quinta-feira, 14 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:15

2 Coríntios 6:15 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E QUE. Malaquias 3:18 - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. O autor continua falando da diferença que existe entre os que servem a Deus e os que não servem. Indiretamente, o apóstolo diz que os seus oponentes na igreja de Cristo que estavam em Corinto, pelo comportamento deles, não serviam a Deus e a Cristo, e que, portanto, os seus filhos na fé deveriam se apartar deles, porque estavam agindo como incrédulos.

CONCÓRDIA. Esta é uma palavra que fala de harmonia, bem como de comunhão, e por fim de semelhança. Por isso que, no versículo quatorze deste mesmo capítulo, o escritor solicita que seus leitores não se submetessem a um julgo desigual com os incrédulos. Com isso ele quis dizer que, o fiel não tem como ter concórdia ou comunhão com os infiéis, porque o padrão de vida de cada um é totalmente diferente.

HÁ ENTRE CRISTO. Cristo é a verdade em essência, como também é a mais poderosa luz que se possa imaginar. Desta forma, ele é totalmente diferente das falsas divindades criadas pela imaginação dos líderes religiosos do paganismo. Que concórdia ou harmonia há entre Cristo e belial? A resposta é nenhuma. A palavra belial se refere ao maligno, de forma que, Cristo não tem nenhuma ligação ou harmonia com o diabo.

E BELIAL? Essa é uma palavra que representa as várias formas com que era chamado o diabo no tempo em que foi escrito o Novo Testamento, dentro do idioma grego. E uma das conotações da designação de satanás é justamente, inimigo de Deus e de Cristo. Belial é totalmente oposto a tudo que representa Cristo Jesus, uma vez que, o diabo representa a mais densa treva, tudo que é a mentira e o engano, bem como o mal em essência. Cristo é a luz maior e tudo que pode ser chamado de verdade e o bem.

OU QUE PARTE TEM. Não que o escritor estivesse recomendando aos seguidores de Cristo em Corinto, que cortassem totalmente a comunicação com os ímpios. Mas ele esta se referindo à comunhão de vida, tal como casamento de um servo de Cristo com uma pessoa incrédula, e isso para evitar problemas de convivência, porque são pessoas totalmente diferentes e que trilham caminhos absolutamente opostos.

O FIEL. Este é aquele que exerceu a sua fé total no Filho de Deus e na sua obra perfeita de redenção. E que por meio de um verdadeiro arrependimento decidiu mudar completamente de vida, sendo envolvido pelo novo nascimento, o que em tese é a regeneração espiritual. Mas que depois de aceitar a Cristo percorre o caminho da santidade de vida, buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima.

COM O INFIEL? O infiel é todo aquele que ainda não teve um encontro transformador com Cristo Jesus, porque prefere viver para tudo que o mundo oferece e não para as coisas do reino de Cristo. Não pode haver harmonia plena entre o que serve a Deus e o que não serve, quando muito, pode haver comunicação, porque o servo de Cristo não pode se intrigar com as pessoas, mas que comunhão plena, não é possível, porque as trevas não tem comunhão com a luz, ou uma ou outra. Isso é uma pura realidade.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:14

2 Coríntios 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
NÃO VOS PRENDAIS A UM JULGO DESIGUAL. O julgo era um tipo de equipamento que unia uma junta de animais para que juntos fizessem um mesmo tipo de atividade. De forma que, o escritor fala em termo alegórico, no sentido de alertar seus leitores, que confessavam ser discípulos de Cristo, sobre seus comportamentos, quanto aos incrédulos. Isso porque, tem certas associações que influenciam os remidos de Cristo a que sejam atraídos para o mundo, e não para a santidade de vida.

COM OS INFIÉIS. Estes infiéis são aqueles que vivem para o mundo e tudo que nele há, sem assumirem compromisso de fidelidade com Cristo, nem com as coisas do reino dos céus. Estes mesmos podem ser classificados de ateus, confessos ou não, isso porque, é grande o número de pessoas que vivem no mundo, sem, no entanto, querer compromisso com o evangelho de Cristo, porque optam pelas coisas desta vida.

PORQUE, QUE SOCIEDADE TEM. A santidade de vida pressupõe separação das coisas que o mundo oferece, mas que desagradam a Deus, bem como, dedicação as coisas que pertencem ao reino de Deus. A realidade é que, os remidos de Cristo são totalmente diferentes dos infiéis, e desta forma, não tem como celebrar nenhum tipo de comunhão mais velada entre um e outro, é água e óleo que não se juntam.

