sexta-feira, 26 de junho de 2015

2 Timóteo 2:21

2 Timóteo 2:21 - De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
DE SORTE QUE, SE ALGUÉM. O autor nos deixa escapar de que, isso depende da vontade de cada um, que no exercício do seu livre arbítrio, pode ou não optar por fazer a obra do Senhor como vaso de honra ou de desonra. O apóstolo estava por certo inteirado das dúvidas de Timóteo sobre permanecer ou não na administração eclesiástica da igreja de Éfeso, como também sabia das pressões internas e externas que pairavam sobre sua cabeça. Cabia então a Timóteo tomar a decisão correta.

SE PURIFICA DESTAS COISAS. Como Paulo conhecia a vida e testemunho de Timóteo, porque ele era seu filho na fé, o acompanhava em suas viagens missionárias, além de ter sido consagrado e separado para o ministério pelo apóstolo. O autor sabia que seu companheiro de ministério havia se convertido de verdade pelo poder do evangelho, ao ponto de ter as credencias de um servo de Cristo que havia deixado o mundo e os prazeres da carne para se purificar da soberba desta vida terrena.

SERÁ VASO PARA HONRA. Não se trata de uma negação da parte de Paulo ou dúvida do apóstolo quanto a vida e testemunho do seu amigo Timóteo, pelo contrário, é uma afirmativa de que ele estava de fato exercendo seu ministério de forma digna, tanto diante de Deus, quanto diante da igreja de Cristo. E certamente o escritor dava seu aval de que Timóteo era na realidade um vaso de honra, pronto e preparado para exercer com integridade seu ministério para o qual foi separado e consagrado por Paulo.

SANTIFICADO E IDÔNEO. Santificado neste caso significa dizer: Separado e preparado para o exercício das funções designadas ao ministério. Somente aquelas pessoas que se divorciaram completamente das coisas profanas deste mundo é que estão preparadas para exercerem funções no ministério da igreja de Cristo. E quando se fala sobre idôneo esta se referindo ao modo de vida ilibada que um ministro deve ter diante de si mesmo, da sociedade e principalmente diante de Deus que tudo conhece.

PARA USO DO SENHOR. Cada um daqueles que nasceram de nova pela regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus, que se converteram dos seus maus caminhos e que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, podem ser um instrumento de Deus para fazer a sua vontade. Deus usa cada um dos seus servos para o que for útil, uns na oração e intercessão, outros no louvor e outros na palavra.

E PREPARADO. Essa preparação começa a partir do momento em que no exercício da fé, alguém recebe a Cristo como Senhor e Salvador, porque a partir de então, tem início uma jornada de busca pelo desenvolvimento espiritual, por meio da oração, meditação e estudo da palavra de Deus. O próprio Deus, quando chama, dependendo do empenho e dedicação daquele que foi escolhido, ele capacita por meio dos dons espirituais.

PARA TODA BOA OBRA. Essa toda “boa obra” a que se refere o autor, diz respeito às virtudes positivas que os membros do corpo de Cristo desenvolvem em torno das atividades do reino de Deus. De fato, cada um dos seguidores de Cristo precisa realizar a chamada de Deus para a qual foi convocado, fazendo a vontade de Deus e exercendo o ministério que foi designado pelo Espírito Santo.

2 Timóteo 2:20

2 Timóteo 2:20 - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
ORA, NUMA GRANDE CASA. O escritor usa mais uma de suas metáforas para ensinar a Timóteo e a igreja de Cristo em Éfeso sobre os tipos de pessoas que fazem parte da comunidade cristã, não somente daquela época, mas de todos os tempos, inclusive dos dias atuais. A maioria dos interpretes do Novo Testamento concordam de que essa “grande casa” sobre a qual o autor se refere, diz respeito à igreja de cristo, com suas variedades de pessoas diferentes uma das outras, em caráter e personalidades.

NÃO SOMENTE HÁ VASOS. Esses vasos sobre os quais o apóstolo se reporta, dizem respeito aos utensílios domésticos que há em uma grande casa em que moram muitas pessoas. Poderíamos escrever sobre potes, jarros, pratos, colheres, mesa, cadeira, estante, sofá, televisor, geladeira, fogão, ar condicionador e etc. Na casa de Deus há também, pessoas que são usadas na oração como intercessores, no louvor, os pregadores da palavra, mestres, missionários e ministros do evangelho.

