quinta-feira, 27 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 2:1

1 Tessalonicenses 2:1 - Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi em vão.
PORQUE. Parte deste capítulo dois desta carta nos ensina sobre a forma como o apóstolo exerceu seu ministério evangelístico naquele lugar, porque o apóstolo Paulo foi chamado e comissionado por Cristo a pregar as boas novas do evangelho ao mundo gentílico, diferente dos demais apóstolos. Além do mais, a vida que o escritor passou a ter entre os irmãos de Tessalônica passou a ser a prova maior de que ele era de fato um homem de Deus, e que o seu maior interesse era justamente o bem estar da obra de Deus naquela cidade, e o crescimento do reino de Cristo Jesus em todo o mundo.

VÓS MESMOS. Uma coisa é de ouvir falar a respeito de uma pessoa, e a outra é conhecer pessoalmente a alguém de perto, que no caso do relacionamento entre o apóstolo e os seguidores de Cristo em Tessalônica era bem estreito. Não se sabe quanto tempo, mas de fato o escritor esteve convivendo pessoalmente com os cristãos daquela cidade, o tempo suficiente para que se tornasse bem conhecido por todos, ao ponto disto se tornar em um vínculo de afeição e amizade de ambas as partes.

IRMÃOS. Desde os tempos de Abraão, Isaque e Jacó, que se tornou uma tradição entre os seguidores do judaísmo, chamarem uns aos outros de irmãos, porque se consideravam de uma mesma arvore genealógica, ligados ao mesmo tronco dos patriarcas. No tempo do cristianismo também se percebe que este mesmo costume se perpetrou entre os seguidores do evangelho, tendo a Deus como Pai de todos os cristãos e Jesus como o irmão mais velho. Todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador, agora, são chamados filhos de Deus (João 1:11-12).

BEM SABEIS. O autor coloca diante de todos os que faziam parte da igreja de Cristo em Tessalônica, o julgamento do seu próprio testemunho, ao atinar para suas consciências sobre o seu modo de vida que teve entre os irmãos naquela cidade. Diferente dos líderes do gnosticismo, do judaísmo, e das seitas heréticas das religiões pagãs, que procuravam se distinguirem dos adeptos de suas respectivas religiões, o apóstolo se dava bem a conhecer pelos seguidores do Cristianismo em Tessalônica.

QUE A NOSSA ENTRADA. Certamente o apóstolo faz lembrar aos seus leitores sobre como ele começou em suas atividades evangelísticas naquela cidade, e o modo legítimo pelo qual foi semeando as boas novas de Cristo naquela região. Como o apóstolo era vigiado de perto pelas autoridades romanas, e pelos líderes das demais religiões existentes em cada cidade, ele tinha o cuidado de agir corretamente em cada localidade para não infligir às leis e os costumes de cada civilização e cultura.

PARA CONVOSCO. Neste ponto, o escritor destaca em particular o modo criterioso em como ele se comportou eficazmente para com os que neste tempo já eram seguidores dos seus ensinos e pregações, cumprindo assim sua missão entre eles. Se neste tempo, já existia uma igreja formada naquele lugar, foi pelo empenho do apóstolo entre eles.

NÃO FOI EM VÃO. Uma das coisas que muito regozijava o missionário do reino de Cristo era saber que suas atividades em prol do reino dos céus estavam tendo resultados positivos. Nada mais satisfatório do que o conforto mental e a paz na alma, de quando nos sentimos realizados por sabermos que temos cumprido fielmente a missão que Deus determina para nossas vidas, isso não tem preço.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1 Tessalonicenses 1:10

1 Tessalonicenses 1:10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
E ESPERAR. Aqueles que se converteram dos ídolos para servirem ao Deus vivo e verdadeira só restava uma coisa, esperar o retorno bendito do filho de Deus. A igreja primitiva esperava a volta de Cristo (parousia) ainda nos seus dias. Assim como nós estamos esperando o arrebatamento da igreja a qualquer momento. A volta de Cristo para arrebatar para si a sua igreja é dada por certa (João 14:3). E isso pode se dar a qualquer momento Hebreus 10:37 – Mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Jesus prometeu: Eis que cedo venho (Apocalipse 22:12).

