sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:22

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
E SEDE CUMPRIDORES. No texto anterior o autor tinha escrito: recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Esta mesma mensagem que os seus leitores já eram conhecedores, agora, eles são convidados a serem cumpridores. Olhando pela visão do cristianismo, é difícil de compreender o porquê Israel, não reconheceu a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus, até porque as profecias messiânicas estavam expostas nas literaturas religiosas dos Judeus de forma abundante. E quando no exercício do seu ministério de pregação e operação de sinais Jesus clareou ainda mais as profecias que já estavam escritas a seu respeito. Bastava os Judeus porem em prática as profecias, que eles já conheciam sobre Cristo.

DA PALAVRA. Esta palavra a qual se refere o autor, diz respeito ao evangelho das boas novas de Cristo, que diferente da legislação mosaica, agora é o código de ética e prática do cristianismo. Se a mensagem foi diretamente para os seguidores do judaísmo, o escritor estava lhes advertindo de que eles conheciam bem as profecias messiânicas, e que precisavam praticar o que Deus lhes ordenara sobre a nova dispensação, principalmente aceitando Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus. Na realidade os Judeus sempre foram o povo mais religioso do mundo antigo, estudavam desde sedo a legislação mosaica, como algo sagrado, mas negligenciaram as profecias que diziam respeito à chegada do Emanuel de Deus.

E NÃO SOMENTE OUVINTES. Eles ouviram as pregações feitas por João batista, lhes anunciando sobre a chegada do Messias, Jesus de Nazaré. O próprio Cristo de Deus exerceu plenamente o seu ministério de pregação e ensino entre o seu povo. E desde a ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus, que os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus vinham anunciando as boas novas da dispensação da graça. Os Judeus de Israel ou da dispersão já tinham ouvido tudo que dizia respeito à nova dispensação da graça. O que restava era de que não fossem apenas ouvintes da palavra, mas reagissem positivamente a mensagem do evangelho de Cristo Jesus.

ENGANANDO-VOS. A Deus, os leitores desta carta não tinham como enganar, a igreja que era a agência de comunicação da mensagem do evangelho, também não tinham como se desculparem, porque eles estavam enganando a se mesmo, protelando a aceitação das profecias messiânicas e rejeitando as boas novas do evangelho liberador do Filho de Deus. Resistir à nova realidade no tratamento de Deus com a humanidade por meio de uma nova aliança de paz era procurar enganar a si mesmo, uma vez que o conhecimento dos novos planos de Deus para o mundo, já lhes haviam chegado ao coração e a mente. Continuar indiferentes era pura insanidade.

COM FALSOS DISCURSOS. Assim como o cristianismo neste mesmo período se propagava por todo o mundo. Os agentes do judaísmo procuravam de todas as formas desfazerem a mensagem do evangelho aonde eles chegavam. Isto porque Israel não aceitou o fundador do cristianismo, nem muito menos a mensagem por ele transmitida e confirmada pela igreja. De forma que os pregadores legalistas do judaísmo andavam por toda parte com seus falsos discursos, distorcendo o evangelho.

Tiago 1:21

Tiago 1:21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
POR ISSO, REJEITANDO. Por isso. O autor dar procedimento as suas exortações, de forma a clarear o entendimento dos seus leitores sobre como agir e como não agir, conforme a nova dispensação da graça. Quando o escritor usa o verbo rejeitando, ele propõe aos seus leitores uma opção firme no tocante a não aceitarem em hipótese alguma as más qualidades que ele passa a descrever. Para a maioria dos estudiosos desta carta de Tiago, o autor em alguns pontos do conteúdo de sua missiva, ele usa termos fortes, como se estivesse aplicando a legislação mosaica e não o evangelho da graça. Mas a verdade é que ele estava escrevendo para Judeus da dispersão, cristãos ou não, razão do porque de suas exortações mais fortes. Certamente ele desejava mostrar para os seguidores do judaísmo, que no cristianismo também tem doutrina.

TODA A IMUNDÍCIA E SUPERFLUIDADE DE MALÍCIA. Rejeitando a toda imundícia. Neste ponto, o escritor fala de imundícia para descrever todo tipo de impureza da carne e da mente. A alma e o caráter do ser humano ficam manchados pelas práticas sucessivas das paixões infames das concupiscências da carne. Desde o inicio da convivência do homem na terra que sua índole tem a tendência natural em buscar as coisas mais promíscuas desta vida, porque sua natureza tem o germe do pecado e o vírus da rebelião. Suas ações na maioria das vezes em ternos de desejos carnais são direcionadas pela malícia dos seus pensamentos. O conselho do autor é de que se faz necessário rejeitar tal imundícia humana e a superfluidade da malícia carnal.