A JUSTIÇA. Essa justiça nos fala das coisas retas praticadas pelos que seguem o evangelho da verdade de Cristo, como também a vida de santidade que os servos de Deus são incentivados a viverem. Quem tem compromisso com os caminhos recomendados pelo evangelho de Cristo, não está isento de falhas, mas, dentro do possível, busca viver um estilo de vida, que o bem se faz bem presente em suas atitudes e palavras. O Espírito de Deus nos leva a optar pela santidade de vida diária.

COM A INJUSTIÇA? Essa injustiça fala sobre a vida depravada que o homem natural busca viver, se deixando dominar pelos prazeres mais impuros deste mundo, sendo dominado completamente pelas concupiscências da carne. E acima de tudo, esta injustiça diz respeito à incredulidade dos ímpios, que mesmo reconhecendo que existe um Deus Criador, mas se mantem alienados dos planos de Deus para suas vidas.

E QUE COMUNHÃO TEM A LUZ. Essa luz nos fala sobre o próprio Deus e seu filho Jesus, ele que veio ao mundo para iluminar os filhos dos homens. Mas em termos de conduta cristã, essa luz representa o bem que o servo de Cristo faz em prol do seu semelhante, em cumprimento ao segundo mandamento da lei de Cristo, que é amar ao seu próximo como a si mesmo. Essa luz também é o conhecimento do evangelho.

COM AS TREVAS? As trevas representam o diabo com os seus demônios, que abdicaram da luz para se submergirem nas trevas. Quando o escritor diz que não tem como a luz ter comunhão com as trevas, ele está declarando que, não tem como o seguidor de Cristo viver para Deus, e ao mesmo tempo se deixar ser influenciado pelos demônios das trevas. Além de que, não tem como servir a dois senhores, quem serve a Deus, tem que praticar atos de Justiça, bem como deixar as trevas pela luz.

2 Coríntios 6:12-13

2 Coríntios 6:12-13 - Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto, (falo como a filhos) dilatai-vos também vós.
NÃO ESTAIS. A igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto sabia quem era o apóstolo dos gentios, haja vista que, Paulo foi o fundador daquela comunidade cristã. Agora, neste momento, o apóstolo dos gentios não mais conhecia os seus leitores como dantes, porque eles haviam mudado, mais mudado tanto, que se Paulo, neste momento fosse visitar a igreja em Corinto, teria que começar tudo de novo, porque era como se eles se tivessem desviados dos bons caminhos que aprenderam.

ESTREITADOS EM NÓS. Não estais estreitados em nós. O escritor nos deixa transparecer que, já havia sido como que quebrada a comunhão dos seus filhos na fé com o fundador daquela comunidade Cristã. Porem, isso não ocorreu da parte de Paulo para com os seus leitores, e ele deixa bem claro nesta parte de sua carta. E ao mesmo tempo, o escritor afirma que, esta de coração aberto para abençoa-los sempre.

MAS ESTAIS ESTREITADOS. Em várias partes desta carta de Paulo aos coríntios, Paulo demonstra sua insatisfação para com o comportamento dos seus leitores para com sua pessoa. As notícias que haviam chegado ao conhecimento de Paulo, eram de que seu trabalho evangelístico na cidade de Corinto havia sido desmanchado pelos seus opositores, e isso com o consentimento dos seus filhos na fé, o que não era justo.

NOS VOSSOS PRÓPRIOS AFETOS. Essa é uma frase que fala sobre os sentimentos mais profundos de uma pessoa, no caso, dos seguidores de Cristo na cidade de Corinto. É como se o autor lhes acusasse de que eles estavam com seus corações selados com correntes e cadeados, a fim de não cederem aos apelos do seu pai na fé, no caso, o apóstolo dos gentios, Paulo. O que os leitores desta carta estavam fazendo contra o fundador daquela igreja, era algo mais parecido com a ingratidão ou traição mesmo.

ORA, EM RECOMPENSA DISTO. Percebe-se a humildade da parte de Paulo para com os seus leitores, uma vez que, mesmo ele estando certo, porem, mesmo assim, apela pelo ato de reconciliação para com os seguidores de Cristo naquela igreja. Nada do que os oponentes de Paulo estavam falando a seu respeito de negativo era verdade, mas nem por isso, a escritor deixa de buscar reatar sua amizade pelos seus filhos na fé.

