sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:22

1 Coríntios 7:22 - Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
PORQUE O QUE É CHAMADO. O apóstolo dos gentios está se referindo a chamado para servir ao reino de Cristo, que se dá quando uma pessoa toma a feliz decisão de deixar o mundanismo para seguir os ensinos do evangelho libertador do Senhor Jesus. Quando alguém se converte é chamada para fora do mundo, renunciando as coisas passageiras desta vida. Bem como é chamada para dentro de um novo estilo de vida, em que passa a buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

PELO SENHOR. Esta colocação feita por Paulo está de conformidade com o que disse o próprio Senhor Jesus em João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vós escolhi a vós, e vos nomeie. Além de que o ensino mais profundo do evangelho no tocante a esta assunto, diz respeito ao que Cristo já realizou com sucesso em favor dos seus remidos. Na realidade, tudo depende da redenção feita por Cristo pela sua igreja.

SENDO SERVO. Neste caso, o autor fala daqueles que na época da igreja primitiva aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, mas que estavam submetidos à condição social de escravos. Muitos daqueles que se convertiam ao cristianismo eram pessoas muito pobres e sofredoras, porque aqueles que faziam parte da alta sociedade, chamada elite da sociedade não queriam nem saber do evangelho de Cristo Jesus.

É LIBERTO DO SENHOR. Paulo está falando da liberdade da alma e do espírito, e não das senzalas e nem da escravidão social. Quando alguém se converte de verdade em um discípulo de Cristo, a verdadeira liberdade chega a sua alma. Por isso que o Mestre falou: João 8:36 – Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. E o caminho para se chegar a esta liberdade, e conhecendo a verdade (João 8:32).

E DA MESMA MANEIRA TAMBÉM. De qualquer forma, o homem é livre, mas também tem suas responsabilidades diante do Senhor Jesus. Quando Deus criou o homem, não o fez como uma máquina programada somente para obedecer comandos, mas também não o fez completamente livre para fazer o que bem intende. Na realidade, o homem pode fazer o que quiser, mas deve ter a consciência de que um dia vai prestar contas diante do juiz dos vivos e dos mortos pelos seus feitos, palavras e obras.

O QUE É CHAMADO SENDO LIVRE. O escritor fala sobre aquelas pessoas que tinham uma melhor condição social, e que não eram submetidas ao estado social de escravidão. Graças a Deus, hoje, quase todas as pessoas são livres, em termos sociais, o que cabe bem essa colocação feita pelo autor desta carta. Aliais, hoje em dia há até liberdade demais, em que atrapalha das pessoas se renderem ao evangelho de Cristo.

SERVO É DE CRISTO. Por isso que se afirma da necessidade de se aceitar a Cristo como Salvador, mas também como Senhor. E quando uma pessoa aceita a Cristo como Senhor, subtende que, tal pessoa deve se submeter aos mandamentos do evangelho da nova aliança de Deus. O cristianismo não é uma religião de libertinagem, mas no evangelho de Cristo existem as doutrinas a serem seguidas pelos discípulos de Cristo.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:21

1 Coríntios 7:21 - Foste chamado sendo servo? Não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
FOSTES. O apóstolo entra em mais um tema, que provavelmente era mais um problema na igreja cristã de Corinto, se tratando da questão daqueles que foram alcançados pelo evangelho de Cristo, mas que eram escravos. Paulo faz saber que, o fato de alguém ser chamado por Cristo nesta situação, de imediato, sua situação social não mudava, mas que a fidelidade ao reino de Cristo, com o passar do tempo, Cristo teria o cuidado de libertar daquela condição os seus seguidores e discípulos.

CHAMADO. Essa chamada diz respeito à escolha de Cristo na vida daqueles que faziam parte da igreja de Cristo, mas que tinham uma condição social desfavorável, como servos dos homens. A igreja cristã sempre foi composta das mais diversas camadas sociais da sociedade, e em muitos casos, na grande maioria de pessoas mais simples e humildes, porque dos pobres é o reino de Deus, foi o próprio Cristo quem disse.

SENDO SERVO? Infelizmente, nesta mesma época em que Paulo escreveu esta sua carta, havia em larga escala, a questão da escravidão dos mais pobres pelos mais ricos. O sofrimento humano sempre foi causa das pessoas se aproximarem de Deus, como único refúgio para as calamidades. Basta ver que, aqueles que têm melhores condições sociais pouco se importam com as coisas do reino de Deus, e isso é uma realidade.

