terça-feira, 13 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 4:2-3

1 Tessalonicenses 4:2-3 - Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.
PORQUE VÓS BEM SABEIS. O tempo em que o apóstolo, juntamente com seus companheiros de ministério estiveram na cidade de Tessalônica, primeiro foi pregando as boas novas do evangelho para que os cidadãos daquela cidade se convertessem ao cristianismo, e depois eles se dedicaram ao discipulado daqueles que nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus. De forma que, estas recomendações escritas pelo autor eram apenas para fazê-los lembrar dos mandamentos que eles já eram conhecedores quanto às renúncias, aos pecados sexuais, que eram comuns na época.

QUE MANDAMENTO. Certamente o apóstolo se refere aos ensinos transmitidos por ele e seus cooperadores na missão, em que eles tiveram os cuidados de ensinarem aos cristãos de Tessalônica as novas regras da dispensação da graça, em que o cristianismo tem em seu conteúdo. Em um estudo criterioso do evangelho de Cristo, percebe-se que existem bons conselhos para todas as áreas de nossas vidas, sejam as regras para a convivência em sociedade, na igreja, na família e principalmente com Deus.

VOS TEMOS DADO. A mente do apóstolo é iluminada com os muitos momentos em que ele e seus amigos de ministério se dedicaram ao ensino e discipulado dos novos convertidos em Cristo Jesus naquela cidade. Todo o esforço e dedicação do grupo de missionários para discipular os novos convertidos em Tessalônica era tido como presente da parte deles para os seguidores do evangelho naquele lugar, até porque o escritor tem como um privilégio poder ser participante da edificação daquela igreja.

PELO SENHOR JESUS. O apóstolo tinha autoridade o suficiente para assinar as suas próprias correspondências, no entanto, ele evoca o nome do Senhor Jesus para autenticar sua mensagem. O que o autor pregava tinha o aval do grande Mestre e Rabi, porque era de fato um mensageiro do reino dos céus. Quando ele escreve sobre o Senhorio de Cristo é porque o apóstolo pretende dizer que é na realidade representante da maior autoridade do mundo, Jesus Cristo, Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS. O autor revela o essencial das suas mensagens e de tudo aquilo que ele procurava transmitir como doutrina cristã, que era justamente a vontade de Deus. A partir do momento em que alguém se converte para Cristo, deve renunciar a sua própria vontade para fazer e executar a vontade do Pai.

A VOSSA SANTIFICAÇÃO. Esta santificação da qual se reporta o autor não é simplesmente cara de santarrão, mas sim, a separação das coisas do mundo e das concupiscências da carne, para fazer a vontade de Deus e estar ao seu serviço e do seu reino, pregando as boas novas do evangelho, orando e cantando para o Senhor.

QUE VOS ABSTENHAIS DA PROSTITUIÇÃO. Em todos os tempos a prostituição sempre foi um mal que destrói a sociedade e é uma ofensa contra a estrutura familiar. O adultério era bem aceito, a prevaricação dominava e a fornicação era coisa comum na cidade de Tessalônica. Mas isso não podia predominar dentro da igreja de Cristo.

1 Tessalonicenses 4:1

1 Tessalonicenses 4:1 - Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
FINALMENTE, IRMÃOS, VOS ROGAMOS. Este finalmente usado pelo escritor, não significada dizer que ele esteja concluindo a sua carta, até porque temos a nossa frente o capítulo quatro por inteiro e também o capítulo cinco. Mas, o autor está concluindo suas recomendações aos seus leitores de como se deve viver dignamente na presença de Deus. O apóstolo tem por costume chamar os seus leitores de irmãos, destacando a sua igualdade com eles perante Deus. E acrescenta o seu desejo de ver os seguidores de Cristo em Tessalônica crescendo espiritualmente, e se desenvolvendo na fé cristã.