FALO COMO A FILHOS. Os membros da igreja cristã em Corinto, não deveriam nem aceitar qualquer movimento negativo contra o apóstolo Paulo, até porque eles eram devedores em potencial ao apóstolo dos gentios, uma vez que, o escritor foi o fundador daquela comunidade Cristã. Por isso que, o autor chama seus leitores de filhos na fé, porque foi o missionário dos gentios quem havia os levou a Cristo.

DILATAI-VOS TAMBÉM VÓS. Paulo faz um apelo à reconciliação, certamente porque, ele tinha conhecimento, pelos seus informantes, de que os seus filhos na fé estavam como que intrigados dele, se assim não fosse, não havia necessidades para tal solicitação por parte do fundador daquela igreja. Talvez, porque o apóstolo não pode, neste momento, viajar para visitar aquela comunidade cristã, que estava dividida.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:11

2 Coríntios 6:11 - Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.
Ó CORÍNTIOS. Neste texto, descobrimos o destino desta epístola do apóstolo Paulo, que era justamente a igreja cristã na cidade de Corinto. Os coríntios para quem o autor estava enviado essa sua missiva, eram seus filhos na fé, que foram evangelizados por meio das campanhas missionárias do apóstolo dos gentios. Eles estavam passando momentos de revezes na fé, por conta do partidarismo que havia sido implantado pelos oponentes de Paulo naquela igreja, o que era de se lamentar.

A NOSSA BOCA. O apóstolo se refere à abertura do diálogo com aquela comunidade cristã, que bem a pouco tempo fora visitada pelo apóstolo, mas que neste momento se fazia indiferente com o fundador daquela comunidade cristã. Há quem diga que o escritor esteja se referindo ao modo em que esta carta foi escrita, não do próprio punho de Paulo, mas que ele se utilizava de um amanuense, que escrevia e ele falava.

ESTA ABERTA. Essa é uma expressão que nos ensina sobre comunhão, falando de que o apóstolo não estava agindo com indiferença para com seus leitores. Como também há quem diga que, os cristãos de Corinto não queriam mais se comunicar com o apóstolo dos gentios, porque os oponentes de Paulo naquela igreja haviam fermentado a comunhão deles com o fundador daquela comunidade cristã, Paulo.

PARA VÓS. Certamente, o autor tem em mente e na sua memória o rosto de cada um dos seus filhos na fé, e que se dirigia diretamente aqueles que lhe conheciam de perto. A realidade é que, da parte de Paulo, não havia dificuldades de comunhão com a igreja de Cristo em Corinto, isso porque, o apóstolo dos gentios amava a todos eles que eram seus filhos na fé. Um estudo detalhado das cartas de Paulo nos faz compreender que o escritor tinha um amor e afeto muito grande pelos seus filhos na fé daquela igreja.

O NOSSO CORAÇÃO. O autor não está se referindo simplesmente ao órgão do seu corpo, chamado coração, e que bombardeia o sangue, o fazendo circular livremente por todos os membros do corpo humano. Mas o escritor fala em termo alegórico, em se tratando do mais íntimo do seu ser, que de fato amava a todos que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto. Até porque , todos eles eram seus filhos na fé.

ESTÁ. Este verbo de ação fala do ato contínuo de comunhão e comunicação da parte de Paulo para com os seus leitores. O autor nos faz saber que ele desejava ardentemente dar a destra de comunhão aos seus leitores, porque se interessava em muito, ajuda-los neste momento de crise, naquela igreja. Paulo só não viajou imediatamente para Corinto, porque o momento não era propício para sua presença.

DILATADO. O desejo do apóstolo era está presente no meio da igreja cristã em Corinto, porem, como o instante não era favorável, ele resolveu escrever esta sua carta, em demonstração de que continuava amando a todos. Todavia, por meio desta sua correspondência, o escritor esboça o que há de mais íntimo no seu interior, ao declarar que estava de coração dilatado para aperfeiçoar a comunhão com aquela igreja. Um coração dilatado, nos fala da abertura do diálogo entre duas ou mais partes.

2 Coríntios 6:10

2 Coríntios 6:10 - Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
COMO. Neste texto, o apóstolo dos gentios fecha uma lista de muitas situações que ele teve que passar por ser um embaixador do reino de Deus e de Cristo, isso porque ele se considerava um cidadão do céu, e, portanto, um estrangeiro aqui na terra, que tinha que enfrentar suas dificuldades por representar o seu país celestial. Para o apóstolo era natural ter que enfrentar tamanhas dificuldades, porque ele via todas estas dificuldades como experiências, que em nada teriam forças para detê-lo.