NÃO TE DÊ CUIDADO. Paulo, assim como os demais líderes da igreja primitiva, não se envolveram com movimentos sociais, no sentido de incentivarem as revoltas dos escravos para a libertação dos mesmos. Na verdade, a igreja primitiva vivia sob a perspectiva de que Jesus voltaria ainda naquele mesmo tempo, de forma que, o mais importante era estar preparado para a saída do planeta terra e ir morar com Cristo na pátria celestial, porque a salvação e a vida eterna seria plena de alegria e paz.

E SE AINDA PODES. O escritor esclarece de que haveria a possibilidade dos escravos se tornarem livres, mas não pelos motins, ou movimentos sociais de rebelião. Certamente, um escravo poderia trabalhar além do que lhe era exigido pelos seus patrões, juntar o seu dinheiro e comprar a sua própria alforria. Fala-se ainda sobre casos, em que alguns que se convertiam, de boa vontade libertavam seus servos.

SER LIVRE. Na realidade, a maior e melhor liberdade, daqueles que servem a Cristo é que já são beneficiados com a liberdade da alma e do espírito. De que adianta ganhar o mundo todo, mas ter uma situação degradante diante da justiça de Deus? O mais importante para o escritor, era que o homem fosse liberto por Cristo. Mas, neste caso do texto em foco, Paulo fala da liberdade social e do estado de escravidão.

APROVEITA A OCASIÃO. Paulo tinha interesse em que os irmãos que eram escravos se tornassem livres, até para se dedicarem mais as coisas do reino dos céus. Temos no Novo Testamento uma carta sua, endereçada e enviada a um amigo seu, Filemom, solicitando sua benevolência em favor de Onésimo, que era um filho seu na fé. Paulo não pedia diretamente a libertação de Onésimo, mas rogava em seu favor para que fosse bem recebido pelo seu senhor. É provável que Onésimo tenha sido liberto, sim.

1 Coríntios 7:19-20

1 Coríntios 7:19-20 - A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado.
A CIRCUNCISÃO. A circuncisão era um sinal, e ao mesmo tempo uma prova física de que o judeu tinha uma aliança de fidelidade com a legislação de Moisés. Esse ato religioso dogmático do judaísmo teve início antes mesmo da lei de Moisés, quando ainda na época do patriarca Abraão. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, quando possível no oitavo dia do seu nascimento, isso não era feito com as meninas judias. Quem era seguidor do judaísmo era circuncidado.

É NADA. Os estudiosos das práticas religiosas do tempo da igreja primitiva afirmam que os cristãos legalistas de Jerusalém praticavam o ato simbólico da circuncisão, porque as lideranças legalistas de Jerusalém viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. No entanto, nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, com os pagãos que se convertiam ao cristianismo, isso não se praticava.

E A INCIRCUNCISÃO NADA É. O que o autor quis dizer com estas palavras é que, o fato de alguém não ter pertencido ao antigo judaísmo, isso não o impedia de fazer parte da igreja de Cristo. Quando Paulo fala sobre o evangelho da incircuncisão, é porque ele percebia que, os líderes de Jerusalém queriam formar a igreja de Cristo, apenas de judeu convertidos ao cristianismo, e não qualquer pessoa do mundo gentílico.

MAS SIM, A OBSERVÂNCIA. Desta forma, o escritor começa a mostrar o que estava valendo para o verdadeiro cristianismo, que historicamente prevaleceu para a igreja do futuro do Renovo de Deus, Cristo Jesus. Verdade é que neste mesmo tempo ainda não se tinha um Novo Testamento já pronto, como temos nos dias atuais, mas no mundo gentílico, Paulo como fundador das igrejas, ensinava todas as doutrinas cristãs.

DOS MANDAMENTOS DE DEUS. No caso daqueles que faziam parte do tradicional judaísmo, eles tinha a obrigação de guardarem toda a legislação de Moisés. Os cristãos legalistas de Jerusalém guardavam a lei, juntando-se a isso os novos ensinos transmitidos pessoalmente por Cristo. Mas no caso das igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, guardavam os ensinos transmitidos pelo apóstolo Paulo.

CADA UM FIQUE NA VOCAÇÃO. O apóstolo Paulo defendia que, os líderes de Jerusalém cuidassem do evangelho da circuncisão, evangelizado os judeus do próprio país de Israel, bem como os judeus dispersos. E que ele, como apóstolo dos gentios continuasse trabalhando com o evangelho da incircuncisão no mundo gentílico, e que os líderes legalistas não invadissem seus campos missionários transculturais.

