segunda-feira, 29 de junho de 2015

2 Timóteo 2:24

2 Timóteo 2:24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.
E AO SERVO. Timóteo devia compreender de que era um servo da igreja de Cristo, do próprio Paulo, como seu auxiliar e cooperador nas missões e principalmente do Senhor Jesus Cristo, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Portanto, como servo, ele não tinha vontade própria, e com isso devia obedecer e honrar a chamada de Cristo em sua vida para o ministério, no qual estava investido. Ao mesmo tempo em que os opositores de Timóteo deviam saber que ele servia a Cristo, Senhor de todos.

DO SENHOR. Servo do Senhor é a mesma coisa que seguidor ou discípulo de Cristo Jesus. Timóteo era servo do Senhor Jesus Cristo, e como tal, precisava seguir os seus passos e vontades. O Senhorio de Cristo é amplamente demonstrado em todo o conteúdo da palavra de Deus e Filipenses 2:9-11 – nos ensina de como Cristo se tornou o Senhor de todos - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Ele é Senhor e Rei sobre tudo e sobre todos.

NÃO CONVÉM CONTENDER. Mesmo sendo perseguido, humilhado e pressionado, como era o caso de Timóteo, o ministro do evangelho não deve revidar aos seus opositores, porque se revidar perde a razão, prova que não está preparado para ser um líder cristão. O servo de Cristo deve seguir o exemplo do Mestre, que se quisesse teria enfrentado e vencido os seus inimigos pela guerra e pela força, porem, deixou tudo na mão de Deus, ele que sabe como defender os seus servos dos seus opositores.

MAIS SIM, SER MANSO. O autor aponta uma das características indispensáveis do servo de Cristo, que é ser manso. E essa é uma virtude daqueles que não contendem com ninguém, não revida a quem lhe ataca ou ofende, não briga com os seus acusadores, mas tudo suporta com paciência, sabendo de que o Senhor é o protetor dos seus servos. Aquele que é manso age pela razão e não pelo sentimento de raiva, ódio ou vingança, com isso ele não revida aos seus inimigos nem a seus opositores.

PARA COM TODOS. O ministro do evangelho e todos aqueles que são servos de Cristo devem ser mansos para com todos. Os seguidores do reino dos céus são chamados de ovelhas, e isso porque são pessoas calmas, serenas e que não reagem com ira contra quem quer que seja. Timóteo devia ser manso com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos, com os líderes das seitas heréticas, com os falsos irmãos infiltrados na igreja e com aqueles que desejavam tomar seu lugar na igreja.

APTO PARA ENSINAR. É uma obrigação do ministro do evangelho ser um professor ou discipulador polivalente, seja por meio de suas palavras, das suas ações e testemunho de vida. Como homem de Deus, o líder cristão deve servir de bom exemplo para os demais, no sentido de mostrar para aqueles que lhe rodeiam que ele anda nas pisadas do Mestre e que segue o seu exemplo em todas as áreas da vida.

SOFREDOR. Ser um ministro do evangelho não é tarefa nada fácil, até porque significa levar consigo a responsabilidade de sofrer as injustiças dos homens e assim mesmo não os vê como inimigos, mais sim, como alguém que precisa ser perdoado. Ser um líder da igreja primitiva era o mesmo que ter que enfrentar aflições, tribulações e perseguições.

2 Timóteo 2:23

2 Timóteo 2:23 - E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
REJEITA. No texto anterior o apóstolo recomenda ao jovem ministro do evangelho de que fugisse das paixões da mocidade, e agora, ele exorta ao seu filho na fé, que rejeites aquilo que destrói e causa contendas dentro da igreja. Nem todos que frequentam as denominações são de fato convertidos de verdade, razão porque vez por outra ouve-se falar ou se ver brigas e discussões entre os seguidores do evangelho das boas novas. E por incrível que pareça, entre os ministros do evangelho.

AS QUESTÕES. Geralmente estas controvérsias entre os seguidores do reino de Deus são justamente por diferenças de opiniões, coisas simples que se fazem uma tempestade em um copo com água. No entanto, entre os que fazem parte do ministério são questões mais complexas, porque envolvem questões de cargos, posição e oportunidades, onde uns tentam passar outros para traz, por interesses pessoais de poder e influencia. Estas questões só prejudicam a obra de Deus.

