sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:15

Tito 2:15 - Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
FALA DISTO. Falar do que? O autor desta carta recomenda que o seu amigo Tito pregue sobre o conteúdo desta epístola na igreja que ele administra e por onde passar anunciado os ensinos do evangelho das boas novas de Cristo. O desejo de Paulo era de que a mensagem da salvação fosse anunciada de todas as formas, aconselhando a todos os homens que se convertam e deixem as coisas profanas do mundo para viverem para as coisas de Deus e do seu reino. Além do mais, o apóstolo também recomenda a Tito que ensine a doutrina do evangelho de Cristo, a fim, de que os cristãos vivam uma vida digna do nome de Cristo com o bom testemunho.

EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que a igreja precisavam mesmo era de conselheiros e não de líderes carrascos com suas imposições impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. É bom lembrar que estamos no tempo da nova dispensação da graça e não no período a lei de Moisés.

E REPREENDE. O que Paulo recomenda a Tito era de que ele colocasse as coisas em ordem para que a igreja de Creta não virasse a casa de mãe Joana. Na realidade espera-se de um líder cristãos, aquele que administra a igreja de Cristo, ou templo religioso do cristianismo, que ele seja uma pessoa organizada e que procure dentro do possível incentivar os seguidores do evangelho a que respeitem o templo, como local de reunião da comunidade cristã, onde se cultua e se adora a Deus. Essa repreensão a que se refere o autor diz respeito a conversar com aquelas pessoas que não estão de acordo com a doutrina do evangelho e aconselhar para que se concerte.

COM TODA AUTORIDADE. Tito, ao que tudo indica era um jovem líder cristão, que foi ordenado por Paulo ao ministério, mas que por ser ainda muito jovem, alguns dos mais antigos não queriam lhe respeitar como líder da igreja de Creta. Neste ponto, Paulo lembra a Tito e certamente aos demais líderes locais da igreja de Creta, que Tito era uma autoridade eclesiástica que representava a Cristo e também ao grande apóstolo Paulo, que o havia consagrado ao ministério. De forma que Paulo, tal como era, dava carta branca a Tito para que pregasse, ensinasse e exortasse com autoridade.

NINGUÉM TE DESPREZE. É provável que o autor tinha em mente aqueles que se achando mais velhos que Tito, e se achavam no direito de menosprezarem o jovem ministro, Tito. Também pode-se conjecturar que alguns do apóstolos de Jerusalém visitassem aquela cidade, onde Tito era o ministro do evangelho, e procurassem impor restrições ao ministério de Tito. Coisa que Paulo não admitia, nem aceitava.

Tito 2:14

Tito 2:14 - O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
O QUAL. Se refere a Cristo Jesus, que prometeu que haveria de voltar para buscar os remidos que ele comprou com o seu precioso sangue na cruz do Calcário. O qual diz respeito a Jesus, o Nazareno, o Messias de Deus, que veio para cumprir as promessas do Pai, no que concerne a salvação da humanidade. Foi ele quem instituiu a nova aliança da graça de Deus e nos deixou o evangelho das boas novas como legislação do cristianismo. Ele era o Emanuel de Deus, que se manifestou na terra como sendo Deus entre os homens. É o Cristo de Deus que cumpriu todos os requisitos de Salvador. O qual é o Bom Pastor, que deu a sua vida pelas suas ovelhas.

SE DEU A SI MESMO POR NÓS. Sobre isso já estava prometido, conforme Isaías 53:4-7 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

PARA NOS REMIR DE TODA INIQUIDADE. A morte de Cristo na cruz do Calvário tinha o peso da redenção da humanidade. Cristo não pecou, não errou nem falou, mas ele si deu a si mesmo em preço de redenção. Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, com isso entende-se que ele foi imolado e sacrificado em lugar dos pecadores. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados, esse foi o trabalho de reconciliação que Jesus realizou entre Deus e os homens. Quando se diz que Cristo é o “remidor” é porque ele nos comprou para si mesmo com o sacrifício voluntário de si mesmo. Cristo morreu para nos dar vida.

E PURIFICAR PARA SI UM POVO SEU ESPECIAL. O sacrifício remidor do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tem o efeito de perdão divino para os remidos em Cristo Jesus. A igreja de Cristo conta com o perdão de Deus em Cristo Jesus, uma vez que a remissão implantada por Cristo, restabelece o vínculo de reconciliação com o Criador, portanto, a paz entre Deus e os homens é o que prevalece na nova dispensação da graça. Os remidos em Cristo gozam dos privilégios da graça divina, porque é o novo Israel de Deus, que pela expiação de Cristo tem promessa de vida eterna. E isso inclui o perdão das iniquidades, e a santificação do espírito e da alma.