DE OURO E DE PRATA. Nos tempos mais remotos da antiguidade, eram comuns os utensílios domésticos serem confeccionados com ouro, com prata ou outros metais mais preciosos. No entanto, no uso diário das atividades domésticas eram usados os utensílios mais comuns e baratos, porem, nos eventos festivos e nos dias de comemorações eram utilizados os objetos mais valiosos, como efeito de honra tanto do dono da casa, quanto dos convidados e visitantes, em demonstração e respeito.

MAS TAMBÉM DE PAU. Os utensílios feitos de madeira tinham grande utilidade pelos menos afortunados da sociedade, porque era de fácil acesso para os mais pobres, o que fazia a separação social entre os que eram mais ricos e os necessitados. Praticamente todos os objetos de um lar das classes mais pobres dos povos antigos eram feitos de madeira, por isso que eram comuns as carpintarias e serrarias. O vaso de pau na igreja, certamente representa aquele de tem pouco destaque na igreja.

E DE BARRO. Da mesma forma eram os objetos feitos de barro pelos mais pobres ainda da sociedade, isso porque, o barro é um produto que está disponível para qualquer pessoa, mesmo os mais carentes da sociedade. Os utensílios de barro se desgastam com mais facilidade e se quebram fáceis. É provável que represente os mais débeis na fé, bem como aqueles que se desviam da verdade por qualquer motivo.

UNS PARA HONRA. A utilização do vaso e o seu valor econômico era que determinava se ele era usado para honra ou não. Os mais ricos da sociedade usavam seus objetos de ouro, prata ou metais preciosos numa demonstração de poder econômico. Na igreja, os que são usados na obra para glória do nome de Cristo é que são vasos de honra. Esses são usados pelo Espírito de Deus para serviços importantes na edificação da igreja do Senhor Jesus.

OUTROS, POREM, PARA DESONRA. Convidar a alguém nos tempos antigos e usar utensílios de madeira ou de barro era uma desonra e falta de respeito da parte do anfitrião da casa para com seu convidado. Estes vasos de desonra, certamente representam aqueles que envergonham o evangelho de Cristo dentro das igrejas, são aqueles que estão infiltrados no meio do povo de Deus com segundas intensões, para tirarem proveito do povo de Deus.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

2 Timóteo 2:19

2 Timóteo 2:19 – Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
TODAVIA, O FUNDAMENTO DE DEUS. Quando se fala sobre fundamento está se referindo a segurança, firmeza e realidade de algo que tem fidelidade. O escritor certamente se reporta a essência de Deus em ser o que ele é de verdade e sobre tudo que envolve seus conceitos revelados no evangelho da verdade. Diferente do que pregavam e propagavam os gnósticos, que em suas vulnerabilidades filosóficas mudavam de ideologia conforme lhes eram convenientes por interesses pessoais.

FICA FIRME TENDO ESTE SELO. O apóstolo neste texto defende suas pregações e ensinos como algo que vem de Deus diretamente e não como conceitos pessoais sobre doutrinas humanas ou conjunto de regras de um evangelho filosófico. Quando se refere a “selo” dentro dos parâmetros do evangelho está se falando sobre a garantia daquilo que está se escrevendo ou afirmando. De forma que as pregações e esta própria missiva de Paulo tem o selo de Deus e a garantia de que foi Deus quem revelou ao apóstolo tais verdades.

O SENHOR CONHECE. Deus é Onisciente e isso trata do conhecimento absoluto que o Todo-poderoso tem em si mesmo, como sendo o Deus eterno em que nada foge do seu olhar perscrutador. Ninguém tem na testa um ferro ou um sinal dizendo que pertence ou não a família de Deus, porem, os que são de Cristo tem na sua alma e no seu espírito a luz divina que os identificam como eleitos do Deus de bondade. Deus sabe perfeitamente quem são aqueles que fazem a sua vontade aqui na terra.

OS SEUS. Deus conhece os seus. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Salmos 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.

E QUALQUER QUE PROFERE. Essa frase é a mesma coisa que “e qualquer que confessa”. Os cristãos da igreja de Cristo na cidade de Éfeso, antes de se converterem ao cristianismo pertenciam a outras religiões ou seitas pagãs, inclusive a maioria dos países que eram colônias do império romano pertenciam a antiga religião romana, porque o império levava em suas conquistas, os seus costumes, tradições e religião. Mas agora, os cristãos confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deles.

O NOME DE CRISTO. Confessar o nome de Cristo era a mesma coisa que declarar-se cristão ou passar a seguir o cristianismo. Muitas pessoas estavam se convertendo do judaísmo, do romanismo e das demais seitas heréticas para o cristianismo.

