terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:8

Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
TODAVIA, SE CUMPRIRDES. Nos textos anteriores o apóstolo vinha acusando os ricos opressores e inimigos do cristianismo, de levarem os cristãos aos tribunais com o intuito de condena-los perante as regras das religiões e as leis romanas. Todavia, ele esperava que os líderes para os quais ele estava escrevendo fossem cumpridores das leis de Deus, tanto aquelas que estavam na legislação mosaica, quanto as novas ordenanças conforme a nova dispensação da graça, proposta por Deus em Cristo Jesus.

CONFORME AS ESCRITURAS. Estas Escrituras sobre as quais o autor se reporta dizem respeito a todos os Escritos, além é claro das tradições orais, do judaísmo e do cristianismo. Certamente seu pensamento se lembra das Sagradas Escrituras dos judeus, aquelas que faziam parte dos Cânons, (porque quando Cristo veio havia três), bem como tudo aquilo que já havia escrito sobre o evangelho da nova dispensação da graça. Tais Escrituras tinham uma importância fundamental para os judeus e os cristãos.

A LEI REAL. É bem provável que o escritor se refira a duas coisas muito importantes para os seus leitores. Em um momento, seu pensamento pode estar se reportando a legislação mosaica com todas as suas regras, estatutos e mandamentos. Por outro lado, ele direciona seus leitores a essência mesmo do evangelho de Cristo, que tem como força motivadora a prática do amor fraternal. Todas as Sagradas Escrituras tem um objetivo forte que é fazer com que os seres humanos amem uns aos outros.

AMARÁS. “O amor” que é conforme a vontade de Deus deve ser praticado em três direções. Os conjugues devem se amar da forma mais intensa e pura que for possível, bem como os familiares de um modo em geral. A lei real de Cristo também nos ensina que devemos amar ao nosso semelhante como a nós mesmos. E acima de tudo, devemos amar a Deus mais que qualquer coisa, com toda a nossa alma, com todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças.

A TEU PRÓXIMO. Amarás ao teu próximo. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo e tudo que envolve a nossa comunhão cristã para a nova dispensação da graça. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Os líderes religiosos para os quais o apóstolo estava escrevendo estavam negando o segundo mandamento da lei de Cristo, ao fazerem acepção pessoas, desprezando os mais humildes e pobres.

COMO A TI MESMO. Sempre estamos querendo o melhor para nós mesmos e lutamos com todas as nossas forças para alcançarmos os nossos melhores objetivos e planos. Da mesma forma, devemos sempre estarmos envolvidos em boas ações e atos para proporcionarmos o bem do nosso semelhante, porque esta é a vontade de Deus e a lei de Cristo.

BEM FAZEIS. Os ensinos do escritor são para que os seus leitores possam viver da melhor maneira possível em sociedade, seja no meio da irmandade ou onde estiverem na coletividade. E somente considerando ao próximo e o respeitando como a si mesmo é que alguém pode desfrutar de comunhão cristã com o seu semelhante e com todos.

Tiago 2:6-7

Tiago 2:6-7 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
MAS VÓS DESONRASTES O POBRE. O escritor faz uma acusação grave sobre os líderes religiosos que fazem acepção de pessoas nas reuniões, quando enchem a bola dos mais ricos e dos que ocupam posições de destaque ou influencias dentro da comunidade religiosa em detrimento aos mais simples e humildes do povo. Por causa de interesses pessoas e no exercício do comercio da fé, muitos põem os ricos lá em cima e humilham ou desprezam os que são desprovidos de condições financeiras.

PORVENTURA NÃO VOS OPRIMEM. Na época em que esta epístola foi escrita, as grandes massas dos seguidores do cristianismo eram pessoas humildes da sociedade que eram oprimidas pelos mais ricos, pelas autoridades romanas e pelos poderosos líderes das religiões pagãs. A maioria dos cristãos primitivos tiveram que ser perseguidos e humilhados por estes dominadores políticos ou religiosos, em que eram confiscados os seus bens, depois eram presos e até mortos por seguirem a Jesus.

OS RICOS. Estes ricos aos quais se refere o apóstolo dizem respeito aos poderosos financeiramente, bem como todos os senhores de escravos que maltratavam os seus servos e escravos para tirarem proveito financeiro dos mesmos. Como também eram as autoridades romanas, que gozavam dos privilégios da corte para explorarem os súditos e vassalos do império com altos impostos e uma carga tributária insuportável. Por fim, estes ricos também eram os enganadores líderes das falsas religiões heréticas.