RECEBEI COM MANSIDÃO. Agora, o escritor mostra uma saída e o que deve substituir a imundícia e a malícia. Pelo Espírito de Deus, o autor tenta focalizar uma luz no meio das trevas densas da carnalidade humana. Os Judeus haviam rejeitado a Cristo o salvador e agora não tinha como desfazer o que havia sido feito. Mas, nem tudo estava perdido, por isso ele revela o que há de disponível, que é eles receberem com mansidão, a proposta de uma nova aliança pelo evangelho da verdade de Cristo. Israel enfurecido, por não aceitar Jesus de Nazaré como o Messias, agiu com ira e com ódio, mas neste momento, o mais correto a fazer era receber com mansidão a palavra.

A PALAVRA EM VÓS ENXERTADA. Os profetas messiânicos deixaram suas mensagens sobre a vinda do Messias de Deus. João batista, o precursor também pregou sobre a chegada do Emanuel, Deus conosco. Jesus exerceu plenamente seu ministério de sinais e pregação entre o seu povo. E os ministros do evangelho continuavam exortando em como seguir as pisadas do Mestre. Ninguém tinha desculpa de não ter ouvido o evangelho da graça de Cristo, porque as boas novas haviam se espalhado rapidamente em todas as direções. Como semente, a palavra estava enxertada nos corações.

A QUAL PODE SALVAR AS VOSSAS ALMAS. O evangelho de Cristo é a bússola que guia o ser humano aos braços de Cristo, a salvação e a vida eterna. A legislação mosaica e a antiga dispensação cumpriram o seu papel na vida do povo Judeu. Com a vinda do Messias, Jesus de Nazaré, Deus pôs em prática um novo programa de relacionamento com a humanidade, mostrando por meio do evangelho da graça, como viver dignamente para o seu reino e as coisas que são de cima. Este é o cristianismo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:19-20

Tiago 1:19-20 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS. O escritor antes de dar início a mais algumas exortações mais fortes, desarma os ânimos dos seus leitores lhes dando um tratamento especial, quando os chamam de “meus amados irmãos”. O fato de que Tiago reitera o direcionamento de sua carta aos seus irmãos, isso defende mais uma vez a tese de que ele estava escrevendo para os Judeus da dispersão. Usando o chavão de amados, ele deixa transparecer de que tinha laços de amor fraternal para quem estava escrevendo. Classificando-os de irmãos, o autor cita uma tradição judaica-cristã de tratamento igualitários entre seus pares, tendo como Pai o mesmo Deus.

TODO HOMEM SEJA PRONTO PARA OUVIR. Em forma de conselho, o escritor chama a atenção dos seus leitores para algo muito importante. Geralmente, a maioria das pessoas gostam de falar e expressar suas ideias e pensamentos, quando na realidade deveriam estarem mais aptas a ouvir do que a falar. O evangelho estava sendo pregado tanto em Israel, como em todo o mundo, onde estavam espalhados os Judeus da dispersão. E para aceitarem os novos conceitos do cristianismo e a realidade de uma nova dispensação, a dispensação da graça, bastava serem ouvintes das boas novas do evangelho de Cristo Jesus, o Messias de Deus, prometido a Israel.

TARDIO PARA FALAR. Esta é uma recomendação que pouco se cumpre no meio do povo de Deus, uma vez que, muitos preferem aparecer, por meio das oportunidades para pregar ou ensinar. É efetivamente frenética a ênfase que se dar ao ativismo em torno das oportunidades que se buscam para aparecem nos púlpitos das igrejas. Esquecendo-se deste tão importante conselho, de que é melhor ouvir do que falar, até porque quando se fala gera responsabilidade sobre cada palavra pronunciada. Não da para entender porque se dar tanto valor a determinados textos bíblicos, em detrimentos de outros, ao que tudo indica isso faz parte de um jogo de interesses.