CONTRISTADOS. Cristo foi um exemplo de homem que teve que enfrentar muitos momentos de angustias, assim como muitos profetas da antiga dispensação. Com Paulo não poderia ser diferente, uma vez que, sempre estava vivendo sob pressão, porque seus oponentes nas igrejas buscavam de todas as formas impedi-lo de realizar seus trabalhos em prol da igreja de Cristo, sem falar dos de fora da igreja.

MAS SEMPRE ALEGRES. No entanto, os embates da vida, as contrariedades que enfrentava no dia a dia, as perseguições que surgiam de todos os lados, as dificuldades financeiras para fazer a obra de Deus, e outras tantas barreiras, não tinham a capacidade de roubar a alegria da alma que o servo de Deus tinha no seu ser interior. Não são as circunstâncias exteriores que rouba a nossa paz interior da nossa alma.

COMO POBRES. Nesta parte, o apóstolo dos gentios fala de suas dificuldades financeiras para realizar suas campanhas evangelísticas, porque tinha que viajar de cidade em cidade, e até de país para país, para fazer missões transculturais. Paulo não recebia ajuda financeira de quem quer que seja, nem mesmo das igrejas, para manter seu ministério, para isso ele trabalhava com suas próprias mãos, construindo tendas, para manter seu ministério, que era independente, para glória de Deus.

MAS ENRIQUECENDO A MUITOS. Muitas vezes o apóstolo e seus companheiros de ministério passavam até fome, porque não tinha as coisas necessárias para sobrevivência, outras vezes ficava detido em determinado lugar, porque não tinha recursos para viajar e fazer missões e visitar as igrejas por ele fundadas. Todavia, suas atividades tornavam a muitos ricos dos tesouros celestiais, pela salvação da alma.

COMO NADA TENDO. Tem um versículo no Novo Testamento que fala diretamente sobre o modo de vida que Paulo tentava viver para Cristo, que é Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. O mais importante para Paulo era as coisas do reino de Cristo.

E POSSUINDO TUDO. Para o escritor, ele tinha tudo, porque nesta vida ele contava com as providências de Deus em seu favor, isso porque o Senhor cuida daqueles que nele confiam. Certamente, este tudo, sobre o qual o apóstolo dos gentios se reporta, deve ser as coisas espirituais, porque quem tem Cristo em sua vida, muitas vezes não tem tudo que quer, mas tem tudo que precisa, ainda nesta vida presente, e por fim, a vida eterna, onde não mais haverá nenhum tipo de necessidade ou pobreza.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

2 Coríntios 6:9

2 Coríntios 6:9 - Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos.
COMO DESCONHECIDO. Como esta é uma carta de Paulo em sua própria defesa e de seu ministério, estes pontos abordados pelo autor são justamente indicativos de que o apóstolo era efetivamente acusado nestes assuntos que ele destaca. É provável que os seus oponentes lhe acusassem de que o apóstolo dos gentios havia abandonado a igreja por ele mesmo fundada na cidade de Corinto. E isso porque Paulo era um missionário transcultural, que vivia viajando para semear o evangelho.

MAS SENDO BEM. O fato é que, o missionário do reino de Cristo, antes de se converter ao cristianismo, muito tinha prejudicado a igreja do Senhor Jesus, com suas perseguições contra o povo de Cristo. Mas depois que teve um encontro pessoal com o Cristo de Deus, ele muito se esforçava para reparar os danos que ele mesmo havia provocado ao cristianismo. Além de que ele foi chamado por Cristo para isso mesmo.

CONHECIDO. No entanto, quando o apóstolo chegava em uma cidade, como foi no caso de Corinto, ele ficava o tempo suficiente para evangelizar as pessoas, aplicava de forma intensa a prática do discipulado cristão, constituía lideranças locais, e só depois partia para outro campo missionário. E como era de costume, ele não abandonava tal comunidade cristã, fazia suas visitas e enviava suas comunicações por cartas.

COMO MORRENDO. Também os seus oponentes o acusavam de ser uma pessoa enferma, frágil e debilitada, que não dava conta das igrejas por ele fundadas. Ainda diziam que o apóstolo a qualquer momento seria eliminado pelos seus opositores, porque os judaizantes, os gnósticos, os líderes das seitas heréticas e as autoridades romanas buscavam ocasião permanentemente para condenarem a morte o apóstolo dos gentios, coisa que mais tarde no ministério de Paulo, conseguiram fazer.