EM QUE FOI CHAMADO. Aqueles que foram chamados para pregar o evangelho da circuncisão, que continuassem fazendo seus trabalhos, e que os judeus que se convertessem ao cristianismo ligado a Jerusalém, se quisessem continuar circuncidado que assim ficassem, mas que os gentios convertidos ao cristianismo não fossem forçados a serem circuncidados. Certamente o escritor estava combatendo certas prática que os cristãos ligados a Cefas queriam implantar na igreja cristã de Corinto.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:18

1 Coríntios 7:18 - É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? Não se circuncide.
É ALGUÉM. Todas estas questões são respostas a perguntas feitas pelos irmãos de Corinto, possivelmente os líderes locais, para que tivessem como agir corretamente conforme o que pensava o fundador daquela comunidade cristã. A igreja cristã de Corinto tinha tantos problemas que não deu tempo de Paulo ensinar todas as doutrinas cristãs, durante mais ou menos um ano e meio que esteve com eles, quando ainda da fundação daquela igreja, razão porque desta carta e outra de Paulo.

CHAMADO. Primeiro, o autor fala do momento feliz que cada um dos seus leitores tive de quando aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que aconteceu quando este alguém tomou a sua decisão de fazer parte do reino de Cristo, seguindo as doutrinas do cristianismo. Depois, pode-se dizer que o escritor também fala da carreira cristã que é proposta para alguém que se converte para Cristo pelo poder do evangelho.

ESTANDO CIRCUNCIDADO? O apóstolo Paulo não tinha responsabilidade em evangelizar os judeus, porque esta incumbência ficou sob a responsabilidade de Pedro com os demais apóstolos. Mas no mundo gentílico, também se convertiam seguidores do judaísmo ao cristianismo. Estas pessoas eram circuncidadas, então o que fazer? Paulo diz que tal pessoa pode ser aceita sim, no cristianismo sem problema.

FIQUE CIRCUNCIDADO. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, que ficava como sinal de que tal pessoa tinha uma aliança com o judaísmo enquanto fizesse parte desta religião de Israel. Ao se converter ao cristianismo, rompendo então com o judaísmo, esse novo convertido não precisava reverter a sua circuncisão, porque para Paulo este sinal não tinha nenhum valor. No conceito de Paulo, o mais importante era ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

É ALGUÉM CHAMADO. Fazer parte da igreja verdadeira de Cristo é algo tão importante que o escritor chama isso de chamada da parte de Deus para ser seu povo. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeie. Essa eleição por parte de Deus é que produz a convicção necessária para que alguém que se converte ao verdadeiro cristianismo permaneça nos caminhos do evangelho.

ESTANDO INCIRCUNCIDADO? Agora, o apóstolo dos gentios fala sobre os pagãos que eram livres pensadores, ou que antes faziam parte de alguma seita herética do paganismo, mas que se converteu ao cristianismo. Essas pessoas precisavam ser circuncidadas? A resposta é não, uma vez que, o cristianismo não é a mesma coisa que o judaísmo. Pelo contrário o cristianismo veio para libertar o homem da lei de Moisés.

NÃO SE CIRCUNCIDE. Apesar do cristianismo ter raízes profundas no judaísmo, mas quem aceita a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, não precisa mais cumprir a legislação de Moisés, porque Cristo já cumpriu em seu lugar. A título de hoje, tem muitas denominações que mais parecem uma sinagoga judaica do que uma igreja cristã, porque seus líderes não compreendem a essência da nova dispensação. As igrejas fundadas por Paulo, não eram a mesma coisas das igrejas ligadas a Jerusalém.

1 Coríntios 7:17

1 Coríntios 7:17 - E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
E ASSIM CADA UM. Temos então mais uma secção, dentro deste capítulo, que trata da condição social de cada um daqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, principalmente dos que eram servos dos mais ricos. Mas em linhas gerais, o autor continua tratando dos casos de forma individual, como se ele dissesse para os seus leitores que cada caso era uma caso, e que suas recomendações não poderiam ser aquilatadas para todos os casos. Que cada um analisasse seu caso pessoalmente.

ANDE. A metáfora do andar cristão é frequentemente utilizada pelos escritores do Novo Testamento como o proceder cristão em todas as situações, principalmente Paulo em seus escritos é recorrente o uso desta metáfora. Certamente o escritor usa, neste caso, sua metáfora para o que passa a dizer em seguida, orientando os seus filhos na fé a que agissem de acordo com seus bons conselho, que no final dava certo.

