sexta-feira, 8 de agosto de 2014

2 João 1:10-11

2 João 1:10-11 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO. Nesta mesma época era frenética a movimentação dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos buscando deter a marcha da igreja e o crescimento do cristianismo. Nenhuma outra religião do mundo representou uma maior ameaça ao judaísmo e as demais religiões antigas, quanto o cristianismo, que vinha tomando corpo de forma tremenda. De forma que os agentes do judaísmo e das demais religiões do mundo antigo faziam campanhas permanentes de casa em casa, pregando um outro evangelho e procurando transtornar a fé dos cristãos. Estes hereges visitavam de casa em casa onde havia cristãos, buscando os arrebatar para suas religiões de origem. Eram sobre eles que o escritor alertava a igreja de Cristo.

E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA. O autor se refere à doutrina de Cristo ou sobre Cristo. As doutrinas de Cristo dizem respeito a tudo aquilo que a seu respeito estão escrito nas sagradas escrituras. Na realidade o Senhor Jesus não deixou por escrito nenhuma obra literária, em que ele próprio tenha escrito, no entanto, os seus ensinos estão registrados no novo testamento. Parte dos seus apóstolos foram designados pelo Espírito de Cristo para deixarem registrado muita coisa do que Jesus de Nazaré pregou em seu ministério terreno. Além de outros escritores que participaram do Canon do novo testamento como autores de obras literárias belíssimas. Por fim, temos também as referências messiânicas do velho testamento, que antes mesmo da vinda do Messias já vaticinavam a seu respeito.

NÃO O RECEBAIS EM CASA. Assim como o cristianismo tinha milhares de seus missionários para convidar os pagãos a se converterem a Cristo pelo evangelho. Da mesma forma, os judaizantes e os líderes das demais religiões desta época também tinham seus missionários que andavam de cidade em cidade e de casa em casa, buscando tirar os cristãos do evangelho para suas religiões. A estes, o escritor recomenda que os seguidores de Cristo, não recebam em suas casas, porque são hereges, a serviço das religiões pagas e não do reino de Deus e de Cristo. Esta é uma exortação dura, porem, demonstra o perigo que estes hereges representavam para a igreja de Cristo. Uma vez que o intento deles era tentar confundir a fé dos cristãos.

NEM TÃO POUCO O SAUDEIS. Neste ponto, o autor é mais pragmático ainda, ao aconselhar que os seguidores de Cristo não deem nem atenção a estes falsos mestres de um outro evangelho. A recomendação era: Se vocês encontrarem um destes hereges, não lhes deem a paz, não lhes saúdem com a graça, porque eles não têm comunhão com Deus, nem com Cristo e muito menos com vocês. É preciso se ter cuidado com quem vem nos falar de assuntos religiosos, que não estejam de conformidade com o genuíno evangelho de Cristo ou aquilo que é a doutrina de Cristo.

PORQUE QUEM O SAÚDA TEM PARTE NAS SUAS OBRAS. O que o autor está tentando explicar para os seus leitores é de que se alguém tem comunhão com estes hereges e falsificadores do evangelho de Cristo, corre o risco se se tornarem como eles mesmos. Até porque o objetivo deles é desviar os cristãos do evangelho de Jesus, o Salvador.

2 João 1:9


2 João 1:9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
TODO AQUELE QUE PREVARICA. Um dos motivos da escrita desta carta era justamente para combater as falsas doutrinas que os judaizantes e os gnósticos tentavam infiltrar no meio da igreja de Cristo. Os judaizantes que eram penetras no seio da igreja do Senhor Jesus para transtornar o evangelho de Cristo, se diziam cristãos, mas no fundo no fundo estavam a serviço das autoridades judaicas para combater o crescimento do cristianismo. Já os gnósticos, que eram representantes camuflados das falsas religiões do mundo, também se faziam de cristãos para se colocarem entre os cristãos para de forma enganosa, tentarem deturpar a mensagem do evangelho glorioso de Cristo. Com isso pregavam um outro evangelho.

E NÃO PERSEVERA. Ao que tudo indica até certo ponto conheciam e se dedicavam em se aprofundarem nas questões envolvendo a nova aliança de Deus ou nova dispensação. Mas, eram apenas conhecedores teóricos, porque não chegavam a praticarem as regras estabelecidas pela lei de Cristo. O escritor, mesmo que indiretamente os classificam de hereges, porque estavam abdicando do conhecimento que tinham do Cristo de Deus para se deixarem levar pelas heresias por eles defendidas. Quem sabe, destes eram aqueles que apostataram da fé?

