segunda-feira, 8 de julho de 2019

Apocalipse 11:1

Apocalipse 11:1 - E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
E FOI-ME DADA. Entre o toque da trombeta do sexto anjo e da do sétimo tem dois parênteses como que haverá a interrupção dos eventos próprios da grande tribulação, o que leva a alguns comentaristas a pensarem que estes textos estão deslocados dentro do esboço do livro de Apocalipse. Não se sabe quem de fato tenha entregado ao vidente João este caniço de medir, porem, é provável que algum anjo tenha feito isso. O que podemos dizer é que houve uma mudança de cena para João.

UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA. Lemos algo parecido no livro de Ezequiel, quando foi visto pelo profeta alguém com uma cana de medir, conforme Ezequiel 40:5 - E havia um muro fora da casa, em seu redor, e na mão do homem uma cana de medir, de seis côvados, cada um dos quais tinha um côvado e um palmo; e ele mediu a largura do edifício, uma cana, e a altura, uma cana. Uma cana mede 2,67 metros.

E CHEGOU O ANJO. Este é o mesmo anjo que estava com João e que foi falado a seu respeito em Apocalipse 10:1 - VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo. É também o mesmo anjo que tinha em sua mão o livrinho, e que tinha seu pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra.

E DISSE-ME: LEVANTA-TE. Não sabemos que posição se encontrava neste momento o vidente João, se prostrado diante de tudo que vinha acontecendo, e esta foi a posição que ele ficou quanto teve a visão de Cristo glorificado (Apocalipse 1:17) ou se ele estava assentado. Porem, uma ordem foi-lhe dada que se levantasse. Esta pode ser apenas uma metáfora, em que nos ensina sobre uma atitude da parte de João.

E MEDE O TEMPLO DE DEUS. Esta descrição sobre o templo em Jerusalém é muito importante dentro do arcabouço da escatologia, porque nos ensina sobre o renascimento do judaísmo entre os hebreus. No ano setenta de nossa era cristã o último templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos, mas há uma previsão escatológica de que nos fins dos tempos será reerguido um novo templo de adoração para os filhos de Israel. É neste templo que o anticristo vai querer ser adorado.

E O ALTAR. Certamente, esta referência feita pelo escritor diz respeito ao altar do incenso, em que os sacerdotes levíticos serviam com suas oferendas de adoração em lugar do povo de Israel. Metaforicamente falando, esta é uma representação do antigo culto dos hebreus ao Deus único e verdadeiro, o que nos fala a respeito do renascimento do judaísmo, o que já é esperado e profetizado para os fins dos tempos.

E OS QUE NELE ADORAM. Cristo veio para o seu povo e tinha como um dos objetivos fazer uma grande e profunda reforma no judaísmo, isso se os filhos de Israel o reconhecessem como o Messias prometido e enviado por Deus Pai. Como houve a rejeição por parte dos judeus do seu Cristo, este projeto foi adiado, abrindo-se então a parta da graça para os gentios, até a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja. Depois do arrebatamento da igreja de Cristo a parta se abrirá novamente para os judeus.

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