sábado, 12 de junho de 2021

Atos 15:16

Atos 15:16 - Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
DEPOIS DISTO. Esta é uma citação feita por Tiago de um dos profetas de Israel que profeticamente previa o ressurgimento do trono de Davi, isso por meio do seu descendente, que era o Messias. Amós 9:11 - Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade. Esta profecia vinha tendo seu fiel cumprimento desde a manifestação de Cristo Jesus, que veio para salvar o seu povo. VOLTAREI. Já no final da vida do patriarca Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, por isso que se tornou o rei de Israel, que também foi profeta de Deus, o Senhor lhe prometeu que de seus descendentes levantaria o Messias. 2 Samuel 7:12 - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Este descendente não foi Salomão, mas foi Jesus Cristo. E EDIFICAREI. O próprio Deus quem estava envolvido diretamente com tudo que estava acontecendo no programa de Salvação dos judeus e também dos gentios, porque o Senhor já havia profetizado um novo tempo para a humanidade. O Senhor prometeu enviar o seu Messias, deu total apoio ao ministério de Jesus de Nazaré, resolveu o problema da inimizade por meio da reconciliação redimindo a humanidade. O TABERNÁCULO DE DAVI. Esta frase utilizada por Tiago em seu sermão corresponde ao “trono de Davi”. Na realidade, Israel já havia passado pelos cativeiros assírio e babilônico, e se encontrava sob o domínio dos romanos. Mas o Messias se manifestou para implantar o reino de Deus, não somente sobre Israel, mas em todo o mundo. A igreja remida de Cristo, o novo Israel é a prova maior deste reino de Cristo no mundo. QUE ESTÁ CAÍDO. Como diz um ditado popular: Israel vinha comendo o pão que o diabo amassou. A história dos hebreus nos conta sobre os fracassos do povo de Israel desde que o trono de Davi foi destituído. A nação de Israel entrou em declínio ao ponto de passar a ser dominada por outras nações. Os judeus não tinham mais um governo próprio, sendo massacrados pelo império político de Roma, estava em ruína. LEVANTÁ-LO-EI DAS RUÍNAS. Davi buscou, dentro do possível, estabelecer a teocracia de Deus sobre o seu povo Israel, Davi era o rei dos judeus, mas ensinava ao povo que quem governava e reinava era o Deus de Israel. O Messias de Deus, Jesus Cristo veio justamente para implantar a teocracia de Deus sobre o seu povo, o novo Israel, que é a sua igreja remida, que ele comprou com o seu sacrifício de expiação e propiciação. E TORNAREI A EDIFICÁ-LO. Como precursor do Messias de Deus, João batista anunciava a chegada do reino de Deus sobre o seu povo, por meio de Cristo Jesus. Já o Senhor Jesus veio como sendo o Rei da descendência de Davi para implantar o reino de Deus sobre Israel e sobre todos os povos do mundo. E agora, a igreja de Cristo, por meio dos apóstolos e líderes era a representação do reino de Deus sobre a terra. Jesus como Rei da descendência de Davi é o governante maior de todo o mundo.