E NÃO VOS ARRASTAM AOS TRIBUNAIS. Nesta época, praticamente todos os cristãos tinham que ser submetidos aos tribunais religiosos e da justiça imperial por questões meramente religiosas. O fato de alguém confessar pertencer ao cristianismo, já era motivo para os inimigos do povo de Cristo perseguir os novos convertidos. Os líderes do judaísmo e das demais religiões que eram contra o surgimento do cristianismo, por qualquer motivo levava os seguidores do evangelho aos tribunais do império romano.

PORVENTURA NÃO BLASFEMAM ELES. Além de matarem o Senhor Jesus, os opositores do cristianismo faziam de tudo para profanarem tudo que dizia respeito as coisas que envolviam a nova religião fundada pelo Senhor Jesus. Os judaizantes, os gnósticos e os falsos líderes das seitas heréticas pagãs, nutriam um ódio implacável contra Jesus e contra o cristianismo, ao ponto de blasfemarem contra tudo que Cristo ensinou, e contra tudo que envolvia a nova dispensação da graça.

O BOM NOME. Este bom nome sobre o qual o autor se refere diz respeito ao nome de Jesus Cristo. A condenação pela cruz e a morte de Cristo foi uma investida do império das trevas contra o nome que é sobre todo o nome, que é o nome de “Jesus”.

QUE SOBRE VÓS FOI INVOCADO. O diabo com os seus demônios usaram muitas autoridades religiosas e políticas para tentar apagar o bom nome de Jesus do coração das pessoas. Cada religião antiga, nesta época, tinha as suas próprias falsas divindades e não permitia que o nome de Jesus fosse invocado pelos seus prosélitos.

Tiago 2:5

Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
OUVI, MEUS AMADOS IRMÃO. Na realidade o autor estava escrevendo e não falando ou pregando, porem, ele se ver diante de uma multidão a pregar estas verdades importantes sobre as doutrinas cristãs, que expressam a vontade de Deus para o seu povo. O escritor demonstra o seu carinho para com os seus leitores ao trata-los de meus amados. Quando o apóstolo chama os seus leitores de irmãos, é porque esta era uma tradição dos judeus, que passou a ser também usada pelos cristãos.

PORVENTURA NÃO ESCOLHEU DEUS. Falar sobre a escolha de Deus é a mesma coisas que ensinar sobre a predestinação bíblica (Efésios 1:4-6). O próprio Jesus falou e disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeei (João 15:16). Primeiro o Senhor nos conheceu de antemão, e aos que conheceu, a estes predestinou, e aos que predestinou a estes também justificou, e aos que justificou a estas também glorificou. Tudo isto aponta para uma ação positiva da parte de Deus.

AOS POBRES. Às vezes esta palavra “pobre” dentro das Sagradas Escrituras fala sobre os humildes e simples da sociedade e não somente sobre os desprovidos de poder econômico. Isso quer dizer-nos o texto que Deus escolheu os simples e humildes deste mundo para viverem pela fé. O ser humano em geral é complicado, porque quando está vivendo bem se esquece de Deus, mas quando está passando por dificuldades se lembra de Deus. Por isso que a maioria dos que servem a Deus são pobres.

DESTE MUNDO. Infelizmente a sociedade está dividida entre ricos e pobres, entre aqueles que se dão bem na vida economicamente e aqueles que todos os dias têm que enfrentarem a lei da sobrevivência. Como diz um ditado popular: a grande maioria tem que matar um leão a cada dia para continuar vivo. E percebe-se na prática que os mais sofredores são aqueles que justamente fazem a opção em buscarem o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Porque dos pobres é o reino de Deus.

PARA SEREM RICOS NA FÉ. Por que os pobres são chamados para serem ricos na fé? Não é preciso ser muito inteligente para se descobrir esta verdade. A realidade é que os mais pobres da sociedade quase sempre estão enfrentando dificuldades na vida e não tem a quem recorrer, senão exercer a sua fé e confiança nas providências de Deus. Os ricos buscam soluções para seus problemas por meio do dinheiro. Já o pobre, como não tem dinheiro, tem que esperar um milagre acontecer em seu favor.

E HERDEIROS DO REINO. Na nova aliança de Deus com a humanidade requer-se do ser humano e exercício da sua fé na obra perfeita de redenção já realizada por Cristo Jesus. Como os mais pobres, que recorrem a Deus em suas necessidades, exercem a sua fé no Deus Todo-poderoso, essa mesma fé proporciona aos tais a vida eterna.

