quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:18

1 Coríntios 7:18 - É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? Não se circuncide.
É ALGUÉM. Todas estas questões são respostas a perguntas feitas pelos irmãos de Corinto, possivelmente os líderes locais, para que tivessem como agir corretamente conforme o que pensava o fundador daquela comunidade cristã. A igreja cristã de Corinto tinha tantos problemas que não deu tempo de Paulo ensinar todas as doutrinas cristãs, durante mais ou menos um ano e meio que esteve com eles, quando ainda da fundação daquela igreja, razão porque desta carta e outra de Paulo.

CHAMADO. Primeiro, o autor fala do momento feliz que cada um dos seus leitores tive de quando aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que aconteceu quando este alguém tomou a sua decisão de fazer parte do reino de Cristo, seguindo as doutrinas do cristianismo. Depois, pode-se dizer que o escritor também fala da carreira cristã que é proposta para alguém que se converte para Cristo pelo poder do evangelho.

ESTANDO CIRCUNCIDADO? O apóstolo Paulo não tinha responsabilidade em evangelizar os judeus, porque esta incumbência ficou sob a responsabilidade de Pedro com os demais apóstolos. Mas no mundo gentílico, também se convertiam seguidores do judaísmo ao cristianismo. Estas pessoas eram circuncidadas, então o que fazer? Paulo diz que tal pessoa pode ser aceita sim, no cristianismo sem problema.

FIQUE CIRCUNCIDADO. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, que ficava como sinal de que tal pessoa tinha uma aliança com o judaísmo enquanto fizesse parte desta religião de Israel. Ao se converter ao cristianismo, rompendo então com o judaísmo, esse novo convertido não precisava reverter a sua circuncisão, porque para Paulo este sinal não tinha nenhum valor. No conceito de Paulo, o mais importante era ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

É ALGUÉM CHAMADO. Fazer parte da igreja verdadeira de Cristo é algo tão importante que o escritor chama isso de chamada da parte de Deus para ser seu povo. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeie. Essa eleição por parte de Deus é que produz a convicção necessária para que alguém que se converte ao verdadeiro cristianismo permaneça nos caminhos do evangelho.

ESTANDO INCIRCUNCIDADO? Agora, o apóstolo dos gentios fala sobre os pagãos que eram livres pensadores, ou que antes faziam parte de alguma seita herética do paganismo, mas que se converteu ao cristianismo. Essas pessoas precisavam ser circuncidadas? A resposta é não, uma vez que, o cristianismo não é a mesma coisa que o judaísmo. Pelo contrário o cristianismo veio para libertar o homem da lei de Moisés.

NÃO SE CIRCUNCIDE. Apesar do cristianismo ter raízes profundas no judaísmo, mas quem aceita a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, não precisa mais cumprir a legislação de Moisés, porque Cristo já cumpriu em seu lugar. A título de hoje, tem muitas denominações que mais parecem uma sinagoga judaica do que uma igreja cristã, porque seus líderes não compreendem a essência da nova dispensação. As igrejas fundadas por Paulo, não eram a mesma coisas das igrejas ligadas a Jerusalém.

1 Coríntios 7:17

1 Coríntios 7:17 - E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
E ASSIM CADA UM. Temos então mais uma secção, dentro deste capítulo, que trata da condição social de cada um daqueles que faziam parte da igreja cristã de Corinto, principalmente dos que eram servos dos mais ricos. Mas em linhas gerais, o autor continua tratando dos casos de forma individual, como se ele dissesse para os seus leitores que cada caso era uma caso, e que suas recomendações não poderiam ser aquilatadas para todos os casos. Que cada um analisasse seu caso pessoalmente.

ANDE. A metáfora do andar cristão é frequentemente utilizada pelos escritores do Novo Testamento como o proceder cristão em todas as situações, principalmente Paulo em seus escritos é recorrente o uso desta metáfora. Certamente o escritor usa, neste caso, sua metáfora para o que passa a dizer em seguida, orientando os seus filhos na fé a que agissem de acordo com seus bons conselho, que no final dava certo.

COMO DEUS. No entanto, antes de dar seus próprios conselhos pessoais aos seus leitores, Paulo coloca Deus em primeiro lugar, como aquele que é o grande mentor de todas as situações na vida de cada um, daqueles que fazem parte de sua grande família na terra, que é a igreja de Cristo. Um pouco mais para o início desta carta, Paulo já fez os seus leitores sentirem que são guiados por Deus mediante o seu Santo Espírito.

