domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:5-7

Atos 19:5-7 - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.
E OS QUE OUVIRAM FORAM BATIZADOS. No versículo anterior o apóstolo Paulo dá uma explicação aos irmãos de Éfeso, que o batismo de João tinha como finalidade mostrar a necessidade de um verdadeiro arrependimento. Feita tal explicação, os próprios ouvintes de Paulo sentiram a necessidade de serem batizados com o batismo ensinado por Cristo. Os ouvintes de Paulo, da cidade de Éfeso, já eram batizados no batismo de João, mas Paulo aceitou que fossem batizados em nome do Senhor Jesus. EM NOME DO SENHOR JESUS. Há certas diferenças do batismo aplicado por João Batista e do batismo cristão. Quando se diz que o batismo cristão é em nome do Senhor Jesus, isso significava dizer que, quem estava realizando o ato do batismo devia assim fazer, conforme Jesus ordenou em Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. E IMPONDO-LHES PAULO AS MÃOS. Até mesmo as religiões pagãs praticam a imposição de mãos como transmissão de alguma virtude do líder religioso para seus adeptos. No judaísmo, essa pratica também era realizada pelos líderes religiosos de Israel com o mesmo objetivo. Já dentro do tempo do cristianismo, a imposição das mãos como transmissão de virtude era uma prática comum entre os líderes da igreja. VEIO SOBRE ELES O ESPÍRITO SANTO. Pelo que nós temos neste texto, podemos assimilar que Paulo era um homem cheio do Espírito Santo, porque se a imposição de mãos era uma crença de transmissão de virtude de alguém para outro, como Paulo estava cheio do Espírito Santo, ele transmitiu para os irmãos o poder do Espírito Santo de Deus. A realidade é que a igreja vive a dispensação do Espírito Santo em plenitude. E FALARAM LINGUAS. Isso aconteceu no dia de pentecostes, Atos 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Também aconteceu com Pedro na casa de Cornélio, Atos 10:44,46 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. E PROFETIZARAM. Na promessa que Deus fez por meio de Joel, havia a predição que aqueles que fossem cheios do Espírito Santo seriam profetas de Deus. Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Portanto, o dom profético acompanhava o enchimento do Espírito Santo de Deus, dom este que passou a ser considerado como um ministério na igreja primitiva. E ESTES ERAM, AO TODO, UNS DOZE HOMENS. Há quem defenda que na cidade de Éfeso houve um segundo dia de pentecostes, sendo que em Jerusalém havia em torno de cento e vinte irmãos, e neste momento, haviam apenas doze. Este fato mudou a história da cidade de Éfeso, porque estes irmãos cheios do Espírito Santo incendiaram este lugar com a pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus, como em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...