segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 João 3:1

1 João 3:1 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
VEDE QUAL GRANDE AMOR. No capítulo anterior o escritor aponta para o conhecimento por meio da sabedoria e da unção que os seus leitores tinham para reconhecer em Cristo Jesus, a vontade de Deus, mediante a nova dispensação da graça. Agora, ele aponta para a visão dos irmãos, a fim de que vejam por tudo que Deus tem feito, que a sua graça salvadora chegou de forma abundante a todos os seguidores do Senhor Jesus, porque o amor do Pai esta derramado de forma plena sobre todos.

NOS TEM CONCEDIDO O PAI. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. A vinda do Messias de Deus para ser sacrificado em lugar dos seus servos foi a manifestação palpável e visível do grande amor de Deus. Amor esse que fez com que o Cordeiro de Deus servisse de expiação e propiciação em lugar dos pecadores. Este amor que constrangeu ao Pai a aceitar a paz por meio da reconciliação.

QUE FÔSSEMOS CHAMADOS. Foi efetivamente o efeito deste tão grande amor de Deus, que atraiu para si a igreja remida de Cristo Jesus. Antes da manifestação deste amor pela humanidade, Jesus Cristo, as pessoas cada vez mais se afastavam do Criador, porque uma força de repulsa era quem funcionava. Com a manifestação do amor de Deus, em Jesus Cristo, uma força de atração passou a chamar para junto do Pai, todos aqueles que fazem parte da igreja remida e amada de Cristo Jesus, sua noiva querida.

FILHOS DE DEUS. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, agora, são chamados filhos de Deus. João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Ser filho de Deus não é para quem quer, mas sim, para quem é chamado, nem todos são filhos de Deus, diz a palavra.

POR ISSO QUE O MUNDO. Certamente, o autor se refere ao mundo como um sistema materialista com seus conceitos profanos, totalmente diferente dos conceitos de espiritualidade. Como também podemos conjecturar que o apóstolo escreve sobre o mundo dos homens, com suas ideologias voltadas e programadas para as coisas desta vida, para as concupiscências da carne e a soberba deste mundo, com suas implicações.

NÃO NOS CONHECE. O evangelho nos declara que somos peregrinos e forasteiros nesta terra, porque buscamos as coisas do reino de Deus e as que são de cima, não as coisas desta vida, nem os conceitos humanos. Por isso que, o mundo nos aborrece, isso porque não corremos conforme o curso normal das coisas terrenas, nem materiais.

PORQUE NÃO O CONHECE A ELE. O mesmo escritor, escrevendo em seu evangelho, diz o seguinte: João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Nem os Judeus e nem os incrédulos reconhecem a Cristo, como sendo o Messias, enviado por Deus como Salvador.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

1 João 2:29

1 João 2:29 - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
SE SABEIS. O conhecimento era a gnoses dos falsos mestres das filosofias religiosas, dos gregos daquela época, que andavam rondando a comunidade cristã, com o objetivo de confundir a mente dos cristãos de pouca fé, principalmente os novos convertidos. O apóstolo questiona as convicções dos seus leitores, se eles não estavam afetados com as filosofias do engano. Quando na realidade sua esperança, era de que todos tivessem mesmo era tomados e cheios do verdadeiro conhecimento, a respeito do Cristo de Deus.

QUE ELE. O apóstolo se refere neste pronome, a pessoa bendita do Messias de Deus, ele que antes mesmo de sua manifestação já era chamado de justiça de Deus, e o Novo Testamento confirma o chamando de Nossa Justiça. Ele era o Emanuel, ou seja, Deus em sua epifania entre os homens, Deus entre os homens. O mesmo Jesus de Nazaré, que tomou a forma de homem, para por meio do seu sacrifício de amor, resgatar os homens pecadores para Deus, estabelecendo a paz, por meio da reconciliação e graça.

É JUSTO. Podemos analisar esta colocação feita pelo autor de algumas formas: No tempo da lei, o justo era todo aquele que cumpria os requisitos requeridos pela legislação judaica. Na nova dispensação da graça, o justo é aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador e passa a ser justificado gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Para o mundo, ser justo é fazer o bem a todos. Cristo é classificado de justo, porque ele cumpriu todos os requisitos dos planos, propósitos e vontades de Deus.

