sábado, 31 de outubro de 2015

Tiago 2:3

Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado.
E ATENDERDES PARA. Certamente o autor mira do principal da sinagoga judaica ou no dirigente das reuniões, se o seu pensamento está focado em um ajuntamento de judeus convertidos ao cristianismo. O intuito do escritor é combater aqueles líderes que fazem acepção de pessoas, e que põem em destaque aqueles que possuem mais condições financeiras ou que ocupam cargos importantes, em detrimento dos mais humildes e pobres economicamente. O líder que age assim não agrada a Deus.

O QUE TRAZ O TRAJE PRECIOSO. O evangelho nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas. De forma que na igreja de Cristo, aquele que está dirigindo o trabalho do Senhor (Se é que o trabalho é de fato do Senhor) não pode dar prioridade aquelas pessoas que se vestem melhor do que os outros, porque são mais ricas economicamente ou porque ocupam posições de destaque perante a igreja. Infelizmente esta é uma dura realidade no meio das igrejas nos dias de hoje.

E LHE DISSERDES: ASSENTA-TE TU AQUI. Percebe-se que o apóstolo não poupa aqueles que fazem na igreja distinção dentre ricos e pobres, entre os humildes servos de Cristo e aqueles que têm funções elevadas na hierarquia da igreja. Ver-se na prática que, os primeiros lugares nos assentos das igrejas estão ocupados pelos que se acham dono do pedaço. Quem tem vez e vos são justamente aqueles que dão mais, e os primeiros lugares são ocupados pelos que pagam mais e se vestem melhor.

NUM LUGAR DE HONRA. A questão da acepção de pessoas dentro das igrejas é algo terrível, porque desonram aqueles que por méritos deviam ser honrados e colocam em destaque aqueles que são na realidade reprovados por Deus, mas aplaudidos pelos homens. Quando um rico ou que se acha poderoso da sociedade visita a igreja, o que esta a frente do culto o coloca em evidência com palavras de bajulação, mesmo que seja um prostituto e profano. Enquanto que, os servos de Deus são desprezados.

E DISSERDES AO POBRE. Chega o rico, o que ocupa lugar de destaque perante a sociedade e é exaltado pelos líderes cristãos. Mas, quando chega ao culto alguém que é pobre economicamente, mal é notado pelos principais da congregação. O dirigente de culto que age desta forma está fazendo acepção de pessoas, o que o texto reprova e principalmente o dono da igreja, que é Deus. O Senhor não se agrada disto.

TU, FICA AÍ EM PÉ. Essa é uma expressão usada pelo autor para representar o desprezo que é dado àqueles mais humildes que fazem parte do rebanho de Deus ou aqueles que fazem parte da sociedade, mas que são cidadãos comuns. Os mais simples do povo são descriminados até mesmo onde não devia que é na igreja de Deus. Fazer acepção de pessoas desta forma é não dá o devido valor ao ser humano.

OU ASSENTA-TE ABAIXO DO MEU ESTRADO. Já esta forma de apresentação aos que são mais humildes (visitantes ou mesmo membros do corpo de Cristo) representa a desvalorização da pessoa, seja quem for, pela sua posição social. O escritor usa tais expressões para proibir qualquer tipo de discriminação nos cultos, uma vez que diante de Deus, o valor de uma pessoa não é determinado pelo que ela possui.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 2:2

Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje.
PORQUE, SE NO VOSSO AJUNTAMENTO. O autor termina o texto anterior escrevendo sobre acepção de pessoas, que é fazer distinção de classe social, que na nossa linguagem de hoje é a mesma coisa que praticar preconceito. Para exemplificar isso na prática, o apóstolo se reporta sobre as reuniões feitas pela igreja de Cristo, que eram feitas de casa em casa, principalmente em Israel, que tinha o controle religioso do judaísmo, com total apoio de Roma, que não permitia construir templos cristãos.

ENTRAR ALGUM HOMEM. O autor se refere aos visitantes ilustres ou não, que porventura fizesse uma visita às reuniões feitas pela igreja do Senhor Jesus. Como o autor estava escrevendo para judeus, também pode se referir as reuniões realizadas nas sinagogas judaicas. Seja como for, tais visitantes, sejam eles quem for, nem podem receber mais privilégios nem serem descriminados, no caso dos menos afortunados. Neste caso, fazer acepção de pessoas não deveria acontecer jamais.

