segunda-feira, 22 de julho de 2019

Apocalipse 20:13

Apocalipse 20:13 - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E DEU O MAR. João se encontrava preso na Ilha de Patmos, onde ele não via ao seu redor, nada, senão o mar. E, portanto, foi à primeira coisa que lhe veio no pensamento. Neste caso, o “mar” fala a respeito de multidão incontável, e nos ensina sobre a universalidade do julgamento. Mas, em se tratando do mar literal, pode-se dizer que naquela época, os mares eram os principais veios de transporte, e como os barcos eram pequenos, então se morria muitas pessoas nos grandes mares.

OS MORTOS QUE NELE HAVIA. Em se tratando do mar como nações, então, o escritor diz-nos que, diante do grande trono branco, em que está assentado o Juiz dos vivos e dos mortos, irão comparecer todos aqueles que não participaram da primeira ressurreição e que não estão escritos no livro da vida. Estes mortos, são todos aqueles que viveram sobre a terra, mas que não se submeteram ao governo de Deus.

E A MORTE. As crenças mais antigas chegam a defender que a morte surgiu com a rebelião de Satanás e os seus demônios, ainda nas regiões celestiais. Todavia, quanto aos filhos dos homens, ela passou a reinar sobre a terra, a partir da queda de Eva e Adão. Portanto, a força da morte consiste na desobediência dos seres humanos ao Criador de todas as coisas. Assim sendo, a morte passou a agir em toda humanidade.

E O INFERNO. No que diz respeito às crenças dos judeus sobre este lugar de tormento, os hebreus acreditavam que, este lugar era chamado de hades, com duas porções distinta, em que os justos ficavam na porção superior, chamada de seio de Abraão, porem, na parte mais profunda, ficavam os ímpios e pagãos. Com a vitória de Cristo sobre a morte, os que estavam no seio de Abraão foram transportados ao paraíso, ficando o inferno, como sendo o lugar do diabo, dos demônios e dos incrédulos.

DERAM OS MORTOS QUE NELES HAVIA. Neste versículo fica bem claro que, os justos e os redimidos em Cristo Jesus, não irão comparecer diante do grande trono branco, que representa o juízo final. Estes mortos são todos aqueles que não viveram de acordo com a vontade de Deus, e, portanto, já estavam no inferno, e que a partir de agora serão julgado, para que lhes sejam mostrado, o porquê serão condenados.

E FORAM JULGADOS CADA UM. Diante deste momento não existe nada tão importante do que julgar de forma individual cada um daqueles que irão comparecer diante do Juiz dos vivos e dos mortos, por isso que João afirma que sumiu o céu e a terra. Não importa a imensa quantidade, porque os condenados serão o número enorme em comparação com os salvos, mas todos serão julgados de forma individual.

SEGUNDO AS SUAS OBRAS. João repete o que ele escreveu no versículo anterior, conforme Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Paulo escreve sobre isto em Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Esta é a justiça imparcial.

Apocalipse 20:12

Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E VI OS MORTOS, GRANDES E PEQUENOS. Quem são estes mortos? João não fala a respeito dos justos e redimidos por Cristo Jesus, até porque, os eleitos de Deus não irão comparecer diante do juízo final, mas sim, diante do tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Estes mortos são todos aqueles que não realizaram a vontade do Criador nem se submeteram ao seu governo, a quem se pode chamar de incrédulos, ímpios e ateus. Os justos dormem no Senhor, mas os ímpios, ainda que vivos, mas estão mortos.

QUE ESTAVAM DIANTE DE DEUS. Este é o momento de prestação de contas, em que todos os ímpios, incrédulos e ateus irão comparecer diante do Juiz dos vivos e dos mortos, a fim de que haja um acerto de contas. Neste caso, os que na terra viveram dando as costas para o Deus Todo-poderoso, não terão advogados para os defenderem, como acontece na terra, em que os ricos contratam os seus advogados.

E ABRIRAM SE OS LIVROS. Neste caso, os comentaristas falam de duas situações, em que na primeira, os livros podem ser a história de vida de cada um daqueles que estarão diante do grande Juiz que é Deus. Na segunda hipótese, pode ser que o escritor se reporte sobre os livros de todas as leis de Deus, em que por meio dos tais, o Criador rege todas as coisas. Deus imprime suas leis espirituais na alma dos homens.

