quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atos 15:5-6

Atos 15:5-6 - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
ALGUNS, PORÉM. Até o momento, as perseguições que já haviam surgido vinham de fora da comunidade cristã, mas agora, alguns, movidos pelo espírito de inveja e querendo dominar os gentios ao bel prazer se levantaram contra Paulo e Barnabé, e principalmente para a igreja do Senhor Jesus no mundo gentílico. O motivo porque Paulo e Barnabé estavam em Jerusalém era uma disputa sobre os mesmos assuntos, já em Jerusalém se levanta outro grupo contra os gentios sem falar nos líderes legalistas. DA SEITA DOS FARISEUS. Na realidade, o tradicional judaísmo dos filhos de Israel já não era o mesmo em termos de unidade. Depois dos cativeiros assírio e babilônico, houve um esfacelamento do judaísmo com várias seitas, entre elas as mais conhecidas eram: os fariseus, os saduceus, os escribas, os herodianos, os zelotes, os essênios e etc. Os fariseus aceitavam como Cânon as Escrituras que hoje é a bíblia protestante. QUE HAVIAM CRIDO. Já na época do Senhor Jesus, muitos dos fariseus chegaram a crer que Jesus era de fato o Messias prometido por Deus, em comprimento as antigas profecias a seu respeito. Outros tantos chegaram a crer pelo testemunho dos apóstolos e líderes da igreja primitiva, mas eles tentavam conciliar os novos elementos do evangelho de Cristo com a circuncisão e com tudo o mais da legislação de Moisés. SE LEVANTARAM, DIZENDO QUE ERA MISTER CIRCUNCIDÁ-LOS. Enquanto Paulo e Barnabé tiveram que trabalhar muito nos campos missionários, chegando a enfrentarem perseguições, e no caso de Paulo, quase que fora morto. Estes homens que nada fizeram para que os gentios se convertessem, mas eles queriam mandar na vida dos novos convertidos a Cristo. A questão crucial era justamente a circuncisão. E MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS. A própria circuncisão, gerava automaticamente nos que fossem circuncidados, a obrigação de guardarem toda a lei de Moisés, porque os judeus ou prosélitos do judaísmo ficavam debaixo de maldição se fossem circuncidados mais não se submetessem aos mandamentos da legislação de Moisés. Já para Paulo, essa questão anulava a obra redentora de Cristo. CONGREGARAM-SE, POIS, OS APÓSTOLOS. Ainda quando na terra exercendo seu ministério o Senhor Jesus deu a entender que os apóstolos seriam seus sucessores no tocante a obra de sua igreja. Por isso que as questões mais controvertidas em assuntos de doutrinas do cristianismo tinha que passar pelo crivo dos apóstolos de Cristo Jesus. Estes apóstolos conviveram e serviram pessoalmente a Cristo em seu ministério. E OS ANCIÃOS PARA CONSIDERAR ESTE ASSUNTO. No que diz respeito às principais lideranças da igreja do primeiro século, os apóstolos eram os mais importantes, incluído Paulo no mundo gentílico, mas em segundo lugar eram os presbíteros. Há quem diga que, no caso de Jerusalém estes presbíteros eram na sua grande maioria o grupo dos setenta discípulos que Cristo designou em campanha de evangelização. Em linhas gerais estes presbíteros eram lideranças locais de cada comunidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...