E EXORTAMOS NO SENHOR JESUS. A palavra “exortação” dentro da mensagem do evangelho não tem a mesma conotação impositiva como se percebe na tradução de nossa língua portuguesa, porque ela tem um significado mais brando. Na realidade, o escritor destaca apenas sua autoridade apostólica, para em forma de conselho emitir sua opinião sobre os assuntos que vem a seguir. Por fim, evoca o Senhor Jesus como autoridade maior que autentica suas declarações de cunho doutrinário na palavra.

QUE ASSIM COMO RECEBESTES DE NÓS. O autor faz recordar aos seus leitores dos velhos tempos em que começou a evangelizar os cidadãos de Tessalônica, pregando as boas novas de Cristo, e que eles movidos pelo poder da palavra de Deus se converteram ao cristianismo. Uma vez que corresponderam ao chamado do Senhor Jesus, crendo nas boas novas do evangelho, passaram a receber o discipulado e aprender dos ensinos cristão de como renunciar ao mundanismo pela fé cristã.

DE QUE MANEIRA CONVÉM ANDAR. O apóstolo se refere aos ensinos e as doutrinas transmitidas por ele e por seus companheiros de ministério, quando ainda estavam presentes na igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica. Além de ser chamado para fazer missões transculturais e levar as boas novas de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido, o apóstolo também carregava consigo o privilégio de ser um ensinador das doutrinas cristãs e da palavra de Deus.

E AGRADAR A DEUS. Os prosélitos do judaísmo procuravam agradar aos sacerdotes, aos escribas e fariseus, da mesma forma, os seguidores das seitas heréticas das religiões pagãs também tudo faziam para agradarem aos seus líderes religiosos. Porem, o escritor desta carta se esforçava o máximo para ensinar aos seguidores do cristianismo de como viver dignamente na presença do Senhor, a fim de acharem graça diante do coração de Pai, vivendo conforme a nova aliança de Deus.

ASSIM ANDAI. Desde o primeiro momento que o homem assume o compromisso de viver para o reino dos céus, ele não mais faz a vontade do mundo, nem das concupiscências da carne, nem a sua própria vontade, mas sim a vontade de Deus.

PARA QUE POSSAIS PROGREDIR CADA VEZ MAIS. O Espírito de Deus passa a governar sobre as vontades de todos aqueles que nascem de novo e passam a ser uma nova criatura, mostrando o caminho do desenvolvimento espiritual. E esse progresso espiritual vem por meio da leitura e meditação na palavra de Deus, uma vida de oração e meditações, com uma dedicação sem reservas nas coisas do reino de Deus.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:13

1 Tessalonicenses 3:13 - Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos.
PARA CONFIRMAR. As orações do apóstolo e seus amigos de ministério em favor da igreja de Cristo em Tessalônica e o seu grande desejo era de que o crescimento e o desenvolvimento da espiritualidade deles todos, viesse a confirma-los na fé em Cristo Jesus, o Salvador. Essa expressão usada pelo autor desta carta significa além de tudo, se tornar estável, se fixar em terreno sólido e se fortalecer naquilo em que se apoia. As aflições, perseguições e lutas que os Tessalonicenses vinham enfrentando por amor a Cristo, não podiam os abalar, mas os firmarem cada vez mais no evangelho de Cristo.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Quando o escritor se refere aos corações dos seus filhos na fé, ele se refere ao homem interior, e tudo aquile que representa o homem essencial, com suas mais sinceras intensões e práticas. O apóstolo aponta em direção do intimo de cada um dos seguidores de Cristo, a fim de que eles dessem tudo de si mesmo para se firmarem nos caminhos do Senhor Jesus, reunindo todas as suas forças mais profundas. Não era tempo de recuar nem negar a fé, mais sim avançar.

