quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:2

1 Tessalonicenses 1:2 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações.
SEMPRE DAMOS. Paulo era consciente de que tivera bons resultados do seu trabalho missionário na cidade de Tessalônica. Sabia que não tinha trabalhado em vão pelo reino de Cristo e pelo progresso do evangelho naquela cidade. No momento ausente, mas, tinha em mente os belos momentos que passou de alegrias e contentamentos juntamente com aquela igreja. Razão porque estava sempre agradecendo a Deus pela existência daquela comunidade Cristã, e isso ele fazia como ato contínuo.

GRAÇAS. As ações de graças sempre foram práticas comuns entre os cristãos de todos os tempos pelas coisas boas e maravilhosas que Deus executa em prol dos seus filhos e filhas. Ações de graças é um modo de reconhecer de que foi agraciado com as bênçãos de Deus. O cristão atribui todas as coisas boas que lhe acontecem ao Deus Criador, por saber que o Senhor é o nosso verdadeiro Pai que cuida de nossas vidas. Acreditamos que o Deus eterno trabalha em prol dos que nele esperam.

A DEUS. Ao nosso próximo que nos faz um benefício agradecemos. Mas ações de graças em forma de adoração, rendemos ao único Deus verdadeiro, por reconhecermos que dele é que procedem todas as coisas maravilhosas que nos acontecem. Faz parte do nosso dia a dia cultuar ao Deus eterno, pelos seus benefícios em nosso favor. Sempre que adoramos ao Senhor por meio de nossas orações, já é de praxe redermos ações de graças pelas inumeráveis bênçãos recebidas.

POR VÓS TODOS. No caso de Paulo, neste texto, ele rende ações de graças a Deus pela vida de cada um dos que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Certamente, conhecia de vista a todos, por ser o principal fundador daquela comunidade cristã. O missionário era extremamente amoroso para com os seus filhos e filhas na fé. E em outras partes dos seus escritos declara que carregava a todos dentro do seu coração, em uma expressão sentimental de amor e afeto.

FAZENDO MENÇÃO DE VÓS. Não se sabe ao certo o número de cristão que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade. Mas, podemos conjecturar de que o apóstolo se demorava em oração perante o Senhor, agradecendo e intercedendo pela vida dos irmãos daquela igreja. Certamente, citando nome por nome dos que ele se lembrava, ao mesmo tempo pedindo que o Senhor os ajudassem, conforme a necessidade de cada um, até porque o apóstolo conhecia pessoalmente a todos.

EM NOSSAS ORAÇÕES. Mesmo ausente no corpo, mas cuidava do lado e das necessidades espirituais da igreja de Cristo em Tessalônica. Isto demonstra o zelo que o apóstolo cuidava em ter dos cristãos daquela cidade. As orações que os cristãos fazem ao Deus verdadeiro é um momento de comunhão com o Pai, onde agrademos pelas bênçãos recebidas, expomos nossas necessidades e intercedemos pelos outros.

1 Tessalonicenses 1:1

1 Tessalonicenses 1:1 - Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
PAULO. O nome original do Apóstolo Paulo era Saulo; no judaico Saulo, em hebreu Shaul (Saul) e no grego Saulus. O Apóstolo Paulo nasceu entre os anos 5 e 10 d.C. na cidade de Tarso da Cilícia . Por isso era e é chamado Paulo ou Saulo de Tarso. Atos 9:11 - E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. Ele era da tribo de Benjamim e foi criado de conformidade com as tradições judaicas.

SILVANO. É a mesma pessoa chamada de Silas. Cristão de Jerusalém que acompanhou Paulo em sua segunda viagem missionária, depois que este se separou de Barnabé, por conta da controvérsia que houve entre os dois por causa de João Marcos. Assim como Paulo, era cidadão de Jerusalém, mas também possuía cidadania romana. Ele foi um dos ajudadores de Paulo, assim como Timóteo na fundação da comunidade cristã em Tessalônica. Estava com Paulo em Corinto, quando este escreveu esta epístola, juntamente com Timóteo.

TIMÓTEO. Há quem diga que os três (Paulo, Silvano e Timóteo) estivessem juntos escrevendo está carta, em que Paulo citava o seu conteúdo e Timóteo era o seu amanuense que escrevia aquilo que Paulo falava. O nome Timóteo significa “Honrado por Deus ou aquele que honra a Deus”. Foi pastor da Igreja de Éfeso (1 Timóteo 1:3). Ele era muito amigo de Paulo. E companheiro deste em algumas de suas viagens missionárias. Recebeu instrução religiosa desde muito jovem de sua mãe e de sua avó (2 Timóteo 1:5 e 3:15). Ele procurou honrar o nome que tinha.

