domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:8

Atos 19:8 - E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.
E, ENTRANDO. Quando Paulo esteve de passagem pela cidade de Éfeso, não muito tempo atrás, ele começou um trabalho de evangelização dos judeus nesta cidade, pregando para eles o evangelho da circuncisão. Com a viagem de Paulo para a cidade de Jerusalém, porque ele foi passar a Páscoa judaica em Israel, apareceu em Éfeso o pregador Apolo, que deu continuidade a evangelização dos judeus. Agora, de volta, e tendo Apolo viajado para Corinto, Paulo retoma suas atividades com os judeus. NA SINAGOGA. É notório que o apóstolo dos gentios se deu muito bem com os seus compatriotas da cidade de Éfeso, ao ponto dos judeus tentarem convencê-lo a ficar mais tempo com eles. Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Permaneceu em Paulo o desejo de pregar ali. FALOU OUSADAMENTE. Talvez, Paulo não fosse tão eloquente quanto Apolo, mas podemos afirmar que ele era um pregador cheio do Espírito Santo, e com ousadia anunciava o plano da salvação de Deus por meio do evangelho poderoso das boas novas de Cristo e da graça de Deus. Deus encheu de sua graça o homem de Deus, que não lhe faltavam palavras em seus lábios para anunciar as coisas de Deus para todos. POR ESPAÇO DE TRÊS MESES. Não sabemos quanto tempo Apolo pregou na sinagoga dos judeus, mas certamente não foi tanto tempo quanto o apóstolo Paulo. Também não temos como dizer se estas pregações feitas por Paulo eram feitas todos os dias, mas podemos dizer que pelo menos uma vez por semana, principalmente nos dias de sábado, isso era possível, porque nos sábados era que os judeus cultuavam a Deus. DISPUTANDO. O evangelho pregado por Paulo aos judeus era um pouco diferente do evangelho pregado por eles aos gentios. O evangelho pregado aos gentios era o evangelho da incircuncisão. Já o evangelho pregado aos gentios era o evangelho da circuncisão, em que Paulo tentava mostrar aos seus compatriotas judeus, pelas suas Sagradas Escrituras, que Jesus Cristo era o Messias prometido por Deus. É possível que durante a pregação de Paulo, os judeus pudessem fazer perguntas e Paulo respondia. E PERSUADINDO-OS. Não muito tempo atrás, na cidade de Corinto, Paulo foi tão perseguido pelos judeus, que ele chegou a dizer que não mais pregava o evangelho da circuncisão para seus compatriotas judeus. Atos 18:6 - Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios. Mas parece que mudou de opinião. ACERCA DO REINO DE DEUS. João Batista apareceu com essa mensagem. Mateus 3:2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Jesus também pregou sobre o reino de Deus. Marcos 1:14-15 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Paulo também pregava sempre sobre o governo de Deus sobre a vida das pessoas.

