domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:8

Atos 19:8 - E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.
E, ENTRANDO. Quando Paulo esteve de passagem pela cidade de Éfeso, não muito tempo atrás, ele começou um trabalho de evangelização dos judeus nesta cidade, pregando para eles o evangelho da circuncisão. Com a viagem de Paulo para a cidade de Jerusalém, porque ele foi passar a Páscoa judaica em Israel, apareceu em Éfeso o pregador Apolo, que deu continuidade a evangelização dos judeus. Agora, de volta, e tendo Apolo viajado para Corinto, Paulo retoma suas atividades com os judeus. NA SINAGOGA. É notório que o apóstolo dos gentios se deu muito bem com os seus compatriotas da cidade de Éfeso, ao ponto dos judeus tentarem convencê-lo a ficar mais tempo com eles. Atos 18:19-20 - E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus. E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso. Permaneceu em Paulo o desejo de pregar ali. FALOU OUSADAMENTE. Talvez, Paulo não fosse tão eloquente quanto Apolo, mas podemos afirmar que ele era um pregador cheio do Espírito Santo, e com ousadia anunciava o plano da salvação de Deus por meio do evangelho poderoso das boas novas de Cristo e da graça de Deus. Deus encheu de sua graça o homem de Deus, que não lhe faltavam palavras em seus lábios para anunciar as coisas de Deus para todos. POR ESPAÇO DE TRÊS MESES. Não sabemos quanto tempo Apolo pregou na sinagoga dos judeus, mas certamente não foi tanto tempo quanto o apóstolo Paulo. Também não temos como dizer se estas pregações feitas por Paulo eram feitas todos os dias, mas podemos dizer que pelo menos uma vez por semana, principalmente nos dias de sábado, isso era possível, porque nos sábados era que os judeus cultuavam a Deus. DISPUTANDO. O evangelho pregado por Paulo aos judeus era um pouco diferente do evangelho pregado por eles aos gentios. O evangelho pregado aos gentios era o evangelho da incircuncisão. Já o evangelho pregado aos gentios era o evangelho da circuncisão, em que Paulo tentava mostrar aos seus compatriotas judeus, pelas suas Sagradas Escrituras, que Jesus Cristo era o Messias prometido por Deus. É possível que durante a pregação de Paulo, os judeus pudessem fazer perguntas e Paulo respondia. E PERSUADINDO-OS. Não muito tempo atrás, na cidade de Corinto, Paulo foi tão perseguido pelos judeus, que ele chegou a dizer que não mais pregava o evangelho da circuncisão para seus compatriotas judeus. Atos 18:6 - Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios. Mas parece que mudou de opinião. ACERCA DO REINO DE DEUS. João Batista apareceu com essa mensagem. Mateus 3:2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Jesus também pregou sobre o reino de Deus. Marcos 1:14-15 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Paulo também pregava sempre sobre o governo de Deus sobre a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...