terça-feira, 30 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:10-11

1 Coríntios 7:10-11 - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
TODAVIA, AOS CASADOS, MANDO. Dentro deste capítulo sete de sua carta, Paulo deixa transparecer por três vezes que estava dando sua opinião pessoal, sobre os temas que os irmãos de Corinto mandaram lhe perguntar. Porem, nestes dois versículos, ele diz que o caso era diferente, e que ele transmitia tais recomendações como mandamento para os cristãos. Por isso que o autor diz aos que são casados que efetivamente mandava, para em seguida ele justificar porque estava ordenando.

NÃO EU MAS O SENHOR. Para o próprio bem faz famílias cristãs, Paulo afirma que este mandamento para os que faziam parte da igreja de Corinto, vinha não de sua opinião pessoal, mas que estava de acordo com o que Jesus havia ensinado, quando ainda estava com os seus apóstolos. É provável que o escritor faça uso das tradições orais que iam sendo passadas sobre os ensinos de Jesus, e não dos quatros evangelhos.

QUE A MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO. De acordo com o judaísmo, não era permitido que as mulheres se apartassem dos seus esposos, mesmo que eles viessem a lhes trair. O cristianismo também recomenda que as mulheres sejam submissas aos seus esposos, porem, em caso de traição por parte do seu esposo, abre-se a exceção para que a mulher escolha, se quer se separar ou não do marido.

SE, POREM, SE APARTAR. Paulo está falando para as mulheres cristãs, que se elas resolverem se apartar do marido, que elas fiquem sem se casar novamente. O mandamento é que não se aparte do marido, mas se não deu certo o casamento, ninguém é obrigado a viver com quem não quer. Porem, o conselho é que a mulher fique sem marido, que se dedique completamente as coisas de Deus e da igreja.

QUE FIQUE SEM CASAR. De acordo com as leis e os costumes sociais que prevaleciam na cidade de Corinto, as mulheres estavam trocando de maridos como se trocavam de roupas. No entanto, isso não poderia acontecer no seio da igreja cristã, por isso que Paulo faz tais recomendações, não permitindo que o mesmo que acontecia na sociedade viesse a acontecer dentro da igreja. A mulher cristã tinha que ser diferente.

OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO. Certamente Paulo fala daqueles casos em que a separação do casal partia da mulher e não do homem. E neste caso, se a mulher percebesse que fez uma grande besteira em deixar seu marido, que buscasse se reconciliar com ele, em vez de buscar contrair um novo casamento. Cada caso é um caso, porem, que estes conselhos do apóstolo dos gentios servissem de base.

E QUE O MARIDO NÃO DEIXE A MULHER. Percebe-se que o escritor não diz para com o homem, tudo que ele recomendou para as mulheres. Como judeu que era, certamente Paulo ainda tinha alguns conceitos de sua crença anterior, o judaísmo, quanto ao que a lei de Moisés determinava sobre estes casos. Seja como for, mas o escritor deixa o seu recado, que os maridos não deixassem suas esposas, mas que buscassem viver com elas, quebrando assim as regras do judaísmo e da sociedade.

1 Coríntios 7:8-9

1 Coríntios 7:8-9 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
DIGO, POREM, AOS SOLTEIROS. Agora, Paulo se dirige a mais dois grupos de pessoas que faziam parte da igreja cristã de Corinto, dando resposta às indagações que lhe enviaram por carta. Os solteiros, são aqueles que se enquadram no grupo daqueles que ainda não se casaram, ou também para a época, eram aqueles que já foram casados, mas que por motivos diversos, não tinham mais esposas, conforme as leis dos homens, ou por separação ou por divórcio. Solteiro é aquele que não tem mulher.

E AS VIÚVAS. Neste mesmo tempo, era grande a quantidades de mulheres que se tornavam viúvas por conta das guerras entre os povos, bem como pela própria maldade dos filhos dos homens. E tais viúvas por ficarem desamparadas, muitas delas se voltavam para Deus, se convertendo. Paulo recomenda que elas em vez de se casarem novamente, que se dedicassem as coisas de Deus, que seria melhor para elas.

QUE LHES É BOM SE FICAREM COMO EU. No caso de Paulo, ele optou por não se casar, mas ficar solteiro para se dedicar inteiramente ao reino de Deus e as coisas que envolviam sua missão. Ao que se percebe na leitura do Novo Testamento, essa também foi à posição de quase todas as lideranças principais da igreja primitiva. Quem é casado, cuida das coisas desta vida para dar conta de suas responsabilidades.