Atos 19:5-7

Atos 19:5-7 - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.
E OS QUE OUVIRAM FORAM BATIZADOS. No versículo anterior o apóstolo Paulo dá uma explicação aos irmãos de Éfeso, que o batismo de João tinha como finalidade mostrar a necessidade de um verdadeiro arrependimento. Feita tal explicação, os próprios ouvintes de Paulo sentiram a necessidade de serem batizados com o batismo ensinado por Cristo. Os ouvintes de Paulo, da cidade de Éfeso, já eram batizados no batismo de João, mas Paulo aceitou que fossem batizados em nome do Senhor Jesus. EM NOME DO SENHOR JESUS. Há certas diferenças do batismo aplicado por João Batista e do batismo cristão. Quando se diz que o batismo cristão é em nome do Senhor Jesus, isso significava dizer que, quem estava realizando o ato do batismo devia assim fazer, conforme Jesus ordenou em Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. E IMPONDO-LHES PAULO AS MÃOS. Até mesmo as religiões pagãs praticam a imposição de mãos como transmissão de alguma virtude do líder religioso para seus adeptos. No judaísmo, essa pratica também era realizada pelos líderes religiosos de Israel com o mesmo objetivo. Já dentro do tempo do cristianismo, a imposição das mãos como transmissão de virtude era uma prática comum entre os líderes da igreja. VEIO SOBRE ELES O ESPÍRITO SANTO. Pelo que nós temos neste texto, podemos assimilar que Paulo era um homem cheio do Espírito Santo, porque se a imposição de mãos era uma crença de transmissão de virtude de alguém para outro, como Paulo estava cheio do Espírito Santo, ele transmitiu para os irmãos o poder do Espírito Santo de Deus. A realidade é que a igreja vive a dispensação do Espírito Santo em plenitude. E FALARAM LINGUAS. Isso aconteceu no dia de pentecostes, Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Também aconteceu com Pedro na casa de Cornélio, Atos 10:44,46 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. E PROFETIZARAM. Na promessa que Deus fez por meio de Joel, havia a predição que aqueles que fossem cheios do Espírito Santo seriam profetas de Deus. Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Portanto, o dom profético acompanhava o enchimento do Espírito Santo de Deus, dom este que passou a ser considerado como um ministério na igreja primitiva. E ESTES ERAM, AO TODO, UNS DOZE HOMENS. Há quem defenda que na cidade de Éfeso houve um segundo dia de pentecostes, sendo que em Jerusalém havia em torno de cento e vinte irmãos, e neste momento, haviam apenas doze. Este fato mudou a história da cidade de Éfeso, porque estes irmãos cheios do Espírito Santo incendiaram este lugar com a pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus, como em Jerusalém.

Atos 19:4

Atos 19:4 - Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
MAS PAULO DISSE. Não temos como saber se Paulo teve a oportunidade de ver som seus próprios olhos os trabalhos de pregação e ação feitos pelo precursor de Cristo, João Batista, até porque, o pregador do deserto chamou a atenção em sua época de todo o Israel, por meio de suas pregações fortes, apesar de serem realizadas no deserto. Como Paulo já estava a muitos anos no caminho do evangelho, temos a certeza que ele conhecia muito bem tudo que envolvia as coisas da igreja de Cristo. CERTEMENTE JOÃO BATIZOU. No judaísmo, os judeus eram circuncidados, os meninos ao oitavo dia do seu nascimento, como um ato também de purificação. Já no que diz respeito aos prosélitos do judaísmo, ou seja, quando um gentio queria ser seguidor do judaísmo, ele era submetido a um tipo de batismo de purificação. No caso de João Batista, ele apareceu no deserto da Judéia e batizava os seus ouvintes no rio Jordão. COM O BATISMO DO ARREPENDIMENTO. Um verdadeiro arrependimento é o primeiro passo para quem deseja ingressar na vida cristã. João Batista, como precursor de Jesus Cristo, pregava e praticava o batismo, como sinal de mudança de vida, transformação do caráter e da personalidade, mais principalmente, mostrando aos filhos de Israel, que eles precisavam experimentar um o novo tempo da graça divina. DIZENDO AO POVO QUE CRESSE. Há quem diga que na cidade de Éfeso havia uma seita dos batistas. Pode até ser que alguém se tornasse discípulo de batista, por não entender sua mensagem. Porque na verdade, o próprio João Batista deu a entender que ele não era o Cristo, mas ele pregava que os seus ouvintes cressem naquele que estava para surgir em Israel, que era o Messias prometido por Deus em suas profecias. NO QUE APÓS ELE. Quando pregava o evangelho do reino de Deus, João Batista já anunciava que depois dele viria um que era mais poderoso do que ele. Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar, ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. João batista falava a respeito de Jesus. HAVIA DE VIR. João 1:15-17 - João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. A vida e o ministério do Senhor Jesus já era previsto por Deus em todas as antigas profecias messiânicas. ISTO É, EM JESUS CRISTO. A mensagem transmitida por João Batista, e confirmada por Paulo neste momento, conciliava todas as profecias sobre o Messias de Deus, ou seja, o Emanuel de Deus, Deus entre os homens para salvar os homens, com o homem Jesus de Nazaré, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, e Cristo é o sobrenome que fala da missão do Messias de Deus, como Profeta, Sacerdote e Rei.