À IGREJA DOS TESSALONICENSES. Eis aqui o destino da epístola a que estamos comentando, a comunidade cristã que estava fundada na cidade de Tessalônica, capital da província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia. Paulo pregou ali (Atos 17:1-9). A palavra “igreja” neste texto bíblico não é a mesma coisa que um templo religioso como se denomina nos dias de hoje. É sempre bom lembrar que até o ano de 312 de nossa era cristã, não era permitido, em toda a extensão do domínio do império romano se construir templos cristãos.

EM DEUS PAI E NO SENHOR JESUS CRISTO. Carta de Paulo aos tessalonicenses que estão em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. Estar em Deus e em Cristo é fazer parte da família divina. E diz respeito a todos aqueles que em qualquer lugar receberam a Cristo como Senhor e salvador. João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Estar em Deus e em Cristo é viver para as coisas que são de cima.

GRAÇA E PAZ TENHAIS DE DEUS NOSSO PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO. Graça e paz era a saudação cristã no mundo gentílico. A paz por conta da reconciliação com Deus em Cristo e a graça porque os gentios alcançaram o favor imerecido da parte de Deus, com a nova aliança. O Pai enviou o Senhor Jesus Cristo para trazer paz e graça.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 Timóteo 4:22

2 Timóteo 4:22 - O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.
O SENHOR. O Senhorio de Cristo é destacado em toda a extensão do Novo Testamento, com detalhes em uma passagem que nos mostra de como Jesus Cristo, o Filho de Deus ganhou esta proeminência sobre tudo e sobre todos, que é em Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Mas, já nas profecias do Velho Testamento confirmava (Daniel 7:14)

JESUS CRISTO. O nome “Jesus” quer dizer: Salvador, conforme se traduz o texto de Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Este nome também é uma transliteração do nome de Josué, que de conformidade com a tradição judaica quer dizer: Grande libertador. Já o adjetivo ou sobrenome Cristo, nos ensina sobre a missão de Jesus como redentor da humanidade e principalmente da sua igreja, que ele comprou com o seu sacrifício de amor.

SEJA COM O TEU ESPÍRITO. O apóstolo estava abençoando a Timóteo com o nome de Cristo, não somente nas coisas ministeriais, mas no homem interior, no espírito. O seu desejo é que seu amigo Timóteo fosse iluminado com esta graça ao ponto de compreender a plenitude da obra expiatória de Cristo Jesus em favor de todo o mundo. Essa graça de Cristo chegando ao espírito de Timóteo, ele iria intender que recebeu o perdão de Cristo para também poder perdoar aos seus opositores, que neste momento eram muitos, dentro e fora da comunidade cristã da cidade de Éfeso, onde ele era o líder.

A GRAÇA. Quando a saudação era dirigida a igreja composta de judeus e gentios, comumente a saudação era graça e paz. Neste caso a saudação foi dirigida a um cidadão gentio, portanto, a saudação para os gentios se usava em alguns casos apena a palavra “graça”, expressando o modo gracioso como Deus abril a porta da graça para aqueles que não tinham nenhuma aliança com o Deus de Israel. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo é citada porque Cristo veio para o que era seu e os seus não o recebeu, mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome, João 1:11-12.

SEJA CONVOSCO. Quando o autor diz que a graça seja com Timóteo ou com a igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, ele expressa muito mais que palavras, porque esta frase tem um significado muito vasto dentro dos parâmetros do evangelho das boas novas. O desejo profundo do escritor é de que os efeitos da nova dispensação da graça de Deus seja efetivamente colocado em prática na vida de todos aqueles que eram remidos de Cristo naquela igreja. Receber a graça de Deus em Cristo Jesus é receber o perdão dos pecados pela manifestação do amor de Deus.

AMÉM. Esta palavra é muito comum no final das cartas de Paulo, como conclusão dos relatos que ele desejava repassar para os seus leitores. Esta mesma palavra também é um dos títulos de Cristo conforme o livro do (apocalipse 3:14), o que representa a autenticação e veracidade do que está sendo escrito pelo autor desta belíssima carta.

