sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:11

Tito 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
PORQUE A GRAÇA. Este é um dos textos do evangelho de Cristo que traz grande esperança para a humanidade. Esta graça de Deus nos fala dos favores do Criador em prol da raça humana, onde os homens não mereciam as bênçãos de Deus, mas por misericórdia do Senhor, todos são beneficiados de alguma maneira com os favores divino. Quando Deus por amor infinito pela humanidade enviou Cristo Jesus, ele estava manifestando esta graça salvadora para com o mundo. Na época em que Cristo veio como o Messias de Deus, a humanidade só merecia o castigo e a destruição. No entanto, esta graça de Deus reverteu o quadro em favor dos seres humanos.

DE DEUS. Quando o autor nos fala a respeito da “graça de Deus”, Ele nos esclarece de que todos os benefícios que os seres humanos recebem dos céus, é porque provem de Deus. Desde os começos da humanidade que os homens deram as costas para seu criador. Porem, o Senhor por sucessivos atos de misericórdia foi preservando a raça humana da destruição. Até que o Deus de amor com sua graça fez um grande ato de soberana benevolência em favor do mundo, por meio da redenção realizada por Cristo Jesus. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Cristo Jesus. Deus deu o seu Filho amado para morrer em lugar dos pecadores remidos.

SE HÁ MANIFESTADO. A manifestação desta graça de Deus se deu quando o Senhor nos enviou o Messias para concretizar uma perfeita obra de redenção. Encontramos inúmeras profecias no velho testamento em que Deus prometia a vinda do salvador. E vindo à plenitude dos tempos Cristo se manifestou para por em prática esta graça de Deus Pai. Quem tiver de herdar a vida eterna, não é porque merece, mas porque Deus em Cristo Jesus manifestou seus favores para com a humanidade. Graça é um favor não merecido, de forma que o mundo não merecia a vinda do Salvador, Jesus Cristo, todavia, Deus por amor singular a sua criação, deu seu Filho como remidor.

TRAZENDO SALVAÇÃO. A salvação é vista na velha dispensação como o livramento do perigo e da morte. Já na nova aliança de Deus com a humanidade, esta salvação além de englobar os velhos significado, tem um sentido mais profundo de vida eterna com Deus nas masões celestiais. A manifestação da graça de Deus por meio de Cristo Jesus foi para dar aos homens, que nele crer, a esperança de vida eterna. Depois da vinda do Messias de Deus, todo aquele que crer que Jesus é o Messias de Deus e guarda os seus mandamentos contidos no evangelho, tem a salvação por herança. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, é dom de Deus (Efésios 2:8). Simples assim.

A TODOS OS HOMENS. Essa expressão não é automática como muitos pensam. Este é apenas um texto, que faz parte de um grande contexto dentro da mensagem do evangelho. Um estudo mais profundo deste assunto, nos leva a reflexão de que se faz necessário o exercício da plena fé em Cristo Jesus e na mensagem do evangelho.

Tito 2:10

Tito 2:10 - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
NÃO DEFRAUDANDO. O apóstolo continua neste ponto dando os seus conselhos práticos para os servos cristãos, que podem ser todos aqueles que são trabalhadores assalariados ou os que viviam sob o regime de escravidão, mas que eram cristãos. Neste caso, defraudar quer dizer, ser infiel para com os seus patrões. O conselho do autor era de que os servos não desviassem o que era do seu patrão, nem para si, nem para outros. Esperava-se que assim como eles eram fieis para com o Senhor Jesus Cristo nas coisas de Deus, que fossem igualmente fieis aos seus patrões.

ANTES MOSTRANDO TODA. O que Paulo recomenda neste particular era de que houvesse transparência nos serviços prestados aos servos para com os seus patrões ou donos, no caso dos escravos. Que eles não escondessem nada dos seus superiores, mas que com extrema fidelidade no que faziam demonstrassem a todos que estavam dando um bom testemunho de cristãos que eram. Nada de camuflarem situações para levar vantagem, mas com a verdade buscassem fazer o que era correto diante dos seus superiores e diante dos demais que também eram servos.