QUE PROMETEU AOS QUE O AMAM? O primeiro mandamento da lei de Cristo é justamente amar a Deus acima de qualquer coisa (Mateus 12:30). Quem ama a Deus mais do que as coisas materiais e deste mundo, passa a ser herdeiro do reino de Deus.

Tiago 2:4

Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
PORVENTURA. Se um líder religioso ou um dirigente de culto se comportar tal como apontou a autor no texto anterior, porventura ele não praticou acepção de pessoas, que nos dias de hoje isso é chamado de discriminação, o que a lei vigente de alguns países chama de crime. Quem estiver na frente de um trabalho não pode nem deve tratar com privilégios alguém, simplesmente porque esta pessoa possui riquezas materiais, ao mesmo tempo discriminar outro porque é pobre economicamente.

NÃO FIZESTES. Como esta é uma das epístolas universais, não podemos afirmar que o escritor tivesse alguém em mente, como se conhecesse o caso pessoalmente. Mas podemos conjecturar que o autor tinha certeza de que casos desta natureza aconteciam na igreja primitiva e que acontece também nos dias de hoje. Em que alguns líderes religiosos recebem bem na igreja alguém que tem poder financeiro, enquanto despreza outros porque são pessoas simples e não possuem dinheiro.

DISTINÇÃO. O que temos aqui é: Porventura não fizestes acepção de pessoas? É bom lembrar que Tiago era a autoridade eclesiástica principal, neste tempo, da igreja cristã de Jerusalém. Portanto, ele tinha respaldo o suficiente para fazer esta assertiva a qualquer outra autoridade religiosa, seja do cristianismo ou do judaísmo. Com isso, podemos pensar que nos trabalhos que ele dirigia e nas igrejas por ele supervisionadas não era permitido fazer distinção das pessoas pela sua classe social.

ENTRE VÓS MESMOS. Se a advertência é dirigida a um líder principal de uma sinagoga judaica, o apóstolo conhecia bem os costumes dos judeus, que não se permitia tratar um seguidor do judaísmo em detrimento de outro. Se a exortação é direcionada a um líder do cristianismo, isso é que não podia acontecer, até porque o cristianismo tem como base a prática do amor fraternal, tese essa que não é permitido se fazer discriminação de quem quer que seja, seja uma pessoa rica, ou seja ela pobre.

E NÃO VOS FIZESTES. Qualquer líder de uma religião que faz acepção de pessoas está fora da vontade de Deus, uma vez que, o próprio Deus não faz esse tipo de Coisa (Romanos 2:11). Deus trata os seres humanos com o bem e da melhor maneira possível. Da mesma forma, o querer do Criador é que nós, seres humanos consideremos a todos de igual modo, sem privilégios para uns nem descriminação para outros. O valor de alguém não pode ser determinado pelo que ela tem de riqueza.

JUÍZES. Ninguém tem o direito de se por como juiz e praticar injustiça. Quando alguém trata um pobre com desprezo pela sua condição social, está afrontando a justiça de Deus, ele que não faz acepção de pessoa. Se colocar na posição de juiz neste caso e querer estar acima do bem e do mal. É se achar o rei da cocada preta e Deus não aceita este tipo de coisa.

DE MAUS PENSAMENTOS? Espera-se de um líder religioso, que ele não seja preconceituoso no tocante a tratar as pessoas pela sua condição social. Na igreja de Cristo, os mais bem sucedidos economicamente não são melhores do que os de menores condições econômicas. Somos todos servos de Deus e irmãos uns dos outros.

sábado, 31 de outubro de 2015

Tiago 2:3

Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado.
E ATENDERDES PARA. Certamente o autor mira do principal da sinagoga judaica ou no dirigente das reuniões, se o seu pensamento está focado em um ajuntamento de judeus convertidos ao cristianismo. O intuito do escritor é combater aqueles líderes que fazem acepção de pessoas, e que põem em destaque aqueles que possuem mais condições financeiras ou que ocupam cargos importantes, em detrimento dos mais humildes e pobres economicamente. O líder que age assim não agrada a Deus.

O QUE TRAZ O TRAJE PRECIOSO. O evangelho nos ensina que Deus não faz acepção de pessoas. De forma que na igreja de Cristo, aquele que está dirigindo o trabalho do Senhor (Se é que o trabalho é de fato do Senhor) não pode dar prioridade aquelas pessoas que se vestem melhor do que os outros, porque são mais ricas economicamente ou porque ocupam posições de destaque perante a igreja. Infelizmente esta é uma dura realidade no meio das igrejas nos dias de hoje.

