sexta-feira, 5 de julho de 2019

Apocalipse 10:9

Apocalipse 10:9 - E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E FUI AO ANJO, DIZENDO-LHE. João, prontamente obedeceu à voz que ele ouviu do mais alto céu, e sem titubear chegou junto ao ser celestial, que no início deste capítulo ele chama de anjo forte. Há quem diga que este anjo seja um arcanjo de Deus, que assiste diretamente na presença do Senhor cumprindo missões entre o Criador e os seres humanos. Durante o tempo da grande tribulação, serão usados vários seres celestiais, principalmente os anjos poderosos de Deus que lhe obedecem.

DÁ-ME O LIVRINHO. No início deste capítulo, quando o livrinho é citado pela primeira vez, nos diz que ele estava aberto, e não há dúvida que o fato do livrinho está aberto, nos fala do acesso as informações contidas em seu conteúdo. Já falamos que este livrinho pode nos falar apenas da terceira etapa da grande tribulação, mas também existem aqueles que defendem que pode significar todas as profecias escatológicas.

E DISSE-ME, TOMA-O. A voz de comando vinda do céu estava comandando todas as coisas neste momento, por isso que, muitos comentaristas defendem que esta era a voz de Cristo Jesus, o Filho de Deus, que também é Príncipe e Rei dos reis e Senhor dos senhores. Quando João solicita da parte do anjo o livrinho, a reação positiva foi imediata e o anjo respondeu: Toma-o, mas também tomou a atitude de lhe entregar.

E COME-O. É claro que temos diante de nós uma metáfora que sistematicamente nos leva a pensar em várias interpretações. Efetivamente, um livro não é feito para ser comido, porem, quando partimos para a interpretação espiritual, podemos conjecturar que o “comer” pode ser traduzido por “absorver” tudo que há em sua mensagem. Portanto, comer um livro é em linguagem metafórica, ler e aceitar sua mensagem. No livro de (Ezequiel 2:8-9 e 3:1-3) temos algo parecido com o que João escreve aqui.

E ELE FARÁ AMARGO O TEU VENTRE. No ventre é onde o alimento é bem recebido e onde também todos os seus nutrientes e absorvido pelo organismo. O sentido desta metáfora é que, os fatos que estão contidos no conteúdo deste livrinho terão efeitos amargos no cumprimento de tudo que sobre ele está escrito. E clareando mais ainda a interpretação, podemos dizer que esta próxima etapa da tribulação será terrível.

MAS NA TUA BOCA. Já esta parte da metáfora nos fala sobre que, pela boca, o alimento apenas passa rapidamente, recebendo apenas os primeiros tratamentos para em seguida ser encaminhado para o estômago. Com isso, a interpretação mais notável é que não há dificuldade para se transmitir a mensagem do Apocalipse, porque segundo o seu primeiro versículo, o seu conteúdo é uma mensagem revelada.

SERÁ DOCE COMO O MEL. Neste caso, o mesmo aconteceu com o profeta Ezequiel 3:1-3 - Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. A simples leitura do livro de Apocalipse pode até parecer para mitos uma leitura normal e até bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...