ZELOSO DE BOAS OBRAS. Quando se diz que os remidos de Cristo é um povo zeloso é porque é um povo que se dedica de corpo, alma e espírito as coisas do reino de Deus e que procura dentro do possível buscar as coisas do céu. A igreja de Cristo é a representação real do reino de Cristo na terra, por isso, que os seguidores do Senhor Jesus valoriza mais as coisas do evangelho do que as coisas materiais. E quando se afirma que os discípulos de Cristo é um povo de boas obras é que os salvos se esforçam o máximo para dar bom testemunho de que Cristo é o Senhor de suas vidas.

Tito 2:13

Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
AGUARDANDO. No texto anterior o autor recomenda sobre o modo de vida que deve ser participantes aqueles que se dizem ser representantes do reino de Deus. Para restes é aconselhável a renúncia das coisas que contribuem para a impiedade, sem deixar se dominar pelas concupiscência do mundo, sendo convidados a participarem de uma vida sem vícios, com atos e ações que se caracterizam pela justiça, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Aguardando o grande e tão esperado dia do arrebatamento, que representa a redenção da igreja da terra.

A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA. A grande esperança da igreja é justamente participar do arrebatamento prometido por Cristo, ele disse: Vou preparar-vos lugar, e quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. A bem-aventurança dos remidos por Cristo é ter o privilégio de ser participante do arrebatamento da igreja. O dia da vinda do Cristo de Deus para buscar os salvos será um dia de grande alegria e triunfo para os que foram comprados pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E O APARECIMENTO DA GLÓRIA. Este aparecimento da glória de Cristo nos fala de sua manifestação para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu precioso sangue. Sobre isso está escrito em Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Ai será quando a igreja vai ver o Cristo glorificado como ele é.

DO GRANDE DEUS. O humilde Jesus de Nazaré, rejeitado pelos Judeus, escarnecido pelo povo, e condenado a morte de cruz pelas autoridades romanas, ele é chamado e reconhecido como o grande Deus. Isso para os seguidores do judaísmo era inconcebível, Mas, para nós que seguimos o cristianismo e a mais pura verdade. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Filipe disse a Jesus: Mostra-nos o Pai, o que nos basta. Jesus lhe respondeu: Há tanto tempo estou convosco e não tende me visto. Jesus era o Emanuel, ou seja: Deus conosco, Deus entre os homens.

NOSSO SALVADOR. O próprio nome “Jesus” que dizer Salvador. Mateus 2:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. O messias de Deus se manifestou na terra em sua primeira vinda para salvar a sua igreja, e esta salvação envolve a remissão dos nossos pecados pela reconciliação realizada por Cristo Jesus. A expiação foi o preço desta redenção feita por Cristo.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e tem o significado de Salvador da humanidade. O nome Jesus nos fala sobre a humanidade do Filho de Deus. E Cristo nos fala sobre o Messias que veio para redimir a humanidade do pecado e da perdição.

Tito 2:12

Tito 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
ENSINANDO-NOS QUE. A manifestação da graça de Deus por meio do Salvador Jesus Cristo nos foi dada como lição pedagógica para finalidades bem definidas. Isso porque todos aqueles que aceitam esta graça divina e recebem a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a viver um estilo de vida diferente dos demais seres humanos. Porque nasceram de novo para uma nova e abençoada vida com Cristo e para Cristo. Quem está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo. É a isso que se dar o nome de regeneração espiritual.

RENUNCIANDO À IMPIEDADE. Quem se converte da incredulidade para o cristianismo passa a viver não mais para o mundo, mas para as coisas que são de cima. Esta renúncia a que se refere o autor diz respeito a não fazer mais a própria vontade, nem o que o mundo oferece, mas viver conforme a vontade do Deus único e verdadeiro. E renunciar a impiedade é optar sempre pelo bem e pelo que é bom, é se monitorar a cada momento para evitar os erros comuns do homem natural para viver uma vida espiritual em que busca agradar a Deus em tudo que faz e pratica.

E ÀS CONCUPISCÊNCIAS MUNDANAS. Renunciar as concupiscências é não mais viver para os desejos da carne, mais buscar a todo o momento seguir a direção do Espírito de Deus. As concupiscências são justamente os apetites desordenados da natureza humana que leva o ser humano aos vícios degradantes da sociedade. As concupiscências mundanas dizem respeito às coisas que o mundo oferece para satisfazer a carne, mas que produzem a morte do espírito e da alma. A vida cristã autêntica é uma vida de renúncia do mundanismo, e das nossas vontades da carne.