COM ANEL. No tempo em que esta epístola foi escrita, os mais ricos da sociedade ou os mais conceituados perante o povo eram identificados por suas vestes ou pelo valor do anel que portava no seu dedo. A título de hoje não é diferente, os mais ricos são identificados pelo poder que possuem ou pela influencia que exercem perante a sociedade. Na época, o anel também representava a posição eclesiástica que alguém ocupava, como hoje representa o cargo ou posição que alguém pode ocupar e exerce.

DE OURO NO DEDO. Sempre foram os mais variados tipos de metais usados na fabricação dos anéis usados pelas mais variadas classes sociais. O que determinava a posição social que um cidadão ocupava na sociedade ou na religião era justamente o tipo de material utilizado na fabricação do seu anel. Os mais pobres usavam anéis de prata, os de classe média usavam anéis de cobre e os mais ricos usavam anéis de ouro. Nos dias de hoje, são as credencias quem destacam os mais poderosos nas religiões.

COM TRAJES PRECIOSOS. Na época da igreja primitiva, uma outra forma de identificar os que ocupavam destaque na sociedade e nos meios da religiosidade era justamente os trajes que alguém usava para se vestir e se apresentar. Roupas de tecidos raros e preciosos, com ornamentos que diferenciavam do povo comum. A título de hoje não é diferente, se usam ternos caros e importados com gravatas de tecidos especiais para se destacarem nas reuniões, como se fosse desfile de modas e demonstração de poder.

E ENTRAR TAMBÉM ALGUM POBRE. Na mesma reunião ou ajuntamento sobre o qual o escritor trata, onde tem lá os que se destacam pelos seus anéis, que representam as posições de destaques ou com seus preciosos trajes, que representa a influência que alguém exerce. Também entra um pobrezinho com seus trajes sórdidos ou roupas de baixo valor econômico. Qual deve ser o tratamento dado a este?

COM SÓRDIDO TRAJE. Tive um amigo, há algum tempo atrás, que sempre se vestia bem, e lhe perguntei: qual o segredo de sempre estar bem vestido? Ele me respondeu: Quem se veste bem, o mundo trata melhor! E isso é fato. O apóstolo combate a acepção de pessoas, não permitindo que os seus leitores tratem com descriminação os que são pobres economicamente ou os que por sua simplicidade não se destacam nem ocupam posições elevadas perante a sociedade ou a religião da qual faz parte.

Tiago 2:1

Tiago 2:1 - Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
MEUS IRMÃS. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que os homens mais primitivos se consideravam irmãos uns dos outros, porque sabem que em Adão e Eva são encontrados o tronco inicial da raça humana. Já os judeus (para quem Tiago estava escrevendo) se consideravam irmãos, porque diziam pertencerem aos mesmos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No tocante aos cristãos, todos se consideram irmãos porque em Cristo Jesus, somos todos filhos de Deus (João 1:11-12).

NÃO TENHAIS. Assim como a legislação mosaica está repleta de proibições e regras, e como Tiago era um judeu convertido ao cristianismo, e porque também ele estava escrevendo para os judeus da dispersão, convertidos ao cristianismo ou não, o autor também tem por costume impor aos seus leitores proibições e regras. Estamos estudando uma das cartas do Novo Testamento mais complexa porque se faz necessário conhecer bem quem estava escrevendo e para quem estava escrevendo.

A FÉ. Existe a fé natural que é exercida até mesmo pelos mais incrédulos da sociedade, que é aquela fé baseada nos sentidos humanos e nas razões de ser. Existe a fé conforme o pensamento judaico, que é aquela fé confirmada pela obediência aos preceitos da legislação mosaica, quando alguém segue esta fé, ele barganha com Deus cobrando e exigindo o cumprimento da palavra proposta. E existe a fé cristã, sobre a qual o autor se refere, como sendo aquela fé necessária para agradar a Deus.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio do Messias de Deus já era destacado antes mesmo de sua vinda a este mundo, conforme se pode ler em Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. E isso é confirmado no Novo Testamento em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o “Senhor”, para glória de Deus Pai.

