quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:18

Tiago 1:18 - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
SEGUNDO A SUA VONTADE. A vida espiritual não tem o mesmo processo da vida natural. A vida espiritual é gerada diretamente de conformidade com a vontade de Deus. Enquanto que a vida natural é segundo a vontade dos homens. Isso pode ser visto em João 1:12-13 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Esta vida espiritual tem início com o verdadeiro arrependimento, por meio do processo da transformação da natureza e da personalidade, que tem como resultado o perdão dos nossos pecados, e culmina em plena comunhão com Deus (Atos 3:19).

ELE NOS GEROU. O pronome “ele” diz respeito ao Deus Criador, que é a origem desta nova dimensão de vida, a vida espiritual. Segundo a sua vontade, Deus nos gerou, ou seja, este novo nascimento espiritual se dar pelo Espírito de Deus, João 3:3-6 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Este é o nascido de cima.

PELA PALAVRA DA VERDADE. Esta palavra da verdade é justamente o evangelho poderoso de nosso Senhor Jesus Cristo. O homem escuta a mensagem das boas novas de Cristo, dá crédito a palavra da verdade, e o Espírito de Deus faz uma transformação de personalidade e natureza no homem natural para que ele seja uma nova criatura em Cristo. 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Há uma necessidade de se pregar o evangelho (Marcos 16:15), para que as pessoas possam ser geradas de novo pelo poder da mensagem libertadora do evangelho glorioso de Cristo. Esta é a proposta da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o Salvador.

PARA QUE FÔSSEMOS COMO PRIMÍCIAS. Só lembrando, esta carta de Tiago foi escrita para os Judeus da dispersão, seguidores do judaísmo ou do cristianismo. E Israel sempre foi um povo que se achava especial, por conta de ter uma aliança com Deus deste os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, Tiago agora mostra que Deus estabeleceu uma nova aliança com todos os povos em que a igreja de Cristo é que passou a ser especial para o reino de Deus e de Cristo. O mundo não aceita esta prerrogativa de exclusividade para a igreja do Senhor Jesus, mas é a realidade última de Deus.

DAS SUAS CRIATURAS. Todos os seres humanos são classificados de criaturas de Deus segundo as Santas escrituras. Mas existe um povo especial, o qual é chamado povo de Deus, que de conformidade com a nova dispensação, não é o Israel, como nação, mas sim a igreja de Cristo. E isto não se fala em uma denominação, como organização religiosa, mas dos remidos pelo sacrifício eficaz do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Esta é a igreja espiritual do Filho de Deus.

Tiago 1:17

Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
TODA A BOA DÁDIVA. Neste ponto do seu escrito o autor faz uma mudança brusca de assunto para aliviar um pouco a tensão dos seus leitores, quanto à dureza dos temas que ele vinha abordando. Deixando por um momento a linha de exortação que comumente faz parte do conteúdo de sua carta, Tiago, como que citando a cifra de um cântico cristão de sua época, agora, fala de temas amenos para que os seus leitores possam dar uma respirado, diante de tanta pressão doutrinária. Toda boa dádiva, diz respeito a tudo de bom que procede da parte de Deus para a humanidade e principalmente para o seu povo. São as bênçãos sem medida derramadas sobre nossas vidas, tudo para o nosso bem-estar e felicidade completa.

E TODO O DOM PERFEITO. Certamente o escritor estava pensando na capacitação que Deus faz na vida de cada um dos seus servos, quando colocou neste texto a palavra dom. A começar pela inteligência que o Senhor faz raiar na mente daqueles que o busca de todo o seu coração. É o Criador de todas as coisas que fornece a capacidade do ser humano desenvolver suas habilidades no conhecimento de alguma coisa, a isso se dar o nome de dom de Deus. É na alma do ser humano onde o Senhor trabalha em suas capacidades mentais para impregnar suas impressões digitais, dando a cada um a medida certa do saber para que o homem cumpra sua missão para a qual foi criado. Nos que são iluminados com a luz do evangelho dá o Senhor os dons perfeitos, porque do contrário ninguém teria capacidade para desenvolver qualquer atividade em direção ao reino de Deus, nos dons espirituais.