LHE REPARTIU. Este verbo usando pelo escritor nos ensina de como Deus trata com cada um dos seus filhos, lhes abençoando como representantes do seu reino aqui na terra. Cada um ocupa uma posição social pela sua capacidade, porque Deus conhece a estrutura de cada um, de forma que, os irmãos não deviam murmurar pelo que eram, porque o objeto não pode retrucar com o seu criador, porque o fez assim. O oleiro tem poder sobre o barro para fazer do seu vaso como lhe bem parecer em fazer.

CADA UM COMO O SENHOR O CHAMOU. Ninguém que se converte ao reino de Deus, sai de uma posição melhor para outra pior, pelo contrário, quando alguém se converte de verdade para o reino de Cristo, a tendência é que tal pessoa se torne melhor de vida, melhorando sua condição social. A maioria esmagadora dos que se convertem, saem do fim do poço, e passam a ocuparem posições melhore na sociedade.

É O QUE ORDENO. É provável que o apóstolo dos gentios se refira aos seus trabalhos de discipulado e preparação dos ministérios locais em cada igreja que ele fundava no mundo gentílico. De princípio, o missionário cuidava de pregar o evangelho das boas para quem ainda não conhecia a Cristo, para em seguida fazer um intenso trabalho de discipulado dos novos convertidos, ensinado como viver a vida cristã autentica.

EM TODAS AS IGREJAS. Não há dúvida, que Paulo fala sobre as igrejas por ele fundadas e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Até porque Paulo não tinha nenhuma gerência sobre as igrejas fundadas pelas lideranças de Jerusalém em Israel e na Palestina. Quem se aprofunda na compreensão de como funcionava a igreja primitiva em termos de administração, sabe que haviam dois núcleos administrativos, o principal em Jerusalém, com os apóstolos e as igreja gentílicas com o apóstolo Paulo.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:16

1 Coríntios 7:16 - Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
PORQUE. O escritor continua com seus conselhos, tanto para as irmãs, que seus maridos ainda não eram convertidos ao cristianismo, como também para os irmãos que suas esposas ainda não faziam parte da igreja cristã em Corinto. Apesar do apostolo abrir a possibilidade para que haja a aceitação em alguns casos da separação, porem, para o bem da família, Paulo apela para o bom senso daqueles e daquelas que tinham condições de suportar o julgo desigual, esperando algo melhor acontecer.

DE ONDE SABES. No caso das irmãs que tinham seus esposos descrentes, o autor transfere para cada uma delas a responsabilidade de julgarem seus próprios casos, se tinham ou não condições de suportarem tamanha provação. A orientação do apóstolo é que cada caso fosse estudado de forma individual, e que as lideranças da igreja local chamassem as irmãs para que elas decidissem se dava para continuar ou não.

Ó MULHER. Naqueles casos em que as irmãs da igreja achassem que dava para continuar convivendo com seu marido descrente, que não se separasse, principalmente se o esposo descrente consentisse em conviver com a irmã. Parece que na igreja de Corinto estava querendo acontecer o que ocorreu no tempo de Esdras, que houve uma resolução para que fossem desfeitos os casamentos mistos.

SE SALVARÁS TEU MARIDO? Apelando para o bom senso das irmãs que verdadeiramente eram convertidas, Paulo aponta para a possibilidade dos maridos das irmãos que eram descrentes, vierem a se converter, ai seria uma bênção para as irmãs. Aquelas irmãs que tivessem um pouco mais de paciência e suportabilidade, quem sabe não seriam premiadas com a transformação dos seus maridos? Essa era a expectativa de Paulo, bem como o seu desejo, por isso que ele pedia cautela e calma.

OU DE ONDE SABES, Ó MARIDO. De repente, o escritor olha em direção aos irmãos da igreja de Corinto e faz a mesma pergunta aos tais, no sentido de alertarem aos tais que se esperassem um pouco mais, se assim poderia ser, quem sabe com o bom testemunho deles suas respectivas esposas, que ainda não faziam parte da igreja viessem a nascer de nova. Se assim acontecesse, mais uma família seria abençoada.

SE SALVARÁS. Assim como o irmão teve a oportunidade de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, da mesma forma, quem sabe sua esposa descrente viesse a crer no Senhor Jesus, se cumprindo aquela passagem bíblia: Eu e minha casa servimos ao Senhor. Neste caso, essa chance ainda era maior, porque as mulheres sempre foram mais humildes do que os homens, isso em linhas gerais, e muitas se convertem.