E EIS QUE VIVEMOS. Até o momento, foram muitas as investidas contra o servo de Deus, porque o problema maior não era apenas o apóstolo dos gentios, mas o que as trevas e o mal desejavam realmente era barrar o crescimento e desenvolvimento da religião de Cristo no mundo. E Paulo foi um dos pioneiros em divulgar as boas novas de Cristo por todas as partes, no mundo civilizado de sua época, como missionário.

COMO CASTIGADOS. Depois de Cristo, nenhum outro dos líderes do cristianismo foi tão castigado quanto o apóstolo dos gentios, e isso porque teve que enfrentar muitas dificuldades para cumprir sua missão como emissário da mensagem do evangelho de Cristo aos gentios. As perseguições estavam sempre em evidência, muitas vezes açoitado, passando perigo dos de sua nação e dos seus oponentes.

E NÃO MORTOS. Na época em que o cristianismo nasceu, o paganismo predominava nas cidades antigas onde Paulo fazia suas campanhas evangelísticas. De forma que, aonde o apóstolo chegava com sua equipe de evangelização, de imediato se levantavam os líderes das seitas pagãs contra o servo de Deus, porque ele representava uma ameaça para as demais religiões pagãs. Assim sendo, de muitas formas investiam contra a vida de Paulo, ao ponto de quase sempre tentar mata-lo.

2 Coríntios 6:8

2 Coríntios 6:8 - Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros.
POR. O apóstolo dos gentios continua relatando sobre as entranhas do seu ministério, bem como falando sobre as coisas que ele já havia passado por ser um embaixador do reino de Deus e de Cristo. E com todas estas informações descobrimos que o apóstolo não teve uma vida nada fácil, em pregar o evangelho da verdade que ele propagava em todas as partes do mundo civilizado de sua época. A título de hoje, ser ministro do evangelho é sinônimo de privilégios sociais, fama, dinheiro, poder sobre os liderados, boa vida, vez e voz. Mas nos começos do cristianismo foi difícil para os líderes.

HONRA. Certamente o autor aponta em direção das lideranças mais privilegiadas da igreja matriz de Jerusalém que andavam por todas as partes gozando dos seus privilégios de pertencerem à elite religiosa da igreja cristã primitiva. Assim como hoje, existem muitos que fazem de tudo para conseguirem se tornar lideranças no meio do povo de Deus, mas não pela importante missão de fazer a obra de Cristo, porque na maioria dos casos, o status de ser um líder cristão é que entra em evidência.

E POR DESONRA. Quando conhecemos a história ministerial do Senhor Jesus, logo descobrimos as dificuldades que enfrentam aqueles que legitimamente fazem a obra de Deus na terra. E no caso de Paulo, não foi diferente, ele que foi uma das lideranças da igreja primitiva, que depois de Cristo, foi mais perseguido, expulso muitas vezes de cidade em cidade, simplesmente por pregar o evangelho da verdade de Cristo.

POR INFÂMIA. Os judaizantes eram perspicazes em perseguirem o apóstolo dos gentios, e para tentarem barrar seu ministério, eles não mediam esforços, no sentido de denegrirem a imagem do missionário. Da mesma forma, os falsos cristãos que faziam oposição à autoridade de Paulo, como sendo apóstolo de Cristo enviado aos gentios. Eles chegavam até mesmo a levantarem falsos testemunhos conta Paulo.

E POR BOA FAMA. Diante da pressão interna das igrejas e dos inimigos externos, o apóstolo dos gentios buscava andar de forma digna, perante Deus, diante da igreja de Cristo e também perante a sociedade opressora dos seus opositores. Com isso, os seus oponentes não conseguiam destruir sua reputação, e Deus o honrava de forma justa perante o seu povo. Por isso que ele era bem conhecido pela igreja de Cristo.

COMO SENDO ENGANADORES. Não que Paulo fosse um enganador, mas esse era o conceito de que tinham seus oponentes, tanto nas igrejas como e principalmente diante dos seus inimigos profanos. Os judaizantes, os gnósticos, os líderes das seitas heréticas do paganismo e as autoridades romanas acusavam a Paulo de ser um enganador, embusteiro, mentiroso. Eles levantavam falso testemunho contra Paulo.

E SENDO VERDADEIROS. O próprio Deus que conhece o mais íntimo dos filhos dos homens aprovou e autenticou o ministério de Paulo, dando-lhe atestado de boa conduta, é tanto que, este apóstolo de Cristo, Paulo, teve um brilhante ministério, até mais eficaz do que, os que eram considerados colunas na igreja matriz de Jerusalém. Paulo não se aproveitava da sua posição para tirar proveito de quem quer que seja.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...