JESUS CRISTO. Também conhecido como Jesus de Nazaré, o filho de Davi, conforme a descendência da tribo de Judá. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e significa “Salvador da humanidade” Este nome é uma transliteração do nome de Josué. Já o sobrenome Cristo, quer dizer: Enviado de Deus ou ungido de Deus Pai. A palavra “Cristo” tem um significado muito mais abrangente do que se possa imaginar, porque envolve a missão do Messias de Deus para redimir a humanidade perdida.

SENHOR DA GLÓRIA. Cristo cumpriu com sucesso sua missão determinada pelo Pai, foi exaltado soberanamente pelo Deus Todo-poderoso, está assentado a destra da majestade celestial como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, por isso é o “Senhor da glória”. Isso nos ensina sobre a superioridade do Filho de Deus sobre toda a criação.

EM ACEPÇÃO DE PESSOAS. Um judeu escrevendo para os judeus seguidores da legislação mosaica ou do cristianismo. O povo judeu sempre se acharam pessoas superiores aos gentios, porque se gabavam de ser o povo da aliança com Deus. No entanto, a nova dispensação quebrou essa regra, sem acepção de pessoas ou povos.

Tiago 1:27

Tiago 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
A RELIGIÃO PURA E IMACULADA. A palavra “religião” pode ser chamada de ponte que liga o homem a Deus. Nos textos anteriores o autor já havia descrito aqueles que vivem a falsa religiosidade, quando são apenas ouvintes da palavra e não cumpridores dos mandamentos de Deus, como também fala sobre os que fazem parte de alguma denominação, tem cara de religioso, mas não tem controle sobre as suas palavras, a religião deste é vã, diz o escritor. Mas, agora, Tiago dá uma pincelada no que ele chama de religião pura e imaculada. E podemos antecipar o conceito de que este tipo de vida religiosa é pouco praticada, e tem poucos adeptos, porque não é conforme os padrões humanos, mas conforme a vontade de Deus.

PARA COM DEUS O PAI, É ESTA. É um tanto conveniente para alguém olhar para si mesmo, e diante do seu conforto mental, auto se classificar como alguém que vive uma vida religiosa de alto nível. Como também é fácil olhar para alguém e dizer; fulano ou beltrano não tem nada de religioso. O padrão da autêntica vida religiosa não é definida por quem quer que seja, somente Deus, que conhece os pensamentos e as intenções de todos, tem a capacidade e a habilidade ideal para fazer uma justa avaliação do nosso padrão de vida religiosa. A modulação feita por Deus, é absolutamente diferente dos conceitos humanos. Isso porque, o ser humano julga conforme a aparência e o que mais lhe é conveniente. Deus aplica a imparcialidade.

VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS. Conforme o pensamento do autor, neste ponto, ele ataca diretamente a forma como os Judeus entendiam a vida religiosa de um seguidor da legislação mosaica. Neste tempo, os judaizantes estavam sobrecarregados de cerimonialismo, acrescentando-se a isto, o ceticismo dos gnósticos que havia se infiltrado no arraial dos Judeus. O escritor chama a atenção para um ponto importante da religião de Cristo, que é justamente o segundo mandamento do cristianismo, amar ao próximo como a si mesmo. Os órfãos e as viúvas eram os representantes mais próximos de todos aqueles que mais precisam. O escritor não está condicionando a salvação a boas obras, mais sim, falando da vida religiosa que agrada a Deus, o Pai.

NAS SUAS TRIBULAÇÕES. Visitar os órfãos e as viúvas nas suas necessidades. O autor está falando de ajudar aos que mais precisam, e isso fala de ação de boa vontade para com os necessitados. Os praticantes da verdadeira religião são justamente aqueles que se preocupam com o seu semelhante, e que é um cumpridor do segundo mandamento da lei de Cristo, que é o amor fraternal. Nos dias atuais, os órfãos e as viúvas são amparados pelo Estado, mas em tempos mais antigos, quando uma família perdia o chefe do lar, que era o supridor, a família inteira passava por muitas necessidades.

E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO. Finalmente, o autor formaliza um chavão cristão para descrever a verdadeira religião do homem. Guardar-se da corrupção do mundo é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Essa é a vontade de Deus.