LOUCAS. O autor chama estas questões de “loucas” porque chega a ser insanidade as ações de alguns, quando o poder sobe a cabeça, ao ponto de pensarem que são donos da igreja de Cristo, e com isso, para defenderem seus interesses pessoais, agridem com ações e palavras, os filhos de Deus e companheiros de ministério. Têm ministros do evangelho que partem para a irracionalidade quando se sentem ameaçados por outros, que buscam ocupar seus espaços e posições dentro da casa de Deus.

E SEM INSTRUÇÃO. As disputas, as contendas e as divisões por cargos, posição e privilégios dentro das igrejas não produzem nenhum tipo de proveito, nem edificação para o corpo de Cristo que é a igreja. Pelo contrário, só prejudica a obra de Cristo e o desenvolvimento da espiritualidade de cada um dos membros do corpo de Cristo. Quando si diz que estas questões não têm instrução é porque não serve para nada.

SABENDO QUE. O jovem Timóteo era um ministro do evangelho que foi bem instruído por sua mãe, sua avó e por Paulo em como agir inteligentemente como servos de Cristo. De forma que ele sabia, como também os seus opositores eram conscientes de que estas questões e disputas, não levariam a nada de bom. Não traria nenhum benefício para os envolvidos, nem muito menos para a obra de Cristo e sua igreja.

PRODUZEM. Mas o resultado era a produção de prejuízos e de perdas para os que estavam se levantando contra Timóteo, e para a igreja do Senhor Jesus. A preocupação do escritor era justamente no que poderiam chegar estas disputas loucas por cargos, posição e oportunidades. No final de tudo, muitos ficariam feridos, magoados, tristes, intrigados uns com os outros, divididos e prejudicados.

CONTENDAS. É triste ver que pessoas que ocupam posições de destaques na obra de Deus vivem a contender uns com os outros, em defesa dos seus territórios já conquistados, para não perderem seus privilégios e espaços. Quando sabemos que o mais importante é o bem-estar da igreja e o crescimento do reino de Deus. Os ministros do evangelho devem ser exemplos de união, mantendo sempre o vínculo da paz.

sábado, 27 de junho de 2015

2 Timóteo 2:22

2 Timóteo 2:22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
FOGE TAMBÉM DAS PAIXÕES DA MOCIDADE. Nos textos anteriores, o autor incentiva seu amigo a que ele busque ser um vaso de honra, preparado para servir ao Senhor de forma digna. Agora, Timóteo é exortado pelo seu pai na fé, a que busque fugir das paixões da mocidade. Com isso entende-se que o seu companheiro de ministério era bem jovem quando recebeu esta correspondência de Paulo. Fugir neste caso é procurar de todas as formas não seguir os desejos carnais da mocidade.

E SEGUE A JUSTIÇA. Neste ponto, o escritor mostra um bom caminho a ser seguido pelo jovem ministro do evangelho na cidade de Éfeso. Seguir a justiça é praticar a verdade em todos os atos e ações do dia a dia em que envolvem outras pessoas. Seguir a justiça também implica em guardar as recomendações e as diretrizes do evangelho das boas novas, porque nele se encontras os mandamentos de Cristo para os seus seguidores. Em fim, seguir a justiça é seguir a Cristo que é a justiça de Deus.

A FÉ. De acordo com o judaísmo, os filhos de Israel eram obrigados a guardarem todos os mandamentos da legislação mosaica, e quem assim não fizesse era penalizado e sofria as consequências determinadas pela lei. De acordo com o cristianismo fundado por Cristo ou nova dispensação da graça, o justo é aquele que vive pela fé em Cristo Jesus e na sua obra eficaz de redenção em prol da humanidade. Viver pela fé é descansar nos braços de Cristo e viver cheio de esperança e de confiança plena.

O AMOR. Seguir o amor é obedecer aos mandamentos da nova lei de Cristo, uma vez que ele próprio falou: Amará o Senhor teu Deus de todo teu coração de toda tua alma e com todas as tuas forças. E depois amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Portanto, a lei de Cristo aponta de que devemos dedicar todo o nosso amor para com o nosso Deus e também por meio de nossos atos demonstrar este amor para com o nosso próximo.

E A PAZ COM OS QUE. Seguir a paz é procurar de todas as formas evitar conflitos com quem quer que seja, mesmo que em determinadas situações estejamos com a razão ou que em dado momento estejamos sendo injustiçados, porque manter a calma e a tranquilidade é a melhor opção para não viver a todo momento fazendo guerra. Timóteo estava no meio de uma guerra de poder, mas precisava manter a paz.