DOS CÉUS. A crença da antiga aliança, conforme a tradição dos Hebreus era de que, os que morriam com Deus ficavam no seio de Abraão, portanto, não nos céus, mas sim em uma certa região no seio da terra, acima do hades, que ficava no centro mesmo da terra. Já o cristianismo tem a crença de que os que dormem em Cristo estão no paraíso, uma região celeste, e Cristo entronizado a presença de Deus, no mais alto céu, de onde virá para buscar a sua noiva, a igreja. São muitas as referências neotestamentária sobre Cristo estar no céu dos céus com Deus o Pai (Atos 1:9-11).

A SEU FILHO. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias Messiânicas classificava o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11) Os cristãos de Tessalônica estavam preparados só aguardando a volta do Filho de Deus para os tirarem da terra.

A QUEM RESSUSCITOU. O Velho Testamento mostra com alguns exemplos que é possível a ressurreição dos mortos. Já o Novo Testamento dá veracidade a este fato com vários acontecimentos deste gênero, principalmente os casos de ressurreição de mortos realizados pelo Senhor Jesus, ele que é a própria ressurreição e a vida. João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. No entanto, a ressurreição de Jesus foi a comprovação maior de que ele era o Messias de Deus, o Emanuel de Deus, Deus conosco, como sendo a vida.

DENTRE OS MORTOS. Os casos de ressurreição de mortos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento provam de que é possível alguém ressuscitar. Mas estas mesmas pessoas que ressuscitaram voltaram a morrer, portanto, ficaram por fim dentre os mortos, com a crença de que ressuscitariam no último dia. Todavia, a ressurreição de Cristo dentre os mortos foi diferente das demais, uma vez que ele não morreu novamente como os demais. Cristo subiu vivo para se assentar eternamente a destra da majestade celestial. Cristo é portanto, Senhor da morte e da vida.

A SABER, JESUS, QUE NOS LIVRA DA IRA FUTURA. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, digamos que foi o nome humano do Messias, Emanuel, e Cristo de Deus. Jesus significa Salvador, porque a sua missão e obra na terra foi para salvar a humanidade da ira futura. Essa ira futura quer dizer: Condenação eterna ou segunda morte, separação eterna do Deus da vida.

1 Tessalonicenses 1:9

1 Tessalonicenses 1:9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro.
PORQUE ELES MESMOS ANUNCIAM DE NÓS. Paulo fala a respeito do testemunho que o munda dava sobre os cristãos de Tessalônica como também sobre como o missionário penetrou com o evangelho naquela região da Grécia e depois em toda a Europa e no mundo civilizado daquela época. Era notório em todos os lugares os efeitos da missão transcultural do evangelho em todo o mundo. Em Israel a obra ficou como que bloqueada por conta do radicalismo judaico, mas no mundo gentílico o evangelho encontrou terreno fértil nos corações dos que precisavam de salvação.

QUAL A ENTRADA QUE TIVEMOS PARA CONVOSCO. Os governos, as autoridades e a sociedade não cristã estavam como que admirados a forma como o evangelho pregado por Paulo e seus cooperadores estava sendo aceito no mundo gentílico. Todavia, já era esperado pelo reino de Cristo e pela igreja tal aceitação da mensagem do evangelho pelos gentios. Porque diz a palavra que: Veio para os que eram seus (Judeus) e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam (gentios), deu-lhes o direito de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome (João 1:10-11). (nome de Cristo).

E COMO DOS ÍDOLOS. Os Judeus em sua grande maioria por seguirem o monoteísmo, com a crença em um único Deus verdadeiro, não tinham esse problema com os ídolos. Já os gentios, seguidores na sua grande maioria do politeísmo, crença na diversidade de divindades (Idolatria) e por seguir o paganismo, sempre tiveram envolvidos com os ídolos. Mas, ao se converterem ao cristianismo, abandoavam a idolatria nos seus ídolos para viverem para o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo, como único Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo que se fez homem.

VOS CONVERTESTES PARA DEUS. Dos ídolos vos convertestes para Deus. Não tem como a pessoa servir aos ídolos e a Deus ao mesmo tempo. Conforme as Escrituras Sagradas a idolatria é uma abominação diante de Deus e o Senhor não divide sua glória com ninguém. A conversão bíblica fala sobre uma mudança de direção na forma de adoração, serviço e amor. Onde a pessoa que se converte ao cristianismo passa a adorar somente o único Deus verdadeiro, a servi-lo e a amá-lo acima de qualquer coisa. Uma religião que se diz ser cristã que aceita idolatria é falsa, é uma seita herética.