A BOA LEALDADE. Somente através do temor a Deus era que os servos cristãos podiam demonstrar esta boa lealdade aos seus patrões. O ser humano natural busca tirar vantagens pessoais sempre que surge a oportunidade. No entanto, com o servo que diz ser discípulo de Cristo, não deve ser assim. Antes, precisa provar a todos de que assim como ele é na presença das pessoas, também se comporta quando sozinha em qualquer situação. Porque quem é servo de Cristo sabe que o Senhor é Onisciente e Onipresente, ele sabe de tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo.

PARA QUE EM TUDO. Seja servo, seja livre, a nossa vida é a bíblia dos que não servem a Deus, de maneira que eles descobrem a vontade de Deus por meio do nosso testemunho de vida. Todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo são convocados a viverem um bom testemunho de vida em todas as áreas de sua existência. Os erros de um servo de Cristo diante da sociedade redonda em o evangelho ser envergonhado pelo seu mau testemunho. Devemos dar bom exemplo em tudo que fizer ou falarmos, porque desta forma estaremos glorificando a Cristo.

SEJA ORNAMENTO DA DOUTRINA DE DEUS. Quando se fala sobre ornamento, está se falando daquele que deixa uma coisa mais bonita e melhor. Quando na realidade vivemos um bom testemunho de vida diante da sociedade, demonstramos para os incrédulos que vale a pena servir ao reino de Deus. Servimos diante da sociedade de ornamento para representar perante o mundo que a melhor opção de vida é buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Por meio do nosso testemunho de vida tornamos o evangelho mais atrativo e desejável pela sociedade.

NOSSO SALVADOR. A mensagem central do evangelho é de que Cristo é o nosso salvador, no entanto, tudo provem de Deus, que estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. Deus é o nosso salvador, quando por amor ilimitado nos deus o seu Filho unigênito como mediador de uma nova aliança. A aliança da graça.

Tito 2:9

Tito 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os servos precisavam mesmo era de conselheiros e não de imposições duras com suas regras impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. Portanto, exortar e aconselhar, onde a pessoa que está sendo aconselhada é quem deve decidir.

AOS SERVOS. Estes servos a que se refere o autor podem ser vistos como vários tipos de pessoas. Eles podem representar os auxiliares da igreja que estavam a serviço do ministério e da comunidade cristã. Também podem representar todos àqueles que eram empregados de senhores cristãos ou não. Por fim, pode ser que o autor esteja se dirigindo aos antigos escravos. Neste tempo em que Paulo escreveu esta carta, ainda não tinha sido abolida a escravidão no mundo. Portanto, era grande a quantidade de escravos que faziam parte da igreja de Cristo. Eram servos de cristo e dos homens.

A QUE SE SUJEITEM. O fato de serem servos de Cristo, não mudava a situação social a que viviam. E como Cristo que eram precisavam dar bons exemplos de servos que eram dos seus senhores. Aqueles que faziam parte da igreja de Cristo e seguidores do evangelho das boas novas tinham por obrigação a serem melhores como servos dos seus senhores do que os não convertidos para não envergonharem o evangelho. Porque na realidade de quem diz que é servo de Cristo, a sociedade cobra mais.

A SEUS SENHORES. Estes senhores podem ser os líderes das comunidades cristãs locais, como também a todos aqueles que ocupavam posição de grande responsabilidade diante da igreja. Também podem ser todos aqueles que tinham posses financeiras e com empregados a sua disposição. No entanto, é mais provável que o apóstolo se refira aos senhores de escravos dos tempos mais antigos. Nos tempos mais remotos, quem tinha grandes riquezas compravam pessoas como se fossem mercadorias e as tornavam seus donos e, portanto, seus escravos sociais.

E EM TUDO AGRADEM. O conselho do apóstolo a Tito era de que ele ensinasse aos servos a que buscassem agradar aos seus senhores. Nem todos os senhores de escravos eram carrascos, e aqueles escravos que fossem mais submissos se tornavam pessoas de confiança e passavam a gozar de certos privilégios sobre os demais.