COM UM CORAÇÃO PURO. Ao que tudo indica, o que estava acontecendo na igreja do Senhor Jesus na cidade de Éfeso, era de fato disputas por cargos e posições entre os próprios ministros do evangelho. Há quem diga que alguém de Jerusalém, do grupo dos apóstolos, estava querendo ocupar o lugar de Timóteo naquela igreja, por se achar mais qualificado para tal cargo, e isso porque a igreja de Cristo naquela cidade era uma grande igreja, portanto, qualquer um queria ser o líder daquela comunidade cristã.

INVOCAM O SENHOR. O apóstolo nos dá a entender que neste caso, os opositores de Timóteo não eram os judaizantes, nem os falsos mestres gnósticos, nem muito menos os líderes das seitas heréticas pagãs, mas eram pessoas do próprio ministério cristão.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

2 Timóteo 2:21

2 Timóteo 2:21 - De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
DE SORTE QUE, SE ALGUÉM. O autor nos deixa escapar de que, isso depende da vontade de cada um, que no exercício do seu livre arbítrio, pode ou não optar por fazer a obra do Senhor como vaso de honra ou de desonra. O apóstolo estava por certo inteirado das dúvidas de Timóteo sobre permanecer ou não na administração eclesiástica da igreja de Éfeso, como também sabia das pressões internas e externas que pairavam sobre sua cabeça. Cabia então a Timóteo tomar a decisão correta.

SE PURIFICA DESTAS COISAS. Como Paulo conhecia a vida e testemunho de Timóteo, porque ele era seu filho na fé, o acompanhava em suas viagens missionárias, além de ter sido consagrado e separado para o ministério pelo apóstolo. O autor sabia que seu companheiro de ministério havia se convertido de verdade pelo poder do evangelho, ao ponto de ter as credencias de um servo de Cristo que havia deixado o mundo e os prazeres da carne para se purificar da soberba desta vida terrena.

SERÁ VASO PARA HONRA. Não se trata de uma negação da parte de Paulo ou dúvida do apóstolo quanto a vida e testemunho do seu amigo Timóteo, pelo contrário, é uma afirmativa de que ele estava de fato exercendo seu ministério de forma digna, tanto diante de Deus, quanto diante da igreja de Cristo. E certamente o escritor dava seu aval de que Timóteo era na realidade um vaso de honra, pronto e preparado para exercer com integridade seu ministério para o qual foi separado e consagrado por Paulo.

SANTIFICADO E IDÔNEO. Santificado neste caso significa dizer: Separado e preparado para o exercício das funções designadas ao ministério. Somente aquelas pessoas que se divorciaram completamente das coisas profanas deste mundo é que estão preparadas para exercerem funções no ministério da igreja de Cristo. E quando se fala sobre idôneo esta se referindo ao modo de vida ilibada que um ministro deve ter diante de si mesmo, da sociedade e principalmente diante de Deus que tudo conhece.

PARA USO DO SENHOR. Cada um daqueles que nasceram de nova pela regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus, que se converteram dos seus maus caminhos e que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, podem ser um instrumento de Deus para fazer a sua vontade. Deus usa cada um dos seus servos para o que for útil, uns na oração e intercessão, outros no louvor e outros na palavra.

E PREPARADO. Essa preparação começa a partir do momento em que no exercício da fé, alguém recebe a Cristo como Senhor e Salvador, porque a partir de então, tem início uma jornada de busca pelo desenvolvimento espiritual, por meio da oração, meditação e estudo da palavra de Deus. O próprio Deus, quando chama, dependendo do empenho e dedicação daquele que foi escolhido, ele capacita por meio dos dons espirituais.

PARA TODA BOA OBRA. Essa toda “boa obra” a que se refere o autor, diz respeito às virtudes positivas que os membros do corpo de Cristo desenvolvem em torno das atividades do reino de Deus. De fato, cada um dos seguidores de Cristo precisa realizar a chamada de Deus para a qual foi convocado, fazendo a vontade de Deus e exercendo o ministério que foi designado pelo Espírito Santo.

2 Timóteo 2:20

2 Timóteo 2:20 - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
ORA, NUMA GRANDE CASA. O escritor usa mais uma de suas metáforas para ensinar a Timóteo e a igreja de Cristo em Éfeso sobre os tipos de pessoas que fazem parte da comunidade cristã, não somente daquela época, mas de todos os tempos, inclusive dos dias atuais. A maioria dos interpretes do Novo Testamento concordam de que essa “grande casa” sobre a qual o autor se refere, diz respeito à igreja de cristo, com suas variedades de pessoas diferentes uma das outras, em caráter e personalidades.

