quarta-feira, 4 de maio de 2016

1 João 3:3

1 João 3:3 - E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
E QUALQUER. João se dirige diretamente a todos aqueles que já haviam se decidido a viver em torno do reino de Deus, buscando as coisas que são de cima, porque romperam com o mundanismo e com os desejos das concupiscências da carne, para viverem no Espírito. E neste particular, não importa se alguém era um novo convertido ou um dos mais antigos discípulos de Cristo, nem mesmo que fosse um dos apóstolos. Esta recomendação do escritor se dirige a todos que tinham a esperança de vida eterna.

QUE NELE. Esta frase fala sobre todos aqueles que estavam e que estão em Cristo Jesus, por tê-lo aceitado como Senhor e Salvador. Está em Cristo, é ser uma nova criatura, e isso tem início por meio de um verdadeiro arrependimento, que tem seu nascedouro no exercício da fé cristã, que desemboca no rio do novo nascimento, que por sua vez vai dar no açude da regeneração espiritual, que deságua no oceano da santificação de vida. Está em Cristo é renunciar tudo que o mundo oferece para fazer a vontade de Deus.

TEM ESTA ESPERANÇA. O apóstolo fala sobre a segurança dos filhos de Deus, que em Cristo Jesus, não se movem das suas convicções, quanto a todas as promessas contidas no evangelho das boas novas, da parte do Deus Criador de todas as coisas, por Cristo Jesus. A esperança de todos os remidos de Cristo é de que, mesmo que nesta vida, se tenha que enfrentar dificuldades por confessar a Cristo, tudo terá valido a pena, porque as recompensas vindouras são maiores e melhores do que tudo que há no mundo.

PURIFIQUE-SE. Desde a queda da raça humana, por meio de Adão e Eva, que o homem perdeu sua genuína participação na imagem e semelhança do seu Criador, e com isso, a alma e o espírito dos seres humanos foram afetados negativamente em suas essências. E para que o homem possa recuperar seu estado de comunhão com Deus, se faz necessário á separação das coisas do mundo e a renuncia das concupiscências da carne. É a isso que a palavra de Deus chama de “santificação” para estar em Cristo Jesus.

A SI MESMO. A santificação pessoal é um modelo cristão para quem deseja fazer parte do reino de Deus e pretende seguir as doutrinas cristãs da nova dispensação. Este indicativo também deve ser analisado por todos aqueles que são mais radicais, quanto a aplicação das doutrinas cristãs, principalmente quando tais ensinos são aplicados na vida de outrens, quando a recomendação é de que, a pessoa deve aplicar isso a si mesma.

COMO TAMBÉM ELE. Este “ele” se refere a Cristo Jesus, ele que viveu de forma digna na presença de Deus e também perante toda a sociedade onde viveu. Ele, que nos deixou o seu exemplo de santidade de vida, como modelo a ser seguido. Por isso que diz a palavra: Aquele que diz que o conhece, esse deve andar, assim como ele andou.

É PURO. Essa pureza de Cristo, que se traduz por santidade perfeita, pode ser vista em sua própria vida e ministério, quando esteve no planeta terra, bem como, pela sua ressurreição dentre os mortos, e por fim, o fato de que ele subiu aos céus para se assentar a destra de Deus. Cristo Jesus, o Filho de Deus não pecou, não errou, nem falhou.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 João 3:2

1 João 3:2 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
AMADOS. AGORA. Outra vez, e isso de forma recorrente em seus escritos, o apóstolo demonstra seu amor para com os seus leitores, os chamando de amados. João é conhecido pela tradição cristã como o apóstolo do amor, dado o seu carinho e respeito para com os seguidores de Cristo. O termo usado pelo Escritor “agora” é um chavão para falar de um novo tempo, no que tange ao relacionamento de Deus para com a humanidade, e se refere á nova dispensação da graça, implantada por Cristo Jesus.

SOMOS FILHOS DE DEUS. O autor faz uma declaração baseada em convicção e fé, que tanto ele quanto os seus leitores, agora, pertenciam a família de Deus. No evangelho que ele escreveu, o apóstolo aponta de como os gentios se tornaram filhos de Deus (João 1:11-13). Conforme a palavra de Deus, nem todos são filhos de Deus, porem, todos são criaturas de Deus. Para alguém se tornar filho de Deus, tem que aceitar a Cristo como Salvador, fazer a vontade do Pai e ser guiador pelo Espírito Santo de Deus.