2 Timóteo 4:21

2 Timóteo 4:21 - Procura vir antes do inverno. Êubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia, e todos os irmãos te saúdam.
PROCURA VIR. O apóstolo tenta convencer ao seu amigo e filho na fé, Timóteo, de que ele precisava tomar a atitude de viajar até a capital do império para lhe prestar a devida assistência neste momento de sua vida, até porque era o mais delicado de todos. Verdade é que não era nada fácil para o jovem ministro do evangelho ter que deixar suas atividades ministeriais em Éfeso, a fim de atender a solicitação do seu pai na fé, até porque, outros vindos de Jerusalém estavam rondando aquela igreja para se apossarem do cargo de ministro da igreja naquela cidade, que era uma grande igreja.

ANTES DO INVERNO. O autor estava preso no cárcere do estado romano, que era úmido e frio, portanto, se aproximava o período do inverno que piorava cada vez mais esta situação quanto ao clima, até porque a cidade de Roma fica em cima de altas colinas montanhosas e o frio em determinados momentos do ano é por demais intenso. Um pouco antes, o apóstolo havia pedido a Timóteo (Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade 4:13), porque ele precisava deste agasalho para se proteger do frio terrível que castigava os prisioneiros no período do inverno em Roma.

ÊUBULO. Este não era um nome muito comum nos tempos do Novo Testamento, é tanto que só se encontra nesta referência bíblica, e tem o significado de: aquele que tem bons desejos. Alguns comentaristas chegam a afirmarem de que este não seria um nome próprio, mas que o autor se referia a alguém que era bem conhecido por Timóteo e por Paulo, que carregava consigo suas mais leais intenções de ajudar a Paulo, como também a obra de Deus. Alguns dos líderes cristãos estavam neste tempo sendo ameaçados de prisão e até de morte, por isso que viviam no anonimato.

E PRUDENTE. Já este nome era mais comum entre os romanos e gregos, inclusive tem a mesma pronúncia em nossa língua portuguesa. De acordo com as tradições cristãs, temos duas personagens com este nome na história da igreja primitiva, falasse no primeiro como fazendo parte dos setenta discípulos originais do Senhor Jesus, aqueles que foram enviados de aldeia em aldeia pelo senhor Jesus para pregar o evangelho. Já o segundo diz respeito a este de quem o autor se refere neste ponto de sua carta a Timóteo, ele que era cooperador de Paulo, e que lhe ajudava fazendo missões.

E LINO. Este nome tem sua origem no trabalho artesanal do linho, talvez porque ele próprio fosse um chefe de família que exercesse tal atividade ou seus pais fosse desta mesma profissão. Conforme escritos mais antigos, ele se converteu ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas de Pedro na capital do império romano, vindo, conforme a tradição cristã, a ser um dos sucessores do apóstolo, se realmente este se tornara o líder da igreja cristã de Roma, coisa que é um tanto incerta.

E CLÁUDIA. Ainda de conformidade com as tradições cristãs mais antigas, essa era uma jovem de origem britânica, que se convertera ao cristianismo por meio das campanhas evangelísticas do apóstolo Paulo. Ela era de família nobre, que veio estudar em Roma, para melhor se adequar aos modos de etiquetas da família real.

E TODOS OS IRMÃOS TE SAÚDAM. Não se sabe ao certo se o escritor se refere a todos os irmãos da igreja de Cristo que estava em Roma, ou se ele se refere somente aos seus auxiliares que ainda lhe faziam companhia neste momento de abandono.

2 Timóteo 4:19-20

2 Timóteo 4:19-20 - Saúda a Prisca e a Áqüila, e à casa de Onesíforo. Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto.
SAÚDA A PRISCA. Como se aproxima o final desta segunda carta de Paulo ao seu filho na fé, o jovem ministro do evangelho e líder atual da igreja de Cristo em Éfeso, o escritor começa a sua lista de nomes com suas saudações pessoais aos seus amigos e companheiros de ministério. Ao que tudo indica Prisca era uma mulher muito influente entre a cristandade, até porque o seu nome nas referencias a ela e ao seu esposo, seu nome aparece na frente, dando a entender que ela era mais importante do que ele.

E A ÁQUILA. Ele era o esposo de Prisca, ao que tudo indica ela era uma cidadã romana, e ele era judeu, razão porque, segundo a tradição cristã, eles foram expulsos de Roma no ano de 52 D.C por um decreto do imperador romano, Claudio, que ordenou a expulsão de todos os cidadãos judeus da capital do império. Prisca e Áquila foi um casal que deu exemplo de como podem ajudar no apoio a igreja de Cristo, quando abriram as portas de sua casa para ajudar ao povo de Deus. Além do mais, eles sofreram perseguições, mas não negaram a sua fé no Salvador, Jesus Cristo.