VEM DO ALTO. O autor deste tratado nos fornece o endereço correto de onde vem estas boas dadivas e os dons perfeitos por ele citados. Que o ser humano reconheça ou não, que agradeça ou não, mas os mistérios do aprendizado e o desenvolvimento da inteligência humana vêm do alto, vem de cima, vem dos céus, vem de Deus. A forma como Deus trata todos os seres humanos nos ensina de sua grandeza e perfeição, uma vez que a grande maioria nem reconhecem de que tudo de bom que acontece com as pessoas vem da parte do Senhor, assim como as habilidades e os conhecimentos que cada um tem. Boa parte das pessoas acham que o seu desenvolvimento nas áreas de progresso de suas vidas, se deve aos seus esforços pessoas, ou a sorte, quando a verdade diz nas Sagradas Escrituras que vem de Deus.

DESCENDO DO PAI DAS LUZES. Na frase anterior o escritor nos fornece o endereço de onde vêm as boas dádivas e os dons perfeitos, mas agora ele nos revela a fonte de onde procedem estas bênçãos sobre as nossas vidas, descendo do Pai das luzes. Isso nos ensina de que as coisas boas e o desenvolvimento de nossas habilidades nos vêm em forma de luzes. Somos apenas administradores daquilo que temos e possuímos, porque o verdadeiro dono é o Criador de todas as coisas.

EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO. Esta expressão fala sobre a imutabilidade de Deus e de Cristo. Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As pessoas mudam conforme lhes são convenientes para cada situação, mas o nosso Deus é o mesmo desde a eternidade e sempre o será.

Tiago 1:15-16

Tiago 1:15-16 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos.
DEPOIS, HAVENDO A CONCUPISCÊNCIA CONCEBIDO. O escritor faz uma alegoria para ilustrar este processo. Onde a mãe é a concupiscência, o filho é o pecado e o neto é a morte. Os passos naturais deste enigma é que o ser humano é atraído e enganado pelas suas próprias cobiças, onde o resultado é cair na sua própria armadilha. É como um pássaro faminto, que é atraído pelo alimento que estar logo em baixo de uma arapuca, quando ele visga o objeto do seu desejo, é preso pela armadilha. A fome representa a concupiscência humana e os desejos carnais, o alimento é a tentação posta todos os dias diante dos nossos olhos, e a arapuca são as consequências advindas dos nossos atos que contradizem os planos de Deus para nossas vidas.

DA A LUZ O PECADO. O problema não está no fato de sermos tentados, mas os prejuízos vêm quando cedemos às tentações e caímos nas armadilhas do pecado. As nossas concupiscências são uma fonte geradora do pecado em nossas vidas. Portanto, se faz necessário travar uma batalha diuturna contra os nossos desejos carnais e os apetites desordenados para o que é errado. Um dos anticoncepcionais bastante eficaz no combate a geração do pecado é justamente a renúncia. E essa renúncia vem por meio do alto controle das nossas ações e práticas. Temos que fazer um monitoramento constante para identificarmos toda e qualquer fonte de tentação e resistir ferozmente contra a prática do pecado, porque o pecado gera a morte.

E O PECADO, SENDO CONSUMADO. O fracasso não está na tentação em si, mas sim, em ceder e cair na prática da concupiscência. Conta-se uma ilustração sobre um fazendeiro que de repente começou a perder tudo que tinha, e perguntando a Deus porque estava acontecendo aquilo com ele, teve um sonho em que lutava contra um monstro, que estava destruindo suas lavouras, seus rebanhos, seus bens e sua vida. Tomando coragem, ele decidiu lutar contra o monstro naquela noite escura da vida. Como a escuridão era densa, ele estava lutando contra um inimigo que não conseguia enxergar, mas de repente surgiu um raio de luz e aquele homem viu e percebeu que estava lutando contra si mesmo. Para que o pecado não seja consumado, precisamos travar uma luta diária contra as nossas concupiscências carnais e os desejos mais vis.

GERA A MORTE. Qual é o resultado de se cair na tentação para cumprir o apetite desordenado da concupiscência? O fruto da prática do pecado é justamente a morte. E esta morte é a separação da vida, portanto, a separação de Deus. Esta morte pode ser a morte física, que atua na vida de todo ser humano por causa do pecado universal, pode ser a morte espiritual, onde a pessoa esta vivendo uma vida normal entre os seres humanos, mas está morta no espírito, porque não tem comunhão com o seu Criador, e isso é o que mais acontece. Por fim a morte eterna, que é a separação eterna da vida, da salvação e de Deus que é a fonte mesmo da vida eterna.