E AINDA NÃO É MANIFESTO. Este “ainda” se refere ao tempo em que os seguidores do evangelho hão de participar de fato de uma nova dimensão de sua existência, que se dará com a partida desta vida, seja por meio da morte biológica, mas com Cristo, ou quando forem dignos de participar do arrebatamento da igreja. O autor fala sobre algo que representava a grande esperança dos remidos em Cristo, porque todos eram conscientes de que estavam de passagem pela terra, mas que pertenciam ao reino celestial de Cristo.

O QUE HAVEMOS DE SER. Neste mesmo tempo, em que João escreve sua carta, eram muitos os ensinos heréticos e duvidosos, transmitidos pelos judaizantes com suas fábulas artificiais, bem como pelas filosofias religiosas transmitidas pelos falsos mestres gnósticos, além é claro das heresias do paganismo das religiões ocultas, das quais a maioria dos convertidos ao cristianismo saíram. Todavia, a mensagem do evangelho procurava transmitir segurança para os seguidores de Cristo, expondo sobre o futuro.

MAS SABEMOS QUE QUANDO ELE SE MANIFESTAR. “Ele” se refere a Cristo Jesus, ele que, quando ainda estava entre os seus seguidores, prometeu por reiteradas vezes, que iria preparar lugar, mas que, depois voltaria para buscar os seus remidos. Essa manifestação de Cristo nos ensina sobre a sua volta para arrebatar a sua igreja amada.

SEREMOS SEMELHANTE A ELE. Paulo afirma que, estamos sendo transformados, conforme a imagem de Cristo. 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

PORQUE ASSIM COMO ELE É O VEREMOS. Mais uma confirmação de que o autor fala sobre a volta de Cristo para arrebatar sua igreja, que será visto somente pelos que forem arrebatados. Já na segunda etapa da volta de Cristo todos os moradores da terra o verão, principalmente os judeus, para quem o Cristo de Deus voltará nos fins dos tempos.

1 João 3:1

1 João 3:1 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
VEDE QUAL GRANDE AMOR. No capítulo anterior o escritor aponta para o conhecimento por meio da sabedoria e da unção que os seus leitores tinham para reconhecer em Cristo Jesus, a vontade de Deus, mediante a nova dispensação da graça. Agora, ele aponta para a visão dos irmãos, a fim de que vejam por tudo que Deus tem feito, que a sua graça salvadora chegou de forma abundante a todos os seguidores do Senhor Jesus, porque o amor do Pai esta derramado de forma plena sobre todos.

NOS TEM CONCEDIDO O PAI. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda do Messias de Deus para ser sacrificado em lugar dos seus servos foi a manifestação palpável e visível do grande amor de Deus. Amor esse que fez com que o Cordeiro de Deus servisse de expiação e propiciação em lugar dos pecadores. Este amor que constrangeu ao Pai a aceitar a paz por meio da reconciliação.

QUE FÔSSEMOS CHAMADOS. Foi efetivamente o efeito deste tão grande amor de Deus, que atraiu para si a igreja remida de Cristo Jesus. Antes da manifestação deste amor pela humanidade, Jesus Cristo, as pessoas cada vez mais se afastavam do Criador, porque uma força de repulsa era quem funcionava. Com a manifestação do amor de Deus, em Jesus Cristo, uma força de atração passou a chamar para junto do Pai, todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo Jesus, sua noiva querida.

FILHOS DE DEUS. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, agora, são chamados filhos de Deus. João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Ser filho de Deus não é para quem quer, mas sim, para quem é chamado, nem todos são filhos de Deus, diz a palavra.

POR ISSO QUE O MUNDO. Certamente, o autor se refere ao mundo como um sistema materialista com seus conceitos profanos, totalmente diferente dos conceitos de espiritualidade. Como também podemos conjecturar que o apóstolo escreve sobre o mundo dos homens, com suas ideologias voltadas e programadas para as coisas desta vida, para as concupiscências da carne e a soberba deste mundo, com suas implicações.

NÃO NOS CONHECE. O evangelho nos declara que somos peregrinos e forasteiros nesta terra, porque buscamos as coisas do reino de Deus e as que são de cima, não as coisas desta vida, nem os conceitos humanos. Por isso que, o mundo nos aborrece, isso porque não corremos conforme o curso normal das coisas terrenas, nem materiais.