Atos 19:2-3

Atos 19:2-3 - Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
DISSE-LHES: RECEBESTES VÓS JÁ. Da outra vez que Paulo havia passado muito rapidamente pela cidade de Éfeso, certamente não deu tempo para que ele ensinasse sobre o dom do Espírito Santo. No caso de Apolo, Lucas nos faz saber que ele era instruído no que diz respeito ao batismo ensinado por João Batista, e com isso, não tinha também ainda sido ensinado sobre o derramamento do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo. O “receber” o Espírito Santo” era ser batizado no Espírito Santo. O ESPÍRITO SANTO. Paulo se reporta aquela antiga promessa que Deus fez por intermédio de João 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. A mesma que se cumpriu em (Atos 2:1-4). QUANDO CRESTES? Quem é que está apto a receber o Espírito Santo? Aqueles que creem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, porque se tornam filhos de Deus. João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Estes mesmo que são filhos de Deus, Romanos 8:14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. E ELES DISSERAM-LHES: NÓS NEM AINDA OUVIMOS. Na verdade, a comunidade cristã que havia neste momento na cidade de Éfeso era bem novinha na fé, fruto da pregação que o próprio Paulo havia feito dias antes, quando de passagem rápida por essa cidade, bem como, os novos convertidos eram quase todos filhos na fé de Apolo, ele que ainda não estava preparado para ensinar sobre as doutrinas pentecostais. QUE HAJA ESPÍRITO SANTO. O Senhor Jesus havia dito para seus discípulos que eles ficassem em Jerusalém que seriam cheios do Espírito Santo, Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai, ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Essa mesmo promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, mas no mundo gentílico, este ensino era transmitido por Paulo também. PERGUNTOU-LHES ENTÃO: EM QUE SOIS BATIZADOS ENTÃO? Paulo ficou admirado que os discípulos de Éfeso não tivessem ouvido falar ainda sobre o batismo no Espírito Santo. Por isso que vem da parte do apóstolo esta outra pergunta muito importante: então em que sois batizados? Com isso, o apóstolo dos gentios mostra aos irmãos de Éfeso que era importante que eles pudessem participar do batismo do Espírito Santo. E ELES DISSERAM: NO BATISMO DE JOÃO. No capítulo anterior, falando sobre Apolo, Lucas diz que ele era instruído no batismo de João. Atos 18:25 - Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Assim sendo, os filhos na fé de Apolo foram apenas batizados no mesmo batismo que ensinava João batista, que era o batismo de arrependimento, que era o mesmo batismo cristão ou batismo em água.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 19:1