NÃO ERREIS, MEUS AMADOS IRMÃOS. Eis aqui o medicamento eficaz contra as nossas concupiscências e o pecado, que gera a morte. Não errar é não se deixar dominar pelos desejos carnais que nos levam a cair nas tentações. E este conselho do escritor Tiago é justamente para os servos de Deus, Judeus ou não da dispersão.

Tiago 1:14

Tiago 1:14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
MAS CADA UM. Neste ponto, o escritor fala sobre o pecado individual. Comumente o ser humano tenta arrumar desculpas para os seus deslizes, no entanto, cada um tem responsabilidade pelos seus atos. No primeiro caso de pecado lá no começo, o homem colocou a culpa sobre a mulher, Gênesis 3:12 -Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E a mulher por sua vez colocou a culpa sobre a serpente, Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Esta faceta humana tem sido recorrente em toda a história da humanidade. Uma tentativa do ser humano tentar se livrar de sua responsabilidade para com os seus atos. Todavia, as Escrituras falam sobre o livro individual que conta a vida de cada um (Apocalipse 21:12).

É TENTADO. Cada um é tentado. Ninguém está livre da tentação, ela vem na vida dos jovens, dos adultos e dos velhos também. A tentação é um teste difícil de suportar, uma vez que se torna em uma luta da própria pessoa consigo mesmo. Geralmente a tentação vem justamente no ponto de nossa maior fraqueza, e no nosso lado mais vulnerável de resistência. Comumente a tentação nos ataca com o objetivo de nos prejudicar em nossa comunhão com Deus, por isso se faz necessário ficarmos atentos, para distinguirmos o que é provação da parte de Deus e o que é tentação. Precisamos nos conhecer melhor a nós mesmos para descobrirmos os nossos pontos mais fracos, e fechar a porta para que nesta área não venhamos a cair na tentação.

QUANDO ATRAÍDO. Não é pecado ser tentado, o prejuízo estar justamente em cair na tentação e ceder em nossas fraquezas. Temos que ter consciência de que existem áreas mais vulneráveis de nossa vida por onde somos atraídos pelas nossas fraquezas. O escritor nos ensina de que existe uma força de atração, que podemos conjecturar que é muito forte, para nos levar a cair na tentação. Quase sempre aquilo que é o foco de nossas tentações é algo irresistível as forças humanas e aos desejos carnais. Não somos tentados naquilo que não gostamos, por isso que sempre vem às tentações justamente no ponto em que aparentemente é bom e nos provoca prazeres e satisfação momentânea. É preciso ser forte para resistir às tentações. E

ENGODADO. Uma faceta das tentações que nos sobrevêm é justamente para nos enganar. Humanamente falando, tudo aquilo que é proibido, se torna mais gostoso de ser praticado, porem, as consequências são amargosas e os prejuízos são grandes. Com a queda da raça humana, todas as pessoas tiveram sua natureza manchada e sua personalidade alterada, com isso o ser humano passou a ser vítima de si mesmo, porque seu apetite passou a ser propício ao que é errado. O egoísmo, o egocentrismo e o orgulho humano, leva a maioria das pessoas a acharem que são independentes para fazerem o que bem entendem e esse é o grande engano dos seres humanos.

PELA SUA PRÓPRIA CONCUPISCÊNCIA. O que nos leva a cair nas tentações são justamente as nossas próprias concupiscências. As concupiscências falam dos desejos mais promíscuos que dominam o ser humano. Levando a pessoa a pecar desavergonhadamente contra a sua própria alma. Concupiscência é carnalidade.

Tiago 1:13

Tiago 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
NINGUÉM. A tentação ao mal não vem de Deus, é o novo tema abordado pelo escritor. Tendo escrito que as provações da vida que temos que atravessar não são para o mal, nem para nosso prejuízo. Agora, Tiago fala de que as tentações, essas sim, são perigosas, porque não vem de Deus e sim do nosso inimigo, porque são para o mal. Além do mais, o autor deixa bem claro, que estas tentações vêm de nós mesmos e de nossas ambições pessoas. Desde a queda da raça humana que a síndrome do pecado passou a habitar na alma de todos, de forma que o livre arbítrio nos leva a sempre tomarmos decisões, ou para o bem ou para o mal. Seja a tentação externa ou interna, a decisão final é sempre de cada um de nós. Isso é livre arbítrio.