PARA QUE SEJAIS IRREPREENSÍVEIS. O apelo do autor era para que os seguidores de Cristo naquele lugar pudessem fazer uma introspecção dentro de si mesmo e se acharem dignos de servirem ao Senhor. Como também, Deus olhar para eles e ver que estavam defendendo a fé em Cristo e sua missão com integridade. Além do mais, a sociedade poder ver em todos eles que eram legítimos representantes do reino dos céus. Ser irrepreensível é honrar a Deus com a vida e com o testemunho.

EM SANTIDADE. A santidade defendida pelo evangelho das boas novas nos ensina sobre uma vida separada do mundanismo, e ao mesmo tempo voltada para Deus e o seu reino. Viver em santidade é renunciar tudo aquilo que o mundo oferece de prazeres da carne, mas que não agrada ao Espírito de Deus. Buscar a santidade é procurar com todas as forças as coisas que são de cima e buscar o reino de Deus em primeiro lugar. Viver em santidade é se dedicar de corpo, alma e espírito para Deus e o seu reino.

DIANTE DE NOSSO DEUS E PAI. O Senhor nosso Deus e Pai é Onisciente, portanto, ele conhece os corações de todos os seres humanos, principalmente daqueles que dizem que o servem. O nosso Deus e Pai também é Onipresente, ele esta em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando se diz que Deus é o nosso Pai, é porque todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador, são chamados de Filhos de Deus, isso porque são guiados pelo Espírito Santo e fazem a vontade superior do Criador.

NA VINDA DE NOSSO SENHOR. Uma coisa é certa para a igreja de Cristo, (ainda que para o mundo não seja) é que o Senhor Jesus vai voltar para arrebatar os seus remidos. Mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará. Ainda quando estava com os seus seguidores na terra, ele prometeu que voltaria para buscar a sua igreja remida.

JESUS CRISTO COM TODOS OS SEUS SANTOS. Essa expressão aponta para a vinda de Cristo com todos os seus anjos para buscar a sua igreja, ou ainda pode se referir a vinda de Cristo para os vivos na terra, já com a sua igreja. para socorrer ao Israel de Deus, durante a grande tribulação. segunda etapa da vinda de Cristo, provavelmente na metade do governo do anticristo.

1 Tessalonicenses 3:12

1 Tessalonicenses 3:12 - E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco.
E O SENHOR. Esta frase tanto pode ser aplicada ao Deus Pai e Criador de todas as coisas, como também ao Senhor Jesus, porque aquilo que o Novo Testamento atribui a Deus Pai, também pode e deve ser atribuído a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Em toda a extensão do evangelho das boas novas pode-se perceber que são muitas e diversas as referências bíblicas sobre o Senhorio de Cristo, isso porque ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Todo poder lhe foi dado em cima no céu e em baixo na terra, antes mesmo de sua vinda, o Messias já era chamado de dominador universal (Daniel 7:14).

VOS AUMENTE. O período curto que o apóstolo juntamente com seus amigos de ministério ficaram em Tessalônica foi o suficiente para ganhar algumas vidas para o reino de Deus, o que na visão do escritor deveria aumentar cada vez mais este rebanho. É bem provável que com a saída do grupo de missionário as presas daquela cidade como fugitivos, não fosse boa a expectativa do apóstolo, quanto a fundar uma comunidade cristã ali. Mas agora, ele estava animado e com outra visão, mais positiva.

E FAÇA CRESCER. Esse crescimento pode ser visto em dois aspectos, primeiro em números, isso porque o próprio autor é consciente de que suas atividades naquela cidade foram poucas, por conta das perseguições, por isso que a igreja ainda era pequena. Segundo, esse crescimento pode ser em qualidade, com o desenvolvimento espiritual dos seguidores de Cristo. A volta do apóstolo podia contribuir em muito com o crescimento espiritual dos novos convertidos em Cristo, conforme a nova aliança.

