domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:2-3

Atos 19:2-3 - Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
DISSE-LHES: RECEBESTES VÓS JÁ. Da outra vez que Paulo havia passado muito rapidamente pela cidade de Éfeso, certamente não deu tempo para que ele ensinasse sobre o dom do Espírito Santo. No caso de Apolo, Lucas nos faz saber que ele era instruído no que diz respeito ao batismo ensinado por João Batista, e com isso, não tinha também ainda sido ensinado sobre o derramamento do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo. O “receber” o Espírito Santo” era ser batizado no Espírito Santo. O ESPÍRITO SANTO. Paulo se reporta aquela antiga promessa que Deus fez por intermédio de João 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. A mesma que se cumpriu em (Atos 2:1-4). QUANDO CRESTES? Quem é que está apto a receber o Espírito Santo? Aqueles que creem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, porque se tornam filhos de Deus. João 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Estes mesmo que são filhos de Deus, Romanos 8:14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. E ELES DISSERAM-LHES: NÓS NEM AINDA OUVIMOS. Na verdade, a comunidade cristã que havia neste momento na cidade de Éfeso era bem novinha na fé, fruto da pregação que o próprio Paulo havia feito dias antes, quando de passagem rápida por essa cidade, bem como, os novos convertidos eram quase todos filhos na fé de Apolo, ele que ainda não estava preparado para ensinar sobre as doutrinas pentecostais. QUE HAJA ESPÍRITO SANTO. O Senhor Jesus havia dito para seus discípulos que eles ficassem em Jerusalém que seriam cheios do Espírito Santo, Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai, ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Essa mesmo promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, mas no mundo gentílico, este ensino era transmitido por Paulo também. PERGUNTOU-LHES ENTÃO: EM QUE SOIS BATIZADOS ENTÃO? Paulo ficou admirado que os discípulos de Éfeso não tivessem ouvido falar ainda sobre o batismo no Espírito Santo. Por isso que vem da parte do apóstolo esta outra pergunta muito importante: então em que sois batizados? Com isso, o apóstolo dos gentios mostra aos irmãos de Éfeso que era importante que eles pudessem participar do batismo do Espírito Santo. E ELES DISSERAM: NO BATISMO DE JOÃO. No capítulo anterior, falando sobre Apolo, Lucas diz que ele era instruído no batismo de João. Atos 18:25 - Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Assim sendo, os filhos na fé de Apolo foram apenas batizados no mesmo batismo que ensinava João batista, que era o batismo de arrependimento, que era o mesmo batismo cristão ou batismo em água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...