E LHE DISSERDES: ASSENTA-TE TU AQUI. Percebe-se que o apóstolo não poupa aqueles que fazem na igreja distinção dentre ricos e pobres, entre os humildes servos de Cristo e aqueles que têm funções elevadas na hierarquia da igreja. Ver-se na prática que, os primeiros lugares nos assentos das igrejas estão ocupados pelos que se acham dono do pedaço. Quem tem vez e vos são justamente aqueles que dão mais, e os primeiros lugares são ocupados pelos que pagam mais e se vestem melhor.

NUM LUGAR DE HONRA. A questão da acepção de pessoas dentro das igrejas é algo terrível, porque desonram aqueles que por méritos deviam ser honrados e colocam em destaque aqueles que são na realidade reprovados por Deus, mas aplaudidos pelos homens. Quando um rico ou que se acha poderoso da sociedade visita a igreja, o que esta a frente do culto o coloca em evidência com palavras de bajulação, mesmo que seja um prostituto e profano. Enquanto que, os servos de Deus são desprezados.

E DISSERDES AO POBRE. Chega o rico, o que ocupa lugar de destaque perante a sociedade e é exaltado pelos líderes cristãos. Mas, quando chega ao culto alguém que é pobre economicamente, mal é notado pelos principais da congregação. O dirigente de culto que age desta forma está fazendo acepção de pessoas, o que o texto reprova e principalmente o dono da igreja, que é Deus. O Senhor não se agrada disto.

TU, FICA AÍ EM PÉ. Essa é uma expressão usada pelo autor para representar o desprezo que é dado àqueles mais humildes que fazem parte do rebanho de Deus ou aqueles que fazem parte da sociedade, mas que são cidadãos comuns. Os mais simples do povo são descriminados até mesmo onde não devia que é na igreja de Deus. Fazer acepção de pessoas desta forma é não dá o devido valor ao ser humano.

OU ASSENTA-TE ABAIXO DO MEU ESTRADO. Já esta forma de apresentação aos que são mais humildes (visitantes ou mesmo membros do corpo de Cristo) representa a desvalorização da pessoa, seja quem for, pela sua posição social. O escritor usa tais expressões para proibir qualquer tipo de discriminação nos cultos, uma vez que diante de Deus, o valor de uma pessoa não é determinado pelo que ela possui.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 2:2

Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje.
PORQUE, SE NO VOSSO AJUNTAMENTO. O autor termina o texto anterior escrevendo sobre acepção de pessoas, que é fazer distinção de classe social, que na nossa linguagem de hoje é a mesma coisa que praticar preconceito. Para exemplificar isso na prática, o apóstolo se reporta sobre as reuniões feitas pela igreja de Cristo, que eram feitas de casa em casa, principalmente em Israel, que tinha o controle religioso do judaísmo, com total apoio de Roma, que não permitia construir templos cristãos.

ENTRAR ALGUM HOMEM. O autor se refere aos visitantes ilustres ou não, que porventura fizesse uma visita às reuniões feitas pela igreja do Senhor Jesus. Como o autor estava escrevendo para judeus, também pode se referir as reuniões realizadas nas sinagogas judaicas. Seja como for, tais visitantes, sejam eles quem for, nem podem receber mais privilégios nem serem descriminados, no caso dos menos afortunados. Neste caso, fazer acepção de pessoas não deveria acontecer jamais.

COM ANEL. No tempo em que esta epístola foi escrita, os mais ricos da sociedade ou os mais conceituados perante o povo eram identificados por suas vestes ou pelo valor do anel que portava no seu dedo. A título de hoje não é diferente, os mais ricos são identificados pelo poder que possuem ou pela influencia que exercem perante a sociedade. Na época, o anel também representava a posição eclesiástica que alguém ocupava, como hoje representa o cargo ou posição que alguém pode ocupar e exerce.

DE OURO NO DEDO. Sempre foram os mais variados tipos de metais usados na fabricação dos anéis usados pelas mais variadas classes sociais. O que determinava a posição social que um cidadão ocupava na sociedade ou na religião era justamente o tipo de material utilizado na fabricação do seu anel. Os mais pobres usavam anéis de prata, os de classe média usavam anéis de cobre e os mais ricos usavam anéis de ouro. Nos dias de hoje, são as credencias quem destacam os mais poderosos nas religiões.