MAS SE NÃO PODEM CONTER-SE. Por isso que um pouco antes, neste mesmo capítulo, o escritor diz que ficar solteiro é um dom de Deus, e podemos dizer que é uma chamada para tanto, no sentido de se dedicar mais para o reino de Deus. Mas, tem pessoas que não tem como se conter, no sentido de renunciar suas atividades sexuais. Portanto, para estes é melhor se casar do que viver se prostituindo.

CASEM-SE. Não existe nenhum pecado em se casar, pelo contrário, de acordo com as Sagradas Escrituras, a vontade de Deus é que o homem e a mulher formem uma família, isso no Senhor. O que se recomenda é que, quem se casar saiba de suas responsabilidades, em que, o homem deve ser o provedor de sua família e a mulher um bom exemplo de esposa, mãe de família e boa administradora do seu próprio lar.

PORQUE É MELHOR CASAR. Apesar de ser solteiro, ou não ter esposa, mas Paulo era consciente de que, é melhor se casar do que viver se metendo em aventuras sexuais por meio da prostituição. Tanto o homem quanto a mulher tem suas necessidades sexuais a flor da pele, com isso, aqueles ou aquelas que não têm seus parceiros ou parceiras, neste sentido, estão mais propícios a se desviarem para a carnalidade.

DO QUE ABRASAR-SE. Provavelmente, o apóstolo Paulo fala daqueles que vivem sendo tentados de várias maneiras pelos seus desejos sexuais mais fortes, mesmo tentando viver como celibatário. O escritor quis dizer que, se a pessoa não suporta a renúncia dos seus apetites sexuais, para não cair na prostituição, é melhor que se case. No tocante a nossa cultura, essa colocação feita por Paulo, pode ter o significado de fornicação, em que os namorados e noivos praticam antes do casamento.

1 Coríntios 7:6-7

1 Coríntios 7:6-7 - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
DIGO, POREM, ISTO. Quem conhece bem os escritos de Paulo expostos como cartas do Novo Testamento sabe que, o apóstolo dos gentios recebia revelações da parte de Deus para transmitir para as igrejas gentílicas os ensinos adequados para a edificação do povo de Deus. Por isso que ele diz em sua Segunda epístola aos Coríntios, que foi arrebatado ao terceiro céu, e ouviu palavras inefáveis, que aos homens não eram nem lícito falar, porque o homem natural não era capaz de entender tais revelações.

COMO QUE POR PERMISSÃO. No entanto, neste capítulo sete, Paulo estava dando resposta a carta que os coríntios lhes enviara, querendo tirar dúvidas. Em três versículos deste mesmo capítulo, o escritor deixa bem claro que, sobre os temas abordados, ele não tinha mandamentos da parte de Deus sobre tais assuntos, mas tinha sua opinião pessoal. Isso pode ser visto em (1 Coríntios 7:6,12,25). Basta ler.

E NÃO POR MANDAMENTO. Primeiro, não havia resolução na legislação de Moisés sobre tais assuntos, depois, as leis romanas também se calavam sobre tais temas, e por fim, Deus não havia revelado a Paulo nenhum mandamento sobre tais respostas que ele tinha que dar aos seus filhos na fé. Mas como ele era o apóstolo dos gentios, responsável pelas igrejas fundadas por ele no mundo gentílico, deu então sua opinião.

PORQUE QUERERIA QUE TODOS OS HOMENS. Dá então prosseguimento aos seus conselhos, no que diz respeito ao que ele próprio achava sobre tais assuntos, que não eram nada fáceis. Quanto aos homens que confessavam o nome de Cristo como Senhor e Salvador, o que Paulo recomendava? Ele expressa sua exortação, querendo que os irmãos vivessem tranquilos, sem maiores dificuldades e responsabilidades.

FOSSEM COMO EU MESMO. Paulo, assim como João Batista, o próprio Senhor Jesus e a maioria dos líderes da igreja primitiva, optaram pelo celibato, ou seja, Paulo não tinha esposa. Pelo que fica claro no Novo Testamento, é possível que somente Pedro era casado dos apóstolos, quando o evangelho fala de sua sogra, sem, no entanto, falar de quem realmente era sua esposa. Portanto, Paulo não tinha esposa.