E A CASA DE ONESÍFORO. A saudação de Paulo a “casa de Onesíforo” e não a ele, é que, conforme o pensamento dos comentaristas bíblicos, este homem já havia falecido quanto o apóstolo escreveu esta carta. Verdade é que este homem, por nome de Onesíforo deu toda a sua assistência possível ao apóstolo quando ele esteve preso em Roma, em sua primeira prisão ou quem sabe em parte também de seu segundo aprisionamento na capital do império, e Paulo agradecia a sua família por tudo.

ERASTO. Ao que tudo indica este Erasto fez algumas viagens missionárias com Paulo e algumas outras representando o apóstolo. Alguns intérpretes do Novo Testamento defendem de que de fato Erasto era um dos líderes da igreja em Éfeso, enquanto que outros afirmam de que ele ali estivesse para ajudar a Timóteo na organização da comunidade cristã daquela cidade. Mas, há outros que falam neste Erasto como sendo o tesoureiro da igreja de Cristo na cidade de Coríntio, e não da igreja em Éfeso.

FICOU EM CORINTO. Escritos antigos dão conta de construções feitas por Erasto de seu próprio bolso, o que sustenta a tese de que ele era um homem muito importante naquela, cidade além de ser alguém bem sucedido financeiramente. O certo é que a tradição cristã defende que ele era o tesoureiro da igreja de Cristo em Corinto, e que por muitas vezes esteve pessoalmente com Paulo em suas viagens missionárias, e já em outras ocasiões teve que representar o apóstolo nas igrejas, por ele estar preso.

E DEIXEI TRÓFIMO. Este personagem citada pelo escritor neste ponto de sua carta, diz respeito a mais um dos seus cooperadores nos trabalhos missionários e ministeriais que acompanhava a Paulo em suas viagens. Os judeus acusaram o apóstolo Paulo de ter introduzido um estranho no tempo de Jerusalém, ocasião que gerou um tumulto contra o apóstolo dos gentios, o levando a ser detido em Jerusalém.

DOENTE EM MILETO. Não se sabe ao certo em que ocasião Paulo tenha deixado o seu amigo de missões na cidade de Mileto, nem que tipo de enfermidade havia acometido aquele cooperador do apóstolo. Mileto ficava cerca de oitenta quilômetros de Éfeso, dentro da região da Ásia Menor, lugar de missões evangelísticas do grande apóstolo dos gentios.

2 Timóteo 4:18

2 Timóteo 4:18 - E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
E O SENHOR. Em toda a extensão do Novo Testamento nós encontramos provas cabais e incontestáveis do Senhorio de Cristo Jesus, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. E um dos textos que nos declara mais transparentemente como Jesus se tornou Senhor de tudo e de todos é: Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

ME LIVRARÁ. Sendo Cristo Jesus o dominador universal, conforme Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Ele tem poder para dar livramento a todos àqueles que lhe servem fielmente, porque todo poder lhe foi dado no céu e na terra. É o que aprendemos em Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. É Cristo Jesus, nosso Senhor, quem guarda e protege seus seguidores.

DE TODA MÁ OBRA. Certamente o escritor se refere às perseguições que os judaizantes lhe empregavam todos os dias de sua vida, porque o apóstolo pregava por todas as partes que aquele Jesus de Nazaré, que foi rejeitado pelos judeus era o Messias prometido nas Escrituras por Deus Pai. Como também o autor escreve sobre as tribulações causadas pelas autoridades romanas, que a todo o momento estavam no seu encalce, tentando lhe pegar em falhas, conforme as leis romanas e judaicas.

E GUARDAR-ME-Á. Neste mesmo tempo em que Paulo escreve esta bela carta pastoral ao seu filho na fé Timóteo, se acirravam as perseguições contra a igreja de Cristo, principalmente contra as lideranças cristãs, com destaque contra o apóstolo Paulo, que se tornou o grande apóstolo dos gentios em todo o mundo. Muitos já haviam negado a sua fé em Cristo, por conta das pressões, porem Paulo desejava permanecer até o fim, defendendo a causa de Cristo, mesmo correndo o risco de Morte.

