sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atos 15:10-11

Atos 15:10-11 - Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
AGORA, POIS, POR QUE TENTAIS A DEUS. Pedro foi forte em sua defesa da fé dos gentios, mostrando aos oponentes de Paulo e Barnabé que suas exigências eram desnecessárias, e que o bastante era a fé genuína em Cristo Jesus e em sua obra poderosa de redenção. Com estas palavras Pedro faz com que os legalistas entendessem que estavam trabalhando contra a vontade de Deus, e muito mais do que isto, estavam tentando a Deus, Ele que nesta nova aliança chamou os gentios. PONDO SOBRE A CERVIS DOS DISCÍPULOS. Ao chamar os gentios convertidos ao cristianismo de discípulos, Pedro estava lhes colocando em pé de igualdade com os judeus convertidos a Cristo. Ao mesmo tempo, o apóstolo estava lembrando aos legalistas de Jerusalém, que não sabemos quem realmente eram, que os gentios eram muito mais fracos em termos de fé do que os judeus e que não suportavam o julgo. UM JULGO QUE. Usando uma linguagem própria para aquela época e para a audiência que estava se dando naquele momento, Pedro quis dizer aos oponentes de Paulo e de Barnabé que a lei de Moisés com suas exigências e práticas ritualísticas, cerimoniais e pragmáticas era um peso muito grande para ser posta sobre os ombros dos gentios convertidos ao cristianismo, eles, os gentios, que nem conheciam os estatutos da lei. NEM NOSSOS PAIS NEM NÓS SUPORTAMOS? Pedro estava falando verdades que devem ter caído como uma bomba na cabeça dos seus oponentes, e pode até ter suado como uma grave acusação contra os judeus. Mas a realidade é que nem mesmo os mais ortodoxos dos judeus tiveram condições de guardarem as exigências impraticáveis da legislação de Moisés, bem como os cristãos legalistas também. MAS CREMOS QUE SEREMOS SALVOS. Este versículo do Novo Testamento encerra uma das grandes verdades e revelações fundamentais quanto ao plano de salvação de Deus para a humanidade, por meio de Cristo Jesus. Pedro estava esclarecendo diante dos cristãos legalistas de Jerusalém que a salvação não era por intermédio da circuncisão, nem muito menos pela capacidade de alguém guarda a legislação de Moisés, porque se a salvação fosse pelo que pensavam os legalistas, seria impossível. PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO. A graça é um favor não merecido, de forma que a salvação de todos que estavam presentes naquela grande reunião, que pode ser chamada de primeiro concílio apostólico, dependia exclusivamente da graça de Cristo, ou seja, a salvação não depende de méritos pessoas de quem quer que seja, mas sim da obra de redenção já realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. COMO ELES TAMBÉM. Mais uma vez Pedro coloca os gentios convertidos a Cristo no mesmo nível dos judeus que haviam já aceito a Jesus de Nazaré como sendo o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras dos judeus. Esta graça de Cristo extrapolou os limites geográficos, os conceitos religiosos dos judeus e chegou a todos os povos do mundo, como cumprimento das promessas preciosas de Deus aos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...