TARDIO PARA SE IRAR. Esta recomendação do autor desta carta, atenta para o comportamento de todo aquele que diz ter o temor de Deus, ou ser um seguidor do reino de Cristo. Todo homem seja tardio para se irar, porque este estado emocional representa a falta de controle próprio. Aquele que vive para Deus conforme o evangelho glorioso de Cristo, não deve dar lugar à raiva, ódio, ou a ira, uma vez que, melhor é o amor, a comunhão e a compreensão do que os sentimentos negativos.

PORQUE A IRA DO HOMEM. A palavra ensina: Não se ponha o sol sobre a vossa ira. No momento em que nos sentimos injustiças, insultados ou agredidos, é natural uma reação a altura. No entanto, o Espírito de Deus nos lembra de que devemos seguir as pisadas do Mestre, e prontamente somos dominados pela compreensão e a paz.

NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Deus é justiça e sabe recompensar a cada um de forma imparcial. Se alguém nos tratar com injustiça, não devemos revidar, mas esperar que a justiça divina venha a operar em nosso favor. Não devemos ser vingativos, mas entregar tudo nas mãos de Deus.

Tiago 1:18

Tiago 1:18 - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
SEGUNDO A SUA VONTADE. A vida espiritual não tem o mesmo processo da vida natural. A vida espiritual é gerada diretamente de conformidade com a vontade de Deus. Enquanto que a vida natural é segundo a vontade dos homens. Isso pode ser visto em João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Esta vida espiritual tem início com o verdadeiro arrependimento, por meio do processo da transformação da natureza e da personalidade, que tem como resultado o perdão dos nossos pecados, e culmina em plena comunhão com Deus (Atos 3:19).

ELE NOS GEROU. O pronome “ele” diz respeito ao Deus Criador, que é a origem desta nova dimensão de vida, a vida espiritual. Segundo a sua vontade, Deus nos gerou, ou seja, este novo nascimento espiritual se dar pelo Espírito de Deus, João 3:3-6 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Este é o nascido de cima.

PELA PALAVRA DA VERDADE. Esta palavra da verdade é justamente o evangelho poderoso de nosso Senhor Jesus Cristo. O homem escuta a mensagem das boas novas de Cristo, dá crédito a palavra da verdade, e o Espírito de Deus faz uma transformação de personalidade e natureza no homem natural para que ele seja uma nova criatura em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Há uma necessidade de se pregar o evangelho (Marcos 16:15), para que as pessoas possam ser geradas de novo pelo poder da mensagem libertadora do evangelho glorioso de Cristo. Esta é a proposta da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o Salvador.

PARA QUE FÔSSEMOS COMO PRIMÍCIAS. Só lembrando, esta carta de Tiago foi escrita para os Judeus da dispersão, seguidores do judaísmo ou do cristianismo. E Israel sempre foi um povo que se achava especial, por conta de ter uma aliança com Deus deste os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, Tiago agora mostra que Deus estabeleceu uma nova aliança com todos os povos em que a igreja de Cristo é que passou a ser especial para o reino de Deus e de Cristo. O mundo não aceita esta prerrogativa de exclusividade para a igreja do Senhor Jesus, mas é a realidade última de Deus.

DAS SUAS CRIATURAS. Todos os seres humanos são classificados de criaturas de Deus segundo as Santas escrituras. Mas existe um povo especial, o qual é chamado povo de Deus, que de conformidade com a nova dispensação, não é o Israel, como nação, mas sim a igreja de Cristo. E isto não se fala em uma denominação, como organização religiosa, mas dos remidos pelo sacrifício eficaz do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Esta é a igreja espiritual do Filho de Deus.

Tiago 1:17

Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
TODA A BOA DÁDIVA. Neste ponto do seu escrito o autor faz uma mudança brusca de assunto para aliviar um pouco a tensão dos seus leitores, quanto à dureza dos temas que ele vinha abordando. Deixando por um momento a linha de exortação que comumente faz parte do conteúdo de sua carta, Tiago, como que citando a cifra de um cântico cristão de sua época, agora, fala de temas amenos para que os seus leitores possam dar uma respirado, diante de tanta pressão doutrinária. Toda boa dádiva, diz respeito a tudo de bom que procede da parte de Deus para a humanidade e principalmente para o seu povo. São as bênçãos sem medida derramadas sobre nossas vidas, tudo para o nosso bem-estar e felicidade completa.