PARA SERVIR O DEUS VIVO. O que é servir ao Deus vivo? Quem serve aos ídolos não serve ao Deus vivo, porque os ídolos não tem vida em si mesmo. Servir ao Deus vivo é adorar somente ao Deus único e verdadeiro criador dos céus e da terra.

E VERDADEIRO. As falsas divindades ou os ídolos dos pagãos são mentiras criadas pela imaginação maléfica dos idólatras. O Deus verdadeiro é o Deus que criou o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança, o mundo e tudo que nele ha.

1 Tessalonicenses 1:8

1 Tessalonicenses 1:8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.
PORQUE POR VOS. A igreja de Tessalônica foi bem instruída pelo apóstolo Paulo em tudo que concerne às coisas do evangelho de Cristo. E os cristãos daquele lugar se tornaram bons discípulos do reino de Cristo. Seguindo é claro os ensinos de Paulo como missionário e fundador daquela comunidade cristã. Eles viram no apóstolo um bom exemplo de como se deve cumprir o ide imperativo do Senhor Jesus, em semear a palavra do evangelho a toda criatura, conforme está escrito em (Marcos 16:15).

SOOU A PALAVRA DO SENHOR. Ao se converterem ao cristianismo, os cristãos de Tessalônica foram tomados pelo amor cristão pelos não convertidos, no sentido de os levarem ao conhecimento das boas novas do evangelho do Senhor Jesus. E cada um daqueles que recebiam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornava um pregador do evangelho libertador, em levar a Cristo aqueles que ainda não o conheciam. Com isso a palavra de Deus se espalhou por toda aquela região da Grécia.

NÃO SOMENTE NA MACEDÔNIA E ACAIA. Macedônia era uma província romana ao norte da Grécia. Já a Acaia era a outra província romana ao sul, que juntamente com a Macedônia formavam a Grécia. A Grécia era um país que ficava ao sul da Europa. Paulo esteve visitando aquela região em sua segunda e terceira viagem missionária e esteve em Tessalônica, Filipos, Bereia, Antenas e Corinto. Paulo nos faz saber que a igreja de Cristo que estava em Tessalônica se tornara uma igreja missionária em levar o evangelho de Cristo além das fronteiras do seu próprio país.

MAS TAMBÉM EM TODOS OS LUGARES. A cidade de Tessalônica se tornou pequena para os evangelistas daquela igreja. Certamente cuidaram em levar as boas novas em todas as cidades da Macedônia, Acaia e em toda a Grécia, que com o seu idioma, o grego, contribuiu decisivamente na propagação do evangelho. A igreja de Tessalônica foi além das fronteiras da Grécia com as boas novas. Certamente contribuiu para a divulgação do evangelho em toda Europa e demais regiões do velho continente. Ao ponto de chegar a todos os lugares habitados da época.

A VOSSA FÉ PARA COM DEUS SE ESPALHOU, DE TAL MANEIRA. Quando o escritor se refere a vossa “fé para com Deus”, certamente ele esta tratando da nova fé dos cristãos, de acordo com a nova aliança de Deus com a humanidade. E não da velha aliança de Deus com Israel, nem tão pouco da fé pagã dos gentios sem Deus. A igreja de Tessalônica teve uma importância fundamental em divulgar esta fé cristã em Cristo.

QUE JÁ DELA NÃO TEMOS NECESSIDADE DE FALAR COISA ALGUMA. Paulo tem uma visão global neste tempo, de como a fé cristã chegou a todas as nações do mundo habitável de sua época. E podemos conjecturar de que ele se sentia realizado por ser um dos tais que contribuiu para que isto viesse a acontecer. E sua missão se cumprir no mundo, como apóstolo dos gentios.