TUA MULHER? De acordo com a cultura machista da antiguidade e principalmente com os costumes e tradições corrompidas de Corinto, os homens deixavam suas esposas por qualquer motivo. No caso das boas práticas do cristianismo, não deveria ser assim, mas os irmãos só deveriam deixar suas mulheres em último caso. Os ensinos das doutrinas cristãs é que a família tem um valor especial para o povo de Deus, e Paulo como um homem de Deus, aconselhava que houvesse a preservação disto.

1 Coríntios 7:15

1 Coríntios 7:15 - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
MAS, SE O DESCRENTE. O conselho geral do Novo Testamento é que não haja separação do casal, senão em último caso. E neste versículo, como em outros há exceção, em que se permite a separação e a dissolução de um casamento. O descrente é aquela pessoa casada com o seguidor do Senhor Jesus, que ainda não se converteu para o reino de Cristo, ou ainda, aquela pessoa que já fez parte da igreja, mas que se encontra desviada dos caminhos do Senhor, que neste caso, é pior do que o incrédulo.

SE APARTAR. O apóstolo Paulo está falando daquele caso em que o descrente, ou a pessoa que está desviada da igreja decide se apartar daquele que não deixa os caminhos do Senhor por nada, nem que para tanto sofra prejuízos. O autor dá a entender que esta decisão não deve partir da pessoa que confessa o nome de Cristo, mas se partir da pessoa que é descrente, ou desviada do evangelho, então, tudo bem.

APARTE-SE. Este apartar-se, diz respeito à separação, o desquite e finalmente o divórcio, que nestes casos são aceitos dentro do cristianismo, em se tratando de membros da igreja de Cristo. Com isso, Paulo passa a informação para as lideranças de Corinto que, o crente está livre para contrair um novo casamento, porque a decisão não partiu de sua pessoa, mas do conjugue descrente, ou que apostatou da fé.

PORQUE NESTE CASO. Ao que tudo indica, Paulo toma por empréstimo o que ocorria nos tempos do judaísmo, em que aqueles casos em que um seguidor do judaísmo por algum motivo se casava com um gentil, as autoridades religiosas podia anular tal contrato de casamento. Ou se acontecesse de um judeu se casar com alguém da mesma religião dele, mas tal pessoa se desviava do judaísmo, o casamento era nulo. No cristianismo, só se um dos dois quisesse dissolver tal casamento era permitido.

O IRMÕ OU IRMÃ. Observa-se que, o escritor não está tratando dos casos de pessoas incrédulas, mas sim de pessoas que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que serve de regra geral para as igrejas espalhadas no mundo gentílico, que tinha como liderança a pessoa do apóstolo Paulo. Esse conselho do apóstolo dos gentios era direcionado aos seguidores do Senhor Jesus, portanto, nestes casos específicos era permitido divórcio.

NÃO ESTÁ SUJEITO A SERVIDÃO. O escritor aprofunda um pouco mais sua tese de que, os irmãos ou as irmãs não são obrigados a viverem com alguém que lhe impõe situações de servidão. Certamente, o apóstolo fala dos casos em que a união conjugal se transforma em uma situação de intensos sofrimentos na vida dos servos e das servas de Deus. Assim sendo, é melhor a separação do que a escravidão doméstica.

MAS DEUS CHAMOU-NOS PARA A PAZ. O que Paulo tenta explicar para seus leitores é que existem certos casamentos que é melhor que haja a separação, principalmente quando alguém perde a sua paz, em consequência das desavenças conjugais. Nenhum servo ou serva de Deus tem a obrigação de viver com uma pessoa que lhe trata mal, que lhe faz sofrer, que vive lhe traindo, que não lhe respeita nem valoriza. O que Paulo tenta ensinar é que, cada caso é um caso, e que só há união se houver também a paz.

1 Coríntios 7:14

1 Coríntios 7:14 - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
PORQUE O MARIDO DESCRENTE. Paulo esta expondo seus conselhos para os casos em que um dos conjugues não faz parte da igreja de Cristo. E neste caso em foco, ele fala da mulher que serve a Cristo, mas o marido ainda não. No entendimento do autor, o marido que não se entregou a Cristo, mas que tem sua mulher orando por ele, entregando sua vida e dos filhos nas mãos de Deus, esse marido é beneficiado com os favores de Deus, isso por intermédio da sua esposa, que é uma serva de Deus.