E ABRIU-SE OUTRO LIVRO, QUE É O DA VIDA. Há, portanto, algumas opiniões quanto a este “livro da vida” que podemos focalizar neste ponto. Os seguidores do judaísmo acreditavam que havia um livro escrito no céu com os nomes de todos os justos. De acordo com o pensamento do cristianismo este livro pode ser visto como sendo as Sagradas Escrituras. Porem, fala-se ainda que este livro é o evangelho que dá a vida.

E OS MORTOS FORAM JULGADOS. Neste caso, os mortos, são todos aqueles que não deram crédito ao evangelho da vida, e com isso, tanto participaram da morte física, bem como da morte espiritual. Os justos e redimidos por Cristo Jesus, mesmo que participem da morte física, todavia, vencem a morte pela ressurreição, e, portanto, não serão vítimas jamais da segunda morte. Mas os incrédulos estão todos mortos.

PELAS COISAS QUE ESTAVAM ESCRITAS NOS LIVROS. Como são “livros” no plural, subtende que fala de muitos, em que os incrédulos serão julgados pelos seus próprios livros, bem como pelos livros sagrados, tais como as Escrituras e os livros das leis espirituais de Deus. Tudo que os filhos dos homens praticarem no seu dia a dia, ficam registrado nos arquivos celestiais, para que um dia haja uma prestação de contas.

SEGUNDO AS SUAS OBRAS. Paulo fala a respeito da lei da colheita, segundo a semeadura em Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Deus é Onisciente, e, portanto, toma conhecimento de tudo que acontece com a vida de todos os seres humanos, assim sendo, o Juiz dos vivos e dos mortos não vai errar em seu julgamento, mas cada um vai receber como recompensa, segundo as suas obras, palavras e até pensamentos.

Apocalipse 20:11

Apocalipse 20:11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
E VI. Quando fazemos uma pesquisa dentro do livro do Apocalipse sobre “e vi” vamos encontra mais de centro e sessenta vezes esta expressão utilizada pelo escritor, demonstrando que o conteúdo deste livro foi de fato um conjunto muito grande de visões que João teve da parte de Cristo, para mostrar aos seus servos as coisas que haverão de acontecer do tempo escatológico de Deus. Por isso que os comentaristas, na sua grande maioria chamam o escritor deste livro de o vidente João.

UM GRANDE TRONO BRANCO. Apocalipse 4:2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. Há, portanto, algumas referências sobre o trono de Deus no livro de Apocalipse. Só que, neste caso do nosso versículo presente, o trono é visto por João, com o novo aspecto, em que o trono é grande, e branco. O branco, fala de santidade, mais também de justiça.

E O QUE ESTAVA ASSENTADO. O vidente João enxergou que havia alguém assentado sobre o grande trono branco. As pessoas nos dias de hoje tem a visão de Deus apenas como aquele Pai que cuida bem de todas as suas criaturas, suprindo as necessidades de todas, porque é o Deus de amor, bondade e compaixão, e isso hoje, representa a realidade. Mas, o Criador também é o Juiz dos vivos e dos mortos. E que no dia do juízo final vai chamar a todos os filhos dos homens para uma prestação de contas.

SOBRE ELE. Nos outros casos em que o livro do Apocalipse fala sobre o trono de Deus e o Senhor assentado sobre o seu trono, nos ensina sobre a soberania de Deus, bem como sobre o seu governo e domínio sobre o céu e também sobre a terra. Porem, nesta parte do Apocalipse, João destaca o fato de que Deus está assentado sobre o grande trono branco, para julgar aos homens, e mostrar porque serão condenados.

DE CUJA PRESENÇA. O escritor já falou sobre esta grande presença em Apocalipse 4:3 - E o que estava assentado sobre o trono era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. No caso do dia do juízo final, João destaca a presença do grande juiz, como uma presença que vai gerar temor e tremor para quem lá for comparecer.

FUGIU A TERRA E O CÉU. Nós nos deparamos com uma expressão deste naipe e achamos difícil até de descrever sobre o que o escritor deseja falar. É como se o vidente João não encontrasse palavras ideais para definir o que ele estava vendo. Podemos conjecturar que o escritor da tanta ênfase a presença do juiz e do grande trono branco, que não haverá percepção de mais nada ao reder deste ambiente.