NÃO SOMENTE HÁ VASOS. Esses vasos sobre os quais o apóstolo se reporta, dizem respeito aos utensílios domésticos que há em uma grande casa em que moram muitas pessoas. Poderíamos escrever sobre potes, jarros, pratos, colheres, mesa, cadeira, estante, sofá, televisor, geladeira, fogão, ar condicionador e etc. Na casa de Deus há também, pessoas que são usadas na oração como intercessores, no louvor, os pregadores da palavra, mestres, missionários e ministros do evangelho.

DE OURO E DE PRATA. Nos tempos mais remotos da antiguidade, eram comuns os utensílios domésticos serem confeccionados com ouro, com prata ou outros metais mais preciosos. No entanto, no uso diário das atividades domésticas eram usados os utensílios mais comuns e baratos, porem, nos eventos festivos e nos dias de comemorações eram utilizados os objetos mais valiosos, como efeito de honra tanto do dono da casa, quanto dos convidados e visitantes, em demonstração e respeito.

MAS TAMBÉM DE PAU. Os utensílios feitos de madeira tinham grande utilidade pelos menos afortunados da sociedade, porque era de fácil acesso para os mais pobres, o que fazia a separação social entre os que eram mais ricos e os necessitados. Praticamente todos os objetos de um lar das classes mais pobres dos povos antigos eram feitos de madeira, por isso que eram comuns as carpintarias e serrarias. O vaso de pau na igreja, certamente representa aquele de tem pouco destaque na igreja.

E DE BARRO. Da mesma forma eram os objetos feitos de barro pelos mais pobres ainda da sociedade, isso porque, o barro é um produto que está disponível para qualquer pessoa, mesmo os mais carentes da sociedade. Os utensílios de barro se desgastam com mais facilidade e se quebram fáceis. É provável que represente os mais débeis na fé, bem como aqueles que se desviam da verdade por qualquer motivo.

UNS PARA HONRA. A utilização do vaso e o seu valor econômico era que determinava se ele era usado para honra ou não. Os mais ricos da sociedade usavam seus objetos de ouro, prata ou metais preciosos numa demonstração de poder econômico. Na igreja, os que são usados na obra para glória do nome de Cristo é que são vasos de honra. Esses são usados pelo Espírito de Deus para serviços importantes na edificação da igreja do Senhor Jesus.

OUTROS, POREM, PARA DESONRA. Convidar a alguém nos tempos antigos e usar utensílios de madeira ou de barro era uma desonra e falta de respeito da parte do anfitrião da casa para com seu convidado. Estes vasos de desonra, certamente representam aqueles que envergonham o evangelho de Cristo dentro das igrejas, são aqueles que estão infiltrados no meio do povo de Deus com segundas intensões, para tirarem proveito do povo de Deus.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

2 Timóteo 2:19

2 Timóteo 2:19 – Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
TODAVIA, O FUNDAMENTO DE DEUS. Quando se fala sobre fundamento está se referindo a segurança, firmeza e realidade de algo que tem fidelidade. O escritor certamente se reporta a essência de Deus em ser o que ele é de verdade e sobre tudo que envolve seus conceitos revelados no evangelho da verdade. Diferente do que pregavam e propagavam os gnósticos, que em suas vulnerabilidades filosóficas mudavam de ideologia conforme lhes eram convenientes por interesses pessoais.

FICA FIRME TENDO ESTE SELO. O apóstolo neste texto defende suas pregações e ensinos como algo que vem de Deus diretamente e não como conceitos pessoais sobre doutrinas humanas ou conjunto de regras de um evangelho filosófico. Quando se refere a “selo” dentro dos parâmetros do evangelho está se falando sobre a garantia daquilo que está se escrevendo ou afirmando. De forma que as pregações e esta própria missiva de Paulo tem o selo de Deus e a garantia de que foi Deus quem revelou ao apóstolo tais verdades.

O SENHOR CONHECE. Deus é Onisciente e isso trata do conhecimento absoluto que o Todo-poderoso tem em si mesmo, como sendo o Deus eterno em que nada foge do seu olhar perscrutador. Ninguém tem na testa um ferro ou um sinal dizendo que pertence ou não a família de Deus, porem, os que são de Cristo tem na sua alma e no seu espírito a luz divina que os identificam como eleitos do Deus de bondade. Deus sabe perfeitamente quem são aqueles que fazem a sua vontade aqui na terra.