É SANTIFICADO. Neste caso, não se trata da transmissão automática da santidade de vida, da mulher para seu marido, em se tratando da pureza da alma e do espírito. O que o apóstolo esta fazendo é uma comparação do que é possível no cristianismo, comparando com o judaísmo. Porque no judaísmo, não era permitido em hipótese alguma à união do incrédulo com uma mulher judia, seguidora do tradicional judaísmo.

PELA MULHER. Já no cristianismo, dependendo do caso, Paulo deixa bem claro que é possível a vida conjugal entre a mulher que serve a Deus e o seu marido que ainda não é convertido. Principalmente naqueles casos em que a mulher aceita a Cristo como Senhor e Salvador, mas seu marido não aceitou ainda. Nestes casos e outros, a mulher não precisa deixar seu esposo, porque ele ainda não se converteu para Cristo.

E A MULHER DESCRENTE. Agora, Paulo faz o caminho inverso, em que o marido aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, mas a sua esposa ainda não se decidiu em caminhar com ele nos caminhos do evangelho. A palavra descrente fala da pessoa que é incrédula, que ainda não tomou a feliz decisão de viver para Cristo e com Cristo. Neste caso, o escritor esta falando sobre a esposa do irmão que ainda é descrente.

É SANTIFICADA PELO MARIDO. Só repetindo, esta santificação não se trata da santidade da alma e do espírito, mas se trata da aceitação de uma situação, em que é melhor aceitar, do que haver a separação do casal, porque o marido é um servo de Deus e sua esposa ainda não aceitou seguir ao evangelho da libertação. Paulo dá sua opinião que é tolerável estas situações para o bem e a construção da família.

DE OUTRA SORTE OS VOSSOS FILHOS SERIAM IMUNDOS. Que culpa tem uma criança, pelo fato de seus pais pertencerem a religiões diferentes? Portanto, desejando o bem estar da família, e a manutenção do casamento, é que Paulo permitia, de conformidade com o cristianismo, a união de pessoas da igreja com pessoas descrente. Até porque, com a dissolução do casamento os filhos quem mais sofriam.

MAS AGORA SÃO SANTOS. Não é que os filhos dos crentes sejam crentinhos automaticamente, até porque no cristianismo a salvação é individual. Mas, o escritor esta falando em termos de aceitação de tais situações, em que um dos conjugues é casado com uma mulher descrente. Paulo tem uma percepção que, aquele marido que serve a Deus, vai de alguma maneira influenciar sua esposa, como também seus filhos a que mais sedo ou mais tarde, ambos terão a oportunidade de aceitarem a Cristo.

1 Coríntios 7:12-13

1 Coríntios 7:12-13 - Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
MAS AOS OUTROS DIGO EU. Mais uma vez dentro do capítulo sete desta carta, o autor passa a informação que está transmitindo sua opinião pessoal, sobre determinados assuntos que foram abordados pelos líderes da igreja cristã de Corinto, como pode ser vista no versículo seis, e um pouco mais a frente, já no versículo vinte e cinco. Com isso, Paulo deixa transparecer que não tinha revelação da parte de Cristo sobre tais assuntos, mas que tinha permissão para opinar, como apóstolo que era.

NÃO O SENHOR. Aprendemos sobre a sinceridade do escritor em falar a verdade sobre o que estava tratando nesta sua carta. Paulo quis dizer que Cristo não havia deixado nenhum ensino concernente a tais assuntos, nem tão pouco havia lhe revelado alguma coisa para ele sobre tais temas. O fato de Paulo ser transparente nestes pontos de sua carta nos dá a ideia que seus demais escritos foram conforme a revelação de Cristo.

SE ALGUM IRMÃO TEM MULHER DESCRENTE. Não se sabe ao certo, se no tempo da igreja primitiva, era permitido que o seguidor do Senhor se casasse com uma mulher descrente, que não fazia parte da igreja, o que se pode chamar de julgo desigual. Ou se este problema era somente casos isolados na igreja de Corinto, o que era mais provável. Mas pode ser que o marido se converteu e sua esposa ainda não.

E ELA CONSENTE EM HABITAR COM ELE. Sempre existiu este problema nas igrejas de todos os tempos, em que o marido era servo de Cristo, mas sua mulher não servia ao reino de Deus, neste caso, se a mulher descrente for compreensiva, e por amor a seu esposa, e para o bem da família, permitir habitar com seu esposo, que haja bom senso do marido e não deixe sua mulher, mesmo que ela não confesse a mesma fé cristã.