NÃO CONTRADIZENDO. Aqueles servos que desobedecesse às ordens dos seus senhores seriam mais castigados. Mas aqueles que buscassem agradar aos seus senhores eram recompensados com trabalhos mais leves e até com melhores condições de vida do que os demais. O conselho era para o bem dos servos cristãos.

Tito 2:8

Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
LINGUAGEM SÃ. O autor tanto aconselha ao próprio Tito, como também transmite sua doutrina quanto ao modo de falar dos cristãos. Essa linguagem sã diz respeito ao mundo de falar que não sirva de escândalo para o evangelho de Cristo. Espera-se que um servo de Deus e principalmente um líder cristão, como é o caso de Tito, use a sua voz para falar das coisas do reino de Deus e não para ficar falando coisas que não convém a alguém que diz que é testemunha de nosso Senhor Jesus Cristo. A linguagem sã é aquela que produz vida e que pode levar a outrem a se converter.

E IRREPREENSÍVEL. Em uma conversa existe o transmissor e o receptor das palavras. De forma que se faz necessário que aquele que serve a Cristo monitore o que ele esta transmitindo para os seus ouvintes para que não venha a envergonhar o evangelho que transmite. E isso também serve para o estilo de pregação que se faz, porque se tem alguém transmitindo a palavra, também tem alguém ouvindo. E a nossa pregação deve ser de acordo com o evangelho para que os infiéis não se escandalizem. Tem alguns tipos de mensagens, que melhor fosse não ser transmitidas, porque mais gera confusão do que edificação de vidas e salvação.

PARA QUE O ADVERSÁRIO. Este adversário pode ser o diabo com os seus demônios, mas também pode ser os opositores do evangelho de Cristo. Neste tempo em que foi escrita esta carta, o império romano se destacava como opositor da pregação do evangelho de Cristo, porque as autoridades do império foram responsáveis pela morte de Cristo e não satisfeitos com isso, buscavam de todas as formas destruírem a religião fundada pelo Senhor Jesus, que era o cristianismo. Sem contar com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos e os líderes das religiões pagas que se levantavam a todo o momento contra o evangelho da verdade de Cristo Jesus.

SE ENVERGONHE. Se os cristãos se comportassem de maneira irrepreensível no modo de falar e pregar a palavra de Deus, os judaizantes que se oponham as verdades de que Jesus era o Messias, os falsos mestres gnósticos que transtornavam o evangelho de Cristo com suas filosofias sufistas, os líderes das religiões pagãs e o império romano, além do próprio satanás com os seus demônios ficariam todos envergonhados diante do sucesso da pregação do evangelho das boas novas de Cristo Jesus. A receita para vencer o adversário neste particular era saber se expressar.

NÃO TENDO NENHUM MAL DE QUE DIZER DE NÓS. Só lembrando do caso do Senhor Jesus, os seus adversários buscavam motivos de que o acusar pelo que ele dizia e testemunhava para o prender e o mata-lo. Assim, acontecia com os cristãos primitivos, os adversários do evangelho buscavam reprovar o que os pregadores falavam para ter de que os acusarem diante das autoridades romanas. Se os pregadores do evangelho falassem alguma coisa contra outras religiões e as leis dos homens eram logo presos.

Tito 2:7

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
EM TUDO. No texto anterior o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças. Como Tido era um jovem líder da igreja de Creta, Paulo recomenda que ele antes de dar conselhos aos demais jovens, ele mesmo deve em tudo ter uma vida exemplar diante da igreja de Cristo e da sociedade, a fim de que os demais possam seguir o seu bom exemplo de vida. Sendo Tito um exemplo de vida cristã ideal, ele teria autoridade para pregar a doutrina no evangelho para os demais que estavam sob sua supervisão.

TE DÁ POR EXEMPLO. É justamente o que se esperava de um líder, era de que ele desse o exemplo para que os seus liderados pudesse seguir os seus ensinos. Comumente as pessoas desenvolvem o habito de seguir o exemplo dos seus mestres. Paulo escrevendo em 1 Coríntios 11:1 – Ele disse: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. O exemplo de vida que um líder dá serve mais como lição do que milhões de palavras em forma de teoria. Um mau testemunho de um líder pode levar a muitos ao erro. Portanto, Tito tinha a responsabilidade de ser um espelho.