E NÃO SE ACHOU LUGAR PARA ELES. Neste momento, João escreve sobre algo que foge totalmente da compreensão da inteligência humana. É como se o revelador, jesus Cristo mostrasse a João que, enquanto não terminar o julgamento de todos os seres humanos que passaram pelo planeta terra, todas as demais coisas, seja a terra e o próprio céu, é como se não existisse, mas que a única coisas a ser perceptível é o juiz, o seu grande trono branco, e todos os ímpios, incrédulos e ateus sendo julgados.

Apocalipse 20:10

Apocalipse 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
E O DIABO. João está falando a respeito de Lúcifer, que era um anjo de luz, que servia a Deus na eternidade passada, mas que veio a se rebelar contra o Criador de todas as coisas, e que por conta disto, foi precipitado nas trevas. É a antiga serpente, que conforme o hebraico, os judeus a conhece como sendo Satanás, mas que conforme o grego do Novo Testamento também é o diabo. Depois de sua queda, ficou sendo conhecido como inimigo de Deus e do seu reino, mas também inimigo dos homens.

QUE OS ENGANAVA. O primeiro ato de engano da parte de Satanás quanto aos seres humanos se deu ainda no Jardim do Éden, em que Satanás se transformou em uma serpente, e com isso, enganou a Eva, que por sua vez induziu a Adão ao mesmo erro. A partir de então, o reino das trevas passou a ter influência direta sobre a vida dos filhos dos homens, e com isso, o diabo passou a enganar os ímpios, incrédulos e ateus.

FOI LANÇADO NO LAGO. O escritor expressa neste ponto a crença judaica daquilo que os filhos de Israel acreditam ser o hades, como sendo um lago de fogo subterrâneo, no centro da terra. Essa mesma tese é defendida pelas crenças do cristianismo, como sendo o inferno, que é a transliteração do hebraico para o grego do Novo Testamento. Os vulcões fazem uma demonstração do que é o lago de fogo com suas lavas quentes.

DE FOGO E ENXOFRE. Este fogo, sobre o qual fala João, não é a mesma coisa que o fogo comum, porque o fogo comum precisa de oxigênio para sua combustão. O fogo do inferno não precisa do oxigênio para se manter acesso. O enxofre fala a respeito de um odor terrível, que gera mal-estar e profunda ânsia de vômito, porque é um gás altamente tóxico. A altíssima temperatura do inferno representa o sofrimento intenso.

ONDE ESTÁ A BESTA E O FALSO PROFETA. O vidente se reporta ao que ele escreveu em Apocalipse 19:20 - E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Esta besta é o anticristo, e o falso profeta será o seu precursor, ou seu falso profeta.

E DE DIA E DE NOITE SERÃO ATORMENTADOS. No céu, não precisa de calendário, nem de relógio, porque os redimidos em Cristo Jesus irão ter como tempo disponível a eternidade. Por isso que se crer que o inferno fica no centro da terra, porque, quanto a terra, o tempo é dividido em dias e noites. Essa expressão utilizada por João ensina sobre o tormento ininterrupto que o trio maligno vai ter que enfrentar sempre.

PARA TODO O SEMPRE. Os seres humanos sem Deus terão que serem submetido ao julgamento do grande trono branco, a fim de serem julgados conforme as suas obras, (Apocalipse 20:12). No entanto, de acordo com este versículo, que estamos comentando, o trio satânico não precisa de ser julgado, porque todas as suas obras foram malignas, e com isso, foram dignos da perdição eterna. A justiça imparcial de Deus não ver nada de bom em tudo que fez Satanás, o anticristo e o falso profeta.

Apocalipse 20:9

Apocalipse 20:9 - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E SUBIRAM. João continua falando a respeito da última grande batalha entre o reino das trevas contra o reino da luz, em que o príncipe das trevas vai arregimentar todos os seus instrumentos humanos, como reis e exércitos das nações, na tentativa de vencer o povo de Deus, como se vencendo os seguidores de Cristo venceria o reino de Deus, o que não vai acontecer jamais. Por que subiram? Porque quem está nas trevas, sempre vai estar no plano inferior aos que estão no reino da luz e de glória.

SOBRE A LARGURA DA TERRA. O escritor usa esta colocação metafórica para fala a respeito da influencia internacional do diabo sobre o mundo. Desde que a antiga serpente influenciou negativamente o ser humano por meio de Eva e Adão, fazendo-os desobedecerem a Deus, que o inimigo tem exercito sua influencia na vida das pessoas, e biblicamente falando isso só vai deixar de ser assim, depois do juízo final.