VIVAMOS NESTE PRESENTE SÉCULO SÓBRIA. O evangelho é um manual no qual contem as diretrizes de como viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar. O modo de vida de quem serve a Cristo tem que ser diferente dos que vivem para o mundo e suas concupiscências. O que Cristo espera de nós que somos seus discípulos é que façamos a diferença no meio desta sociedade contemporânea. Viver ama vida sóbria é ter auto controle sobre tudo que faz e pratica. O mundo vive embriagado.

JUSTA. Espera-se de um representante do reino de Deus que ele seja um ser humano melhor do que os que vivem impiamente. Razão porque precisamos monitorar os nossos próprios atos a fim de vivermos de tal maneira a que o nosso testemunho venha a glorificar a Cristo nosso Senhor e Salvador. A sociedade cobra de nós que sejamos praticantes dos mandamentos de Cristo, e não apenas cristãos de aparência.

E PIAMENTE. Viver neste presente século piamente, conforme o ponto de vista do autor é viver dedicado inteiramente para as coisas de Deus. Os sinais da vinda de Cristo têm si cumprido a cada dia nos dando a entender de que já estamos de saída da terra. Portanto, buscar se preparar para o arrebatamento da igreja é a melhor opção.

Tito 2:11

Tito 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
PORQUE A GRAÇA. Este é um dos textos do evangelho de Cristo que traz grande esperança para a humanidade. Esta graça de Deus nos fala dos favores do Criador em prol da raça humana, onde os homens não mereciam as bênçãos de Deus, mas por misericórdia do Senhor, todos são beneficiados de alguma maneira com os favores divino. Quando Deus por amor infinito pela humanidade enviou Cristo Jesus, ele estava manifestando esta graça salvadora para com o mundo. Na época em que Cristo veio como o Messias de Deus, a humanidade só merecia o castigo e a destruição. No entanto, esta graça de Deus reverteu o quadro em favor dos seres humanos.

DE DEUS. Quando o autor nos fala a respeito da “graça de Deus”, Ele nos esclarece de que todos os benefícios que os seres humanos recebem dos céus, é porque provem de Deus. Desde os começos da humanidade que os homens deram as costas para seu criador. Porem, o Senhor por sucessivos atos de misericórdia foi preservando a raça humana da destruição. Até que o Deus de amor com sua graça fez um grande ato de soberana benevolência em favor do mundo, por meio da redenção realizada por Cristo Jesus. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Cristo Jesus. Deus deu o seu Filho amado para morrer em lugar dos pecadores remidos.

SE HÁ MANIFESTADO. A manifestação desta graça de Deus se deu quando o Senhor nos enviou o Messias para concretizar uma perfeita obra de redenção. Encontramos inúmeras profecias no velho testamento em que Deus prometia a vinda do salvador. E vindo à plenitude dos tempos Cristo se manifestou para por em prática esta graça de Deus Pai. Quem tiver de herdar a vida eterna, não é porque merece, mas porque Deus em Cristo Jesus manifestou seus favores para com a humanidade. Graça é um favor não merecido, de forma que o mundo não merecia a vinda do Salvador, Jesus Cristo, todavia, Deus por amor singular a sua criação, deu seu Filho como remidor.

TRAZENDO SALVAÇÃO. A salvação é vista na velha dispensação como o livramento do perigo e da morte. Já na nova aliança de Deus com a humanidade, esta salvação além de englobar os velhos significado, tem um sentido mais profundo de vida eterna com Deus nas masões celestiais. A manifestação da graça de Deus por meio de Cristo Jesus foi para dar aos homens, que nele crer, a esperança de vida eterna. Depois da vinda do Messias de Deus, todo aquele que crer que Jesus é o Messias de Deus e guarda os seus mandamentos contidos no evangelho, tem a salvação por herança. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, é dom de Deus (Efésios 2:8). Simples assim.

A TODOS OS HOMENS. Essa expressão não é automática como muitos pensam. Este é apenas um texto, que faz parte de um grande contexto dentro da mensagem do evangelho. Um estudo mais profundo deste assunto, nos leva a reflexão de que se faz necessário o exercício da plena fé em Cristo Jesus e na mensagem do evangelho.

Tito 2:10

Tito 2:10 - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
NÃO DEFRAUDANDO. O apóstolo continua neste ponto dando os seus conselhos práticos para os servos cristãos, que podem ser todos aqueles que são trabalhadores assalariados ou os que viviam sob o regime de escravidão, mas que eram cristãos. Neste caso, defraudar quer dizer, ser infiel para com os seus patrões. O conselho do autor era de que os servos não desviassem o que era do seu patrão, nem para si, nem para outros. Esperava-se que assim como eles eram fieis para com o Senhor Jesus Cristo nas coisas de Deus, que fossem igualmente fieis aos seus patrões.