EM AMOR. O amor fraternal sempre foi à essência mesmo da prática do judaísmo e passou a ser o combustível que deu vida ao cristianismo. O Senhor Jesus veio como sendo o Messias prometido de Deus para implantar uma nova dispensação em que cultiva o indispensável amor ao Deus Criador. Mas que, também leva os seus seguidores a amarem o seu próximo como a si mesmo, essa é a lei de Cristo, e que faz parte da nova aliança da graça de Deus com a humanidade mediante o evangelho.

UNS PARA COM OS OUTROS. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo, onde a prática do amor fraternal entre todos os seguidores de Cristo é uma prova incontestável de que estamos seguindo os ensinamentos do grande Mestre e Rabi, Jesus de Nazaré. E a prática deste amor fraternal se dá pelo bem que sempre devemos fazer pelos nossos irmãos, em cuidar do bem-estar uns para com os outros.

E PARA COM TODOS. Na frase anterior percebe-se que a primeira preocupação do escritor era de que houvesse união e a prática do amor fraternal dentro da própria igreja do Senhor Jesus, assim como houve de Cristo para com os seus apóstolo e discípulos e de uns para com os outros. Neste ponto, o autor deixa transparecer de que este mesmo amor fraternal deve também ser praticado com todas as pessoas.

COMO TAMBÉM O FAZEMOS PARA CONVOSCO. Finalmente o apóstolo passa da teoria para a prática, ao testemunhar pessoalmente de que, quando esteve entre os seguidores de Cristo juntamente com seus amigos de ministério deu exemplo de como praticar no dia a dia este amor fraternal. Em todos os momentos de sua estadia entre os que faziam parte daquela igreja, Paulo amou a todos de forma sincera e forte.

1 Tessalonicenses 3:11

1 Tessalonicenses 3:11 - Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós.
ORA, O MESMO NOSSO DEUS. Esse é o Deus a quem o autor vinha rendendo ações de graças por saber que a igreja de Cristo em Tessalônica estava firme na fé. Ele que é digno de louvor, a quem devemos glorificar e dirigir as nossas ações de graças, porque ele é digno. É o Deus que criou todas as coisas nos céus, no mar e na terra, e que governa sobre todo o universo, que é também o Deus Todo-poderoso, que domina sobre tudo e sobre todos, sempre cheio de amor e misericórdia pelas suas criaturas, exercendo sempre a sua compaixão e compreensão para nos perdoar.

E PAI. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os praticantes do monoteísmo consideram o Deus Criador como sendo o Pai dos seres humanos, porque ele é a fonte originária que nos criou no princípio. Humanamente falando, a raça humana tem seus começos no nobre casal Adão e Eva, porque são os nossos primeiros pais biológicos, no entanto, o Criador do homem foi Deus. Já na nova dispensação, todos os cristãos verdadeiros nasceram de novo, por isso são chamados filhos de Deus.

E NOSSO SENHOR. Como o Novo Testamento é Cristocêntrico, sua mensagem central é o Cristo Salvador, eis a ração porque os seus escritores colocam a Cristo em pé de igualdade com o Deus Pai, é tanto, que o Deus Filho diz: Eu e o Pai somos um. O escritor chama Cristo de “Senhor” dele e da igreja remida, porque dentro do conteúdo das boas novas do evangelho é perceptível à natureza do Senhorio de Cristo, isso porque ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores, até porque tem poder sobre todos.

JESUS CRISTO. Dentro das páginas do Novo Testamento este é o título mais comum do Filho de Deus, que também é conhecido por Jesus de Nazaré, o filho do carpinteiro, Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Redentor, Salvador e etc. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e “Cristo” nos ensina sobre a sua missão, como sendo o Messias prometido, o enviado de Deus Pai, aquele que veio para redimir a humanidade dos seus pecados. Jesus Cristo era humano, mas também era divino.