NA DOUTRINA DE CRISTO. As doutrinas de Cristo dizem respeito a tudo aquilo que a seu respeito estão escrito nas sagradas escrituras. Na realidade o Senhor Jesus não deixou por escrito nenhuma obra literária, em que ele próprio tenha escrito, no entanto, os seus ensinos estão registrados no novo testamento. Parte dos seus apóstolos foram designados pelo Espírito de Cristo para deixarem registrado muita coisa do que Jesus de Nazaré pregou em seu ministério terreno. Além de outros escritores que participaram do Canon do novo testamento como autores de obras literárias belíssimas. Por fim, temos também as referências messiânicas do velho testamento, que antes mesmo da vinda do Messias já vaticinavam a seu respeito.

NÃO TEM A DEUS. Quem não seguir os ensinamentos que as sagradas escrituras descrevem sobre o evangelho do Senhor Jesus, também tem negado ao Deus Criador de todas as coisas. Os Judeus afirmavam de que não precisavam de Cristo Jesus porque eles já tinham a Deus. E os falsos mestres gnósticos negavam a humanidade e a divindade do Cristo de Deus, defendendo de que ele era apenas mais uma manifestação angelical. Mas todos eles com suas heresias negavam a Deus também. Estes grupos que faziam oposição ao cristianismo rejeitaram ao Cristo de Deus e agora buscavam deter o crescimento e o desenvolvimento da igreja do Senhor Jesus.

QUEM PERSEVERA NA DOUTRINA DE CRISTO, ESSE TEM TANTO AO PAI COMO AO FILHO. Os monoteístas judaizantes tentavam confundir a fé dos cristãos, lhes perturbando a mente ao afirmarem que os seguidores de Cristo eram politeístas, portanto idolatras. Mas, o autor assegura aos seguidores do cristianismo de que quem tem a Cristo também tem a Deus pai. E que foi o próprio Deus Criador quem prometeu e enviou seu Filho Jesus, como sendo o Messias, o Emanuel, Deus conosco.

2 João 1:8

2 João 1:8 - Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
OLHAI. O autor nos deixa escapar ainda que indiretamente a sua intenção de exortar os seus leitores sobre um tema um tanto polêmico. Na realidade existem pessoas e não são poucas, que gostam mesmo é de olhar para a vida dos outros. São aquelas pessoas que vivem de fazerem fofoca das vidas alheias. São aqueles que têm olhos de borracha para só verem os defeitos dos outros, mas se esquecem dos seus. O escritor recomenda que estes se convertam e passem a olhar para si mesmos. Ninguém foi constituído por Deus como juiz da vida de ninguém, o único que foi constituído como juiz dos vivos e dos mortos, foi Cristo Jesus, ele que nunca pecou e nem falhou.

POR VÓS MESMOS. Quando usamos da curiosidade em olhar para o nosso testemunho de vida pessoal, no sentido de nos corrigirmos a cada dia, no final da trajetória teremos alcançados grandes vitórias. Precisamos sim, dedicar tempo e cuidado para não vivermos ao bel prazer, mas procurando de todas as formas fazer a vontade do nosso Deus, porque assim sendo, tomaremos posse de todas as suas promessas para as nossas vidas. Usando sempre o colírio da santificação e da pureza, a fim de progredirmos no desenvolvimento espiritual, rumo às mansões celestiais.

PARA QUE NÃO PERCAMOS. O mesmo escritor nos traz uma recomendação importante em Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Com isto, entende-se que existe a possibilidade de se perder muitas coisas espirituais. São textos como este que os defensores do livre arbítrio se apegam para atacarem as ideias teológicas defendidas pelos calvinistas. No entanto, em um debate racional e sem extremos, pode-se encontrar dentro das próprias escrituras argumentos para a defesa de ambas as ideias, Tanto arminiana, quanto calvinista. São os casos denominados de paradoxos da teologia moderna.

O QUE TEMOS GANHO. Não se pode e nem se deve estabelecer uma regra geral para todos neste caso, porque cada um individualmente é que julga saber o que têm ganho da parte de Deus e do seu reino. A verdade é que pouco ou muito, todos que são remidos por Cristo Jesus tem recebido alguma coisa do espírito santo de Deus. Com relação a salvação, ela é comum a todos os que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus. Já com respeito a diversidade de dons, são diferentes.