COMO DEUS. No entanto, antes de dar seus próprios conselhos pessoais aos seus leitores, Paulo coloca Deus em primeiro lugar, como aquele que é o grande mentor de todas as situações na vida de cada um, daqueles que fazem parte de sua grande família na terra, que é a igreja de Cristo. Um pouco mais para o início desta carta, Paulo já fez os seus leitores sentirem que são guiados por Deus mediante o seu Santo Espírito.

LHE REPARTIU. Este verbo usando pelo escritor nos ensina de como Deus trata com cada um dos seus filhos, lhes abençoando como representantes do seu reino aqui na terra. Cada um ocupa uma posição social pela sua capacidade, porque Deus conhece a estrutura de cada um, de forma que, os irmãos não deviam murmurar pelo que eram, porque o objeto não pode retrucar com o seu criador, porque o fez assim. O oleiro tem poder sobre o barro para fazer do seu vaso como lhe bem parecer em fazer.

CADA UM COMO O SENHOR O CHAMOU. Ninguém que se converte ao reino de Deus, sai de uma posição melhor para outra pior, pelo contrário, quando alguém se converte de verdade para o reino de Cristo, a tendência é que tal pessoa se torne melhor de vida, melhorando sua condição social. A maioria esmagadora dos que se convertem, saem do fim do poço, e passam a ocuparem posições melhore na sociedade.

É O QUE ORDENO. É provável que o apóstolo dos gentios se refira aos seus trabalhos de discipulado e preparação dos ministérios locais em cada igreja que ele fundava no mundo gentílico. De princípio, o missionário cuidava de pregar o evangelho das boas para quem ainda não conhecia a Cristo, para em seguida fazer um intenso trabalho de discipulado dos novos convertidos, ensinado como viver a vida cristã autentica.

EM TODAS AS IGREJAS. Não há dúvida, que Paulo fala sobre as igrejas por ele fundadas e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Até porque Paulo não tinha nenhuma gerência sobre as igrejas fundadas pelas lideranças de Jerusalém em Israel e na Palestina. Quem se aprofunda na compreensão de como funcionava a igreja primitiva em termos de administração, sabe que haviam dois núcleos administrativos, o principal em Jerusalém, com os apóstolos e as igreja gentílicas com o apóstolo Paulo.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:16

1 Coríntios 7:16 - Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
PORQUE. O escritor continua com seus conselhos, tanto para as irmãs, que seus maridos ainda não eram convertidos ao cristianismo, como também para os irmãos que suas esposas ainda não faziam parte da igreja cristã em Corinto. Apesar do apostolo abrir a possibilidade para que haja a aceitação em alguns casos da separação, porem, para o bem da família, Paulo apela para o bom senso daqueles e daquelas que tinham condições de suportar o julgo desigual, esperando algo melhor acontecer.

DE ONDE SABES. No caso das irmãs que tinham seus esposos descrentes, o autor transfere para cada uma delas a responsabilidade de julgarem seus próprios casos, se tinham ou não condições de suportarem tamanha provação. A orientação do apóstolo é que cada caso fosse estudado de forma individual, e que as lideranças da igreja local chamassem as irmãs para que elas decidissem se dava para continuar ou não.

Ó MULHER. Naqueles casos em que as irmãs da igreja achassem que dava para continuar convivendo com seu marido descrente, que não se separasse, principalmente se o esposo descrente consentisse em conviver com a irmã. Parece que na igreja de Corinto estava querendo acontecer o que ocorreu no tempo de Esdras, que houve uma resolução para que fossem desfeitos os casamentos mistos.

SE SALVARÁS TEU MARIDO? Apelando para o bom senso das irmãs que verdadeiramente eram convertidas, Paulo aponta para a possibilidade dos maridos das irmãos que eram descrentes, vierem a se converter, ai seria uma bênção para as irmãs. Aquelas irmãs que tivessem um pouco mais de paciência e suportabilidade, quem sabe não seriam premiadas com a transformação dos seus maridos? Essa era a expectativa de Paulo, bem como o seu desejo, por isso que ele pedia cautela e calma.