Atos 15:14-15

Atos 15:14-15 - Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito.
SIMÃO. Este era o nome próprio de Pedro, que por sua vez quer dizer Simeão, que era um nome comum entre os hebreus. Simão foi chamado por Cristo, Marcos 1:16-18 - E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. Jesus lhe deu um apelido Marcos 3:16 - A Simão, a quem pôs o nome de Pedro. Ele era amigo de Jesus. RELATOU COMO PRIMEIRAMENTE DEUS. Nesta sua colocação, Tiago externa o seu respeito a pessoa de Pedro que era um companheiro de ministério, e que prestou um grande serviço a Cristo durante o seu ministério. Tiago se reporta ao discurso de Pedro em que ele fala da sua experiência que teve na casa de Cornélio em que Deus deu testemunho de que a salvação também era para os gentios os enchendo do Espírito. VISITOU OS GENTIOS. É provável que ha tempos passados o próprio Pedro tivesse dúvida que o cristianismo alcançasse também as demais nações do mundo ou povos pagãos ou gentios. Mas quando ele ainda estava em missão na cidade de Jope, Deus lhe concedeu uma visão em que lhe mostrou um objeto como um lençol cheio de animais de todos os tipos e mandou que ele comesse, isso mudou seu conceito. PARA TOMAR DELES UM POVO PARA O SEU NOME. Verdade é que nem todos os povos correspondem ao chamado de Deus para dentro da igreja remida de Cristo, mas Tiago se refere a todos aqueles que dentre todas as nações se convertem ao verdadeiro cristianismo. Hoje a igreja de Cristo está espalhada por todas as nações do mundo em cumprimento a esta palavra que foi proferida por Tiago e escrita por Lucas. E COM ISSO CONCORDAM. Ninguém tem o direito de dizer que Tiago, irmão do Senhor Jesus não tenha se convertido de verdade ao cristianismo, mas tudo indica que ele ficou como que preso a determinadas regras da legislação de Moisés. Não há dúvida que ele era profundamente conhecedor das leis e dos costumes religiosos dos judeus, mas que neste momento foi iluminado por Deus em defesa dos gentios. AS PALAVRAS DOS PROFETAS. Os apóstolos e líderes da igreja primitiva, neste momento, ainda não contavam com o Cânon do Novo Testamento completo para ser usado em defesa da nova religião de Cristo. Por isso que os pregadores e escritores do Nono Testamento se utilizavam quase sempre das Escrituras mais antigas dos hebreus para comprovarem de que tudo que estava acontecendo era coisa de Deus. COMO ESTÁ ESCRITO. Encontramos esta frase por dezenas de vezes nas páginas do Novo Testamento em que os líderes do cristianismo davam autoridade as suas pregações, ensinos ou escritos, baseados nas Escrituras Sagradas dos judeus. Esse método era mais utilizado quando os ouvintes ou leitores eram pessoas que faziam parte do tradicional judaísmo, porque dificilmente um judeu discordava daquilo que fazia parte dos seus documentos de cunho religioso. O cristianismo é direto de Deus.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:12-13

Atos 15:12-13 - Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me.
ENTÃO TODA A MULTIDÃO SE CALOU. A intervenção de Pedro foi fundamental no que diz respeito a convencer aos cristãos legalistas, entre eles alguns fariseus que haviam aceito a fé cristã, que os gentios mereciam um tratamento diferenciado dos judeus, quanto as suas crenças e práticas do cristianismo. Não havia mais argumentos por parte dos opositores para que o embate pudesse ter continuidade contra os gentios. E ESCUTAVA A BARNABÉ E A PAULO. Depois do sermão de Pedro, Barnabé e Paulo retoma seus testemunhos, testificando e fazendo seus relatórios de quanto estiveram em missão por várias cidades e lugares pregando as boas novas de Cristo. Neste momento, o Dr. Lucas faz questão em colocar o nome de Barnabé antes do de Paulo, porque em Jerusalém Barnabé era mais aceito pelos apóstolos do que Saulo de Tarso. QUE CONTAVAM QUÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS. Não temos como descobrir o por que o escritor deste livro não registrou os muitos sinais e prodígios que Deus realizou por intermédio de Barnabé e Paulo nos campos missionários. Mas podemos conjecturar que ao se referir a sinais e prodígios, os missionários se referiam sim, em primeiro lugar a salvação de vidas para o reino de Cristo, esse que é o grande milagre. QUE DEUS HAVIA FEITO. Barnabé o Paulo davam testemunho em reconhecimento que eles eram apenas instrumentos da graça divina, mas quem realmente realizava os prodígios e sinais era o Deus Todo-poderoso, Criador dos céus, da terra, do mar e de tudo que neles há. Lidar com os dons espirituais e com a virtude do Espírito Santo não é nada fácil, porque as pessoas podem se vangloriar que o poder e seu e não de Deus. POR MEIO DELES ENTRE OS GENTIOS. Muitos pregadores, ministros do evangelho, cantores e oradores tem estragado seus ministério por não saber administrar os dons do Espírito Santo. No caso de Barnabé e Paulo, eles tiveram o cuidado e a sabedoria de atribuir a Deus as maravilhas que foram efetuadas por intermédio deles. O Deus de amor, bondade e misericórdia tinha interesse em salvar aos gentios por sua promessa. E HAVENDO-SE ELES CALADO, TOMOU TIAGO A PALAVRA. Há vários personagens por nome de Tiago nas páginas do Novo Testamento, mas este Tiago citado por Lucas é o mesmo que aparece em (Atos 12:17), que era irmão de Jesus. Quase todos os comentaristas concordam que Tiago, irmão de Jesus por parte de sua mãe era o líder principal da igreja matriz de Jerusalém, ele que se converteu depois da ressurreição de Jesus. Ele teve a capacidade de ouvir a Pedro, a Barnabé e a Paulo, agora era sua vez. DIZENDO: HOMENS IRMÃOS, OUVIME. Apesar de ser uma das principais lideranças da igreja de Cristo em Jerusalém, mas Tiago começa sua fala com humildade ao tratar os seus ouvintes de irmãos, o que representava igualdade dele para com os demais. Tiago ouviu pacientemente aos que faziam suas defesas, e apresentavam seus argumentos, mas agora ele precisava dar o seu aval e trazer a solução ao impasse ali imposto.