ANTES RECEBEMOS O INTEIRO. A missão do Cristo de Deus foi justamente para efetivar a vitória completa dos seus remidos. As suas promessas são propostas para todos os que fazem a sua vontade do Deus Criador. Cabe a cada um de nós nos esforçarmos para tomarmos posse de todas as bênçãos que nos esperam no porvir.

GALARDÃO. A bíblia nos afirma de que todos iremos comparecer perante o tribunal de Cristo para recebermos o nosso galardão (2 Coríntio 5:10). As sagradas escrituras nos falam sobre muitas coroas que os salvos em Cristo irão receberem e etc. e tal.

2 João 1:7

2 João 1:7 - Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
PORQUE JÁ MUITOS ENGANADORES. Este é um dos textos que serve de alerta para a igreja de Cristo em termos de profecia escatológica em que teve sua validade em todos os tempos, e muito mais nos dias de hoje. Quando Jesus apareceu no senário mundial, veio combatendo o engano religioso dos sacerdotes, escribas e fariseus, isso porque eles na época monopolizavam para si a pessoa de Deus, como donos da verdade. Os apóstolos procuraram com empenho e dedicação atribuir toda a glória a Cristo Jesus, o Nazareno, como o Senhor e Salvador da igreja. Mas eles sabiam da infiltração dos judaizantes e dos falsos mestres gnósticos, que cercavam o arraial dos santos com seus ensinos enganadores e suas falsidades ideológicas maléficas.

ENTRARAM NO MUNDO. O cristianismo fundado por Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus surgiu para substituir o judaísmo, e todas as demais religiões do mundo, como sendo a nova aliança de Deus com a humanidade. Os chefes do judaísmo e das demais religiões falsas do mundo não aceitando esta realidade, sempre procuraram se infiltrar no seio da igreja para por meio do engano tentar confundir a fé dos cristãos. Por isso que o escritor fala que eles entraram no mundo, e tem seus objetivos, que é lutarem para combater o crescimento e o desenvolvimento do cristianismo.

OS QUAIS NÃO CONFESSAM QUE JESUS CRISTO. No que diz respeito aos judaizantes, eles negaram a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido por Deus Pai. João 1:10-11 - Estava no mundo (Jesus), e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Já com relação aos gnósticos, que eram na época os representantes das religiões naturais ou falsas religiões do mundo, eles tentavam confundir os cristãos afirmando de que Jesus era mais um dos muitos anjos de Deus que havia se manifestado na terra.

VEIO EM CARNE. O problema central era negar a humanidade do Cristo de Deus. Com isso tentavam derrubar por terra a verdade de que Jesus de Nazaré era a perfeita manifestação do Messias de Deus, ou seja, do Emanuel, Deus conosco. Os Judeus lutaram, perseguiram e mataram a Jesus de Nazaré, por não aceitarem de que ele era Deus. E os gnósticos, desenvolveram uma tese enganosa de que Jesus não era humano, mas sim, apenas um ser espiritual, como um anjo de Deus, ou manifestação de um ser celestial dentre muitos outros. Mas a bíblia defende de que Jesus era Deus, porem, como o Messias devia ser um homem, ele se fez homem.

ESTE TAL É O ENGANADOR E O ANTICRISTO. No início do texto se fala em muitos e o próprio Jesus alertou sobre o aparecimento destes muitos falsos cristos, que o evangelho chama de anticristos. Anticristo quer dizer: aquele que luta contra Cristo ou que tenta tomar o lugar de Cristo. Jesus falou em Mateus 24:5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. O anticristo vai ser dentre as “grandes lideranças” que se dizem cristãs. E as suas várias manifestações tem se dado entre aqueles que se dizem representar a Cristo, porque estes tem procurado ocupar o lugar de Cristo para com a igreja, tentando serem cabeças da igreja. São estes que o escritor tem chamado de muitos enganadores.

2 João 1:6

2 João 1:6 - E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.
E O AMOR É ESTE. O autor se refere ao amor fraternal que deve haver entre todos os que fazem parte do reino de Cristo. A legislação mosaica determinava uma infinitude de regras e mandamentos para quem seguiam as suas leis. Na nova dispensação ou nova aliança de Deus com a humanidade por Cristo, o novo legislador, Cristo Jesus, resumiu a lei em dois mandamentos principais. O primeiro é amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas, e o segundo, semelhante a este é: E ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende a lei de Cristo. Quem não é praticante do amor fraternal, não pode dar testemunho de que vive o evangelho.