E TODO O DOM PERFEITO. Certamente o escritor estava pensando na capacitação que Deus faz na vida de cada um dos seus servos, quando colocou neste texto a palavra dom. A começar pela inteligência que o Senhor faz raiar na mente daqueles que o busca de todo o seu coração. É o Criador de todas as coisas que fornece a capacidade do ser humano desenvolver suas habilidades no conhecimento de alguma coisa, a isso se dar o nome de dom de Deus. É na alma do ser humano onde o Senhor trabalha em suas capacidades mentais para impregnar suas impressões digitais, dando a cada um a medida certa do saber para que o homem cumpra sua missão para a qual foi criado. Nos que são iluminados com a luz do evangelho dá o Senhor os dons perfeitos, porque do contrário ninguém teria capacidade para desenvolver qualquer atividade em direção ao reino de Deus, nos dons espirituais.

VEM DO ALTO. O autor deste tratado nos fornece o endereço correto de onde vem estas boas dadivas e os dons perfeitos por ele citados. Que o ser humano reconheça ou não, que agradeça ou não, mas os mistérios do aprendizado e o desenvolvimento da inteligência humana vêm do alto, vem de cima, vem dos céus, vem de Deus. A forma como Deus trata todos os seres humanos nos ensina de sua grandeza e perfeição, uma vez que a grande maioria nem reconhecem de que tudo de bom que acontece com as pessoas vem da parte do Senhor, assim como as habilidades e os conhecimentos que cada um tem. Boa parte das pessoas acham que o seu desenvolvimento nas áreas de progresso de suas vidas, se deve aos seus esforços pessoas, ou a sorte, quando a verdade diz nas Sagradas Escrituras que vem de Deus.

DESCENDO DO PAI DAS LUZES. Na frase anterior o escritor nos fornece o endereço de onde vêm as boas dádivas e os dons perfeitos, mas agora ele nos revela a fonte de onde procedem estas bênçãos sobre as nossas vidas, descendo do Pai das luzes. Isso nos ensina de que as coisas boas e o desenvolvimento de nossas habilidades nos vêm em forma de luzes. Somos apenas administradores daquilo que temos e possuímos, porque o verdadeiro dono é o Criador de todas as coisas.

EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO. Esta expressão fala sobre a imutabilidade de Deus e de Cristo. Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As pessoas mudam conforme lhes são convenientes para cada situação, mas o nosso Deus é o mesmo desde a eternidade e sempre o será.

Tiago 1:15-16

Tiago 1:15-16 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.
DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO. O escritor faz uma alegoria para ilustrar este processo. Onde a mãe é a concupiscência, o filho é o pecado e o neto é a morte. Os passos naturais deste enigma é que o ser humano é atraído e enganado pelas suas próprias cobiças, onde o resultado é cair na sua própria armadilha. É como um pássaro faminto, que é atraído pelo alimento que estar logo em baixo de uma arapuca, quando ele visga o objeto do seu desejo, é preso pela armadilha. A fome representa a concupiscência humana e os desejos carnais, o alimento é a tentação posta todos os dias diante dos nossos olhos, e a arapuca são as consequências advindas dos nossos atos que contradizem os planos de Deus para nossas vidas.

DA A LUZ O PECADO. O problema não está no fato de sermos tentados, mas os prejuízos vêm quando cedemos às tentações e caímos nas armadilhas do pecado. As nossas concupiscências são uma fonte geradora do pecado em nossas vidas. Portanto, se faz necessário travar uma batalha diuturna contra os nossos desejos carnais e os apetites desordenados para o que é errado. Um dos anticoncepcionais bastante eficaz no combate a geração do pecado é justamente a renúncia. E essa renúncia vem por meio do alto controle das nossas ações e práticas. Temos que fazer um monitoramento constante para identificarmos toda e qualquer fonte de tentação e resistir ferozmente contra a prática do pecado, porque o pecado gera a morte.

E O PECADO, SENDO CONSUMADO. O fracasso não está na tentação em si, mas sim, em ceder e cair na prática da concupiscência. Conta-se uma ilustração sobre um fazendeiro que de repente começou a perder tudo que tinha, e perguntando a Deus porque estava acontecendo aquilo com ele, teve um sonho em que lutava contra um monstro, que estava destruindo suas lavouras, seus rebanhos, seus bens e sua vida. Tomando coragem, ele decidiu lutar contra o monstro naquela noite escura da vida. Como a escuridão era densa, ele estava lutando contra um inimigo que não conseguia enxergar, mas de repente surgiu um raio de luz e aquele homem viu e percebeu que estava lutando contra si mesmo. Para que o pecado não seja consumado, precisamos travar uma luta diária contra as nossas concupiscências carnais e os desejos mais vis.