PARA O SEU REINO CELESTIAL. A esperança irrefutável do apóstolo é de que o Senhor Jesus lhe guarde até o final de sua jornada sem que ele tenha que negar a sua fé no poderoso nome do Filho de Deus, haja visto que, até o momento o autor já passou por muitas lutas e perseguições pelo nome de Cristo e por pregar as boas novas do evangelho da graça de Deus. O escritor está se referindo a salvação da sua alma, que é a mesma coisa de vida eterna, conforme as páginas do Novo Testamento.

A QUEM SEJA GLÓRIA. Aquilo que se pode ser dito sobre Deus Pai no evangelho das boas novas, também deve ser atribuído a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Conforme as Escrituras do Velho Testamento e os ditames do judaísmo monoteístas tradicional, não se podia render a glória devida ao Messias de Deus, como é feito no evangelho.

PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. No entanto, como Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus é o único Mediador entre Deus e os homens, porque ele foi exaltado soberanamente por Deus Pai, acima de qualquer outro. A ele sejam dadas glória, louvor e ações de graças, hoje e para todo o sempre. Isso pode ser visto também em Apocalipse 5:12.

2 Timóteo 4:17

2 Timóteo 4:17 - Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
MAS O SENHOR ASSISTIU-ME. Enquanto os líderes da igreja cristã de Roma negaram o apoio ao apóstolo quando de seu julgamento perante as autoridades romanas, quando o correto era que deveriam prestar toda assistência religiosa, psicológica e jurídica a Paulo, porem fizeram ao contrário. No entanto, o apóstolo dos gentios não foi desamparado pelo Senhor Jesus, ele que cuida dos seus e defende todos aqueles que confessam o seu nome, principalmente aqueles que vivem para o seu evangelho.

E FORTALECEU-ME. Temores haviam por todas as partes, as acusações que levantaram contra Paulo eram fortes, as próprias autoridades romanas que estavam incumbidas de julgarem ao apóstolo eram contra ele. Todavia, mesmo estando sozinha diante dos seus algozes opositores, o apóstolo não se deu por vencido, de antemão preparou o seu testemunho e provas para se defender dos seus acusadores. E isso ele fez com o apoio absoluto e irrestrito do Advogado poderoso, Jesus Cristo (1 João 2:1).

PARA QUE POR MIM. Neste ponto, tem certa razão em defenderem os que pensam que este seria o primeiro julgamento de Paulo perante as autoridades romanas, apesar de que ao que tudo indica, o apóstolo se encontrava no momento de seu segundo aprisionamento em Roma, quando escreveu esta sua segunda carta a Timóteo, isso diz a tradição. Se Paulo se refere ao seu primeiro aprisionamento em Roma, é certo dizer que ele ainda tinha muito que fazer em prol do evangelho de Cristo no mundo gentílico, razão porque foi solto para cumprir o resto de sua missão.

FOSSE CUMPRIDA A PREGAÇÃO. O grupo dos doze apóstolos originais concentraram suas atividades evangelísticas e ministeriais na Palestina e mais especificamente em Israel, vindo somente depois dos anos setenta, quando o imperador Tito mandou queimar Jerusalém, a se expandirem para o mundo gentílico. No caso de Paulo, ele foi chamado e comissionado por Cristo para cumprir seu ministério de pregação entre as nações gentílicas, por isso que ficou sendo chamado de apóstolo dos gentios.

E TODOS OS GENTIOS. As Escrituras separam as nações em dois grandes grupos distintos, (Isso no que concerne ao sistema religioso) os judeus e os gentios. Os judeus são todos aqueles que fizeram parte do judaísmo, por serem descendentes dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Já os gentios eram todos os demais povos do mundo que seguiam as religiões consideradas pagãs pelos filhos de Israel.

A OUVISSEM. Como Paulo foi chamado e comissionado para ser o porta voz de Deus e levar o evangelho das boas novas ao mundo gentílico, ele cuidou em cumprir com eficácia seu ministério de pregação em todo mundo civilizado de sua época. Percebe-se que o apóstolo não foi acolhido pelo grupo do doze, e Pedro até tentou resolver esta questão, porem, a missão de Paulo era na Europa, Ásia e parte da África, a fim de que os gentios ouvissem as boas novas do evangelho de.

E FIQUEI LIVRE DA BOCA DO LEÃO. Esta frase nos faz pensar que a ocasião sobre a qual o escritor se reporta diz respeito ao seu primeiro aprisionamento na capital do império romano, ou de outras vezes que ele foi preso por defender e pregar as boas novas de Cristo, tais como em Éfeso, Cesareia, Jerusalém e etc. O certo é que o Senhor Jesus criou uma atmosfera favorável para que ele continuasse seu trabalho.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...