QUE ANDEMOS. Em muitas partes do evangelho encontramos passagens que abordam a questão do andar cristão. Todas as legislações religiosas do mundo têm suas leis que ditam as normas para quem deseja fazer parte de suas comunidades. O judaísmo tem a legislação mosaica, e o cristianismo, como não podia ser diferente tem o evangelho das boas novas de Cristo, que contem os mandamentos de como se deve seguir ao Senhor Jesus, conforme o evangelho da verdade. E a recomendação é de que se alguém diz que está em Cristo, este tal deve andar como ele andou. Esta é uma citação do mesmo escritor desta carta, e nós encontramos em (1 João 2:6).

SEGUNDO OS SEUS MANDAMENTOS. Além dos dois mandamentos principais, de amar a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo, encontramos muitos outros ensinos deixados pelo Senhor Jesus, de forma oral, que foram copilados pelos escritores dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Além é claro dos muitos ensinos transmitidos pelos seus apóstolos em forma de pregação e dos seus escritos, que chegaram até nós. Quem conhece o evangelho do Senhor Jesus assim como ele está registrado no novo testamento, pode dizer que tem condições de seguir a Cristo, conforme a vontade superior do Deus Pai e Criador.

ESTE É O MANDAMENTO. No caso em foco, a que se refere nesta frase o escritor, ele destaca o mandamento do amor fraternal. É provável que João estivesse ciente de alguma divisão dentre os membros da família daquela senhora eleita, para quem ele endereçou a sua epístola. Ou quem sabe ele tinha conhecimento das contendas pela falta de amor fraternal entre os membros da igreja de Cristo que se reunia na casa daquela Senhora. Uma das tarefas comuns do império das trevas é semear a discórdia entre o povo de Deus. Mas o escritor alertava a igreja sobre este perigo.

COMO JÁ DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. Com a ascensão de Cristo, e para a continuidade da igreja na terra, uma das coisas muito importante na vida dos cristãos era a unidade. E os apóstolos andavam de lugar em lugar onde havia comunidade cristã, arrebanhando pela união o povo de Cristo. E o amor fraternal de forma sincera entre todos os seguidores de Cristo representava a sobrevivência do cristianismo.

QUE ANDEIS NELE. Que andeis em que? No amor fraternal! As pregações dos apóstolos e a confirmação pelos seus escritos eram a mesma coisa que eles anunciavam desde o principio. A prática do amor fraternal, não podia faltar na igreja.

2 João 1:5

2 João 1:5 - E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.
E AGORA. Ao que tudo indica, o autor aponta em direção de uma nova situação para aquela senhora e sua família. Não sabemos ao certo a que religião ela pertencia antes de se converter ao cristianismo. Há quem diga de que ela era uma Judia da dispersão, que antes de ter um encontro com Cristo seguia o judaísmo helenísticos e com isso procurava guardar os mandamentos da legislação mosaica. Por outro lado há quem defenda de que esta irmã, antes de ser alcançada pelo evangelho das boas novas seguia as religiões pagas de sua cidade, coisa que era comum no mundo antigo. Mas agora, que fora liberta por Cristo, precisava desfrutar uma nova experiência de vida.

SENHORA. Este tratamento dado pelo apóstolo a esta irmão, fala do seu respeito e consideração que tinha por ela e por sua família. No início desta carta o autor a classifica de senhora eleito, com isto, entende-se que João já havia percebido que ela realmente era uma pessoa especial para Cristo e eleita para fazer coisas importantes pelo reino de Deus. Há alguns comentaristas que afirmam ser esta senhora uma diaconisa da igreja de Cristo e que apoiava as reuniões da igreja em sua residência. Isto porque nesta época não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo, somente depois de 312 D.C. é que isto mudou.

ROGO-TE. O que o apóstolo tinha para recomendar aquela irmã e a igreja que se reunia em sua residência assim ele o estava fazendo de forma solene, ao ponto de impetrar uma súplica em forma de rogos para que ao ser lida, não fosse recebida como uma simples informação, mas como sendo um mandamento da parte de Cristo. Esta forma de se dirigir a alguém era comum na cultura cristã primitiva, até mesmo das autoridades mais importantes para as menos destacadas. O importante neste caso não era o remetente da recomendação, mas sim, o que se estava sendo solicitado do receptor da petição. Mas, isso também fala da importância desta senhora irmã, eleita.