SABEIS QUE. Agora, o escritor fala do verdadeiro conhecimento, e não do falso conhecimento transmitido pelos enganadores mestres gnósticos, que por meio do engano filosófico da religiosidade tentavam enganar os cristãos duvidosos e de pouca fé. O verdadeiro conhecimento está contido nas profecias messiânicas proferidas pelos profetas de Deus da velha dispensação, e que foram confirmadas com a vinda do Messias de Deus, e com tudo que envolve a nova dispensação da graça, mediante as boas novas do evangelho.

TODO AQUELE QUE. O apóstolo se refere a todos aqueles que aceitaram a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e que tiveram o privilégio de nascer de novo para uma nova vida em Cristo Jesus, mediante a regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus. Estes mesmos que passaram a acreditar na mensagem do evangelho, como sendo a nova legislação de Cristo, com a proposta de um novo tempo, uma nova dispensação.

PRATICA A JUSTIÇA. Neste caso, praticar a justiça é passar a viver de acordo com a nova proposta ou plano de Deus mediante a legislação de Cristo. Praticar a justiça é exercer a fé na obra perfeita de Cristo em prol de sua igreja. Todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo, são envolvidos na prática da justiça, não humana, mas sim de Deus em Cristo Jesus.

É NASCIDO DELE. Este nascimento sobre o qual se refere o autor, não diz respeito ao nascimento conforme a vontade dos homens, mas sim, o novo nascimento, ou nascimento de cima. Este nascimento em Cristo começa com um verdadeiro arrependimento, passando pela transformação de vida e pela regeneração espiritual. E isso é obra do Espírito de Deus.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

1 João 2:28

1 João 2: 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
E AGORA, FILHINHOS. O autor demonstra sua preocupação com a permanência dos servos de Cristo nos caminhos do evangelho, isso porque o tempo era de muitas perseguições, até porque o período da igreja primitiva foi a época mais difícil para alguém confessar o nome de Cristo como Senhor e Salvador. Este tratamento carinhoso e fraternal pelo qual se dirige aos seus leitores, João comprova mais uma vez que era o apóstolo mais amoroso de todos, é tanto que ele é conhecido como o apóstolo do amor.

PERMANECEI NELE. Assim como muitas pessoas estavam a todo o momento entregando suas vidas aos cuidados de Cristo, ao contrário disto, outros tantos estavam percorrendo o caminho inverso, negando sua fé e se desviando do evangelho. O conselho do apóstolo foi de que, os seus leitores não deixassem os caminhos do Senhor, mas que permanecessem em Cristo. E permanecer em Cristo é além de aceitá-lo como Senhor e Salvador, continuar seguindo as regras estabelecidas pelas boas novas do evangelho.

PARA QUE, QUANDO ELE. Os conselhos de João nesta carta e nos seus demais escritos do Novo Testamento, não eram algo vago ou sem finalidades e objetivos, pelo contrário, seus ensinos direcionam os seus leitores a focarem seus corações e almas na salvação e vida eterna, o que para todos seria confirmada na vinda de Cristo para buscar a sua igreja. O pronome “ele” se refere a Cristo Jesus, ele que prometeu voltar para levar os seus para si mesmo, o que a igreja primitiva esperava que, a qualquer momento acontecesse.

SE MANIFESTAR. Um pouco antes, João escreveu sobre a manifestação do anticristo na terra, que se dará justamente com a saída da igreja deste planeta, para ir morar nas mansões celestiais, em que este opositor de Cristo reinará sobre a terra durante sete anos, mas que por fim será desmascarado pelo Senhor Jesus. Todavia, agora, por meio desta frase, o apóstolo se reporta a manifestação de Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja, que ele remiu com o seu sacrifício de amor, porque ele é o Cordeiro de Deus.

TENHAMOS CONFIANÇA. Muitos dos que neste momento da igreja primitiva estavam sendo usados pelas trevas e pelo mau para fazerem oposição ao cristianismo e a igreja do Senhor Jesus, um pouco antes eram aqueles que se diziam também cristãos, mas que apostataram da fé. No entanto, os leitores de João estavam firmes na fé, cheios de confiança que seriam salvos pelo arrebatamento, porque esta era a grande esperança.

E NÃO SEJAMOS CONFUNDIDOS POR ELE. Ser confundido neste caso é não ser digno de participar do arrebatamento da igreja, assim como aqueles que apostataram da sua fé, já não tinham mais confiança nem esperança de que seriam participantes do arrebatamento. A volta de Cristo para buscar a sua igreja, e levar para si os seus remidos, funciona como um tipo de julgamento ou tribunal de salvação ou reprovação.