Atos 19:1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos.
E SUCEDEU QUE. O autor do livro de Atos vem seguindo o roteiro das viagens missionárias de Paulo, até mesmo sem fazer relatórios sobre as atividades da igreja matriz de Jerusalém. Já no final do capítulo anterior faz a inserção das atividades de Apolo como alguém que veio cooperar na obra de Deus em Éfeso e em Corinto, isso com a ausência de Paulo, por um curto período nestes lugares. Agora, Lucas retoma o assunto do ministério de Paulo, que ocupa grande parte do conteúdo deste livro. ENQUANTO APOLO. Antes de voltar a relatar sobre as atividades de Paulo em Éfeso, o escritor faz ainda referência sobre Apolo e suas atividades na cidade de Corinto. Apesar de não haver muitas referências nas páginas do Novo Testamento sobre Apolo, mas o que Lucas fala a respeito deste servo de Deus neste livro histórico, é o suficiente para nos ensinar que ele era um pregador aplicado ao estudo e ensino das Escrituras. ESTAVA EM CORINTO. É claro que a comunidade cristã na cidade de Corinto foi fundada por Paulo e seus cooperadores. Mas, com a ausência de Paulo nesta cidade, Deus enviou Apolo para dar continuidade à obra da igreja naquele lugar. Paulo afirma que ele plantou, e Apolo regou, reconhecendo a grande importância dos ensinos que Apolo transmitiu em Corinto, como o discipulado cristão para edificação da igreja. PAULO. O Dr. Lucas retoma o tema principal de seu livro, que era relatar as atividades do apóstolo dos gentios no seu ministério em prol do desenvolvimento da igreja cristã no seu primeiro século de existência. Falar sobre Paulo nas páginas do Novo Testamento é dizer que ele foi um desbravador de novos campos missionários, pregando o evangelho das boas novas de Cristo em praticamente todo o mundo da época. Podemos dizer que Paulo trabalhou mais que os apóstolos da igreja matriz. TENDO PASSADO POR TODAS AS REGIÕES SUPERIORES. Em síntese, podemos afirma que o apóstolo dos gentios levava consigo a missão de realizar suas campanhas evangelizadoras, principalmente para aquelas pessoas que ainda não conheciam ao Senhor Jesus. Mas, a esta altura dos acontecimentos, o apóstolo dos gentios também tinha consigo a preocupação com as igrejas já por ele fundadas em várias partes. CHEGOU A ÉFESO. Na realidade, Paulo retornou a Éfeso, onde desta vez ficou por aproximadamente três anos e meio, pregando o evangelho da graça de Deus e discipulando os novos convertidos. Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali, mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Paulo foi bem recebido nesta cidade. Esta cidade passou a ser um dos núcleos importante de evangelização da Ásia menor. E ACHANDO ALI ALGUNS DISCÍPULOS. Não muito tempo antes, quando o apóstolo havia passado em Éfeso, ele foi tão bem recebido pelos judeus, que solicitaram que ele ficasse mais tempo com eles. Provavelmente Paulo ganhou alguns discípulos para Jesus em sua primeira visita. O tempo que Apolo ficou em Éfeso deve também ter rendido saldo positivo para Cristo, por isso que Paulo encontrou ali alguns discípulos.

Atos 18:28

Atos 18:28 - Porque com grande poder, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.
PORQUE COM GRANDE PODER. Apolo era um poderoso pregador do evangelho da circuncisão, porque ele era um homem preparado por Deus para transmitir a sua gloriosa palavra. Os verdadeiros anunciadores das boas novas de Cristo são ungidos pelo Espírito Santo em suas mensagens, porque não pregam suas próprias ideologias, mas transmitem com ousadia os planos da salvação. O poder não se mede pela altura da voz do pregador, mais na penetração que sua mensagem faz nos corações. CONVENCIA PUBLICAMENTE. Há quem diga que ao chegar em uma nova cidade, Apolo convocava os judeus para um debate público, que se dava em praças públicas ou em lugares mais abertos para que houvesse uma grande concorrência de ouvintes. Com sua eloquência em falar e pelo conhecimento adquirido, este pregador não perdia nenhum debate, mais sempre convencia os judeus sobre seus pontos de vistas e teses. OS JUDEUS. Não há dúvida que o evangelho pregado por Apolo era o evangelho da circuncisão, diferente do evangelho pregado por Paulo para os gentios, que era o evangelho da incircuncisão. Desde João batista, passando por Jesus, o Messias, que este evangelho vinha sendo pregado para os filhos de Israel, até porque os judeus pensavam que a nova dispensação, assim como a lei de Moises, seria para os judeus. MOSTRANDO. Podemos netão imaginar que Apolo, como era profundamente conhecedor das literaturas religiosa dos judeus, ele deveria ter uma seleção de passagens do Velho testamento que falavam sobre o Messias de Deus e tudo que envolvia os elementos da nova dispensação da graça de Deus, que estavam se cumprindo nestes dias. Apenas pregar, não era suficiente, Apolo tinha que provar. PELAS ESCRITURAS. Nesta mesma época, para os judeus haviam três tipos de Escrituras, o que chamavam de Cânon. Para os judeus ortodoxos, as Escrituras deles eram apenas os cinco livros escritos por Moisés, os cinco primeiros livros da nossa bíblia. Existiam as Escrituras adotadas pelos fariseus, que passou a ser a bíblia adotada pelos evangélicos da atualidade. E existia o Cânon da dispersão, que é a bíblia adotada pelo império religioso de Roma. Talvez, Apolo usasse o último deles, o da dispersão. QUE JESUS. Em muitos casos, já nas páginas do Novo Testamento, o nome Jesus representa o homem, sobre o qual nos fala Paulo em Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ERA O CRISTO. No entanto, em muitos casos, a referência a Cristo para os judeus era a mesma coisa que o Messias tão esperado pelos hebreus. Mostrar nas escrituras que Jesus era o Cristo, era a mesma coisa que provar pelas Escrituras que o homem chamado Jesus era o Emanuel de Deus. Muitos dos judeus até acreditavam em Jesus como sendo um profeta, outros como sendo um filósofo. Mais eles, dificilmente acreditavam que Jesus era Deus entre os homens, ou seja, o Emanuel ou Messias.