DE BOAS OBRAS. Não somente o apóstolo Paulo, mas também a Igreja de Creta esperavam que Tido fosse um líder praticante de boas obras. A lei de Cristo nos leva em duas direções, a primeira ao amor incondicional que devemos ter para com o nosso Deus e Pai. E a segunda é que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E este amor fraternal que deve haver entre os seguidores de Cristo se percebe por meio de boas ações que praticamos para com todos e com os irmãos.

NA DOUTRINA. Certamente o autor está se referindo ao conjunto de normas e mandamentos deixados por Cristo e transmitidos pelos apóstolos. Principalmente por Paulo que foi u grande apóstolo dos gentios, e como tal foi o fundador da igreja de Creta, assim como de muitas outras. É bem provável que o apóstolo se refira a boa parte de suas cartas que já circulavam pelas igrejas, assim bem como seus ensinos transmitidos de forma oral, quando esteve presente entre os irmãos de Creta.

MOSTRA INCORRUPÇÃO. Na doutrina mostra incorrupção. Paulo recomenda a Tido que ele ensina a doutrina sem alteração, assim como ele recebeu do próprio apóstolo. Aquilo que estava escrito nas cartas, bem como tudo que Paulo ensinou pessoalmente na igreja de Creta, devia se conservado na sua integra, sem ser adulterado, nem transtornado, como faziam os judaizantes e os mestres gnósticos. Tido não podia nem devia interpretar de maneira distorcida as doutrinas cristãs.

GRAVIDADE, SINCERIDADE. A palavra gravidade neste ponto se refere à autoridade. Com isso entendemos que o autor manda que Tido pregue a doutrina cristã com autoridade, até porque ele estava falando das coisas escritas por Paulo, que também era um apóstolo de Cristo. A igreja de Creta tinha que perceber que Tido estava ensinado com sinceridade, sem a manipulação do conteúdo da palavra de Deus.

Tito 2:6

Tito 2:6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os mais jovens precisam mesmo é de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar.

SEMELHANTEMENTE. O evangelho é completo como obra literária no tocante aos seus ensinos para todas as classes de pessoas. Tanto tem conselhos práticos para os irmãos, quanto para as senhoras casadas mais idosas, quanto para as jovens senhoras recém-casadas e para os mais jovens, moças e rapazes. Assim como anteriormente foi expresso conselhos para as outras classes de pessoas da igreja, os jovens, rapazes e moças, não poderiam ficar de fora. Quando se faz um estudo detalhado no conteúdo do evangelho de Cristo, se percebe que a vontade de Deus para os jovens é de que vivam uma vida dedicados ao reino de Deus e de Cristo.

OS JOVENS. Certamente o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças que faziam parte da igreja de Cristo, tanto na igreja de Creta, quanto em todo o mundo e em todos os tempos. Os jovens da igreja são o cartão postal do povo de Deus e é na verdade uma classe de pessoas da comunidade cristã que merecem um cuidado especial por parte do ministério e dos mais experientes da igreja. O departamento de jovens é um dos setores mais vulneráveis da igreja, uma vez que os jovens são influenciadores no meio da sociedade. Quando um jovem fracassa na fé, todos que fazem parte da sua família são atingidos direta ou indiretamente. Razão porque os jovens da igreja carecem de todo apoio do ministério e de todos os mais idosos.

A QUE SEJAM. Os mais jovens da igreja só precisam ser bem instruídos nos caminhos do evangelho para seguirem para o resto de suas vidas com um bom testemunho de seguidor do Senhor Jesus. Daí a responsabilidade dos que são mais experientes na comunidade cristã em conduzirem os jovens no bom caminho de Cristo. Como os mais jovens são atraídos por novas aventuras, por estarem em uma etapa da vida de novas descobertas, cabe os líderes da igreja, cuidarem em aproveitar isso e levarem os mais jovens a prática de atividades voltadas para o crescimento espiritual na presença de Deus. Os mais jovens tem um potencial extraordinário em realizar feitos com empenho e dedicação, basta quem sejam pelos mais velhos, bem orientados.