PORQUE NÃO O CONHECE A ELE. O mesmo escritor, escrevendo em seu evangelho, diz o seguinte: João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Nem os Judeus e nem os incrédulos reconhecem a Cristo, como sendo o Messias, enviado por Deus como Salvador.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

1 João 2:29

1 João 2:29 - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
SE SABEIS. O conhecimento era a gnoses dos falsos mestres das filosofias religiosas, dos gregos daquela época, que andavam rondando a comunidade cristã, com o objetivo de confundir a mente dos cristãos de pouca fé, principalmente os novos convertidos. O apóstolo questiona as convicções dos seus leitores, se eles não estavam afetados com as filosofias do engano. Quando na realidade sua esperança, era de que todos tivessem mesmo era tomados e cheios do verdadeiro conhecimento, a respeito do Cristo de Deus.

QUE ELE. O apóstolo se refere neste pronome, a pessoa bendita do Messias de Deus, ele que antes mesmo de sua manifestação já era chamado de justiça de Deus, e o Novo Testamento confirma o chamando de Nossa Justiça. Ele era o Emanuel, ou seja, Deus em sua epifania entre os homens, Deus entre os homens. O mesmo Jesus de Nazaré, que tomou a forma de homem, para por meio do seu sacrifício de amor, resgatar os homens pecadores para Deus, estabelecendo a paz, por meio da reconciliação e graça.

É JUSTO. Podemos analisar esta colocação feita pelo autor de algumas formas: No tempo da lei, o justo era todo aquele que cumpria os requisitos requeridos pela legislação judaica. Na nova dispensação da graça, o justo é aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador e passa a ser justificado gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Para o mundo, ser justo é fazer o bem a todos. Cristo é classificado de justo, porque ele cumpriu todos os requisitos dos planos, propósitos e vontades de Deus.

SABEIS QUE. Agora, o escritor fala do verdadeiro conhecimento, e não do falso conhecimento transmitido pelos enganadores mestres gnósticos, que por meio do engano filosófico da religiosidade tentavam enganar os cristãos duvidosos e de pouca fé. O verdadeiro conhecimento está contido nas profecias messiânicas proferidas pelos profetas de Deus da velha dispensação, e que foram confirmadas com a vinda do Messias de Deus, e com tudo que envolve a nova dispensação da graça, mediante as boas novas do evangelho.

TODO AQUELE QUE. O apóstolo se refere a todos aqueles que aceitaram a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e que tiveram o privilégio de nascer de novo para uma nova vida em Cristo Jesus, mediante a regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus. Estes mesmos que passaram a acreditar na mensagem do evangelho, como sendo a nova legislação de Cristo, com a proposta de um novo tempo, uma nova dispensação.

PRATICA A JUSTIÇA. Neste caso, praticar a justiça é passar a viver de acordo com a nova proposta ou plano de Deus mediante a legislação de Cristo. Praticar a justiça é exercer a fé na obra perfeita de Cristo em prol de sua igreja. Todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo, são envolvidos na prática da justiça, não humana, mas sim de Deus em Cristo Jesus.

É NASCIDO DELE. Este nascimento sobre o qual se refere o autor, não diz respeito ao nascimento conforme a vontade dos homens, mas sim, o novo nascimento, ou nascimento de cima. Este nascimento em Cristo começa com um verdadeiro arrependimento, passando pela transformação de vida e pela regeneração espiritual. E isso é obra do Espírito de Deus.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

1 João 2:28

1 João 2: 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
E AGORA, FILHINHOS. O autor demonstra sua preocupação com a permanência dos servos de Cristo nos caminhos do evangelho, isso porque o tempo era de muitas perseguições, até porque o período da igreja primitiva foi a época mais difícil para alguém confessar o nome de Cristo como Senhor e Salvador. Este tratamento carinhoso e fraternal pelo qual se dirige aos seus leitores, João comprova mais uma vez que era o apóstolo mais amoroso de todos, é tanto que ele é conhecido como o apóstolo do amor.

PERMANECEI NELE. Assim como muitas pessoas estavam a todo o momento entregando suas vidas aos cuidados de Cristo, ao contrário disto, outros tantos estavam percorrendo o caminho inverso, negando sua fé e se desviando do evangelho. O conselho do apóstolo foi de que, os seus leitores não deixassem os caminhos do Senhor, mas que permanecessem em Cristo. E permanecer em Cristo é além de aceitá-lo como Senhor e Salvador, continuar seguindo as regras estabelecidas pelas boas novas do evangelho.