1 Tessalonicenses 1:6-7

1 Tessalonicenses 1:6-7 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
E VÓS FOSTES FEITOS NOSSOS IMITADORES. Escrevendo aos Filipenses Paulo solicita que os cristãos sejam seus imitadores: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam (Filipenses 3:17). Já escrevendo aos Coríntios ele adverte que sejam seus imitadores: Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. (1 Coríntios 4:16). A convivência de Paulo entre os cristãos de Tessalônica lhes deixou um exemplo de um bom Cristão, a ser seguido. O apóstolo era um ótimo discipulador do reino de Cristo.

E DO SENHOR. Imitadores do Senhor Jesus Cristo, ou seja, discípulos de Cristo, porque discípulo quer dizer aquele que segue os ensinos do seu Mestre. A escritura aconselha: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. (Efésios 5:1). Jesus é o nosso exemplo a ser seguido. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (João 13:15). E tem mais. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (I João 2:6). O Senhor Jesus nos deixou um exemplo de vida correta, de perfeita comunhão com o Pai e de serviço intenso ao reino de Deus.

RECEBENDO A PALAVRA. A mensagem das boas novas de Cristo foi bem recebida nos corações dos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Tessalônica. Certamente passava na mente de Paulo os momentos iniciais de sua missão naquela cidade, quando ali chegou com o evangelho libertador do Senhor Jesus. Não tinha como esquecer-se do modo como os cidadãos daquele lugar foram receptíveis a mensagem por ele anunciada. Como também os novos convertidos estavam atentos aos ensinos que o missionário lhes comunicava sobre como ser seguidor de Cristo.

EM MUITA TRIBULAÇÃO. A partir do momento em que os cidadãos da cidade de Tessalônica foram se convertendo ao cristianismo passaram a ser alvo dos ataques dos Judeus legalistas, do império romano com suas autoridades, assim como também dos líderes das demais religiões pagãs ali já existentes. E descobrimos neste ponto desta epístola de Paulo que a igreja de Cristo em Tessalônica era também mais uma das comunidades cristãs daquela época bastante perseguida, por fazer parte do reino de Deus e de Cristo. Os cristãos daquele lugar tiveram que enfrentar aflições e perseguição.

COM GOZO DO ESPÍRITO SANTO. No entanto, contavam com o gozo dado pelo Espírito Santo para suportarem tais tribulações. Até porque ele é chamado de Consolador: João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. Quem tem o Espírito de Deus, não se deixa abater com pouca coisa. Mesmo enfrentando as perseguições canta hinos de vitória.

DE MANEIRA QUE FOSTES EXEMPLO PARA TODOS OS FIÉIS DA MACEDÔNIA E ACAIA. As igrejas da Macedônia e Acaia, tomando conhecimento da perseverança dos cristãos de Tessalônica, em meio às aflições e perseguições, se fortaleciam na fé. Macedônia era uma província romana ao norte da Grécia. Já a Acaia era a outra província romana, que juntamente com a Macedônia formavam a Grécia.

1 Tessalonicenses 1:4-5

1 Tessalonicenses 1:4-5 - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus. Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
SABENDO, AMADOS IRMÃOS. O apóstolo apela para as convicções dos corações dos cristãos que estavam em Tessalônica e para a certeza que habitava sobre suas mentes de que eles pertenciam a Deus. E demonstra o seu carinho e afeto pelos seus filhos e filhas na fé naquela cidade os chamando de amados. Ele tinha realmente um amor especial pelos convertidos ao cristianismo, é tanto que ele os trata como pedras preciosas de sua coroa. E quando os classificam de irmãos, isso fala de sua humildade em se colocar em par de igualdade com todos, apesar de ser o grande apóstolo.

QUE A VOSSA ELEIÇÃO É DE DEUS. Cristo mesmo declarou sobre esta escolha. João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi e vos nomeei. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele quem nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

PORQUE O NOSSO EVANGELHO. Quando Paulo escreve sobre “o nosso evangelho”, ele se refere ao evangelho por ele anunciado e pregado. Porque na verdade o evangelho é de Deus e sobre Cristo e a nova aliança da graça. O apóstolo como missionário do cristianismo tinha como missão levar as boas novas do evangelho no mundo transcultural, além das fronteiras de Israel. Em que sua mensagem principal era apresentar Jesus de Nazaré, como sendo o Messias enviado de Deus para executar a nova aliança de Deus com a humanidade, a nova dispensação da graça.

