sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 19:1

Atos 19:1 - E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos.
E SUCEDEU QUE. O autor do livro de Atos vem seguindo o roteiro das viagens missionárias de Paulo, até mesmo sem fazer relatórios sobre as atividades da igreja matriz de Jerusalém. Já no final do capítulo anterior faz a inserção das atividades de Apolo como alguém que veio cooperar na obra de Deus em Éfeso e em Corinto, isso com a ausência de Paulo, por um curto período nestes lugares. Agora, Lucas retoma o assunto do ministério de Paulo, que ocupa grande parte do conteúdo deste livro. ENQUANTO APOLO. Antes de voltar a relatar sobre as atividades de Paulo em Éfeso, o escritor faz ainda referência sobre Apolo e suas atividades na cidade de Corinto. Apesar de não haver muitas referências nas páginas do Novo Testamento sobre Apolo, mas o que Lucas fala a respeito deste servo de Deus neste livro histórico, é o suficiente para nos ensinar que ele era um pregador aplicado ao estudo e ensino das Escrituras. ESTAVA EM CORINTO. É claro que a comunidade cristã na cidade de Corinto foi fundada por Paulo e seus cooperadores. Mas, com a ausência de Paulo nesta cidade, Deus enviou Apolo para dar continuidade à obra da igreja naquele lugar. Paulo afirma que ele plantou, e Apolo regou, reconhecendo a grande importância dos ensinos que Apolo transmitiu em Corinto, como o discipulado cristão para edificação da igreja. PAULO. O Dr. Lucas retoma o tema principal de seu livro, que era relatar as atividades do apóstolo dos gentios no seu ministério em prol do desenvolvimento da igreja cristã no seu primeiro século de existência. Falar sobre Paulo nas páginas do Novo Testamento é dizer que ele foi um desbravador de novos campos missionários, pregando o evangelho das boas novas de Cristo em praticamente todo o mundo da época. Podemos dizer que Paulo trabalhou mais que os apóstolos da igreja matriz. TENDO PASSADO POR TODAS AS REGIÕES SUPERIORES. Em síntese, podemos afirma que o apóstolo dos gentios levava consigo a missão de realizar suas campanhas evangelizadoras, principalmente para aquelas pessoas que ainda não conheciam ao Senhor Jesus. Mas, a esta altura dos acontecimentos, o apóstolo dos gentios também tinha consigo a preocupação com as igrejas já por ele fundadas em várias partes. CHEGOU A ÉFESO. Na realidade, Paulo retornou a Éfeso, onde desta vez ficou por aproximadamente três anos e meio, pregando o evangelho da graça de Deus e discipulando os novos convertidos. Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali, mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Paulo foi bem recebido nesta cidade. Esta cidade passou a ser um dos núcleos importante de evangelização da Ásia menor. E ACHANDO ALI ALGUNS DISCÍPULOS. Não muito tempo antes, quando o apóstolo havia passado em Éfeso, ele foi tão bem recebido pelos judeus, que solicitaram que ele ficasse mais tempo com eles. Provavelmente Paulo ganhou alguns discípulos para Jesus em sua primeira visita. O tempo que Apolo ficou em Éfeso deve também ter rendido saldo positivo para Cristo, por isso que Paulo encontrou ali alguns discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...