PARA QUE, QUANDO ELE. Os conselhos de João nesta carta e nos seus demais escritos do Novo Testamento, não eram algo vago ou sem finalidades e objetivos, pelo contrário, seus ensinos direcionam os seus leitores a focarem seus corações e almas na salvação e vida eterna, o que para todos seria confirmada na vinda de Cristo para buscar a sua igreja. O pronome “ele” se refere a Cristo Jesus, ele que prometeu voltar para levar os seus para si mesmo, o que a igreja primitiva esperava que, a qualquer momento acontecesse.

SE MANIFESTAR. Um pouco antes, João escreveu sobre a manifestação do anticristo na terra, que se dará justamente com a saída da igreja deste planeta, para ir morar nas mansões celestiais, em que este opositor de Cristo reinará sobre a terra durante sete anos, mas que por fim será desmascarado pelo Senhor Jesus. Todavia, agora, por meio desta frase, o apóstolo se reporta a manifestação de Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja, que ele remiu com o seu sacrifício de amor, porque ele é o Cordeiro de Deus.

TENHAMOS CONFIANÇA. Muitos dos que neste momento da igreja primitiva estavam sendo usados pelas trevas e pelo mau para fazerem oposição ao cristianismo e a igreja do Senhor Jesus, um pouco antes eram aqueles que se diziam também cristãos, mas que apostataram da fé. No entanto, os leitores de João estavam firmes na fé, cheios de confiança que seriam salvos pelo arrebatamento, porque esta era a grande esperança.

E NÃO SEJAMOS CONFUNDIDOS POR ELE. Ser confundido neste caso é não ser digno de participar do arrebatamento da igreja, assim como aqueles que apostataram da sua fé, já não tinham mais confiança nem esperança de que seriam participantes do arrebatamento. A volta de Cristo para buscar a sua igreja, e levar para si os seus remidos, funciona como um tipo de julgamento ou tribunal de salvação ou reprovação.

NA SUA VINDA. A igreja primitiva vivia sob a expectativa da volta eminente do seu Cristo, para efetuar o arrebatamento. O próprio Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos de que voltaria para levar para si mesmo os seus seguidores e remidos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

1 João 2:27.

1 João 2:27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
E A UNÇÃO QUE VÓS RECEBESTES DELE. Esta unção, da qual se refere o apóstolo, diz respeito ao batismo espiritual, com o poder e a presença majestosa do Espírito Santo na vida dos que nasceram de cima, para uma nova vida em Cristo Jesus. Os leitores de João já haviam recebido a influencia convencedora do Espírito de Deus em suas vidas, como algo muito mais especial do que os falsos ensinos transmitidos pelos opositores do evangelho. Cristo prometeu enviar o Consolador amado, e assim ele fez com sua igreja.

FICA EM VÓS. Quando o Espírito Santo é derramado sobre a vida de uma nova criatura em Cristo Jesus, ele passa a habitar dentro do remido como se fosse sua casa ou habitação permanente, e sua presença é que produz firmeza e convicção na fé. Essa presença marcante do Paráclito Divino é que põe um divisor de águas entre a vida velha e o novo estilo de vida daqueles que buscam o reino dos céus e as coisas que são de cima. Cristo Jesus, como Rei dos reis e Senhor de tal vida, toma posse pelo Espírito de Deus.

E NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE. De forma frenética, os inimigos do evangelho percorriam todas as partes, aonde o cristianismo já havia chegado, na tentativa de inverter a situação, procurando confundir a mente dos servos de Deus, de que Jesus não era o Messias prometido por Deus. Todavia, o Espírito de Deus era mais forte do que os falsos ensinos das heresias pagãs, ele já havia convencido aos discípulos de Cristo, de que o evangelho das boas novas é a verdade última de Deus.

MAS COMO A SUA UNÇÃO VOS ENSINA TODAS AS COISAS. Todos os profetas de Deus, o próprio Senhor Jesus, e agora, os líderes do cristianismo, foram todos usados pelo Espírito Santo para transmitirem a palavra de Deus. O Espírito do Senhor é na realidade o grande professor dos ensinos divino, e como tal, ele busca implantar na alma dos convertidos e regenerados pelo poder do evangelho, a vontade de Deus, de conformidade com os seus planos. O Espírito Santo transmite a unção e o poder de Deus para a igreja de Cristo.

