sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:7

Atos 15:7 - E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E, HAVENDO GRANDE CONTENDA. Paulo e Barnabé foram firmes em seus propósitos em defenderem o evangelho da incircuncisão, mesmo que para tanto tivessem que enfrentar a tudo e a todos. Os missionários estavam envolvidos até o pescoço e por muito tempo com os gentios convertidos ao cristianismo, e eles sabiam que não havia nenhuma condição de os gentios guardarem a lei de Moisés, coisa esta que nem mesmo os judeus mais ortodoxos estavam conseguindo, por isso lutavam por eles. LEVONTOU-SE PEDRO E DESSE-LHES. É perceptível que desde o momento da conversão de Saulo de Tarso que havia da parte de Pedro uma positiva simpatia em dar apoio ao ministério de Paulo. Não sabemos por que o apóstolo Pedro não conseguiu introduzir no meio do grupo apostólico a Paulo, talvez houvesse a resistência dos demais. A realidade é que por Pedro, Paulo tinha ficado em Jerusalém. HOMENS IRMÃOS, BEM SABEIS JÁ HÁ MUITO TEMPO. Entre os líderes cristãos de Jerusalém era de comum acordo que Pedro fosse o coordenador de evangelismo, não somente dos judeus, mais também dos gentios. Não era de hoje que Pedro já havia sido designado pelos demais apóstolos para que ele ficasse responsável pelas campanhas evangelísticas rumo aos povos que ainda não haviam se convertido. DEUS ME ELEGEU DENTRE NÓS. Percebe-se que Pedro neste momento não inclui a pessoa de Paulo, ele que não fazia parte da igreja matriz de Jerusalém, até porque tudo indica que Pedro não tinha conhecimento pleno do gigante que era Paulo em trabalhos e campanhas de evangelização no mundo gentílico. Porem, como Pedro se dirige aos líderes de Jerusalém ele fala em “dentre nós”, se referindo aos seus pares. PARA QUE OS GENTIOS OUVISSEM DA MINHA BOCA. Não há dúvida que o apóstolo Pedro também se reporta ao fato de que ele foi enviado como missionário as partes de Lida (Atos 9:32) como também de Jope (Atos 10:8) e ainda em Cesaréia (Atos 10:1), em que Pedro pregou o evangelho em toda aquela região, tendo depois voltado para Jerusalém com o testemunho da conversão de muitos gentios ao cristianismo. A PALAVRA DO EVANGELHO. Parece que Pedro não distinguia o que era o evangelho da circuncisão do evangelho da incircuncisão. Já Paulo sabia exatamente o que era o evangelho da circuncisão, bem como o evangelho da incircuncisão. Gálatas 2:7 - Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão. Seja como for, Pedro fala da mensagem de salvação. O evangelho da circuncisão era para os judeus e o da incircuncisão para os gentios. E CRESSEM. Na mente de Pedro, assim como os seus companheiros de ministério tinham conhecimento, o apóstolo já vinha dando provas de que tinha habilidade para pregar o evangelho de Cristo Jesus. Não são todos os servos de Cristo quem tem a chamado para pregar o evangelho das boas novas de Cristo para quem ainda não segue os caminhos da palavra de Deus. Ser um verdadeiro evangelista é dom de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...