MODERADOS. Este deve ser o estilo de vida e o perfil que os mais jovens devem ser instruídos a viverem. Uma vida moderada é ter um testemunho de quem não vive para o embalo no qual os jovens que não são convertidos vivem. Um jovem viver uma vida moderada é viver uma vida simples, envolvido com as atividades próprias das coisas da igreja. Não se pode servir a dois senhores, ou o jovem se dedica as coisas do reino de Deus, ou se ele envolver-se com as coisas profanas do mundo, não tem como agradar a Deus. As mesmas regras que valem para os adultos valem para os jovens.

Tito 2:5

Tito 2:5 - A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
A SEREM MODERADAS. A carta foi dirigida a Tito que era o líder da igreja cristã na cidade de Creta. Ele devia ensinar as mulheres mais velhas a darem bons exemplos de vida cristã para as mulheres mais jovens. Estas senhoras mais jovens deveriam ser moderadas, e isso nos leva a pensar que elas tinham como lema de vida viverem de forma equilibrada no que concerne as atividades religiosas. Como eram jovens senhoras recém-casadas precisam cuidar em primeiro plano de solidificar seus lares. Até porque o começo de um matrimônio é a base para sustentação do casamento.

CASTAS. Esse deve ser um comportamento de quem deve zelar pela sua estrutura familiar no que concernem as senhoras mães de família e esposas. Uma esposa casta é aquela que faz dedicação absoluta aos seus deveres como gerenciadora do lar, como uma verdadeira mãe de família e uma esposa ideal. Em outras referências do evangelho se exorta a que as mulheres cristãs não fiquem batendo perna de casa em casa em atividades de falatórios e caluniando a vida dos outros. Há um conceito na sociedade que as mulheres falam demais, coisa que entre as cristãs não pode ser.

BOAS DONAS DE CASA. Neste ponto, o autor foi direto ao assunto por ele abordado indicando como deve ser uma serva de Deus. Boa dona de casa, que é aquela que cumpre de forma plena suas funções como dona de casas. É aquela esposa que cuida bem dos seus afazeres domésticos, é uma mãe cuidadosa para com as crianças, além de fazer com amor e dedicação suas obrigações como boa esposa. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. É isso que se espera da mulher cristã. É que ela se posicione como adjuntora dos seus filhos e companheira do seu marido.

SUJEITAS A SEUS MARIDOS. No judaísmo, se defendia uma sujeição incondicional da mulher aos seus maridos, que na conjuntura atual pode-se dizer que havia um censo de escravidão. Já no cristianismo, a figura feminina veio a ser valorizada como alguém que participa em pé de igualdade ao seu marido, mesmo com o reconhecimento de que ela deva reconhecer que o homem é o cabeça no lar. Neste tempo, ainda existiam resquícios de machismo exagerado dentro da estrutura familiar.

A FIM DE QUE A PALAVRA DE DEUS. O conselho do apóstolo era para que a harmonia reinasse entre os casais. Todo casal cristão deve colocar como ponto de apoio na convivência familiar à palavra de Deus. O evangelho é completo e contem mandamentos e ensinamentos para todas as áreas da vida. A palavra de Deus deve ser usada como um manual em que as famílias podem e devem se utilizar dela como base para a construção de uma família sólida. É só seguir o que está escrito.

NÃO SEJA BLASFEMADA. A realidade é que a sociedade se escandaliza ao ver que os lares cristãos vivem em pé de guerra por descumprirem e desonrarem a palavra de Deus. A partir do momento em que os vizinhos ou conhecidos de um lar cristão percebem que eles não são praticantes do evangelho de Cristo, os incrédulos passam a blasfemar da palavra de Deus. Isso porque o casal cristão deve ser um bom exemplo de boa convivência diante da sociedade. É o que se espera e deve ser.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...