MAS CADA UM TEM DE DEUS O SEU PRÓPRIO DOM. O apóstolo deixa bem claro que, essa questão de não viver com uma esposa, tem o seu lado positivo, como sendo um dom de Deus. Por isso que alguns defendem que, aqueles que desejam se dedicar completamente a obra de Deus, é melhor não constituir uma família, porque aquele que é casado cuida das coisas do mundo em como há de agradar a sua mulher.

UM DE UMA MANEIRA E OUTRO DE OUTRA. Qualquer um que fizer uma lista das principais lideranças da igreja primitiva vai ver que quase todas elas, não têm como provar que eram casadas. Jesus como fundador do cristianismo não era casado, Paulo que foi uma das maiores lideranças no mundo gentio, não era casado, mas nem por isso, foi impedido de fazer uma grande obra em prol do reino de Cristo. Porem, não deve ser regra somente fazer parte do ministério quem pratica o celibato.

1 Coríntios 7:5

1 Coríntios 7:5 - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
NÃO VOS PRIVEIS UM AO OUTRO. Em textos anteriores o apóstolo afirmou que o marido pague a mulher a devida benevolência, e a mulher da mesma forma ao seu marido. Além de explicar que a mulher não tem domínio sobre o seu corpo, mas que o marido possa se beneficiar sexualmente da sua mulher, da mesma forma a regra serve também para os maridos. Em termos sexuais, nem um, nem o outro pode se negar a suprir as necessidades um do outro, esse é o conselho de Paulo neste tema.

SENÃO POR CONSENTIMENTO MÚTUO. Agora, se o casal serve a Cristo, porque são pessoas que confessam a Cristo como Senhor e Salvador, ai sim, com os mesmos objetivos devem sentar e conversar sobre a possibilidade de abstinência de sexo por um determinado tempo. Neste caso, o diálogo é fundamental para se chegar a um concenso, no sentido de que, uma campanha intencional do casal tenha resultados.

POR ALGUM TEMPO. Paulo não fala sobre quanto tempo deve ser estabelecido entre um casal sobre tal abstinência de sexo entre o marido e sua esposa. Como as necessidades são constantes, aconselhasse que esse período não seja prolongado, mas apenas um tempo suficiente para que o casal faça com objetividade uma campanha de jejum e oração, que também pode ser com outras finalidades boas e puras.

PARA VOS APLICARDES AO JEJUM E A ORAÇÕ. Ver-se a seriedade da prática do jejum e da oração na nossa vida cristã, que o escritor aconselha que, quando um casal for fazer uma campanha de jejum e oração, por consentimento mútuo se deve abster-se da prática do sexo. Quando se afirma que o evangelho é completo é porque nele encontramos ensinos bons para todas as áreas da vida cristã, até para os mais íntimos.

E DEPOIS AJUNTAI-VOS OUTRA VEZ. Terminada a campanha, seja de jejum e de oração, ou só de jejum, ou só de oração, então, o casal volta a viver normalmente como dantes, no que concerne a sua vida sexual. Paulo não está tratando da separação conjugal do casal, em que um tem que sair de casa, mas ele está se referindo a abstinência do sexo entre o casal, que por um dado momento renunciam.

PARA QUE SATANÁS NÃO VOS TENTE. Mesmo havendo um acordo entre o marido e sua mulher, no sentido de renunciarem a prática do sexo por um período, a fim de se aplicarem a pratica de jejum e oração, corre-se o risco de haver a interferência do inimigo, no sentido de desviar um dos dois, ou os dois, para o caminho da prostituição, o que, aquilo que tinha um bom propósito, pode se tornar em prejuízo para o casal.

PELA VOSSA INCONTINÊNCIA. Essa incontinência citada pelo apóstolo dos gentios, neste texto, fala sobre as constantes necessidades sexuais, tanto do homem, quanto da mulher. O casamento de um homem com sua mulher têm vários objetivos importantes, mais um destes significativos objetivos é para que um supra a necessidade sexual um do outro, principalmente quando os dois estão desfrutando de suas vidas sexuais ativas. O sexo para o casal além de ser necessário é saldável.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:4

1 Coríntios 7:4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
A MULHER NÃO TEM PODER. Observa-se que há uma ligação muito forte entre a mulher e seu marido, quando este matrimônio está de acordo com a palavra de Deus. Neste caso da mulher, o que prevalece é justamente o que já era determinado pela legislação de Moisés, que conforme a cultura judaica era um tato discriminatória para com as mulheres. Este também era o pensamento das leis romanas e dos costumes sociais da época em que Paulo escreveu esta sua carta, o que prevalecia em Corinto.

SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO. Aparentemente não mudou nada, quanto ao novo conceito do cristianismo, quanto às leis e tradições machistas dos tempos antigos. No entanto, Paulo não está falando em termos de imposição do homem sobre a mulher, mas sobre mistérios espirituais, em que a mulher estará sistematicamente voltada para seus deveres matrimoniais, e isso não é por força, mas por amor ao seu marido.

MAS TEM-NO O MARIDO. Existem coisas que só na eternidade vão ser explicadas, tal qual esta que o autor fala neste texto. O marido como autoridade da família, exerce uma influência dominadora, que não é necessário ser autoritário, isso é automático, quando todos na estrutura familiar reconhecem que ele é o cabeça do lar. Portanto, na cabeça da verdadeira mulher que é submissa ao marido, funciona desta forma.

E TAMBÉM DA MESMA MANEIRA. A partir de então, é que percebe-se o quanto o cristianismo avançou democraticamente, quanto aos direitos e deveres do marido e de sua mulher. Não é preciso forçar uma interpretação neste texto, para se verificar que a mulher foi de fato posta em par de igualdade para com seu marido, ao ponto de ter os mesmos direitos que ele, principalmente no seu lado sentimental e sexual também.

O MARIDO NÃO TEM PODER. O que foi dito com a mulher um pouco antes é justamente o que Paulo esta dizendo para com o marido nesta frase. Agora, a grande mudança é quanto ao que pensava e determinava o judaísmo, bem como as leis romanas e as tradições sociais daquela época. Neste caso, o marido é igual a sua mulher, no sentido de ser atraído por ela, quanto a vida conjugal e sexual do casal.

SOBRE O SEU PRÓPRIO CORPO. Com isso, o escritor passa a informação de que a mulher não precisa se humilhar diante do seu marido para que este supra as suas necessidades sexuais, porque existe também da parte do próprio marido suas necessidades pessoas que faz com que este sinta desejos para com sua mulher. Quando o casal vive de acordo com a vontade de Deus, ambos se completam mesmo.

MAS TEM-NO A MULHER. Paulo não está falando em termos de imposição, mas sim, em força de atração e necessidades mútuas, tanto da mulher quanto do marido. O marido precisa de sua esposa e vice-versa também, de maneira que, uma perfeita união se torna em bênção para ambas as partes. Quando se diz que a mulher tem poder sobre o corpo do seu marido é que o próprio marido se sente automaticamente atraído pela sua fiel esposa, o que não é diferente com a mulher.

1 Coríntios 7:2-3

1 Coríntios 7:2-3 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
MAS. Este é o conselho pessoal de Paulo, em resposta as indagações dos líderes da igreja de Corinto. E isso pode ser visto em 1 Coríntios 7:6,12,25 - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.

POR CAUSA DA PROSTITUIÇÃO. O autor faz um combate sistemático nesta sua carta às relações sexuais ilícitas, tais como o adultério, a prevaricação, a fornicação, o homoxessualismo masculino e feminino e toda forma de prostituição. Quem é solteiro ou solteira tem maior possibilidade de cair na tentação de praticar a fornicação, isso por causa das constantes necessidades fisiológicas do próprio corpo ou organismo.

CADA UM TENHA A SUA PRÓPRIA MULHER. Paulo não tinha sua própria mulher, porque ele deve ser feito um compromisso consigo mesmo e com Deus de não querer se casar, até porque ele era um homem muito envolvido com a obra de Deus, e assim, sem ter a responsabilidade de cuidar de uma família, ficava mais disponível em fazer missões transculturais em vários países do mundo civilizado de sua época.

E CADA UMA TENHA SEU PRÓPRIO MARIDO. O mesmo conselho do apóstolo é que as virgens procurassem se casar, porque da mesma forma que os homens, as mulheres tem suas necessidades fisiológicas do sexo. O homem ou a mulher que tem seu próprio conjugue, terão a oportunidade de suprirem as necessidades sexuais um do outro, desta forma, não há necessidade de procurar se envolver na prostituição.

O MARIDO PAGUE A MULHER. Apesar de não ser casado, mas Paulo entendia que, o marido tinha uma dívida para com a sua mulher, em termos de suprir as suas necessidades sexuais. Desta forma, a mulher se sentindo saciada de suas necessidades, não deve procurar outro parceiro, e em se tratando de pessoas que confessam a fé cristã, tudo deve transcorrer conforme os ensinos da palavra de Deus.