E CERCARAM O ARRAIAL DOS SANTOS. É dado por certo que, o Cristo de Deus vai reinar sobre a terra por mil aos, em que a sede do seu governo será em Israel, porque a promessa era de que, o Messias de Deus seria filho de Davi, conforme (2 Samuel 7:12-14). Assim sendo, senão todos, mas principalmente a grande maioria dos que neste tempo servirão a Cristo, estarão em Israel, ou na Palestina ou oriente médio.

E A CIDADE AMADA. Jerusalém, depois do governo do rei Davi passou a ser a cidade amada, porque o rei Davi a tornou a cidade principal do país de Israel. E a construção dos templos judeus na cidade de Jerusalém torou a capital de Israel o centro religioso mundial, não somente de Israel, mas também do Cristianismo. De forma que, Jerusalém, depois do arrebatamento da igreja de Cristo voltará a ser o centro religioso no mundo, principalmente durante e depois do governo milenial de Cristo.

E DE DEUS DESCEU FOGO. Antes do milênio, Cristo veio com os exércitos celestiais e venceu a todos os inimigos do reino de Deus Apocalipse 19:11-16. Cristo venceu o anticristo, o falso profeta bem como a todos os que estavam em aliança com o anticristo (Apocalipse 19:19-21). Veio um anjo e prendeu a Satanás por mil anos (Apocalipse 20:1-3). Mas agora, Deus mandou fogo do céu para destruir seus inimigos.

DO CÉU. Existe o fogo natural, que é a combustão de qualquer material inflamável, e que gera calor e luz. Existe o fogo do inferno, que conforme a cultura religiosa dos hebreus são as lavas subterrâneas, que são representadas pelas lavas vulcânicas. Mas existe o fogo do céu, que se tratando do céu atmosférico, pode-se falar do fogo do sol, que a própria ciência não tem como perscrutar pela sua altíssima temperaturas.

E OS DEVOROU. Devorou a quem? Certamente o vidente João se reporta a todas as nações que se unirão ao diabo para nesta última batalha guerrearem contra os servos de Cristo, bem como contra o próprio Filho de Deus que estará reinando sobre Jerusalém, e porque não dizer contra o reino de Deus. Esse “devorar” fala a respeito da morte física dos seres humanos, e não da destruição da alma, porque a alma é imortal, e todos haverão de comparecer diante do grande trono branco e serem julgados.

Apocalipse 20:7-8

Apocalipse 20:7-8 - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E, ACABANDO-SE OS MIL ANOS. O milênio é crença comum entre todos aqueles que aceitam o Apocalipse como um livro escatológico, que revela o futuro, quanto as ações de Deus sobre a terra. Cristo vai vir em sua segunda etapa de sua segunda vinda, justamente para vencer o grande dragão vermelho, que é Satanás, que é o mesmo diabo, vencer o anticristo e também o falso profeta do anticristo, e todos aqueles que se levantam contra o reino de Deus. E Ele vai reinar mil anos sobre a terra.

SATANÁS SERÁ SOLTO DA SUA PRISÃO. Passados os mil anos do governo milenial de Cristo, então, Satanás será solto, e certamente com ele, todos os seus aliados, aqueles que estarão presos no abismo. O que é a prisão de Satanás? De acordo com a cultura religiosa dos hebreus era a parte mais profunda do hades. Já para os cristãos, a prisão de Satanás é efetivamente o inferno, a casa do diabo, dos demônios e dos ímpios.

E SAIRÁ A ENGANAR AS NAÇÕES. Por permissão de Deus, e por decreto do Todo-poderoso, o abismo será aberto, para que o diabo, seus demônios e todos os que seguiram a Satanás sejam por um pouco de tempo, vencidos e julgados, até que sejam definitivamente lançados no inferno, o que é a segunda morte. No curto período de tempo, Satanás tentará novamente enganar todos os povos e nações do mundo.

QUE ESTÃO SOBRE OS QUATRO CANTOS DA TERRA. Sabendo que terá pouco tempo, até que seja definitivamente lançado dentro do abismo e preso para todo o sempre, então, o diabo tentará cumprir seu intento maligno de enganar as pessoas espalhadas sobre toda a face da terra. Desde que Lúcifer se rebelou contra o governo de Deus, que seu instinto passou a ser fomentado pelo sentimento de mentira e engano.