NA SUA VINDA. A igreja primitiva vivia sob a expectativa da volta eminente do seu Cristo, para efetuar o arrebatamento. O próprio Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos de que voltaria para levar para si mesmo os seus seguidores e remidos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

1 João 2:27.

1 João 2:27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
E A UNÇÃO QUE VÓS RECEBESTES DELE. Esta unção, da qual se refere o apóstolo, diz respeito ao batismo espiritual, com o poder e a presença majestosa do Espírito Santo na vida dos que nasceram de cima, para uma nova vida em Cristo Jesus. Os leitores de João já haviam recebido a influencia convencedora do Espírito de Deus em suas vidas, como algo muito mais especial do que os falsos ensinos transmitidos pelos opositores do evangelho. Cristo prometeu enviar o Consolador amado, e assim ele fez com sua igreja.

FICA EM VÓS. Quando o Espírito Santo é derramado sobre a vida de uma nova criatura em Cristo Jesus, ele passa a habitar dentro do remido como se fosse sua casa ou habitação permanente, e sua presença é que produz firmeza e convicção na fé. Essa presença marcante do Paráclito Divino é que põe um divisor de águas entre a vida velha e o novo estilo de vida daqueles que buscam o reino dos céus e as coisas que são de cima. Cristo Jesus, como Rei dos reis e Senhor de tal vida, toma posse pelo Espírito de Deus.

E NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE. De forma frenética, os inimigos do evangelho percorriam todas as partes, aonde o cristianismo já havia chegado, na tentativa de inverter a situação, procurando confundir a mente dos servos de Deus, de que Jesus não era o Messias prometido por Deus. Todavia, o Espírito de Deus era mais forte do que os falsos ensinos das heresias pagãs, ele já havia convencido aos discípulos de Cristo, de que o evangelho das boas novas é a verdade última de Deus.

MAS COMO A SUA UNÇÃO VOS ENSINA TODAS AS COISAS. Todos os profetas de Deus, o próprio Senhor Jesus, e agora, os líderes do cristianismo, foram todos usados pelo Espírito Santo para transmitirem a palavra de Deus. O Espírito do Senhor é na realidade o grande professor dos ensinos divino, e como tal, ele busca implantar na alma dos convertidos e regenerados pelo poder do evangelho, a vontade de Deus, de conformidade com os seus planos. O Espírito Santo transmite a unção e o poder de Deus para a igreja de Cristo.

E É VERDADEIRA, E NÃO É MENTIROSA. O evangelho nos ensina de que o Espírito de Deus é quem nos guia, e a direção que ele dá ao servo de Cristo é que se faça em tudo a vontade do Pai. Essa direção do Espírito Santo é diferente dos ensinos mentirosos dos judaizantes dos falsos mestres gnósticos e das heresias transmitidas pelos líderes das religiões pagãs. Esta verdade da unção recebida é a luz divina, que resgada das trevas.

COMO ELA VOS ENSINOU. Cristo quando estava com seus discípulos, ele próprio cuidava em ensinar o evangelho aos seus seguidores. E quando ele subiu ao céu, enviou o Espírito de Deus para dar continuidade a sua obra na vida dos que passaram a fazer parte de sua igreja remida. Portanto desde o pentecostes que ele guiava a igreja de Cristo.

ASSIM NELE PERMANECEREIS. O papel do Espírito Santo na existência da igreja de Cristo é indispensável, até porque é ele quem está preparando a igreja para o dia glorioso do arrebatamento. A igreja de Cristo só sobreviveu, porque contava com sua presença.

1 João 2:25-26

1 João 2:25-26 - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
E ESTA É A PROMESSA. O Criador de todas as coisas, na sua infinita sabedoria trabalha de forma organizada, e nada do que acontece, sejam coisas importantes ou aparentemente insignificantes, foge do seu controle. A palavra do Senhor garante que, o Senhor não fará nada, sem que antes revele os seus mistérios aos seus servos. Desta forma, ele faz primeiro a sua promessa, e como ele é fiel naquilo que diz, ele mesmo cuida de cumprir o prometido, no seu tempo, para demonstrar a sua perfeita fidelidade.