NÃO COMO SE ESCREVENDO UM NOVO MANDAMENTO. É provável que o apóstolo em outras oportunidades já tivesse ensinando as coisas do reino de Deus para aquela senhora e sua família, quem sabe, com a igreja que se reunia em sua casa. Ao que tudo indica, uma nova situação estava se modulando com aquela senhora e sua família, ao ponto de serem lembradas as mesmas coisas, agora, no entanto, de forma escrita. Não havia nada de novo com relação aos ensinos da nova dispensação.

MAS AQUELES MESMO QUE DESDE O PRINCÍPIO TIVEMOS. Jesus não escreveu pessoalmente nenhuma obra literária, no entanto, depois de sua ascensão, orientou aos seus apóstolos de que ensinassem e escrevessem seus ensinamentos para a igreja que estava se formando. Certamente João se refere a estes ensinos de Cristo.

QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. A prova disto é que o apóstolo cita um dos mandamentos muito importantes da lei de Cristo, que é o amor fraternal da igreja. O primeiro é: Amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo é amar ao próximo como a si mesmo, nisto é que consiste a nova dispensação de Deus em Cristo Jesus.

2 João 1:4

2 João 1:4 - Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.
MUITO ME ALEGRO. Todos aqueles que foram alcançados pela graça de Cristo e cumprem o ide imperativo de Cristo Jesus em pregar o evangelho das boas novas, tem um grande prazer em ver que as pessoas se convertem dos seus maus caminhos para seguirem e andarem conforme a reino de Deus, buscando as coisas que são de cima. O apóstolo João que foi um desbravador na Ásia Menor, principalmente em Éfeso e circunvizinhança, se sentia feliz por ver que mais e mais pessoas se converterem do paganismo para seguirem ao cristianismo. Na bíblia está escrito que há alegria nos céus quando um pecador se arrepende, e não deve ser diferente entre os que fazem parte da igreja de Cristo. Não há quem não se emocione ao ver alguém se rendendo ao Senhorio de Cristo de forma chorosa e arrependido verdadeiramente.

POR ACHAR QUE ALGUNS. O autor começou esta sua carta reconhecendo a importância da senhora eleita, e de sua família para a igreja de Cristo, que certamente se reunia em sua residência. Mesmo sabendo de que nem todos da sua casa serviam a Cristo. Em todos os tempos encontramos famílias assim, em que nem todos do mesmo lar são cristãos verdadeiros. O escritor quando usa o verbo “achar” ele não está duvidando de que alguns é que servem a Cristo, mas certamente ele quis dizer, por ver que alguns de teus filhos andam na verdade. É provável de que o autor estivesse muitas vezes no meio desta família, e assim afirmamos porque é isto que ele nos deixa transparecer, pelo reconhecimento da importância deles para a igreja de Cristo.

DOS TEUS FILHOS ANDAM NA VERDADE. Alguns dos teus filhos andam na verdade. A alegria do apóstolo era de ver que a senhora eleita, não estava sozinha na caminhada do reino de Deus. Seus filhos, certamente apoiavam suas labutas em prol da igreja de Cristo Jesus, e podemos dizer que até mesmo os que não eram verdadeiramente convertidos. Mas aqueles que andavam juntamente com sua mãe nos caminhos do Senhor muito mais em dar as mãos para que a igreja do Senhor Jesus fosse bem servida em sua casa. Andar na verdade é seguir o evangelho das boas novas de Cristo Jesus, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Esta verdade a que se refere o autor, diz respeito ao evangelho.

ASSIM COMO TEMOS RECEBIDO. Da mesma forma que o apóstolo andava na verdade do evangelho, do mesmo modo os filhos da senhora eleita, também se esforçavam para andarem nas pisadas do Mestre, seguindo o exemplo de João, como conselheiro do reino de Deus. Com isto entendemos que o apóstolo foi um dos mestres dos mandamentos de Cristo àquela família. Seu cuidado com as coisas do reino o levava não somente a evangelizar, mas também discipular os convertidos. É muito importante semear o evangelho, tanto quanto acompanhar os novos convertidos.

O MANDAMENTO DO PAI. Este mandamento do Pai a que se refere o escritor diz respeito a tudo que contem as coisas do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Uma vez que o Pai enviou seu Filho Jesus para estabelecer uma nova aliança, não conforme a legislação mosaica, mas com uma nova dispensação da graça. O mandamento do Pai é que venhamos a crer em seu Filho Jesus, como único salvador da humanidade.

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