NÃO A DEIXE. No caso do judaísmo, não era permitido que os judeus se casassem com o que eles chamavam de mulheres estranhas, por não confessarem a fé judaica. Já no cristianismo do mundo gentílico, Paulo aconselhava que, se o homem já era casado com uma mulher descrente, quando se converteu, ou se a mulher se desviar do evangelho, mas ela consente em viver com seu marido, que o irmão não a deixe.

E SE ALGUMA MULHER TEM MARIDO DESCRENTE. Agora, o escritor trata do outro lado da mesma questão, só que neste caso, é a irmã que segue o caminho de Cristo e o seu marido ainda não é cristão verdadeiro, ou que se desviou dos caminhos do evangelho. Estes casos são o que mais tem nas igrejas, e as irmãs sofrem bastante, porque os maridos descrentes humilham as servas de Deus em várias situações.

E ELE CONSENTE EM HABITAR COM ELA, NÃO O DEIXE. A exortação de Paulo é para a preservação da estrutura familiar. Não é nada fácil para uma mulher que é casada com um incrédulo se manter firme nos caminhos do evangelho, até porque as trevas não se unem com a luz. Mas se é para o bem da família, o conselho do apóstolo dos gentios é que a irmã que confessa a fé cristã, não deixe seu marido, simplesmente pelo fato de que ele não faz parte da igreja de Cristo, isso se ele consente em viver em paz com ela.

1 Coríntios 7:10-11

1 Coríntios 7:10-11 - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
TODAVIA, AOS CASADOS, MANDO. Dentro deste capítulo sete de sua carta, Paulo deixa transparecer por três vezes que estava dando sua opinião pessoal, sobre os temas que os irmãos de Corinto mandaram lhe perguntar. Porem, nestes dois versículos, ele diz que o caso era diferente, e que ele transmitia tais recomendações como mandamento para os cristãos. Por isso que o autor diz aos que são casados que efetivamente mandava, para em seguida ele justificar porque estava ordenando.

NÃO EU MAS O SENHOR. Para o próprio bem faz famílias cristãs, Paulo afirma que este mandamento para os que faziam parte da igreja de Corinto, vinha não de sua opinião pessoal, mas que estava de acordo com o que Jesus havia ensinado, quando ainda estava com os seus apóstolos. É provável que o escritor faça uso das tradições orais que iam sendo passadas sobre os ensinos de Jesus, e não dos quatros evangelhos.

QUE A MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO. De acordo com o judaísmo, não era permitido que as mulheres se apartassem dos seus esposos, mesmo que eles viessem a lhes trair. O cristianismo também recomenda que as mulheres sejam submissas aos seus esposos, porem, em caso de traição por parte do seu esposo, abre-se a exceção para que a mulher escolha, se quer se separar ou não do marido.

SE, POREM, SE APARTAR. Paulo está falando para as mulheres cristãs, que se elas resolverem se apartar do marido, que elas fiquem sem se casar novamente. O mandamento é que não se aparte do marido, mas se não deu certo o casamento, ninguém é obrigado a viver com quem não quer. Porem, o conselho é que a mulher fique sem marido, que se dedique completamente as coisas de Deus e da igreja.

QUE FIQUE SEM CASAR. De acordo com as leis e os costumes sociais que prevaleciam na cidade de Corinto, as mulheres estavam trocando de maridos como se trocavam de roupas. No entanto, isso não poderia acontecer no seio da igreja cristã, por isso que Paulo faz tais recomendações, não permitindo que o mesmo que acontecia na sociedade viesse a acontecer dentro da igreja. A mulher cristã tinha que ser diferente.

OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO. Certamente Paulo fala daqueles casos em que a separação do casal partia da mulher e não do homem. E neste caso, se a mulher percebesse que fez uma grande besteira em deixar seu marido, que buscasse se reconciliar com ele, em vez de buscar contrair um novo casamento. Cada caso é um caso, porem, que estes conselhos do apóstolo dos gentios servissem de base.

E QUE O MARIDO NÃO DEIXE A MULHER. Percebe-se que o escritor não diz para com o homem, tudo que ele recomendou para as mulheres. Como judeu que era, certamente Paulo ainda tinha alguns conceitos de sua crença anterior, o judaísmo, quanto ao que a lei de Moisés determinava sobre estes casos. Seja como for, mas o escritor deixa o seu recado, que os maridos não deixassem suas esposas, mas que buscassem viver com elas, quebrando assim as regras do judaísmo e da sociedade.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...