Tiago 1:26

Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
SE ALGUÉM ENTRE VÓS. O autor não menciona nem direciona sua exortação como que apontando para uma pessoa, nem faz a afirmação que realmente exista entre seus leitores este alguém, ele faz uma suposição ao condicionar à diretiva. No entanto, trazendo para os dias de hoje, essa mensagem tem endereço certo para muitos que vivem uma vida religiosa artificial ou de aparências, sem, no entanto, ter controle sobre seus vícios negativos de linguagem. A realidade é que existem muitas pessoas com o status de cristão, mas que longe está de ter controle próprio sobre sua forma de comunicação para com o seu próximo. Na maioria das vezes a pessoa não é perversa em praticar o mal físico contra outrem, todavia, suas palavras são reprovadas porque são acusativas, caluniosas e que procura denegrir a vida do seu próximo.

CUIDA SER RELIGIOSO. Se alguém entre vós cuida ser religioso. O que mais se percebe no meio das denominações são pessoas querendo ser religiosas e não cristãos verdadeiros. Existem nos dias de hoje, muitos modismos no meio cristão, que na verdade não passam de ativismo religioso. Muitos se envolvem tão cegamente nestes ativismos religiosos que nem percebem que estão a serviço de uma organização religiosa e não do reino de Deus e de Cristo. Isto porque, qualquer atividade religiosa com finalidades diretas ou indiretas de alguém levar vantagens financeiras, não tem nada a ver com o evangelho. Uma vez que o evangelho tem como finalidade as coisas espirituais e não matérias. Dai de graça o que de graça recebestes, isso é evangelho.

E NÃO REFREIA A SUA LÍNGUA. A pessoa pode morar dentro de um templo religioso, pode andar com uma bíblia debaixo do sovaco ou na mão, pode parecer bastante espiritual, pode ser um pregador eloquente, pode ser um líder religioso, pode andar de vestes compridas, pode está de palito e gravata, mas se não tiver controle sobre suas palavras não adianta. E isso não se refere somente a palavrões, a acusações ou ao usa das palavras para denegrir as pessoas, mas, diz respeito ao controle da nossa forma de comunicação em geral. Não se pode usar da palavra para julgar a vida de quem quer que seja, nem agredir aos outros, nem muito menos usar de ignorância no falar para gerar conflitos. O evangelho são boas novas de paz e não de guerra.

ANTES ENGANA O SEU CORAÇÃO. A mensagem central do evangelho quando se fala sobre o “coração do homem”, diz respeito ao homem interior, a sua alma, seu caráter e sua personalidade. É perca de tempo se envolver em tonto ativismo religioso e modismos, fazer parte desta ou daquela denominação, se a pessoa não tem controle sobre suas palavras. Faz-se necessário um monitoramento constante sobre o que estamos falando, pregando, ou ensinando. O mesmo autor escreveu: Todo homem esteja pronto a ouvir, e tardio em falar. O ideal é sempre falar do que é bom e certo.

A RELIGIÃO DESSE É VÃ. Nesta classificação se enquadram os cristãos confessos, mas não práticos, que dizem fazer parte de uma denominação, mas que a vida não condiz com o que fala. A chamada falsa religiosidade é perigosa, porque a pessoa acha que está correta, mas no fundo, no fundo, está sendo reprovada pela verdade e por Deus. Somente a própria pessoa tem condições de avaliar o seu nível de fé e temor a Deus.

Tiago 1:25

Tiago 1:25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
AQUELE, POREM, QUE ATENTA BEM PARA A LEI PERFEITA DA LIBERDADE. Esta lei perfeita da liberdade não diz respeito à legislação mosaica, mas sim, a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus Nosso Senhor. Nos textos anteriores o autor vinha abordando um tema muito importante sobre ouvir a mensagem de evangelho. Agora ele chama a atenção dos seus leitores para dar total e irrestrita atenção à nova aliança da graça, como sendo uma coisa perfeita para a salvação dos que dão crédito a sua mensagem, que são as boas novas de salvação. A exortação em forma de conselho por parte do escritor é que todo aquele que atenta bem para o evangelho de Cristo é absolutamente liberto do julga da antiga lei.