SENDO TENTADO, DIGA. Um exemplo claro de casos como este parafraseado pelo auto é o de Adão e Eva. Onde o nobre casal entrou em um dilema, no memento da tentação, onde por um lado, Deus havia dado um mandamento, por outro lado, veio o diabo e lançou uma proposta, no meio estava o ser humano, que podia rejeitar a oferta de satanás para fazer a vontade de Deus. O que aconteceu? O ser humano fracassou e com ele todos passaram a pecar voluntariamente contra os princípios divino. Ninguém esta livre da tentação e ela vêm para nos por no limite entre o bem o mal, cabe a nós optarmos pela vontade de Deus, que é boa, ou cedermos as tentações do inimigo, simplesmente para nosso prejuízo e distanciamento da presença de Deus.

DE DEUS SOU TENTADO. Ninguém diga que é tentado por Deus. O ser humano tem um vazio enorme dentro de se mesmo, que o torna insaciável. Nesta busca pelos interesses pessoas, sua medida nunca enche. Razão porque o ser humano está sempre querendo mais e com isso entra em muitas tentações e ciladas do diabo. Adão e Eva tinham tudo que precisavam ali diante de suas mãos, mas na primeira oportunidade de conquistar alguma coisa em excesso, quebrou a aliança de fidelidade com o Criador para satisfazer o ego pessoal. Foi o caso de Lúcifer, ele era um anjo de Deus, que tinha tudo, foi tentado pelo mal, desejou tomar o lugar de Deus e deu no que deu, foi expulso da presença do Criador, com prejuízos eternos.

PORQUE DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL. O Criador é o bem em essência. Nada que envolve o que é mal, tem parte com Deus. De forma que Deus não tenta a ninguém, com isso entende-se que a tentação não vem de Deus, mas do mal, e o mal é justamente a manifestação do diabo e os seus demônios, que é a personificação de toda espécie de males que há no mundo. As intervenções de Deus são por meio de provações, mas sempre para o bem e para nossa edificação e aperfeiçoamento. Já a tentação vem do diabo para nos fazer pecar contra a vontade de Deus, ou de nós mesmos, quando somos dominados pelos nossos interesses pessoas de querer mais do que precisamos ou somos. Deus não tem nenhuma associação com o mal.

E A NINGUÉM TENTA. Deus a ninguém tenta, até porque ele não precisa tentar a quem quer que seja, porque ele é Deus. O Criador não induz ninguém a tomar decisões para o que é errado, nem tenta a quem quer que seja para praticar pecados. A sua soberana vontade é que todo ser humano desfrute do bem, da luz e da bênção.

Tiago 1:12

Tiago 1:12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
BEM-AVENTURADO. Esta é uma palavra que predomina nas Sagradas Escrituras para descrever os que são felizes. São os que são favorecidos com as bênçãos de Deus e do sei reino. São os que alcançam os seus objetivos porque confiam no Deus que trabalha em prol dos que nele esperam. Estes são os vencedores em Cristo Jesus, porque podem contar sempre com o socorro que vem do alto. Jeremias 17:7 - Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Ser bem-aventurado é saber que nos momentos mais difíceis da vida podemos contar com um amigo de todas as horas e todas as circunstâncias. Ser bendito do Senhor é ter a certeza da vitória em Cristo Jesus. 1 Coríntios 15:57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Ser bem-aventurada é ter Deus na vida, e do seu lado.

O HOMEM QUE SUPORTA A TENTAÇÃO. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação. A tentação é diferente da provação biblicamente falando. As provações da vida, muitas vezes elas vêm da parte de Deus para nos aperfeiçoar em nossa caminhada no evangelho de Cristo, ou é permitida pelo Senhor para adquirirmos experiência de vida. Mas a tentação, de conformidade com o contexto bíblico vêm da parte do inimigo de nossas almas para nos tirar da presença de Deus. No entanto, o conselho do escritor é de que devemos suportar com paciência a tentação e não ceder diante das ofertas do inimigo. Existem pessoas e coisas que são influenciadas pelas forças do mal, que aparecem diante de nossas vidas como boas, mas o final e o resultado é nos afastar do nosso Deus. Porque os nossos pecados nos afasta de Deus.