ENCAMINHE. Na realidade o apóstolo estava planejando tudo e tomando as devidas providências a fim de retornar a cidade de Tessalônica, juntamente com seus cooperadores do evangelho, para darem continuidade aos seus trabalhos evangelísticos e edificar a igreja de Cristo com as doutrinas cristãs. Todavia, ele era consciente de que só seria possível fazer este empreendimento se o Senhor Deus e o seu Filho Jesus estivesse no comando desta tão esperada viagem missionária.

A NOSSA VIAGEM. Timóteo acabara de chegar daquela cidade trazendo boas notícias sobre a firmeza na fé dos seguidores de Cristo em Tessalônica. De imediato, cresceu grandemente o desejo no coração do apóstolo para também se fazer presente naquela cidade. De acordo com a vontade de Deus o grupo deveria chegar naquele lugar porque tinham muitos trabalhas a serem feitos ainda.

ATÉ VÓS. Até o momento, apenas o desejo reinava e crescia dentro do coração do escritor para retornar a cidade de Tessalônica. No entanto, com a chegada de Timóteo, o desejo passou a ter ação, no sentido de se tornar em realidade prática, é tanto que o apóstolo, juntamente com seus companheiros de ministério já estavam se programando para retornar aquela cidade.

1 Tessalonicenses 3:10

1 Tessalonicenses 3:10 - Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?
ORANDO ABUNDANTEMENTE. A saída de Paulo e de seus amigos de ministério da cidade de Tessalônica não foi nada fácil, uma vez que tiveram que sair como fugitivos para não serem presos e até mortos por tentarem implantar o cristianismo naquela cidade pagã. Com a chegada das boas notícias de que naquele lugar a semente do evangelho havia frutificado e que tinha lá uma igreja de pessoas convertidas pelo poder do evangelho, então, surgiu o intenso desejo do apóstolo de retornar aquele lugar para dar continuidade à obra de Deus, cuidando do rebanho do Senhor ali.

DIA E NOITE. Como o apóstolo fazia suas missões com planejamento, já estava resolvido que ele deveria retornar aquela cidade para dar a devida assistência aos novos convertidos ao cristianismo, mesmo que corresse perigo de ser preso. Sua atitude a partir de então, foi juntamente com seus cooperadores fazerem uma campanha de oração para que o Senhor lhes encaminhassem a essa nova empreitada, e isso eles fizeram com muita oração, dia e noite, de forma intensa.

PARA QUE POSSAMOS VER. O apóstolo sabia dos perigos que ele e seus companheiros de ministério poderiam passar ao retornarem a cidade de Tessalônica para darem continuidade as suas atividades evangelísticas e ao discipulado cristão naquele lugar. Por isso que eles se aplicaram de forma intensa as campanhas de oração e súplicas, a fim de que, tudo desse certo, e eles fossem encaminhados de volta aquela cidade, de onde recentemente haviam sido expulsos por perseguições.

O VOSSO ROSTO. Dito isto, podemos conjecturar de que o autor se lembra neste momento de cada rosto de todos aqueles que faziam parte daquela comunidade cristã, e isso é certo se afirmar porque todos eles eram filhos na fé do apóstolo e dos demais que faziam parte de sua equipe missionária. Como não fazia muito tempo, porque alguns comentaristas afirmam de que só havia passados seis meses, o escritor não se esqueceu das feições de cada um dos irmãos, que eram novos convertidos.

E SUPRAMOS. Essa expressão nos ensina das necessidades urgentes de que passavam os seguidores de Cristo naquele lugar de receberem as instruções necessárias para se firmarem cada vez mais nos caminhos do evangelho de Cristo. Como também retrata bem o ardente desejo do apóstolo de poder dar continuidade a seus trabalhos de discipulado, a todos aqueles que se converteram do paganismo para o cristianismo. Era de fato, juntar a carência com o desejo para gerar crescimento espiritual da igreja.

O QUE FALTA. O escritor se reporta as carências de ensinamentos adequados de conformidade com a nova dispensação da graça ou nova aliança, a fim de que, os cristãos de Tessalônica pudessem se desenvolver e crescer espiritualmente como seguidores do reino dos céus. Somente o discipulado podia fazer isso gradativamente.

