sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:28

Atos 18:28 - Porque com grande poder, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.
PORQUE COM GRANDE PODER. Apolo era um poderoso pregador do evangelho da circuncisão, porque ele era um homem preparado por Deus para transmitir a sua gloriosa palavra. Os verdadeiros anunciadores das boas novas de Cristo são ungidos pelo Espírito Santo em suas mensagens, porque não pregam suas próprias ideologias, mas transmitem com ousadia os planos da salvação. O poder não se mede pela altura da voz do pregador, mais na penetração que sua mensagem faz nos corações. CONVENCIA PUBLICAMENTE. Há quem diga que ao chegar em uma nova cidade, Apolo convocava os judeus para um debate público, que se dava em praças públicas ou em lugares mais abertos para que houvesse uma grande concorrência de ouvintes. Com sua eloquência em falar e pelo conhecimento adquirido, este pregador não perdia nenhum debate, mais sempre convencia os judeus sobre seus pontos de vistas e teses. OS JUDEUS. Não há dúvida que o evangelho pregado por Apolo era o evangelho da circuncisão, diferente do evangelho pregado por Paulo para os gentios, que era o evangelho da incircuncisão. Desde João batista, passando por Jesus, o Messias, que este evangelho vinha sendo pregado para os filhos de Israel, até porque os judeus pensavam que a nova dispensação, assim como a lei de Moises, seria para os judeus. MOSTRANDO. Podemos netão imaginar que Apolo, como era profundamente conhecedor das literaturas religiosa dos judeus, ele deveria ter uma seleção de passagens do Velho testamento que falavam sobre o Messias de Deus e tudo que envolvia os elementos da nova dispensação da graça de Deus, que estavam se cumprindo nestes dias. Apenas pregar, não era suficiente, Apolo tinha que provar. PELAS ESCRITURAS. Nesta mesma época, para os judeus haviam três tipos de Escrituras, o que chamavam de Cânon. Para os judeus ortodoxos, as Escrituras deles eram apenas os cinco livros escritos por Moisés, os cinco primeiros livros da nossa bíblia. Existiam as Escrituras adotadas pelos fariseus, que passou a ser a bíblia adotada pelos evangélicos da atualidade. E existia o Cânon da dispersão, que é a bíblia adotada pelo império religioso de Roma. Talvez, Apolo usasse o último deles, o da dispersão. QUE JESUS. Em muitos casos, já nas páginas do Novo Testamento, o nome Jesus representa o homem, sobre o qual nos fala Paulo em Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ERA O CRISTO. No entanto, em muitos casos, a referência a Cristo para os judeus era a mesma coisa que o Messias tão esperado pelos hebreus. Mostrar nas escrituras que Jesus era o Cristo, era a mesma coisa que provar pelas Escrituras que o homem chamado Jesus era o Emanuel de Deus. Muitos dos judeus até acreditavam em Jesus como sendo um profeta, outros como sendo um filósofo. Mais eles, dificilmente acreditavam que Jesus era Deus entre os homens, ou seja, o Emanuel ou Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...