ANTES MOSTRANDO TODA. O que Paulo recomenda neste particular era de que houvesse transparência nos serviços prestados aos servos para com os seus patrões ou donos, no caso dos escravos. Que eles não escondessem nada dos seus superiores, mas que com extrema fidelidade no que faziam demonstrassem a todos que estavam dando um bom testemunho de cristãos que eram. Nada de camuflarem situações para levar vantagem, mas com a verdade buscassem fazer o que era correto diante dos seus superiores e diante dos demais que também eram servos.

A BOA LEALDADE. Somente através do temor a Deus era que os servos cristãos podiam demonstrar esta boa lealdade aos seus patrões. O ser humano natural busca tirar vantagens pessoais sempre que surge a oportunidade. No entanto, com o servo que diz ser discípulo de Cristo, não deve ser assim. Antes, precisa provar a todos de que assim como ele é na presença das pessoas, também se comporta quando sozinha em qualquer situação. Porque quem é servo de Cristo sabe que o Senhor é Onisciente e Onipresente, ele sabe de tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo.

PARA QUE EM TUDO. Seja servo, seja livre, a nossa vida é a bíblia dos que não servem a Deus, de maneira que eles descobrem a vontade de Deus por meio do nosso testemunho de vida. Todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo são convocados a viverem um bom testemunho de vida em todas as áreas de sua existência. Os erros de um servo de Cristo diante da sociedade redonda em o evangelho ser envergonhado pelo seu mau testemunho. Devemos dar bom exemplo em tudo que fizer ou falarmos, porque desta forma estaremos glorificando a Cristo.

SEJA ORNAMENTO DA DOUTRINA DE DEUS. Quando se fala sobre ornamento, está se falando daquele que deixa uma coisa mais bonita e melhor. Quando na realidade vivemos um bom testemunho de vida diante da sociedade, demonstramos para os incrédulos que vale a pena servir ao reino de Deus. Servimos diante da sociedade de ornamento para representar perante o mundo que a melhor opção de vida é buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Por meio do nosso testemunho de vida tornamos o evangelho mais atrativo e desejável pela sociedade.

NOSSO SALVADOR. A mensagem central do evangelho é de que Cristo é o nosso salvador, no entanto, tudo provem de Deus, que estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. Deus é o nosso salvador, quando por amor ilimitado nos deus o seu Filho unigênito como mediador de uma nova aliança. A aliança da graça.

Tito 2:9

Tito 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os servos precisavam mesmo era de conselheiros e não de imposições duras com suas regras impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. Portanto, exortar e aconselhar, onde a pessoa que está sendo aconselhada é quem deve decidir.

AOS SERVOS. Estes servos a que se refere o autor podem ser vistos como vários tipos de pessoas. Eles podem representar os auxiliares da igreja que estavam a serviço do ministério e da comunidade cristã. Também podem representar todos àqueles que eram empregados de senhores cristãos ou não. Por fim, pode ser que o autor esteja se dirigindo aos antigos escravos. Neste tempo em que Paulo escreveu esta carta, ainda não tinha sido abolida a escravidão no mundo. Portanto, era grande a quantidade de escravos que faziam parte da igreja de Cristo. Eram servos de cristo e dos homens.

A QUE SE SUJEITEM. O fato de serem servos de Cristo, não mudava a situação social a que viviam. E como Cristo que eram precisavam dar bons exemplos de servos que eram dos seus senhores. Aqueles que faziam parte da igreja de Cristo e seguidores do evangelho das boas novas tinham por obrigação a serem melhores como servos dos seus senhores do que os não convertidos para não envergonharem o evangelho. Porque na realidade de quem diz que é servo de Cristo, a sociedade cobra mais.

A SEUS SENHORES. Estes senhores podem ser os líderes das comunidades cristãs locais, como também a todos aqueles que ocupavam posição de grande responsabilidade diante da igreja. Também podem ser todos aqueles que tinham posses financeiras e com empregados a sua disposição. No entanto, é mais provável que o apóstolo se refira aos senhores de escravos dos tempos mais antigos. Nos tempos mais remotos, quem tinha grandes riquezas compravam pessoas como se fossem mercadorias e as tornavam seus donos e, portanto, seus escravos sociais.

E EM TUDO AGRADEM. O conselho do apóstolo a Tito era de que ele ensinasse aos servos a que buscassem agradar aos seus senhores. Nem todos os senhores de escravos eram carrascos, e aqueles escravos que fossem mais submissos se tornavam pessoas de confiança e passavam a gozar de certos privilégios sobre os demais.

NÃO CONTRADIZENDO. Aqueles servos que desobedecesse às ordens dos seus senhores seriam mais castigados. Mas aqueles que buscassem agradar aos seus senhores eram recompensados com trabalhos mais leves e até com melhores condições de vida do que os demais. O conselho era para o bem dos servos cristãos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...