GOGUE E MAGOQUE. São duas palavras que falam de reinos e príncipes que se posicionam contra Cristo e contra o reino de Deus. Não há dúvida que o escritor se refere aos governos que ainda se aliarão a Satanás, que é o príncipe das trevas, na tentativa de tentarem tomar o governo de Cristo Jesus sobre a terra. Percebe-se que até mesmo depois do milênio de Cristo, ainda haverá povos que estarão nas trevas.

CUJO NÚMERO É COMO A AREIA DO MAR. Durante o milênio, como as potestades infernais estarão fora de ação, porque estarão presas no abismo, então, os povos não se rebelarão contra o governo de Cristo. No entanto, a partir do momento em que Satanás será solto, imediatamente ele influenciará os seus aliados para que se levantem contra o governo do Filho de Davi, Cristo Jesus, que também o Filho de Deus.

PARA AS AJUNTAR EM BATALHA. Satanás nunca venceu nenhuma das batalhas contra o reino de Deus, apesar de muitas vezes intentar contra o seu Criador e contra o Cristo de Deus. Neste caso, João fala a respeito da última tentativa do diabo, de querer levantar os seres humanos, contra o Criador de todas as coisas. Os dois versículos que temos a nossa frente nos faz ver que o próprio Deus Todo-poderoso, que é o Juiz dos vivos e dos mortos, é quem vai fazer descer fogo do céu e vencer a todos os inimigos.

Apocalipse 20:5-6

Apocalipse 20:5-6 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição, sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
MAS OS OUTROS MORTOS NÃO REVIVERAM. A partir do momento em que os judeus passaram a crer que existe a vida eterna, passaram a crer igualmente que existe a ressurreição dos justos, bem como a ressurreição geral de todos, para que os filhos dos homens compareçam diante da justiça divina. Já o cristianismo defende que os ímpios só ressuscitarão para o juízo final, que se dará depois do governo milenial de Cristo.

ATÉ QUE OS MIL ANOS SE ACABARAM. Os justos que já partiram ressuscitarão na vida de Cristo Jesus para arrebatar a sua igreja, bem como os mártires também ressuscitarão na segunda etapa da segunda vinda de Cristo para que possam participarem do governo milenial de Cristo. Mas, os ímpios e incrédulos, só haverão de ressuscitarem depois do milênio, porque terão que ser julgados diante de Deus.

ESTA É A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Já no versículo seis, o escritor trata a respeito da ressurreição dos justos, que se dará, primeiro com a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, em que os que já morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e os que estiverem vivos serão transformados. Como também, na segunda etapa da segunda vinda de Cristo, os mártires serão também ressuscitados para reinarem com Cristo.

BEM-AVENTURADO E SANTO AQUELE QUE TEM PARTE NA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO. Todos aqueles que forem dignos de serem arrebatados por Cristo, no dia em que o Senhor Jesus voltar, serão mais que felizes, porque serão bem-aventurados, uma vez que desfrutarão de todas as promessas de Deus. A primeira ressurreição é para todos os justos ou justificados em Cristo. A segunda ressurreição é para os incrédulos.

SOBRE ESTES NÃO TEM PODER A SEGUNDA MORTE. Os justificados em Cristo, chamados justos, não serão julgados diante do grande trono Branco, mas eles irão comparecer diante do tribunal de Cristo para serem recompensados pelas obras de justiça que praticaram pelo reino de Deus e pelo próximo, conforme (2 Coríntios 5:10). A segunda morte fala a respeito da condenação eterna dos inimigos de Deus.

MAS SERÃO SACERDOTES DE DEUS E DE CRISTO. Diante de tal declaração é que se afirma que: A igreja que foi arrebatada por Cristo, voltará com o Senhor Jesus ao planeta terra, na segunda etapa de sua segunda vida, para que possa juntamente reinar com Cristo por mil anos nesta terra. Depois do arrebatamento, a igreja de Cristo será o reino espiritual do Senhor Jesus, onde quer que o Filho de Deus estiver.

E REINARÃO COM ELE MIL ANOS. Não se trata somente dos mártires, que mesmo tendo sido mortos por amor a Cristo e por amor a palavra de Deus, hão de ressuscitarem na segunda etapa da segunda vinda de Cristo. Mas, dizem respeito a todos aqueles que foram dignos de participarem do arrebatamento da igreja remida do Senhor Jesus, incluindo os que forem transformados pelo poder da vinda do Filho de Deus. Todos os escolhidos de Cristo, os redimidos por Ele, reinarão com Cristo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...