sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:12-13

Atos 15:12-13 - Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me.
ENTÃO TODA A MULTIDÃO SE CALOU. A intervenção de Pedro foi fundamental no que diz respeito a convencer aos cristãos legalistas, entre eles alguns fariseus que haviam aceito a fé cristã, que os gentios mereciam um tratamento diferenciado dos judeus, quanto as suas crenças e práticas do cristianismo. Não havia mais argumentos por parte dos opositores para que o embate pudesse ter continuidade contra os gentios. E ESCUTAVA A BARNABÉ E A PAULO. Depois do sermão de Pedro, Barnabé e Paulo retoma seus testemunhos, testificando e fazendo seus relatórios de quanto estiveram em missão por várias cidades e lugares pregando as boas novas de Cristo. Neste momento, o Dr. Lucas faz questão em colocar o nome de Barnabé antes do de Paulo, porque em Jerusalém Barnabé era mais aceito pelos apóstolos do que Saulo de Tarso. QUE CONTAVAM QUÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS. Não temos como descobrir o por que o escritor deste livro não registrou os muitos sinais e prodígios que Deus realizou por intermédio de Barnabé e Paulo nos campos missionários. Mas podemos conjecturar que ao se referir a sinais e prodígios, os missionários se referiam sim, em primeiro lugar a salvação de vidas para o reino de Cristo, esse que é o grande milagre. QUE DEUS HAVIA FEITO. Barnabé o Paulo davam testemunho em reconhecimento que eles eram apenas instrumentos da graça divina, mas quem realmente realizava os prodígios e sinais era o Deus Todo-poderoso, Criador dos céus, da terra, do mar e de tudo que neles há. Lidar com os dons espirituais e com a virtude do Espírito Santo não é nada fácil, porque as pessoas podem se vangloriar que o poder e seu e não de Deus. POR MEIO DELES ENTRE OS GENTIOS. Muitos pregadores, ministros do evangelho, cantores e oradores tem estragado seus ministério por não saber administrar os dons do Espírito Santo. No caso de Barnabé e Paulo, eles tiveram o cuidado e a sabedoria de atribuir a Deus as maravilhas que foram efetuadas por intermédio deles. O Deus de amor, bondade e misericórdia tinha interesse em salvar aos gentios por sua promessa. E HAVENDO-SE ELES CALADO, TOMOU TIAGO A PALAVRA. Há vários personagens por nome de Tiago nas páginas do Novo Testamento, mas este Tiago citado por Lucas é o mesmo que aparece em (Atos 12:17), que era irmão de Jesus. Quase todos os comentaristas concordam que Tiago, irmão de Jesus por parte de sua mãe era o líder principal da igreja matriz de Jerusalém, ele que se converteu depois da ressurreição de Jesus. Ele teve a capacidade de ouvir a Pedro, a Barnabé e a Paulo, agora era sua vez. DIZENDO: HOMENS IRMÃOS, OUVIME. Apesar de ser uma das principais lideranças da igreja de Cristo em Jerusalém, mas Tiago começa sua fala com humildade ao tratar os seus ouvintes de irmãos, o que representava igualdade dele para com os demais. Tiago ouviu pacientemente aos que faziam suas defesas, e apresentavam seus argumentos, mas agora ele precisava dar o seu aval e trazer a solução ao impasse ali imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...