sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:8-9

Atos 15:8-9 - E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós. E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
E DEUS, QUE CONHECE OS CORAÇÕES. Este testemunho da parte de Pedro foi importante, porque se não resolveu o problema do legalismo nas igrejas gentílicas, mas pelos menos amenizou a carta da lei de Moisés sobre seus ombros. Nesta sua colocação Pedro tenta neutralizar os conceitos humanos dos legalistas, colocando na conta de Deus o fato de que o Senhor conhece o mais íntimo dos seres humanos, e se o Criador decidiu aceitar os gentios como membros da igreja de Cristo, ponto final. LHES DEU TESTEMUNHO. São muitas as profecias proferidas pelos profetas e homens de Deus da antiga dispensação em que o Senhor prometeu que os demais povos do mundo, chamados pelos judeus de gentios, participariam de suas alianças no futuro. Já no que diz respeito a uma delas que todos os judeus conheciam muito bem era aquela que Deus falou com seu amigo Abraão, que todas as nações seriam abençoadas nele. DANDO-LHES O ESPÍRITO SANTO. Não há dúvida que Pedro se refere ao que aconteceu com o gentio Cornélio, seus familiares e conhecidos, quanto Pedro foi enviado pelo Espírito Santo para pregar o evangelho a eles. Atos 10:44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Pedro se baseava em sua própria experiência, que foi dada pelo próprio Deus. ASSIM COMO TAMBÉM A NÓS. Já neste caso, é possível que o apóstolo Pedro se refira ao grande dia de Pentecostes, em que os judeus convertidos ao cristianismo foram cheios do Espírito Santo. Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Em ambos os casos Pedro esteve presente, diferente dos cristãos legalistas. E NÃO FEZ DIFERENÇA ALGUMA. O mesmo que aconteceu no dia de Pentecostes com todos que faziam parte da igreja matriz de Jerusalém, foi exatamente o mesmo que aconteceu com Cornélio, seus familiares e amigos, que também foram cheios do Espírito santo. Atos 10:45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Deus deu aos gentios o mesmo testemunho dos judeus. ENTRE ELES E NÓS. Em se tratando do judaísmo, os judeus se consideravam superiores a todos os povos do mundo. Em se tratando do cristianismo primitivo, os cristãos de Jerusalém, os chamados cristãos legalistas do mesmo modo se julgavam superiores aos gentios convertidos ao cristianismo. Mas em seu argumento de defesa em favor dos gentios, Pedro foi direto em afirma que, diante de Deus todos são iguais. PURIFICANDO SEUS CORAÇÕES PELA FÉ. Dentro das páginas do Novo Testamento fica bem claro que de acordo com a nova aliança da graça de Deus, o mais importante não é a nacionalidade, a raça ou o tipo de ritualismo religioso, mais sem a fé que alguém exerce de verdade em Cristo Jesus. O judaísmo exigia méritos pessoas dos seus seguidores, o que ninguém pode fazer, o Cristianismo motiva a fé verdadeira em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...