COM TRAJES PRECIOSOS. Na época da igreja primitiva, uma outra forma de identificar os que ocupavam destaque na sociedade e nos meios da religiosidade era justamente os trajes que alguém usava para se vestir e se apresentar. Roupas de tecidos raros e preciosos, com ornamentos que diferenciavam do povo comum. A título de hoje não é diferente, se usam ternos caros e importados com gravatas de tecidos especiais para se destacarem nas reuniões, como se fosse desfile de modas e demonstração de poder.

E ENTRAR TAMBÉM ALGUM POBRE. Na mesma reunião ou ajuntamento sobre o qual o escritor trata, onde tem lá os que se destacam pelos seus anéis, que representam as posições de destaques ou com seus preciosos trajes, que representa a influência que alguém exerce. Também entra um pobrezinho com seus trajes sórdidos ou roupas de baixo valor econômico. Qual deve ser o tratamento dado a este?

COM SÓRDIDO TRAJE. Tive um amigo, há algum tempo atrás, que sempre se vestia bem, e lhe perguntei: qual o segredo de sempre estar bem vestido? Ele me respondeu: Quem se veste bem, o mundo trata melhor! E isso é fato. O apóstolo combate a acepção de pessoas, não permitindo que os seus leitores tratem com descriminação os que são pobres economicamente ou os que por sua simplicidade não se destacam nem ocupam posições elevadas perante a sociedade ou a religião da qual faz parte.

Tiago 2:1

Tiago 2:1 - Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
MEUS IRMÃS. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade que os homens mais primitivos se consideravam irmãos uns dos outros, porque sabem que em Adão e Eva são encontrados o tronco inicial da raça humana. Já os judeus (para quem Tiago estava escrevendo) se consideravam irmãos, porque diziam pertencerem aos mesmos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. No tocante aos cristãos, todos se consideram irmãos porque em Cristo Jesus, somos todos filhos de Deus (João 1:11-12).

NÃO TENHAIS. Assim como a legislação mosaica está repleta de proibições e regras, e como Tiago era um judeu convertido ao cristianismo, e porque também ele estava escrevendo para os judeus da dispersão, convertidos ao cristianismo ou não, o autor também tem por costume impor aos seus leitores proibições e regras. Estamos estudando uma das cartas do Novo Testamento mais complexa porque se faz necessário conhecer bem quem estava escrevendo e para quem estava escrevendo.

A FÉ. Existe a fé natural que é exercida até mesmo pelos mais incrédulos da sociedade, que é aquela fé baseada nos sentidos humanos e nas razões de ser. Existe a fé conforme o pensamento judaico, que é aquela fé confirmada pela obediência aos preceitos da legislação mosaica, quando alguém segue esta fé, ele barganha com Deus cobrando e exigindo o cumprimento da palavra proposta. E existe a fé cristã, sobre a qual o autor se refere, como sendo aquela fé necessária para agradar a Deus.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio do Messias de Deus já era destacado antes mesmo de sua vinda a este mundo, conforme se pode ler em Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. E isso é confirmado no Novo Testamento em Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o “Senhor”, para glória de Deus Pai.

JESUS CRISTO. Também conhecido como Jesus de Nazaré, o filho de Davi, conforme a descendência da tribo de Judá. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e significa “Salvador da humanidade” Este nome é uma transliteração do nome de Josué. Já o sobrenome Cristo, quer dizer: Enviado de Deus ou ungido de Deus Pai. A palavra “Cristo” tem um significado muito mais abrangente do que se possa imaginar, porque envolve a missão do Messias de Deus para redimir a humanidade perdida.

SENHOR DA GLÓRIA. Cristo cumpriu com sucesso sua missão determinada pelo Pai, foi exaltado soberanamente pelo Deus Todo-poderoso, está assentado a destra da majestade celestial como Rei dos reis e Senhor dos Senhores, por isso é o “Senhor da glória”. Isso nos ensina sobre a superioridade do Filho de Deus sobre toda a criação.

EM ACEPÇÃO DE PESSOAS. Um judeu escrevendo para os judeus seguidores da legislação mosaica ou do cristianismo. O povo judeu sempre se acharam pessoas superiores aos gentios, porque se gabavam de ser o povo da aliança com Deus. No entanto, a nova dispensação quebrou essa regra, sem acepção de pessoas ou povos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...