E NISSO PERSEVERA. Não é ser apenas um ouvinte do evangelho, mas sim um cristão verdadeiro que aceita e vive conforme os mandamentos de Cristo. Somos chamados para o reino de Deus e de Cristo para uma nova vida de conformidade com o evangelho libertador, onde retroceder, não é mais opção. E persevera no evangelho é a garantia de salvação, o próprio Jesus prometeu, aquele que persevera até o fim, essa será salvo. As promessas da nova aliança são para aqueles que se firmam na mensagem das boas novas de Cristo, e tem como principal objetivo continuar até a morte ou até o arrebatamento, andado no caminho da verdade do evangelho. Isto porque é por fé que vivemos, por confiança que andamos e por esperança que vamos herdar a vida eterna. Persevera no caminho do evangelho é ter rumo certo.

NÃO SENDO OUVINTE ESQUECIDIÇO. Esta expressão quer dizer: “Se alguém é ouvinte, e não cumpridor”. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

MAS FAZEDOR DA OBRA. Esta frase em uma interpretação cristã, se refere a ouvir o evangelho e por em prática os ensinos recebidos. O autor com sabedoria tentava usar termos técnicos de conformidade com os conhecimentos dos seus leitores. E conforme ficamos sabendo, logo no início desta carta, Tiago estava escrevendo para os seus irmãos Judeus da dispersão. Razão porque em alguns pontos de sua missiva ele usa termos que são parecidos com conceitos do judaísmo.

ESTE TAL SERÁ BEM-AVENTURADO NO SEU FEITO. Juntando-se estas duas últimas frases, o autor tinha certeza de que, os seus leitores teriam noção exata de sua mensagem. Até porque os Judeus juntavam o conhecimento da legislação mosaica com a prática dos seus mandamentos para descrever um verdadeiro israelita.

Tiago 1:23-24

Tiago 1:23-24 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
PORQUE SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA. O evangelho de Cristo tem sido abundantemente divulgado por todas as partes do mundo e por todos os meios possíveis de comunicação. Nas repartições e nos departamentos das empresas, tem sempre alguém dando testemunho de Cristo, nas ruas e nos lares também. Nas emissoras de Rádio, nos programas de TV, principalmente na internet, o evangelho das boas novas tem sido semeado. Tem sempre alguém ouvindo ou lendo sobre as coisas do reino de Deus e de Cristo. A igreja tem cumprido o ide imperativo de Cristo, e até certo ponto as pessoas tem sido receptivas a mensagem iluminadora do evangelho, e isso é muito bom, mas não é tudo, tem que haver aceitação e prática.

E NÃO CUMPRIDOR. Se alguém é ouvinte, e não cumpridor. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese, status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos, estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONTEMPLA AO ESPELHO O SEU ROSTO NATURAL. Quem é apenas um ouvinte da palavra de Deus e não a põe em prática é semelhante a quem? O autor usa uma ilustração para tentar transmitir a sua mensagem aos seus leitores, e neste ponto ele fala sobre um homem a se olhar sobre o espelho. Porque ele falou sobre o homem e não a mulher? Porque comumente o homem só dá uma olhada rápida sobre o espelho para ver se está tudo bem, enquanto que a mulher, por ser mais vaidosa, se demora longamente a frente do espelho até que ache que tudo está perfeito, como bem deseja. O cristão confesso, e não prático é assim, ele acha que está tudo bem, apenas com uma religiosidade artificial ou superficial.

PORQUE SE CONTEMPLA A SI MESMO. Esta expressão representa uma olhada para o básico e natural. Já a mulher se olha diferente do homem, porque ela atenta para os detalhes, e como usa muito mais apetrechos que o homem, ela é mais minuciosa em procurar corrigir as distorções da aparência. Neste caso, se contemplar a si mesmo em termos religiosos diz respeito à auto aceitação da situação. Sem, no entanto, ter uma visão mais vasta e crítica do estado espiritual. Não basta o conforto mental, precisamos nos questionar, se estamos ou não agradando a Deus.

E VAI-SE E LOGO SE ESQUECE COMO ERA. O homem dá uma olhada rápida no espelho, e logo se esquece como se viu momentos antes. Quem não tem compromisso em praticar a palavra de Deus se esquece de suas responsabilidades com o seu próximo e com o Deus Criador, que é juiz dos vivos e dos mortos. Cada um tem o dever de saber que um dia vai prestar contas do que fez durante toda a vida ou o bem ou o mal.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...