PORQUE, QUANDO FOR APROVADO. O segredo para ser aprovado diante das tentações que nos sobrevém, a todo o momento, é ser aprovado, e ser aprovado e vencer as tentações. Vivemos entre duas forças opostas, onde de um lado está o nosso querido Deus, que é o bem em essência e a luz maior, mas do outro lado tem o diabo com os seus demônios, que é o mal em essência e as trevas mais densas. E desde que satanás foi expulso da presença de Deus, que ele busca trazer para junto de si, com os seus demônios, o maior número que puder de vidas humanas. Porque ele sabe que o seu final já está determinado no inferno e no lago de fogo, mas não quer ir sozinha, e a sua revolta contra Deus é para levar consigo as almas das pessoas para o sofrimento eterno. Por isso que ele tenta as pessoas para afastá-las de Deus.

RECEBERÁ A COROA DA VIDA. Quem vencer as tentações e for aprovado por Deus receberá a coroa da vida. Esta coroa da vida a qual se reporta o escritor diz respeito à vida eterna. É o premia por ter vivido na terra buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima. O verbo no futuro (receberá) nos fala da esperança de salvação em Cristo Jesus, o qual foi nos preparar lugar, mas que virá em breve para nos levar para si mesmo. E quando se fala sobre a coroa, está se falando da grande vitória dos salvos.

A QUAL O SENHOR TEM PROMETIDO AOS QUE O AMAM. É a promessa de Deus aos que vencerem as tentações, a coroa da vida. É a recompensa por ter suportado as tentações, e com resignação e renúncia fazer a boa e perfeita vontade de Deus.

Tiago 1:11

Tiago 1:11 - Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.
PORQUE SAI O SOL COM ARDOR. E continua o escritor usando suas palavras simbólicas para representar a brevidade da glória terrena das coisas matérias. Esta é uma alegoria referente ao profeta Isaías 40:6-8 - Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. O sol é um agente transmissor de vida, mas pelo próprio ciclo da natureza ele também é um consumidor daquilo que é transitório e passageiro. Este sol na vida dos ricos avarentos representa o desgaste natural da existência terrena dos homens sem Deus, que resumem sua felicidade às coisas materiais, e não a vida eterna.

E A ERVA SECA, E A SUA FLOR CAI. Certamente, tanto o profeta Isaías, quanto a ilustração feita pelo escritor desta carta, se refere às plantas ornamentais dos jardins com suas flores de beleza exuberante. Que no seu ciclo natural nasce, cresce e brota suas flores belíssimas. Mas chega o tempo de voltar a ser estrume da terra, e a erva seca. O ensino alegórico do texto nos transmite a mensagem que assim é a vida de todo ser humano. Um dia, nascemos, crescemos, e chega o momento de partir, e dai para frente o que será? Quando a erva seca, cai a sua flor. Isso fala dos ornamentos da vida e sobre aquilo sobre o que as pessoas se apoiam. Nesta reflexão do escritor as flores representam as riquezas injustas adquiridas pelos ricos avarentos. Assim como as flores um dia cai, assim são as riquezas matérias, quando o ser humano veste o palitó de madeira, não pode levar bens materiais. Só resta isso: O pó volte ao pó.

E A FORMOSA APARÊNCIA DO SEU ASPECTO PERECE. Agora, o escritor fala da beleza das flores e diz o que acontece quando a erva seca e sua flor cai. E a formosa aparência do seu aspecto perece. Realmente tem flores que é a coisa mais linda que se possa imaginar. Uma das coisas mais lindas da natureza é um jardim de plantas ornamentais com suas belas flores. Todavia, seja qual for a beleza das flores, elas têm vida curta e mais sedo ou mais tarde vai murchar, secar e cair. Assim é a vida dos que só valorizam as coisas materiais, Por mais rico que seja, um dia vai ter que partir da terra para uma outra dimensão da existência e toda riqueza perde o seu valor. Quem busca as coisas que são de cima, está guardando o seu tesouro para a vida eterna.

ASSIM SE MURCHARÁ TAMBÉM O RICO. As Escrituras não são contra as pessoas terem bens materiais, o que a palavra de Deus aconselha é que as pessoas não devem por sua confiança nas riquezas. Porque um dia, quando chegar o momento de partir para a eternidade, tudo fica para traz e a pessoa não pode levar nado do que possui. O mais importante, é fazer um tesouro para a vida eterna com Cristo Jesus.

EM SEUS CAMINHOS. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? As riquezas materiais bem administrada para glória de Deus é uma bênção. Mas, quando adquirida injustamente e colocada acima do reino de Deus é uma maldição. Isso porque diz as Sagradas Escrituras que, o dinheiro é a raiz de todos os males.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...