo. Se faz necessário que os mensageiros do evangelho se sintam mais encorajados a pregar sobre o Apocalipse.

E HAVENDO-O COMIDO. Essa expressão da parte do vidente João nos faz pensar que ele absorveu completamente tudo que o livro do Apocalipse contem, e principalmente, que ele agora estava pronto a transmitir para a igreja e para a humanidade o conteúdo por completo deste livro escatológico. Nos também precisamos comer este livro para que do mesmo modo, pregarmos sobre sua palavra.

O MEU VENTRE FICOU AMARGO. Certamente o escritor se sentiu muito mal, com náusea ao tomar pleno conhecimento de tudo que está para acontecer com a humanidade, e que estas verdades contidas no livro das revelações terão o seu fiel comprimento. Realmente, um verdadeiro servo de Cristo, que prega sobre o que vai acontecer durante a grande tribulação, se sente mal, por ver a indiferença do mundo.

E ELE DISSE-ME: IMPORTA QUE PROFETIZES. Não que João ainda fosse exercer um grande ministério de pregação nesta dimensão de sua existência terrena. Mas podemos pensar que João estava sendo avisado de que o conteúdo deste livrinho que ele acabara de comer, teria um avanço significativa na terra. Quem sabe, João estivesse pensando que sua missão já havia chegado ao fim, mas o anjo diz que não.

OUTRA VEZ A MUITOS POVOS, E NAÇÕES, E LÍNGUAS E REIS. É preciso destacar a importância que o livro do Apocalipse, bem como de todas as profecias escatológicas tem para a igreja de Cristo e também para a humanidade. As profecias escatológicas falam sobre o futuro, e o ser humano é motivado de forma impressionante a querer saber das coisas, antes mesmo delas virem a acontecer. Assim sendo, todos os tipos de pessoas, querem conhecer o que diz as Escrituras sobre o futuro da humanidade.

Apocalipse 10:9

Apocalipse 10:9 - E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E FUI AO ANJO, DIZENDO-LHE. João, prontamente obedeceu à voz que ele ouviu do mais alto céu, e sem titubear chegou junto ao ser celestial, que no início deste capítulo ele chama de anjo forte. Há quem diga que este anjo seja um arcanjo de Deus, que assiste diretamente na presença do Senhor cumprindo missões entre o Criador e os seres humanos. Durante o tempo da grande tribulação, serão usados vários seres celestiais, principalmente os anjos poderosos de Deus que lhe obedecem.

DÁ-ME O LIVRINHO. No início deste capítulo, quando o livrinho é citado pela primeira vez, nos diz que ele estava aberto, e não há dúvida que o fato do livrinho está aberto, nos fala do acesso as informações contidas em seu conteúdo. Já falamos que este livrinho pode nos falar apenas da terceira etapa da grande tribulação, mas também existem aqueles que defendem que pode significar todas as profecias escatológicas.

E DISSE-ME, TOMA-O. A voz de comando vinda do céu estava comandando todas as coisas neste momento, por isso que, muitos comentaristas defendem que esta era a voz de Cristo Jesus, o Filho de Deus, que também é Príncipe e Rei dos reis e Senhor dos senhores. Quando João solicita da parte do anjo o livrinho, a reação positiva foi imediata e o anjo respondeu: Toma-o, mas também tomou a atitude de lhe entregar.

E COME-O. É claro que temos diante de nós uma metáfora que sistematicamente nos leva a pensar em várias interpretações. Efetivamente, um livro não é feito para ser comido, porem, quando partimos para a interpretação espiritual, podemos conjecturar que o “comer” pode ser traduzido por “absorver” tudo que há em sua mensagem. Portanto, comer um livro é em linguagem metafórica, ler e aceitar sua mensagem. No livro de (Ezequiel 2:8-9 e 3:1-3) temos algo parecido com o que João escreve aqui.

E ELE FARÁ AMARGO O TEU VENTRE. No ventre é onde o alimento é bem recebido e onde também todos os seus nutrientes e absorvido pelo organismo. O sentido desta metáfora é que, os fatos que estão contidos no conteúdo deste livrinho terão efeitos amargos no cumprimento de tudo que sobre ele está escrito. E clareando mais ainda a interpretação, podemos dizer que esta próxima etapa da tribulação será terrível.

MAS NA TUA BOCA. Já esta parte da metáfora nos fala sobre que, pela boca, o alimento apenas passa rapidamente, recebendo apenas os primeiros tratamentos para em seguida ser encaminhado para o estômago. Com isso, a interpretação mais notável é que não há dificuldade para se transmitir a mensagem do Apocalipse, porque segundo o seu primeiro versículo, o seu conteúdo é uma mensagem revelada.

SERÁ DOCE COMO O MEL. Neste caso, o mesmo aconteceu com o profeta Ezequiel 3:1-3 - Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. A simples leitura do livro de Apocalipse pode até parecer para mitos uma leitura normal e até bonita.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...