Atos 15:10-11

Atos 15:10-11 - Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
AGORA, POIS, POR QUE TENTAIS A DEUS. Pedro foi forte em sua defesa da fé dos gentios, mostrando aos oponentes de Paulo e Barnabé que suas exigências eram desnecessárias, e que o bastante era a fé genuína em Cristo Jesus e em sua obra poderosa de redenção. Com estas palavras Pedro faz com que os legalistas entendessem que estavam trabalhando contra a vontade de Deus, e muito mais do que isto, estavam tentando a Deus, Ele que nesta nova aliança chamou os gentios. PONDO SOBRE A CERVIS DOS DISCÍPULOS. Ao chamar os gentios convertidos ao cristianismo de discípulos, Pedro estava lhes colocando em pé de igualdade com os judeus convertidos a Cristo. Ao mesmo tempo, o apóstolo estava lembrando aos legalistas de Jerusalém, que não sabemos quem realmente eram, que os gentios eram muito mais fracos em termos de fé do que os judeus e que não suportavam o julgo. UM JULGO QUE. Usando uma linguagem própria para aquela época e para a audiência que estava se dando naquele momento, Pedro quis dizer aos oponentes de Paulo e de Barnabé que a lei de Moisés com suas exigências e práticas ritualísticas, cerimoniais e pragmáticas era um peso muito grande para ser posta sobre os ombros dos gentios convertidos ao cristianismo, eles, os gentios, que nem conheciam os estatutos da lei. NEM NOSSOS PAIS NEM NÓS SUPORTAMOS? Pedro estava falando verdades que devem ter caído como uma bomba na cabeça dos seus oponentes, e pode até ter suado como uma grave acusação contra os judeus. Mas a realidade é que nem mesmo os mais ortodoxos dos judeus tiveram condições de guardarem as exigências impraticáveis da legislação de Moisés, bem como os cristãos legalistas também. MAS CREMOS QUE SEREMOS SALVOS. Este versículo do Novo Testamento encerra uma das grandes verdades e revelações fundamentais quanto ao plano de salvação de Deus para a humanidade, por meio de Cristo Jesus. Pedro estava esclarecendo diante dos cristãos legalistas de Jerusalém que a salvação não era por intermédio da circuncisão, nem muito menos pela capacidade de alguém guarda a legislação de Moisés, porque se a salvação fosse pelo que pensavam os legalistas, seria impossível. PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO. A graça é um favor não merecido, de forma que a salvação de todos que estavam presentes naquela grande reunião, que pode ser chamada de primeiro concílio apostólico, dependia exclusivamente da graça de Cristo, ou seja, a salvação não depende de méritos pessoas de quem quer que seja, mas sim da obra de redenção já realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. COMO ELES TAMBÉM. Mais uma vez Pedro coloca os gentios convertidos a Cristo no mesmo nível dos judeus que haviam já aceito a Jesus de Nazaré como sendo o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras dos judeus. Esta graça de Cristo extrapolou os limites geográficos, os conceitos religiosos dos judeus e chegou a todos os povos do mundo, como cumprimento das promessas preciosas de Deus aos gentios.

