segunda-feira, 22 de julho de 2019

Apocalipse 20:12

Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E VI OS MORTOS, GRANDES E PEQUENOS. Quem são estes mortos? João não fala a respeito dos justos e redimidos por Cristo Jesus, até porque, os eleitos de Deus não irão comparecer diante do juízo final, mas sim, diante do tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Estes mortos são todos aqueles que não realizaram a vontade do Criador nem se submeteram ao seu governo, a quem se pode chamar de incrédulos, ímpios e ateus. Os justos dormem no Senhor, mas os ímpios, ainda que vivos, mas estão mortos.

QUE ESTAVAM DIANTE DE DEUS. Este é o momento de prestação de contas, em que todos os ímpios, incrédulos e ateus irão comparecer diante do Juiz dos vivos e dos mortos, a fim de que haja um acerto de contas. Neste caso, os que na terra viveram dando as costas para o Deus Todo-poderoso, não terão advogados para os defenderem, como acontece na terra, em que os ricos contratam os seus advogados.

E ABRIRAM SE OS LIVROS. Neste caso, os comentaristas falam de duas situações, em que na primeira, os livros podem ser a história de vida de cada um daqueles que estarão diante do grande Juiz que é Deus. Na segunda hipótese, pode ser que o escritor se reporte sobre os livros de todas as leis de Deus, em que por meio dos tais, o Criador rege todas as coisas. Deus imprime suas leis espirituais na alma dos homens.

E ABRIU-SE OUTRO LIVRO, QUE É O DA VIDA. Há, portanto, algumas opiniões quanto a este “livro da vida” que podemos focalizar neste ponto. Os seguidores do judaísmo acreditavam que havia um livro escrito no céu com os nomes de todos os justos. De acordo com o pensamento do cristianismo este livro pode ser visto como sendo as Sagradas Escrituras. Porem, fala-se ainda que este livro é o evangelho que dá a vida.

E OS MORTOS FORAM JULGADOS. Neste caso, os mortos, são todos aqueles que não deram crédito ao evangelho da vida, e com isso, tanto participaram da morte física, bem como da morte espiritual. Os justos e redimidos por Cristo Jesus, mesmo que participem da morte física, todavia, vencem a morte pela ressurreição, e, portanto, não serão vítimas jamais da segunda morte. Mas os incrédulos estão todos mortos.

PELAS COISAS QUE ESTAVAM ESCRITAS NOS LIVROS. Como são “livros” no plural, subtende que fala de muitos, em que os incrédulos serão julgados pelos seus próprios livros, bem como pelos livros sagrados, tais como as Escrituras e os livros das leis espirituais de Deus. Tudo que os filhos dos homens praticarem no seu dia a dia, ficam registrado nos arquivos celestiais, para que um dia haja uma prestação de contas.

SEGUNDO AS SUAS OBRAS. Paulo fala a respeito da lei da colheita, segundo a semeadura em Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Deus é Onisciente, e, portanto, toma conhecimento de tudo que acontece com a vida de todos os seres humanos, assim sendo, o Juiz dos vivos e dos mortos não vai errar em seu julgamento, mas cada um vai receber como recompensa, segundo as suas obras, palavras e até pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...