sábado, 12 de junho de 2021

Atos 15:14-15

Atos 15:14-15 - Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito.
SIMÃO. Este era o nome próprio de Pedro, que por sua vez quer dizer Simeão, que era um nome comum entre os hebreus. Simão foi chamado por Cristo, Marcos 1:16-18 - E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. Jesus lhe deu um apelido Marcos 3:16 - A Simão, a quem pôs o nome de Pedro. Ele era amigo de Jesus. RELATOU COMO PRIMEIRAMENTE DEUS. Nesta sua colocação, Tiago externa o seu respeito a pessoa de Pedro que era um companheiro de ministério, e que prestou um grande serviço a Cristo durante o seu ministério. Tiago se reporta ao discurso de Pedro em que ele fala da sua experiência que teve na casa de Cornélio em que Deus deu testemunho de que a salvação também era para os gentios os enchendo do Espírito. VISITOU OS GENTIOS. É provável que ha tempos passados o próprio Pedro tivesse dúvida que o cristianismo alcançasse também as demais nações do mundo ou povos pagãos ou gentios. Mas quando ele ainda estava em missão na cidade de Jope, Deus lhe concedeu uma visão em que lhe mostrou um objeto como um lençol cheio de animais de todos os tipos e mandou que ele comesse, isso mudou seu conceito. PARA TOMAR DELES UM POVO PARA O SEU NOME. Verdade é que nem todos os povos correspondem ao chamado de Deus para dentro da igreja remida de Cristo, mas Tiago se refere a todos aqueles que dentre todas as nações se convertem ao verdadeiro cristianismo. Hoje a igreja de Cristo está espalhada por todas as nações do mundo em cumprimento a esta palavra que foi proferida por Tiago e escrita por Lucas. E COM ISSO CONCORDAM. Ninguém tem o direito de dizer que Tiago, irmão do Senhor Jesus não tenha se convertido de verdade ao cristianismo, mas tudo indica que ele ficou como que preso a determinadas regras da legislação de Moisés. Não há dúvida que ele era profundamente conhecedor das leis e dos costumes religiosos dos judeus, mas que neste momento foi iluminado por Deus em defesa dos gentios. AS PALAVRAS DOS PROFETAS. Os apóstolos e líderes da igreja primitiva, neste momento, ainda não contavam com o Cânon do Novo Testamento completo para ser usado em defesa da nova religião de Cristo. Por isso que os pregadores e escritores do Nono Testamento se utilizavam quase sempre das Escrituras mais antigas dos hebreus para comprovarem de que tudo que estava acontecendo era coisa de Deus. COMO ESTÁ ESCRITO. Encontramos esta frase por dezenas de vezes nas páginas do Novo Testamento em que os líderes do cristianismo davam autoridade as suas pregações, ensinos ou escritos, baseados nas Escrituras Sagradas dos judeus. Esse método era mais utilizado quando os ouvintes ou leitores eram pessoas que faziam parte do tradicional judaísmo, porque dificilmente um judeu discordava daquilo que fazia parte dos seus documentos de cunho religioso. O cristianismo é direto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...