QUE ELE. Este pronome, tanto cabe a Deus Pai, quanto a Deus Filho, porque aquilo que o Velho Testamento diz a respeito do Deus de Israel, o Novo Testamento confirma sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo. As profecias escatológicas que o Deus de Jacó falou por meio dos seus profetas, elas se cumpriram ou hão de se cumprirem no cronograma das realizações de Deus. E o Senhor fez a sua epifania, por meio de seu Filho Jesus, que era o Verbo de Deus, para por meio do seu evangelho falar aos homens sobre suas promessas.

NOS FEZ. Conforme deixou registrado o escritor aos (Hebreus 1:1), Deus falou de muitas maneiras aos pais pelos profetas, mas a nós, falou nestes últimos dia pelo seu próprio Filho. A vinda e manifestação do Messias de Deus, como sendo o Emanuel, ou Seja, Deus entre os homens tinham causas e objetivos bem definidos. A grande maioria dos seres humanos nascem, crescem e morrem, mas nem descobrem o que vieram fazer neste mundo. No entanto, o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, não veio ao mundo por um acaso.

A VIDA ETERNA. O escritor nos revela nesta frase o importantíssimo alvo, já alcançado por Deus, mediante seu Filho Jesus, quando ele projetou, a redenção da igreja, realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus fez esta promessa e Cristo veio realizar a redenção, por meio do seu sacrifício de amor, o que o evangelho chama de expiação e propiciação, que culminou na reconciliação, que resultou na vida eterna.

ESTAS COISAS. Certamente, o apóstolo João se refere aos vários temas que ele vem abordando nesta sua carta, como indicativos de que ele quer e deseja a firmeza dos seguidores de Cristo, no evangelho das boas novas. Bem como, o foco em destaque, conforme o resto deste texto era para alertar os servos de Cristo a que ficassem atentos sobre os opositores do cristianismo, que tudo estavam fazendo para prejudicar a igreja.

VOS ESCREVI. É consenso de que o autor se refere ao conteúdo desta sua missiva, que em seus vários temas e lemas, tem como objetivo alertar os seguidores de Cristo e principalmente os líderes da igreja, sobre os perigos das heresias nas igrejas.

ACERCA DOS QUE VOS ENGANAM. Não há dúvida que o escritor se refere aos judaizantes, os falsos mestres gnósticos, e aos falsos líderes do próprio cristianismo, que estavam todos infiltrados no meio da comunidade cristã, justamente para prejudicar o crescimento e expansão do cristianismo no mundo, como de fato estava acontecendo.

1 João 2:24

1 João 2:24 - Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
PORTANTO, O QUE DESDE O PRINCÍPIO. O apóstolo não se refere aos escritos ou as tradições religiosas dos judeus, porque geralmente, quando os escritores do Novo Testamento se reportam aos escritos do judaísmo, eles as chamam de Escrituras. Mas, João se dirige as pregações e ensinos transmitidos por ele próprio bem como pelos demais apóstolos do Senhor, como também as demais lideranças do cristianismo primitivo, todos que receberam a incumbência de Cristo de pregarem o evangelho.

OUVISTES. De um lado, podemos dizer que tudo começou com João Batista e com o Cristo de Deus, depois, os apóstolos abraçaram a missão de evangelizar, cumprindo assim o ide imperativo de Cristo, e por fim, neste mesmo tempo, o Espírito Santo já havia comissionado milhares de missionários e pregadores itinerantes para semearem as boas novas do evangelho de Cristo. Do outro lado, como ouvintes, estavam os leitores de João, e todos os sedentos para ouvirem a palavra de Deus.

PERMANEÇA EM VÓS. Percebe-se o intuito conservador do apóstolo, no sentido de que seus leitores permanecessem firmes nos ensinos até então transmitidos pelos mensageiros do evangelho. Neste mesmo período, os judaizantes semeavam suas metáforas artificiais, na tentativa de confundir a mente dos novos convertidos e os cristãos duvidosos, buscando contrariar de que, Jesus não era o Messias prometido. Como também os falsos mestres gnósticos procuravam dizer que Jesus não era o Cristo.

SE EM VÓS PERMANECER. João, assim como as lideranças do cristianismo primitivo, não agiam de forma autoritária sobre os seguidores do evangelho, mas sim, de maneira democrática, por isso que ele fala de forma condicional. É como se o escritor lhes dissessem: Tudo depende da boa vontade e disposição de vocês para continuarem dando crédito ao que já ouviram a respeito de Jesus, o Cristo. O evangelho não é impositivo como a legislação de Moisés, mas o evangelho é democrático e optativo.