APARTE-SE DA INIQUIDADE. O escritor está alertando de que aqueles que confessavam a Cristo como Senhor e Salvador deveriam mudar de vida. Se antes viviam na depravação mundana, depois de se converter para Cristo pelo poder do evangelho das boas novas, tinham que se apartar de tudo que é errado, mal e perverso.

terça-feira, 23 de junho de 2015

2 Timóteo 2:18

2 Timóteo 2:18 - Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
OS QUAIS. O autor se refere à Himeneu, a Fileto e a todos os que se levantaram na igreja de Éfeso contra os princípios doutrinários do cristianismo. Os inimigos do evangelho da verdade se infiltravam nos lares cristãos com falatórios profanos com suas fábulas artificias, com suas filosofias sufistas que tinham como objetivo perverter a fé dos mais simples, e isso traziam grandes prejuízos para a igreja de Cristo, porque até certo ponto conseguiam arrastar alguns que chegava a se desviarem.

SE DESVIARAM. Tanto Himeneu quanto Fileto e todos os hereges que estavam causando problemas na igreja de Éfeso estavam desviados do evangelho. Mas estavam lá no meio do povo de Deus. Como acontece nos dias de hoje, muitos estão dentro das denominações, fazem parte dos ministérios, cantam nos conjuntos e nos corais, participam das atividades normais e das liturgias de cultos, mas no fundo, no fundo são ervas daninhas, que ao seu bel prazer, só cuidam dos seus interesses.

DA VERDADE. Se desviar da verdade é, sobretudo está na igreja ou exercer qualquer função no ministério por interesses pessoais e não pela causa do reino de Cristo. Jesus quando exerceu seu ministério, assim o fez em prol dos outros e não de si mesmo. Do mesmo modo foi o escritor desta carta, ele não exerceu seu ministério para tirar proveito financeiro do evangelho, mas trabalhava com as próprias mãos para não depender da igreja, se desviar da verdade é ser transformado em um profissional do evangelho, por meio do comercio da fé.

DIZENDO QUE A RESSURREIÇÃO. Os gnósticos defendiam conceitos totalmente opostos das definições cristãs quanto à ressurreição dos justos. Já a crença judaica sobre a ressurreição era um pouco parecida com a crença cristã, porem com algumas variações. O Novo Testamento nos fornece a mais real designação dentro da verdade sobre esse assunto, quanto aos justos e principalmente quanto aos remidos em Cristo, o que nos faz crer que os justos que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que estivermos vivos seremos transformados.

ERA JÁ FEITA. Os gnósticos defendiam de que a ressurreição dos justos aconteceu justamente quando Cristo ressuscitou e com ele os que estavam no seio de Abraão foram transportados para o paraíso. E que depois deste evento, não haveria mais ressurreição, mas sim sucessivas reencarnações até que a alma alcance a perfeição. Não havendo, portanto para eles, ressurreição do corpo, nem tão pouco transformação, como Paulo ensinava, conforme 1 Coríntios 15:51-57.

E PERVERTERAM. Tais ensinos heréticos dos gnósticos só gerava confusão na mente dos menos esclarecidos dentro da comunidade cristã, porque essas heresias dos opositores do evangelho da verdade, caminham na contra mão de tudo aquilo que Cristo ensinou, os apóstolos e os missionários cristãos. Em várias referências dos escritos de Paulo ele dedicou boa parte do conteúdo de suas obras literárias para ensinar sobre esse assunto, destacando o capítulo 15 de 1 Coríntios quase em sua totalidade.

A FÉ DE ALGUNS. O autor se reporta sobre o conjunto de crenças pregadas e ensinadas por ele sobre a ressurreição dos que dormiam em Cristo. Aprendemos que todos os remidos de Cristo ressuscitarão no dia do arrebatamento, os vivos serão transformados, os que morrerem em Cristo depois do arrebatamento um dia ressuscitarão também para reinar com Cristo, e entrarem nos portões da vida eterna.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

2 Timóteo 2:16-17

2 Timóteo 2:16-17 - Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto.
MAS EVITA OS FALATÓRIOS. Para Timóteo, o autor recomenda que ele maneje bem a palavra da verdade, até porque como ministro da igreja de Éfeso, ele precisava pregar o evangelho para os cidadãos daquela cidade, além é claro de ensinar as doutrinas cristãs aos seguidores de Cristo que já faziam parte da igreja local. Porem recomenda o apóstolo ao seu companheiro de ministério e filho na fé, que ele buscasse evitar falatórios com os hereges e inimigos do evangelho que apareciam em Éfeso.