Atos 15:8-9

Atos 15:8-9 - E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós. E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
E DEUS, QUE CONHECE OS CORAÇÕES. Este testemunho da parte de Pedro foi importante, porque se não resolveu o problema do legalismo nas igrejas gentílicas, mas pelos menos amenizou a carta da lei de Moisés sobre seus ombros. Nesta sua colocação Pedro tenta neutralizar os conceitos humanos dos legalistas, colocando na conta de Deus o fato de que o Senhor conhece o mais íntimo dos seres humanos, e se o Criador decidiu aceitar os gentios como membros da igreja de Cristo, ponto final. LHES DEU TESTEMUNHO. São muitas as profecias proferidas pelos profetas e homens de Deus da antiga dispensação em que o Senhor prometeu que os demais povos do mundo, chamados pelos judeus de gentios, participariam de suas alianças no futuro. Já no que diz respeito a uma delas que todos os judeus conheciam muito bem era aquela que Deus falou com seu amigo Abraão, que todas as nações seriam abençoadas nele. DANDO-LHES O ESPÍRITO SANTO. Não há dúvida que Pedro se refere ao que aconteceu com o gentio Cornélio, seus familiares e conhecidos, quanto Pedro foi enviado pelo Espírito Santo para pregar o evangelho a eles. Atos 10:44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Pedro se baseava em sua própria experiência, que foi dada pelo próprio Deus. ASSIM COMO TAMBÉM A NÓS. Já neste caso, é possível que o apóstolo Pedro se refira ao grande dia de Pentecostes, em que os judeus convertidos ao cristianismo foram cheios do Espírito Santo. Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Em ambos os casos Pedro esteve presente, diferente dos cristãos legalistas. E NÃO FEZ DIFERENÇA ALGUMA. O mesmo que aconteceu no dia de Pentecostes com todos que faziam parte da igreja matriz de Jerusalém, foi exatamente o mesmo que aconteceu com Cornélio, seus familiares e amigos, que também foram cheios do Espírito santo. Atos 10:45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Deus deu aos gentios o mesmo testemunho dos judeus. ENTRE ELES E NÓS. Em se tratando do judaísmo, os judeus se consideravam superiores a todos os povos do mundo. Em se tratando do cristianismo primitivo, os cristãos de Jerusalém, os chamados cristãos legalistas do mesmo modo se julgavam superiores aos gentios convertidos ao cristianismo. Mas em seu argumento de defesa em favor dos gentios, Pedro foi direto em afirma que, diante de Deus todos são iguais. PURIFICANDO SEUS CORAÇÕES PELA FÉ. Dentro das páginas do Novo Testamento fica bem claro que de acordo com a nova aliança da graça de Deus, o mais importante não é a nacionalidade, a raça ou o tipo de ritualismo religioso, mais sem a fé que alguém exerce de verdade em Cristo Jesus. O judaísmo exigia méritos pessoas dos seus seguidores, o que ninguém pode fazer, o Cristianismo motiva a fé verdadeira em Jesus.

Atos 15:7

Atos 15:7 - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E, HAVENDO GRANDE CONTENDA. Paulo e Barnabé foram firmes em seus propósitos em defenderem o evangelho da incircuncisão, mesmo que para tanto tivessem que enfrentar a tudo e a todos. Os missionários estavam envolvidos até o pescoço e por muito tempo com os gentios convertidos ao cristianismo, e eles sabiam que não havia nenhuma condição de os gentios guardarem a lei de Moisés, coisa esta que nem mesmo os judeus mais ortodoxos estavam conseguindo, por isso lutavam por eles. LEVONTOU-SE PEDRO E DESSE-LHES. É perceptível que desde o momento da conversão de Saulo de Tarso que havia da parte de Pedro uma positiva simpatia em dar apoio ao ministério de Paulo. Não sabemos por que o apóstolo Pedro não conseguiu introduzir no meio do grupo apostólico a Paulo, talvez houvesse a resistência dos demais. A realidade é que por Pedro, Paulo tinha ficado em Jerusalém. HOMENS IRMÃOS, BEM SABEIS JÁ HÁ MUITO TEMPO. Entre os líderes cristãos de Jerusalém era de comum acordo que Pedro fosse o coordenador de evangelismo, não somente dos judeus, mais também dos gentios. Não era de hoje que Pedro já havia sido designado pelos demais apóstolos para que ele ficasse responsável pelas campanhas evangelísticas rumo aos povos que ainda não haviam se convertido. DEUS ME ELEGEU DENTRE NÓS. Percebe-se que Pedro neste momento não inclui a pessoa de Paulo, ele que não fazia parte da igreja matriz de Jerusalém, até porque tudo indica que Pedro não tinha conhecimento pleno do gigante que era Paulo em trabalhos e campanhas de evangelização no mundo gentílico. Porem, como Pedro se dirige aos líderes de Jerusalém ele fala em “dentre nós”, se referindo aos seus pares. PARA QUE OS GENTIOS OUVISSEM DA MINHA BOCA. Não há dúvida que o apóstolo Pedro também se reporta ao fato de que ele foi enviado como missionário as partes de Lida (Atos 9:32) como também de Jope (Atos 10:8) e ainda em Cesaréia (Atos 10:1), em que Pedro pregou o evangelho em toda aquela região, tendo depois voltado para Jerusalém com o testemunho da conversão de muitos gentios ao cristianismo. A PALAVRA DO EVANGELHO. Parece que Pedro não distinguia o que era o evangelho da circuncisão do evangelho da incircuncisão. Já Paulo sabia exatamente o que era o evangelho da circuncisão, bem como o evangelho da incircuncisão. Gálatas 2:7 - Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão. Seja como for, Pedro fala da mensagem de salvação. O evangelho da circuncisão era para os judeus e o da incircuncisão para os gentios. E CRESSEM. Na mente de Pedro, assim como os seus companheiros de ministério tinham conhecimento, o apóstolo já vinha dando provas de que tinha habilidade para pregar o evangelho de Cristo Jesus. Não são todos os servos de Cristo quem tem a chamado para pregar o evangelho das boas novas de Cristo para quem ainda não segue os caminhos da palavra de Deus. Ser um verdadeiro evangelista é dom de Deus.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:5-6