O QUE DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. O autor repete a mesma frase que já havia citado anteriormente para descrever as ações dos líderes cristãos, em anunciarem as boas novas do evangelho em todas as partes do mundo civilizado de sua época. E os leitores de João eram discípulos de Cristo por terem sidos alcançados pela mensagem de salvação, transmitidas pelos pregadores itinerantes e missionários.

TAMBÉM PERMANECERÁ NO PAI. Apesar de os judaizantes estarem em atividades frenéticas na tentativa de dividir a opinião dos novos convertidos e mais fracos na fé. Bem como os falsos mestres gnósticos se utilizarem das suas mais diversas fórmulas filosóficas para confundir os cristãos, eles que precisavam se firmar em suas convicções e fé em Deus. Firmeza é a palavra de ordem para permanecer no Pai.

E NO FILHO. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a fazer parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja amada e remida. Estar no Filho de Deus é ser seu discípulo e seguidor para o resto da existência, na terra e no céu.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

1 João 2:22-23

1 João 2:22-23 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
QUEM É O MENTIROSO? É consenso de que o autor se refere ao anticristo, o mesmo que será a encarnação do diabo, assim como Jesus de Nazaré, foi á encarnação do Messias, Emanuel, o Verbo de Deus, o Cristo de Deus, o Filho de Deus. Quando se classifica o anticristo de mentiroso, é porque a forma com que ele vai exercer seu controle total sobre a terra, tem como base o engano e a mentira. Inclusive, já na metade de seu governo, ele se assentará no templo de Deus, se dizendo ser o cristo.

SENÃO AQUELE QUE NEGA. Desde o nascimento do Jesus na terra, que este se tornou o lema principal do império das trevas, contra o reino da luz, que é a negação de quem realmente era Jesus de Nazaré. Ele era o Messias, o Emanuel, o Cristo de Deus, porem, os judeus não o aceitaram como tal, até que o mataram. Durante o governo do anticristo, o inimigo fará de tudo para tentar desvincular a pessoa bendita de Jesus, ao mesmo Messias e Emanuel de Deus, prometido nas Escrituras desde os primórdios.

QUE JESUS É O CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido como Jesus de Nazaré, que se tornou o nome mais poderoso do mundo. Mas, quando se fala do nome “Cristo” tanto está se referindo ao próprio Jesus, como também está se referindo ao Messias e ao Emanuel de Deus com a sua missão perfeita e importante de redenção da humanidade. Negar que Jesus é o Cristo, é negar tudo que o evangelho ensina sobre os efeitos da obra de reconciliação, expiação e propiciação com Deus.

É O ANTICRISTO, ESSE MESMO QUE NEGA O PAI E O FILHO. Como um dos objetivos principais do anticristo em sua encarnação é tentar assumir o lugar do Messias para com os judeus, assim como lúcifer tentou tomar o lugar de Deus na eternidade passada. O anticristo vai por meio da mentira, tentar enganar o mundo e os judeus de que ele é o messias prometido. O evangelho declara que, quem nega o Filho, Jesus Cristo, também nega o Pai, que o enviou. O anticristo quer assumir o lugar de Cristo.

QUALQUER QUE NEGA O FILHO. O escritor se refere a todos aqueles que de alguma forma negam de que Jesus, o Filho de Deus, é o Messias, o Emanuel, o Cristo. Os primeiros opositores contra a verdade de que Jesus é o Messias foram os judeus, bem como, os gnósticos, os líderes das seitas heréticas do paganismo e o Estado romano. E de forma maléfica, nos fins dos tempos, o anticristo, que surgirá como enganador.

TAMBÉM NÃO TEM O PAI. Estes mesmos citados no texto anterior que negam Jesus, o Filho de Deus, como sendo o Messias das profecias do Velho Testamento, que se cumpriram no Novo Testamento. Os judeus, os gnósticos, os pagãos, o Estado romano e principalmente o anticristo, também negam ao Pai, que enviou o seu Cristo.

MAS QUEM CONFESSA O FILHO, TEM TAMBÉM O PAI. O mesmo autor escreveu sobre este tema, dizendo o seguinte: Mas, a todos quanto o receberam (Jesus) tem o direito de se fazerem filhos de Deus, os que creem em seu nome (João 1:12). Os que confessam a Jesus Cristo são todos aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...