E É VERDADEIRA, E NÃO É MENTIROSA. O evangelho nos ensina de que o Espírito de Deus é quem nos guia, e a direção que ele dá ao servo de Cristo é que se faça em tudo a vontade do Pai. Essa direção do Espírito Santo é diferente dos ensinos mentirosos dos judaizantes dos falsos mestres gnósticos e das heresias transmitidas pelos líderes das religiões pagãs. Esta verdade da unção recebida é a luz divina, que resgada das trevas.

COMO ELA VOS ENSINOU. Cristo quando estava com seus discípulos, ele próprio cuidava em ensinar o evangelho aos seus seguidores. E quando ele subiu ao céu, enviou o Espírito de Deus para dar continuidade a sua obra na vida dos que passaram a fazer parte de sua igreja remida. Portanto desde o pentecostes que ele guiava a igreja de Cristo.

ASSIM NELE PERMANECEREIS. O papel do Espírito Santo na existência da igreja de Cristo é indispensável, até porque é ele quem está preparando a igreja para o dia glorioso do arrebatamento. A igreja de Cristo só sobreviveu, porque contava com sua presença.

1 João 2:25-26

1 João 2:25-26 - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
E ESTA É A PROMESSA. O Criador de todas as coisas, na sua infinita sabedoria trabalha de forma organizada, e nada do que acontece, sejam coisas importantes ou aparentemente insignificantes, foge do seu controle. A palavra do Senhor garante que, o Senhor não fará nada, sem que antes revele os seus mistérios aos seus servos. Desta forma, ele faz primeiro a sua promessa, e como ele é fiel naquilo que diz, ele mesmo cuida de cumprir o prometido, no seu tempo, para demonstrar a sua perfeita fidelidade.

QUE ELE. Este pronome, tanto cabe a Deus Pai, quanto a Deus Filho, porque aquilo que o Velho Testamento diz a respeito do Deus de Israel, o Novo Testamento confirma sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo. As profecias escatológicas que o Deus de Jacó falou por meio dos seus profetas, elas se cumpriram ou hão de se cumprirem no cronograma das realizações de Deus. E o Senhor fez a sua epifania, por meio de seu Filho Jesus, que era o Verbo de Deus, para por meio do seu evangelho falar aos homens sobre suas promessas.

NOS FEZ. Conforme deixou registrado o escritor aos (Hebreus 1:1), Deus falou de muitas maneiras aos pais pelos profetas, mas a nós, falou nestes últimos dia pelo seu próprio Filho. A vinda e manifestação do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, ou Seja, Deus entre os homens tinham causas e objetivos bem definidos. A grande maioria dos seres humanos nascem, crescem e morrem, mas nem descobrem o que vieram fazer neste mundo. No entanto, o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, não veio ao mundo por um acaso.

A VIDA ETERNA. O escritor nos revela nesta frase o importantíssimo alvo, já alcançado por Deus, mediante seu Filho Jesus, quando ele projetou, a redenção da igreja, realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus fez esta promessa e Cristo veio realizar a redenção, por meio do seu sacrifício de amor, o que o evangelho chama de expiação e propiciação, que culminou na reconciliação, que resultou na vida eterna.

ESTAS COISAS. Certamente, o apóstolo João se refere aos vários temas que ele vem abordando nesta sua carta, como indicativos de que ele quer e deseja a firmeza dos seguidores de Cristo, no evangelho das boas novas. Bem como, o foco em destaque, conforme o resto deste texto era para alertar os servos de Cristo a que ficassem atentos sobre os opositores do cristianismo, que tudo estavam fazendo para prejudicar a igreja.

VOS ESCREVI. É consenso de que o autor se refere ao conteúdo desta sua missiva, que em seus vários temas e lemas, tem como objetivo alertar os seguidores de Cristo e principalmente os líderes da igreja, sobre os perigos das heresias nas igrejas.

ACERCA DOS QUE VOS ENGANAM. Não há dúvida que o escritor se refere aos judaizantes, os falsos mestres gnósticos, e aos falsos líderes do próprio cristianismo, que estavam todos infiltrados no meio da comunidade cristã, justamente para prejudicar o crescimento e expansão do cristianismo no mundo, como de fato estava acontecendo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...