PROFANOS. Geralmente, quando dois ou mais homens de Deus se encontram, buscam conversar sobre as coisas do reino de Deus e as coisas que são de cima, até para que um possa edificar o outro com a palavra de Deus e o que prevalece é justamente um diálogo sobre os mistérios de Deus. No entanto, quando os profanos se encontram, a tendência é se desbocarem sobre as coisas desta vida, sobre bens materiais, os prazeres carnais e não sobre as coisas da igreja de Cristo e do evangelho do reino.

PORQUE PRODUZIRÃO MAIOR IMPIEDADE. Os Judaizantes, os falsos mestres gnósticos, os hereges das seitas pagãs, e os opositores do evangelho de Cristo, se infiltravam no meio da igreja do Senhor para gerarem confusão e tumultuarem a obra de cristo. O cuidado do apóstolo era para que os líderes do cristianismo, e no caso da igreja de Éfeso Timóteo, fosse vigilante, no sentido de não permitir que os inimigos do evangelho das boas novas tivessem espaço para semear suas heresias na igreja.

E A PALAVRA DESSES. Quem tinha experiência no evangelho de Cristo e conhecimento das doutrinas cristã da nova aliança, não se deixava enganar por esses hereges e opositores do reino de Cristo. Mas, a igreja em sua grande maioria é composta de pessoas simples da sociedade, e os novos convertidos são como meninos e adolescentes na fé, portanto, fáceis de se tornarem presas das palavras sedutoras e enganadores dos falsos mestres com seus discursos profanos e enganadores.

ROERÁ COMO GANGRENA. Essa palavra gangrena se refere ao câncer ou as enfermidades que causam úlceras no organismo humano e que não tinham cura e nem controle pelas ciências médicas da época, por isso se espalhava de forma incontrolável a ponto de causar grandes lesões no corpo de suas vítimas. As más conversações de qualquer membro da igreja de Cristo com os hereges tinham os mesmos efeitos espirituais negativos, na alma e no espírito dos que se deixavam enganar por eles.

ENTRE OS QUAIS SÃO HIMENEU. Uma outra referência a este mesmo personagem se encontra em 1 Timóteo 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. O que se sabe sobre este indivíduo é de que ele pertencia ao gnosticismo e que se opusera ao evangelho de Cristo em Éfeso.

E FILETO. Essa é a única referencia no Novo Testamento sobre essa personagem. Não é um nome próprio, mas sim um apelido e significa; aquele que se faz de amigo para subornar por meio de subterfúgio. O que era bem característico de um chefe gnóstico, que se infiltrava no meio da igreja para enganar os mais simples com suas filosofia religiosas do engano.

domingo, 21 de junho de 2015

2 Timóteo 2:15

2 Timóteo 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
PROCURA. Paulo era o mais honrado líder cristão da igreja de Cristo no mundo gentílico desta época, portanto, tinha autoridade para exortar seu companheiro de ministério ou qualquer outro sobre como ser um verdadeiro ministro do evangelho de Cristo Jesus. Ser um obreiro da igreja de Cristo e ministro do evangelho das boas novas requer um grande esforço e perseverança por parte de quem é chamado para tal ofício, razão porque o autor recomenda a Timóteo que ele procure ser assim.

APRESENTAR-TE. Isso nos ensina sobre o modo como cada um dos ministros do evangelho se porta como representante do reino de Cristo diante da responsabilidade que lhe é imposta na obra de Deus e na administração eclesiástica das igrejas locais. O obreiro precisa assumir suas responsabilidades diante do cargo que ocupa na obra do evangelho e com dignidade honrar sua posição como embaixador do reino dos céus na terra. O seu testemunho é o que conta diante de Deus, da igreja e da sociedade.

A DEUS. Em nossos dias, ao que tudo indica, essa recomendação entrou em desuso, uma vez que os chamados ministros procuram fazer e tudo para diante das convenções ganharem posições diante uns dos outros e não diante de Deus. Procura-se por meio de artifícios humanos galgarem cargos, usando da bajulação, da barganha e da compra de cargos, em vez de serem efetivamente aprovados por Deus. De que adianta ser aprovado pelos homens e reprovados por Deus?

APROVADO. O ministro aprovado por Deus não é aquele que é endeusado pelas massas, mas sim, aquele que com humildade e simplicidade busca atribuir toda honra e todo glória a Cristo. O obreiro pode ser aprovado pela grande maioria, mas diante de Deus ser reprovado, porque suas intenções frente à obra da igreja não são legítimas, isso porque busca mais se esforçar pelos seus interesses pessoais, do que os dignos interesses pelas coisas que são de cima e o bem-estar da igreja de Cristo.