Atos 18:27

Atos 18:27 - Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
E QUERENDO ELE. Apolo estava se dando bem como os judeus e com os convertidos a Cristo na cidade de Éfeso, porem, sentiu o desejo de levar as boas novas de Cristo em outras localidades, pois queria ser de alguma forma, missionário do reino de Cristo. Agora, muito mais instruído no caminho do evangelho das boas novas, porque Priscila e Áquila já o haviam ensinado, Apolo queria compartilhar dos seus dotes com mais pessoas. É sempre assim, o pregador do evangelho gosta de alcançar mais pessoas. PASSAR À ACAIA. Neste mesmo capítulo do livro de Atos, Lucas já havia escrito sobre a região da Acaia, da qual jurisdição fazia parte Corinto, que era governada pelo procônsul Gálio. Atos 18:12 - Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal. Foi desta forma e neste momento que Apolo começou seus trabalhos naquela região, e mais em Corinto. O ANIMARAM OS IRMÃOS. O desejo que Apolo tinha em seu coração de levar as boas novas de Cristo em outras localidades, e ser útil com o ensino das Escrituras em outras cidades chegou ao conhecimento dos irmãos de Éfeso. Prontamente, os irmãos deram total apoio ao projeto de Apolo o estimulando para que ele partisse para a Acaia, o que levou mais precisamente a cidade de Corinto como pregador e ensinador sábio. E ESCREVERAM AOS DISCÍPULOS. As cartas de recomendações enviadas pelas igrejas sobre seus representantes ou missionários era um costume daquela época, principalmente quando a pessoa enviada não era muito conhecida da igreja receptora. Neste caso, as lideranças cristãs da cidade de Éfeso estavam enviando com Apolo uma carta de recomendação assinada para que ele fosse recebido pelas igrejas da Acaia. QUE O RECEBERAM. Certamente, Apolo saiu de cidade em cidade pregando o evangelho de Cristo tanto para os judeus, porque este era um costume dos missionários, bem como para os gentios. Na cidade que já havia uma comunidade cristã, Apolo apresentava a carta de recomendação e era muito bem recebido pelos líderes locais e também pela igreja de Cristo. Todas as igrejas o receberam muito bem. O QUAL TENDE CHEGADO, APROVEITOU MUITO. Qualquer igreja gostaria de receber como visitante um pregador e ensinador como Apolo, ele que com maestria fazia a exposição das Escrituras. Naquela mesma época era uma raridade poder contar com a visita de um pregador por excelência como Apolo, por isso que ele passou a ser bem aproveitado pelas igrejas locais por onde passava, pregando e ensinando a palavra de Deus. Quem tem grande conhecimento da palavra de Deus deve receber todo apoio. AOS QUE PELA GRAÇA CRIAM. O escritor termina este versículo nos esclarecendo que Apolo se dedicou a campanhas de evangelização, pregando o evangelho das boas novas de Cristo, por meio das quais as pessoas acreditavam na sua mensagem. Mas também podemos perceber, ainda que de forma indireta, que Apolo também se dedicou muito nos trabalhos do discipulado cristão, com aqueles novos convertidos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...