OS SEUS. Deus conhece os seus. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Salmos 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

E QUALQUER QUE PROFERE. Essa frase é a mesma coisa que “e qualquer que confessa”. Os cristãos da igreja de Cristo na cidade de Éfeso, antes de se converterem ao cristianismo pertenciam a outras religiões ou seitas pagãs, inclusive a maioria dos países que eram colônias do império romano pertenciam a antiga religião romana, porque o império levava em suas conquistas, os seus costumes, tradições e religião. Mas agora, os cristãos confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deles.

O NOME DE CRISTO. Confessar o nome de Cristo era a mesma coisa que declarar-se cristão ou passar a seguir o cristianismo. Muitas pessoas estavam se convertendo do judaísmo, do romanismo e das demais seitas heréticas para o cristianismo.

APARTE-SE DA INIQUIDADE. O escritor está alertando de que aqueles que confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deveriam mudar de vida. Se antes viviam na depravação mundana, depois de se converter para Cristo pelo poder do evangelho das boas novas, tinham que se apartar de tudo que é errado, mal e perverso.

terça-feira, 23 de junho de 2015

2 Timóteo 2:18

2 Timóteo 2:18 - Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
OS QUAIS. O autor se refere à Himeneu, a Fileto e a todos os que se levantaram na igreja de Éfeso contra os princípios doutrinários do cristianismo. Os inimigos do evangelho da verdade se infiltravam nos lares cristãos com falatórios profanos com suas fábulas artificias, com suas filosofias sufistas que tinham como objetivo perverter a fé dos mais simples, e isso traziam grandes prejuízos para a igreja de Cristo, porque até certo ponto conseguiam arrastar alguns que chegava a se desviarem.

SE DESVIARAM. Tanto Himeneu quanto Fileto e todos os hereges que estavam causando problemas na igreja de Éfeso estavam desviados do evangelho. Mas estavam lá no meio do povo de Deus. Como acontece nos dias de hoje, muitos estão dentro das denominações, fazem parte dos ministérios, cantam nos conjuntos e nos corais, participam das atividades normais e das liturgias de cultos, mas no fundo, no fundo são ervas daninhas, que ao seu bel prazer, só cuidam dos seus interesses.

DA VERDADE. Se desviar da verdade é, sobretudo está na igreja ou exercer qualquer função no ministério por interesses pessoais e não pela causa do reino de Cristo. Jesus quando exerceu seu ministério, assim o fez em prol dos outros e não de si mesmo. Do mesmo modo foi o escritor desta carta, ele não exerceu seu ministério para tirar proveito financeiro do evangelho, mas trabalhava com as próprias mãos para não depender da igreja, se desviar da verdade é ser transformado em um profissional do evangelho, por meio do comercio da fé.

DIZENDO QUE A RESSURREIÇÃO. Os gnósticos defendiam conceitos totalmente opostos das definições cristãs quanto à ressurreição dos justos. Já a crença judaica sobre a ressurreição era um pouco parecida com a crença cristã, porem com algumas variações. O Novo Testamento nos fornece a mais real designação dentro da verdade sobre esse assunto, quanto aos justos e principalmente quanto aos remidos em Cristo, o que nos faz crer que os justos que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que estivermos vivos seremos transformados.

ERA JÁ FEITA. Os gnósticos defendiam de que a ressurreição dos justos aconteceu justamente quando Cristo ressuscitou e com ele os que estavam no seio de Abraão foram transportados para o paraíso. E que depois deste evento, não haveria mais ressurreição, mas sim sucessivas reencarnações até que a alma alcance a perfeição. Não havendo, portanto para eles, ressurreição do corpo, nem tão pouco transformação, como Paulo ensinava, conforme 1 Coríntios 15:51-57.

E PERVERTERAM. Tais ensinos heréticos dos gnósticos só gerava confusão na mente dos menos esclarecidos dentro da comunidade cristã, porque essas heresias dos opositores do evangelho da verdade, caminham na contra mão de tudo aquilo que Cristo ensinou, os apóstolos e os missionários cristãos. Em várias referências dos escritos de Paulo ele dedicou boa parte do conteúdo de suas obras literárias para ensinar sobre esse assunto, destacando o capítulo 15 de 1 Coríntios quase em sua totalidade.

A FÉ DE ALGUNS. O autor se reporta sobre o conjunto de crenças pregadas e ensinadas por ele sobre a ressurreição dos que dormiam em Cristo. Aprendemos que todos os remidos de Cristo ressuscitarão no dia do arrebatamento, os vivos serão transformados, os que morrerem em Cristo depois do arrebatamento um dia ressuscitarão também para reinar com Cristo, e entrarem nos portões da vida eterna.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...