COMO OBREIRO. Neste caso, obreiro é aquele que está de fato envolvido com a pregação do evangelho das boas novas, como também aqueles que se envolvem diretamente com o discipulado ou ensino das doutrinas cristãs na igreja do Senhor Jesus, além é claro, e principalmente, aqueles que estão envolvidos com a administração eclesiástica das igrejas locais. Todos estes precisam se destacar diante de Deus como alguém que de forma legítima e sincera fazem a obra de Cristo.

QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR. O bom testemunho de um obreiro da casa de Deus é muito importante para o povo de Deus, até porque muitos se espelham no seu exemplo de vida para seguirem o caminho do evangelho. Alguém que olha para um ministro do evangelho tem que ver nele um representante de Cristo.

QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE. É inadmissível que um ministro do evangelho seja despreparado para o ensino da palavra de Deus e a pregação do evangelho das boas novas. Hoje são inúmeros os meios que dá ao obreiro a possibilidade do seu desenvolvimento e crescimento no conhecimento da palavra.

sábado, 20 de junho de 2015

2 Timóteo 2:14

2 Timóteo 2:14 - Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
TRAZE ESTAS COISAS. Certamente a igreja de Cristo na cidade de Éfeso já sabia dos ensinos cristãos que o apóstolo ensinava em todas as igrejas por onde ele passava e pregava. Era costume do apóstolo doutrinar aos seguidores de Cristo sobre como se comportarem entre si e no meio da sociedade da qual faziam parte como cidadãos. Além é claro, desta própria epístola que devia ser lida para a igreja, como também as demais cartas do apóstolo que também circulavam em todas as igrejas da época.

A MEMÓRIA. De fato, a amnésia parece ter chegado à mente de muitos da igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso ao ponto de esquecerem-se dos ensinos de Paulo sobre seus deveres cristãos uns para com os outros e também para com os visitantes e ouvintes do evangelho de Cristo. Neste ponto, o escritor recomenda a seu amigo e companheiro de ministério, que também era o líder daquela igreja de que ele refrescasse a mente dos irmãos sobre algumas coisas que haviam se esquecido.

ORDENA-LHES DIANTE DO SENHOR. Como sendo o grande apóstolo dos gentios e, portanto, um dos maiores líderes do cristianismo no mundo gentílico, o apóstolo passa uma ordem expressa ao seu amigo e companheiro de ministério de que ele desse essa ordem a todos que faziam parte da igreja em Éfeso para que deixassem de contenderem uns com os outros, porque isso só servia para promover divisão entre eles, além de provocarem escândalos diante dos visitantes e ouvintes do evangelho.

QUE NÃO TENHAM CONTENDAS. Há quem diga que alguns dos apóstolos originais andavam circulando a igreja de Éfeso, por ser essa uma grande igreja, com o intuito de tomarem o lugar de Timóteo, que no momento era o líder local desta grande igreja. Com isso, havia uma disputa interna entre os ministros e auxiliares no sentido de contenderem sobre quem era o líder ideal para administrar aquela igreja. O autor pede stop sobre este assunto, a fim de evitar que a igreja se torne um campo de batalha.

DE PALAVRAS. Só faltavam socos e ponta pés de uns para com os outros, e isso por interesses pessoais, no sentido de disputarem os cargos, posições e domínio sobre a igreja de Cristo naquele lugar, porque em termos de acusações, e discussões acirradas já se tornara normal entre eles. É bem provável que os mais influentes da igreja vivessem se digladiando uns aos outros, com palavras de baixo escalão, o que era vergonhoso para os líderes da igreja, que deviam praticar a união e o amor fraternal.

QUE PARA NADA APROVEITAM. As acusações e as palavras acusativas trocadas entre os líderes daquela igreja não tinham nenhum proveito nem serviam para edificação da igreja. Paulo repassa essa responsabilidade a Timóteo para que ele pudesse produzir uma solução pacificadora entre todos, fazendo com que a paz voltasse a reinar naquela igreja. Era inadmissível que os líderes que deviam dar bons exemplos estivessem eles mesmos sendo motivos de escândalos no meio do povo de Deus.

E SÃO PARA PERVERSÃO DOS OUVINTES. Se o estrago já era grande dentro da comunidade cristã de Éfeso, mas que os efeitos negativos destas divisões não chegassem aos ouvintes do evangelho de Cristo, aqueles que visitavam a igreja de Cristo Jesus. A sociedade vê a igreja de Cristo como um lugar de união e solidariedade de uns para com os outros.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...