NÃO FOI A VÓS SOMENTE EM PALAVRAS. Verdade é que o evangelho foi pregado ostensivamente pelo apóstolo de Cristo na cidade de Tessalônica. Paulo tendo chegado naquela cidade procurou de todas as formas, principalmente por meio da pregação anunciar as boas novas sobre o Cristo de Deus, demonstrado para os gentios de que a nova aliança de Deus não era nacionalista, como foi na primeira com Israel, mas sim, com todas as nações do mundo e com qualquer pessoa. Mas não foi somente em palavra, mas em poder e no Espírito Santo.

MAS TAMBÉM EM PODER E NO ESPÍRITO SANTO, E EM MUITA CERTEZA. O apóstolo conciliava suas mensagens sobre o evangelho com demonstração de poder da parte de Deus e de Cristo, mediante as operações do Espírito santo. É o que podemos chamar de teoria posta em prática. Não somente palavras, mas obras e atos juntos. Coisa que esta faltando nos dias de hoje. Só palavras, mas pouca manifestação de poder.

COMO BEM SABEIS QUAIS FOMOS ENTRE VÓS, POR AMOR DE VÓS. Paulo convoca o próprio testemunho de todos que faziam parte da igreja em Tessalônica para o que ele acabara de escrever. Certamente refrescando a memória de todos eles sobre o que aconteceu quanto esteve presente entre eles, e o que Deus fez por amor deles.

1 Tessalonicenses 1:3

1 Tessalonicenses 1:3 - Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.
LEMBRANDO-NOS SEM CESSAR. Além de lembrar sempre de agradecer a Deus pela vida de todos os cristãos de Tessalônica e de fazer orações de contínuo por eles ao Senhor, o apóstolo tem boas recordações dos tempos em que conviveu com todos os irmãos daquela cidade. Todas as atividades que ele executou juntamente com os seguidores do Senhor Jesus naquele lugar passavam como uma fita em sua memória. Paulo não tinha como esquecer do quanto aquela gente era dedicado com amor a obra do evangelho de Cristo, a fé sobrenatural e a esperança que os mantinham de pé.

DA OBRA DA VOSSA FÉ. Esta obra da fé a que se refere o apóstolo, diz respeito à vida de fé daquele povo. A fé que os movia em direção a Cristo e em obediência ao evangelho das boas novas. A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem e a prova das coisas que se esperam (Hebreus 11:1). A fé dos irmãos de Tessalônica estava posta em Cristo, como sendo o Messias de Deus e salvador da humanidade. Esta fé da igreja de Tessalônica se baseava nas pregações e nos ensinos do evangelho.

DO TRABALHO DO AMOR. Numa interpretação mais compreensível podemos deduzir como sendo: “Do trabalho com amor”. Na realidade Paulo não trabalhava sozinha na execução dos seus trabalhos evangelísticos nem em suas atividades administrativas da comunidade cristã de Tessalônica. Pelo contrário, tudo que o apóstolo fazia naquela cidade em torno do reino de Cristo, contava com o empenho pessoal de todos os seus cooperadores e auxiliares daquela comunidade, isso com todo amor.

E DA PACIÊNCIA. A paciência é uma das grandes virtudes cristãs que caracterizam os seguidores do reino de Cristo como quem tem capacidade de suportar contrariedades com resignação. Ao mesmo tempo, em que os qualificam como pessoas que persistem nas labutas em prol do reino de Deus e no evangelho, sem, contudo ver de imediato o resultado, porem com esperança que no tempo de Deus virão os frutos dos trabalhos desempenhados pelo evangelho libertador.

DA ESPERANÇA EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A fé é quem sustenta todos os remidos nos caminhos do evangelho, e a esperança é quem os move com paciência em direção ao cumprimento das promessas de Deus em Cristo, de acordo com a nova aliança. Esta esperança cristã em nosso Senhor Jesus Cristo é a certeza de que tudo que o evangelho descreve sobre as heranças eternas se cumprirão. Quando se fala sobre a esperança cristã, se traduz por esperança na salvação e na vida eterna.

DIANTE DO NOSSO DEUS E PAI. E Paulo toma como testemunha o nosso Deus e Pai, de que esta esperança que depositamos em Cristo não é em vão. Pelo contrário, todas quantas promessas de Deus há em Cristo, tem a assinatura do nosso Pai celeste.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...