GERA A MORTE. Qual é o resultado de se cair na tentação para cumprir o apetite desordenado da concupiscência? O fruto da prática do pecado é justamente a morte. E esta morte é a separação da vida, portanto, a separação de Deus. Esta morte pode ser a morte física, que atua na vida de todo ser humano por causa do pecado universal, pode ser a morte espiritual, onde a pessoa esta vivendo uma vida normal entre os seres humanos, mas está morta no espírito, porque não tem comunhão com o seu Criador, e isso é o que mais acontece. Por fim a morte eterna, que é a separação eterna da vida, da salvação e de Deus que é a fonte mesmo da vida eterna.

NÃO ERREIS, MEUS AMADOS IRMÃOS. Eis aqui o medicamento eficaz contra as nossas concupiscências e o pecado, que gera a morte. Não errar é não se deixar dominar pelos desejos carnais que nos levam a cair nas tentações. E este conselho do escritor Tiago é justamente para os servos de Deus, Judeus ou não da dispersão.

Tiago 1:14

Tiago 1:14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
MAS CADA UM. Neste ponto, o escritor fala sobre o pecado individual. Comumente o ser humano tenta arrumar desculpas para os seus deslizes, no entanto, cada um tem responsabilidade pelos seus atos. No primeiro caso de pecado lá no começo, o homem colocou a culpa sobre a mulher, Gênesis 3:12 -Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E a mulher por sua vez colocou a culpa sobre a serpente, Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Esta faceta humana tem sido recorrente em toda a história da humanidade. Uma tentativa do ser humano tentar se livrar de sua responsabilidade para com os seus atos. Todavia, as Escrituras falam sobre o livro individual que conta a vida de cada um (Apocalipse 21:12).

É TENTADO. Cada um é tentado. Ninguém está livre da tentação, ela vem na vida dos jovens, dos adultos e dos velhos também. A tentação é um teste difícil de suportar, uma vez que se torna em uma luta da própria pessoa consigo mesmo. Geralmente a tentação vem justamente no ponto de nossa maior fraqueza, e no nosso lado mais vulnerável de resistência. Comumente a tentação nos ataca com o objetivo de nos prejudicar em nossa comunhão com Deus, por isso se faz necessário ficarmos atentos, para distinguirmos o que é provação da parte de Deus e o que é tentação. Precisamos nos conhecer melhor a nós mesmos para descobrirmos os nossos pontos mais fracos, e fechar a porta para que nesta área não venhamos a cair na tentação.

QUANDO ATRAÍDO. Não é pecado ser tentado, o prejuízo estar justamente em cair na tentação e ceder em nossas fraquezas. Temos que ter consciência de que existem áreas mais vulneráveis de nossa vida por onde somos atraídos pelas nossas fraquezas. O escritor nos ensina de que existe uma força de atração, que podemos conjecturar que é muito forte, para nos levar a cair na tentação. Quase sempre aquilo que é o foco de nossas tentações é algo irresistível as forças humanas e aos desejos carnais. Não somos tentados naquilo que não gostamos, por isso que sempre vem às tentações justamente no ponto em que aparentemente é bom e nos provoca prazeres e satisfação momentânea. É preciso ser forte para resistir às tentações. E

ENGODADO. Uma faceta das tentações que nos sobrevêm é justamente para nos enganar. Humanamente falando, tudo aquilo que é proibido, se torna mais gostoso de ser praticado, porem, as consequências são amargosas e os prejuízos são grandes. Com a queda da raça humana, todas as pessoas tiveram sua natureza manchada e sua personalidade alterada, com isso o ser humano passou a ser vítima de si mesmo, porque seu apetite passou a ser propício ao que é errado. O egoísmo, o egocentrismo e o orgulho humano, leva a maioria das pessoas a acharem que são independentes para fazerem o que bem entendem e esse é o grande engano dos seres humanos.

PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. O que nos leva a cair nas tentações são justamente as nossas próprias concupiscências. As concupiscências falam dos desejos mais promíscuos que dominam o ser humano. Levando a pessoa a pecar desavergonhadamente contra a sua própria alma. Concupiscência é carnalidade.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...