OU DE ONDE SABES, Ó MARIDO. De repente, o escritor olha em direção aos irmãos da igreja de Corinto e faz a mesma pergunta aos tais, no sentido de alertarem aos tais que se esperassem um pouco mais, se assim poderia ser, quem sabe com o bom testemunho deles suas respectivas esposas, que ainda não faziam parte da igreja viessem a nascer de nova. Se assim acontecesse, mais uma família seria abençoada.

SE SALVARÁS. Assim como o irmão teve a oportunidade de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, da mesma forma, quem sabe sua esposa descrente viesse a crer no Senhor Jesus, se cumprindo aquela passagem bíblia: Eu e minha casa servimos ao Senhor. Neste caso, essa chance ainda era maior, porque as mulheres sempre foram mais humildes do que os homens, isso em linhas gerais, e muitas se convertem.

TUA MULHER? De acordo com a cultura machista da antiguidade e principalmente com os costumes e tradições corrompidas de Corinto, os homens deixavam suas esposas por qualquer motivo. No caso das boas práticas do cristianismo, não deveria ser assim, mas os irmãos só deveriam deixar suas mulheres em último caso. Os ensinos das doutrinas cristãs é que a família tem um valor especial para o povo de Deus, e Paulo como um homem de Deus, aconselhava que houvesse a preservação disto.

1 Coríntios 7:15

1 Coríntios 7:15 - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
MAS, SE O DESCRENTE. O conselho geral do Novo Testamento é que não haja separação do casal, senão em último caso. E neste versículo, como em outros há exceção, em que se permite a separação e a dissolução de um casamento. O descrente é aquela pessoa casada com o seguidor do Senhor Jesus, que ainda não se converteu para o reino de Cristo, ou ainda, aquela pessoa que já fez parte da igreja, mas que se encontra desviada dos caminhos do Senhor, que neste caso, é pior do que o incrédulo.

SE APARTAR. O apóstolo Paulo está falando daquele caso em que o descrente, ou a pessoa que está desviada da igreja decide se apartar daquele que não deixa os caminhos do Senhor por nada, nem que para tanto sofra prejuízos. O autor dá a entender que esta decisão não deve partir da pessoa que confessa o nome de Cristo, mas se partir da pessoa que é descrente, ou desviada do evangelho, então, tudo bem.

APARTE-SE. Este apartar-se, diz respeito à separação, o desquite e finalmente o divórcio, que nestes casos são aceitos dentro do cristianismo, em se tratando de membros da igreja de Cristo. Com isso, Paulo passa a informação para as lideranças de Corinto que, o crente está livre para contrair um novo casamento, porque a decisão não partiu de sua pessoa, mas do conjugue descrente, ou que apostatou da fé.

PORQUE NESTE CASO. Ao que tudo indica, Paulo toma por empréstimo o que ocorria nos tempos do judaísmo, em que aqueles casos em que um seguidor do judaísmo por algum motivo se casava com um gentil, as autoridades religiosas podia anular tal contrato de casamento. Ou se acontecesse de um judeu se casar com alguém da mesma religião dele, mas tal pessoa se desviava do judaísmo, o casamento era nulo. No cristianismo, só se um dos dois quisesse dissolver tal casamento era permitido.

O IRMÕ OU IRMÃ. Observa-se que, o escritor não está tratando dos casos de pessoas incrédulas, mas sim de pessoas que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que serve de regra geral para as igrejas espalhadas no mundo gentílico, que tinha como liderança a pessoa do apóstolo Paulo. Esse conselho do apóstolo dos gentios era direcionado aos seguidores do Senhor Jesus, portanto, nestes casos específicos era permitido divórcio.

NÃO ESTÁ SUJEITO A SERVIDÃO. O escritor aprofunda um pouco mais sua tese de que, os irmãos ou as irmãs não são obrigados a viverem com alguém que lhe impõe situações de servidão. Certamente, o apóstolo fala dos casos em que a união conjugal se transforma em uma situação de intensos sofrimentos na vida dos servos e das servas de Deus. Assim sendo, é melhor a separação do que a escravidão doméstica.

MAS DEUS CHAMOU-NOS PARA A PAZ. O que Paulo tenta explicar para seus leitores é que existem certos casamentos que é melhor que haja a separação, principalmente quando alguém perde a sua paz, em consequência das desavenças conjugais. Nenhum servo ou serva de Deus tem a obrigação de viver com uma pessoa que lhe trata mal, que lhe faz sofrer, que vive lhe traindo, que não lhe respeita nem valoriza. O que Paulo tenta ensinar é que, cada caso é um caso, e que só há união se houver também a paz.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...