sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:27

Atos 18:27 - Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.
E QUERENDO ELE. Apolo estava se dando bem como os judeus e com os convertidos a Cristo na cidade de Éfeso, porem, sentiu o desejo de levar as boas novas de Cristo em outras localidades, pois queria ser de alguma forma, missionário do reino de Cristo. Agora, muito mais instruído no caminho do evangelho das boas novas, porque Priscila e Áquila já o haviam ensinado, Apolo queria compartilhar dos seus dotes com mais pessoas. É sempre assim, o pregador do evangelho gosta de alcançar mais pessoas. PASSAR À ACAIA. Neste mesmo capítulo do livro de Atos, Lucas já havia escrito sobre a região da Acaia, da qual jurisdição fazia parte Corinto, que era governada pelo procônsul Gálio. Atos 18:12 - Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal. Foi desta forma e neste momento que Apolo começou seus trabalhos naquela região, e mais em Corinto. O ANIMARAM OS IRMÃOS. O desejo que Apolo tinha em seu coração de levar as boas novas de Cristo em outras localidades, e ser útil com o ensino das Escrituras em outras cidades chegou ao conhecimento dos irmãos de Éfeso. Prontamente, os irmãos deram total apoio ao projeto de Apolo o estimulando para que ele partisse para a Acaia, o que levou mais precisamente a cidade de Corinto como pregador e ensinador sábio. E ESCREVERAM AOS DISCÍPULOS. As cartas de recomendações enviadas pelas igrejas sobre seus representantes ou missionários era um costume daquela época, principalmente quando a pessoa enviada não era muito conhecida da igreja receptora. Neste caso, as lideranças cristãs da cidade de Éfeso estavam enviando com Apolo uma carta de recomendação assinada para que ele fosse recebido pelas igrejas da Acaia. QUE O RECEBERAM. Certamente, Apolo saiu de cidade em cidade pregando o evangelho de Cristo tanto para os judeus, porque este era um costume dos missionários, bem como para os gentios. Na cidade que já havia uma comunidade cristã, Apolo apresentava a carta de recomendação e era muito bem recebido pelos líderes locais e também pela igreja de Cristo. Todas as igrejas o receberam muito bem. O QUAL TENDE CHEGADO, APROVEITOU MUITO. Qualquer igreja gostaria de receber como visitante um pregador e ensinador como Apolo, ele que com maestria fazia a exposição das Escrituras. Naquela mesma época era uma raridade poder contar com a visita de um pregador por excelência como Apolo, por isso que ele passou a ser bem aproveitado pelas igrejas locais por onde passava, pregando e ensinando a palavra de Deus. Quem tem grande conhecimento da palavra de Deus deve receber todo apoio. AOS QUE PELA GRAÇA CRIAM. O escritor termina este versículo nos esclarecendo que Apolo se dedicou a campanhas de evangelização, pregando o evangelho das boas novas de Cristo, por meio das quais as pessoas acreditavam na sua mensagem. Mas também podemos perceber, ainda que de forma indireta, que Apolo também se dedicou muito nos trabalhos do discipulado cristão, com aqueles novos convertidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...