A DEVIDA BENEVOLÊNCIA. O apóstolo esta se referindo aos deveres matrimoniais que o marido deve a sua própria esposa, tais como: Carinho, carícias e o próprio sexo de forma pura, conforme ensino os mandamentos de Deus. Como diz um ditado popular, a mulher é o sexo mais frágil, e com isso, entende-se que a mulher precisa de ser bem tratada no que concerne ao devido amor do seu companheiro ou marido.

E DA MESMA SORTE A MULHER AO MARIDO. Com isso, o escritor quis dizer que a mulher não pode se negar a praticar sexo com seu esposo, evitando assim do seu marido ter que procurar outra mulher fora do casamento, o que constitui adultério. O cristianismo trada de forma democrática a relação entre marido e mulher, diferente do judaísmo e das demais culturas mais antigas, que discriminavam as mulheres, que em muitos casos eram tratadas como um objeto sexual do homem.

1 Coríntios 7:1

1 Coríntios 7:1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher.
ORA. Era mais que natural que o apóstolo Paulo se comunicasse constantemente com as comunidades cristãs por ele fundadas no mundo gentílico, isso porque o apóstolo dos gentios, como missionário transcultural, vivia de cidade a cidade de país a país, semeando e espalhando as boas novas de Cristo. Assim sendo, Paulo costumava receber de Deus as revelações, e assim, repassar para as igrejas específicas por meio de Correspondências, cartas, missivas ou também epístolas por ele escritas.

QUANTO AS COISAS. Assim como Paulo costumava enviar suas cartas as igrejas por ele fundadas, a coisa funcionava ao inverso também, em que os líderes das igrejas locais ou as próprias igrejas locais, enviavam cartas ao apóstolo Paulo para dirimir dúvidas ou pedirem orientação sobre determinadas questões. Os dois volumes grandes das epístolas de Paulo aos Coríntios, na realidade não foram apenas duas cartas.

QUE ME ESCREVESTES. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam que, o material contido, principalmente nos capítulos cinco a sete desta carta, são respostas de Paulo aos seus filhos na fé, abordando assuntos que os coríntios mandaram perguntar a Paulo como se deveria resolver problemas locais naquela comunidade cristã. Neste caso, fica comprovado pelo autor que recebeu uma carta dos irmãos.

BOM SERIA. Na carta que os seguidores de Cristo em Corinto enviaram para Paulo, provavelmente pelos da casa de Cloé, haviam dúvidas sobre o celibato dos homens, não somente para os que faziam parte do ministério, mas de um modo em geral. Neste mesmo capítulo, Paulo deixa transparecer que não tinha uma revelação de Deus para a igreja de Cristo, dentro deste assunto, e ele emite seu parecer pessoal.

QUE O HOMEM. Paulo, mais do que qualquer outro, tinha autoridade pessoal para transmitir esse seu conselho pessoal aos irmãos daquela igreja, isso porque, ele fez a opção de não se casar, para se dedicar completamente as suas atividades em levar o evangelho em várias partes do mundo civilizado de sua época. Paulo não somente não quis se casar, mas ele fez a opção pessoal pelo celibato, mas isso não era regra geral.

NÃO TOCASSE. No caso de Paulo, ele não só optou em ficar solteiro (apesar de que alguns afirmam que ele antes de se converter tinha mulher) mas também o apóstolo decidiu renunciar qualquer relação sexual com mulher. Jesus falou sobre este assunto, quando disse que existem alguns que optam por serem eunucos, ou seja, é como se o homem se castrasse a se mesmo, para não ter relações sexuais com mulheres.

EM MULHER. Bom seria que o homem não tocasse em mulher. Por isso, que se afirma que, este capítulo sete desta carta, mais contem a opinião pessoal do escritor, do que uma regra geral a ser aplicada aos seguidores de Cristo. Quando Deus criou o homem, fez-lhe uma adjutora, porque viu que não era bom que o homem estivesse só. Neste caso, o escritor fala sobre as relações sexuais lícitas ou ilícitas de um homem com uma mulher. Não sabemos como, mas deve haver algum tipo de benefício físico ou espiritual neste tipo de abstinência sexual, mesmo em se tratando dos casos lícitos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...