A VOSSA FÉ. A chegada do apóstolo juntamente com seus amigos de ministério supririam as necessidades espirituais da comunidade cristã naquele lugar. E Paulo estava ansioso para retornar a cidade de Tessalônica e edificar a fé da igreja de Cristo.

1 Tessalonicenses 3:9

1 Tessalonicenses 3:9 - Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus.
PORQUE, QUE AÇÕES DE GRAÇAS. Chegadas às boas notícias trazidas por Timóteo de que a igreja de Cristo estava bem na cidade de Tessalônica, o apóstolo dos gentios, se ver no privilégio de render graças a Deus pela sua grande misericórdia por ter guardado firme a todos os seus filhos na fé. Render a Deus ações de graças era um costume dos judeus que passou a ser também uma boa e sadia tradição dos cristãos. Os pagãos fazem isso, aos seus ídolos, aos falsos deuses, ou aos seus heróis, porem o servo do Senhor reconhece que todas as bênçãos vêm do Criador de todas as coisas.

PODEMOS DAR A DEUS. Quando Timóteo chegou de volta daquela cidade trazendo as boas notícias a respeito da firmeza dos santos em Cristo naquele lugar, certamente o apóstolo, juntamente com os seus demais cooperadores no evangelho fizeram um culto de ações de graças ou uma oração de agradecimento a Deus pelas vidas de todos aqueles que não negaram a sua fé em Cristo. O autor reconhece que a fonte originária do bem-estar espiritual dos seus filhos na fé era Deus.

POR VÓS. É bem provável que passasse na mente do apóstolo, como se fosse um filme em sena, os nomes e os rostos de todos aqueles que ele viu com os próprios olhos nascerem de novo, pelo poder das boas novas do evangelho por ele pregado. Neste momento, os seguidores de Cristo de Tessalônica eram os motivos pelos quais o escritor e os seus companheiros de ministério se prostravam perante Deus em ações de graças, porque mesmo em meio às perseguições, eles estavam firmes em Cristo.

POR TODO O GOZO. É notável que o escritor se recorde muito bem dos momentos de alegria que ele desfrutou quando de suas atividades evangelísticas e discipuladoras na cidade de Tessalônica, quando ali esteve semeando a palavra de Deus para aquele povo. Como também ele se refere ao contentamento que estava sentindo, depois que Timóteo chegou com as boas notícias de que todos os servos de Cristo naquele lugar estavam firmes no Senhor, andando no caminho do evangelho de Cristo.

COM QUE NOS REGOZIJAMOS. Na verdade, era motivo de festa, quando Paulo e seus companheiros de ministério pregavam as boas novas do evangelho, e alguém aceitava a Cristo como Senhor e Salvador. No entanto, também era motivo de banquete para eles, ao tomarem conhecimento do desenvolvimento espiritual de todos aqueles que faziam parte da igreja remida do Senhor na cidade de Tessalônica. É bem provável que eles achavam que os seguidores de Cristo naquele lugar não suportariam as lutas.

POR VOSSA CAUSA. E qual era o motivo de tanta alegria, gozo e contentamento do apóstolo e de seus amigos de ministério? Era efetivamente, por saberem que teria valido a pena serem perseguidos naquela cidade, ao ponto de terem que sair as presas para não serem presos e mortos. Uma vez que, agora, tinham conhecimento de que a semente do evangelho nasceu, cresceu e estava dando fruto naquele lugar.

DIANTE DO NOSSO DEUS. Esta expressão demonstra o regozijo do grupo de ministros do evangelho pelos resultados positivos de suas missões cumpridas em Tessalônica. Eles estavam rendendo ações de graças perante o Senhor por não terem trabalhado em vão. Os esforços e as aflições haviam proporcionado resultados positivos e a igreja estava firme na fé em Cristo.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...