Atos 15:5-6 - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
ALGUNS, PORÉM. Até o momento, as perseguições que já haviam surgido vinham de fora da comunidade cristã, mas agora, alguns, movidos pelo espírito de inveja e querendo dominar os gentios ao bel prazer se levantaram contra Paulo e Barnabé, e principalmente para a igreja do Senhor Jesus no mundo gentílico. O motivo porque Paulo e Barnabé estavam em Jerusalém era uma disputa sobre os mesmos assuntos, já em Jerusalém se levanta outro grupo contra os gentios sem falar nos líderes legalistas. DA SEITA DOS FARISEUS. Na realidade, o tradicional judaísmo dos filhos de Israel já não era o mesmo em termos de unidade. Depois dos cativeiros assírio e babilônico, houve um esfacelamento do judaísmo com várias seitas, entre elas as mais conhecidas eram: os fariseus, os saduceus, os escribas, os herodianos, os zelotes, os essênios e etc. Os fariseus aceitavam como Cânon as Escrituras que hoje é a bíblia protestante. QUE HAVIAM CRIDO. Já na época do Senhor Jesus, muitos dos fariseus chegaram a crer que Jesus era de fato o Messias prometido por Deus, em comprimento as antigas profecias a seu respeito. Outros tantos chegaram a crer pelo testemunho dos apóstolos e líderes da igreja primitiva, mas eles tentavam conciliar os novos elementos do evangelho de Cristo com a circuncisão e com tudo o mais da legislação de Moisés. SE LEVANTARAM, DIZENDO QUE ERA MISTER CIRCUNCIDÁ-LOS. Enquanto Paulo e Barnabé tiveram que trabalhar muito nos campos missionários, chegando a enfrentarem perseguições, e no caso de Paulo, quase que fora morto. Estes homens que nada fizeram para que os gentios se convertessem, mas eles queriam mandar na vida dos novos convertidos a Cristo. A questão crucial era justamente a circuncisão. E MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS. A própria circuncisão, gerava automaticamente nos que fossem circuncidados, a obrigação de guardarem toda a lei de Moisés, porque os judeus ou prosélitos do judaísmo ficavam debaixo de maldição se fossem circuncidados mais não se submetessem aos mandamentos da legislação de Moisés. Já para Paulo, essa questão anulava a obra redentora de Cristo. CONGREGARAM-SE, POIS, OS APÓSTOLOS. Ainda quando na terra exercendo seu ministério o Senhor Jesus deu a entender que os apóstolos seriam seus sucessores no tocante a obra de sua igreja. Por isso que as questões mais controvertidas em assuntos de doutrinas do cristianismo tinha que passar pelo crivo dos apóstolos de Cristo Jesus. Estes apóstolos conviveram e serviram pessoalmente a Cristo em seu ministério. E OS ANCIÃOS PARA CONSIDERAR ESTE ASSUNTO. No que diz respeito às principais lideranças da igreja do primeiro século, os apóstolos eram os mais importantes, incluído Paulo no mundo gentílico, mas em segundo lugar eram os presbíteros. Há quem diga que, no caso de Jerusalém estes presbíteros eram na sua grande maioria o grupo dos setenta discípulos que Cristo designou em campanha de evangelização. Em linhas gerais estes presbíteros eram lideranças locais de cada comunidade cristã.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...