quinta-feira, 2 de maio de 2019

Romanos 11:11

Romanos 11:11 - Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
DIGO, POIS: PORVENTURA TROPEÇARAM. Qual foi o tropeço dos judeus, sobre o qual Paulo fala? Os seguidores do judaísmo conheciam suas literaturas religiosas muito bem, principalmente a lei de Moisés, mas também as pregações dos seus profetas. Todavia, mesmo sabendo de tudo que vaticinavam as Escrituras sobre o Messias prometido, quando Jesus Cristo veio para o que era seu, os seus não o receberam. Endureceram seus corações para não crerem que Jesus era o Emanuel.

PARA QUE CAÍSSEM? O tropeço deu um abalo descomunal para os filhos de Israel, e a prova disto é que permaneceram subjugados ainda aos romanos por muitos anos, e só vieram a ser reconhecido como nação ha poucos anos atrás. Os prejuízos foram incalculáveis para os judeus, e a história vem comprovando tudo isso, com o quase banimento do judaísmo da face da terra. Tudo isto ensina sobre a disciplina de Deus.

DE MODO NENHUM. No entanto, Deus deixou um remanescente dos filhos de Israel, que foram justamente aqueles que creram em Jesus Cristo como sendo o Messias de Deus. Os apóstolos de Cristo foram todos descendentes dos judeus, inclusive o apóstolo dos gentios, Paulo. E foram justamente eles que deram continuidade à obra da igreja de Cristo, não somente no país de Israel, mas em todo o mundo gentílico.

MAS PELA SUA QUEDA. Os judeus não podiam reclamar de Deus pelos cativeiros que tiveram que atravessar, nem muito menos pelo domínio dos romanos sobre eles, isso porque estavam pagando pelas consequências dos seus muitos pecados contra o Senhor, que sempre os abençoou e que só queria o bem do seu povo. O castigo veio para que o mundo inteiro tivesse a oportunidade de conhecer a Cristo, o Salvador.

VEIO A SALVAÇÃO. Durante a velha dispensação a salvação não era vista do mesmo modo com que o Novo Testamento lhe apresenta. Nos escritos de Moisés o tema não é abordado como compreendemos já no tempo da nova dispensação. Já no tempo dos profetas este tema começou a ser apresentando aos filhos de Israel, mas foi por Cristo e seus apóstolos que a salvação teve seu maior significado para a igreja de Cristo.

AOS GENTIOS. O Velho Testamento divide os povos em dois tipos de gentes, os judeus, que eram os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, eles que fazia parte da aliança da lei com o Deus único e verdadeiro. E as demais nações do mundo, que eram chamados pelos hebreus de gentios, ou de pagãos, que não faziam parte da aliança de Deus com o seu povo Israel. Em todos os séculos a igreja foi composta na sua grande maioria de gentios, e o apóstolo Paulo foi pioneiro na evangelização do mundo gentílico.

PARA OS INCITAR À EMULAÇÃO. A volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, e com a saída imediata de bilhões de cristãos do planeta terra, vai de fato despertar os judeus sobre todas as verdades que o evangelho fala sobre Jesus Cristo. E é dado por certo que, durante a grande perseguição que os judeus irão passar durante a grande perseguição, eles irão reconhecer que o Jesus da igreja era o Messias enviado por Deus para o seu povo. Não há dúvida que os filhos de Israel se converterão a Cristo Jesus.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:9-10

Romanos 11:9-10 - E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição. Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.
E DAVI DIZ. Assim como Isaías, Davi também foi usado por Deus em seus Salmos para falar sobre o tempo da nova dispensação, no que diz respeito a Israel, nesta parte. Salmos 69:22-23 - Torne-se-lhes a sua mesa diante deles em laço, e a prosperidade em armadilha. Escureçam-se-lhes os seus olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente. Essa profecia veio a se cumprir em Israel, o que só comprova que os fatos da nova dispensação estavam na vontade e planos de Deus.

TORNOU-SE-LHES A SUA MESA. Essa “mesa” fala sobre as festividades e os banquetes que os judeus celebravam, mesmo estando em estado de calamidade. Talvez Paulo estivesse pensando no cerimonialismo religioso praticado pelos judeus, que aparentemente tinha conotação de certo, mas que no fundo no fundo apenas servia de vergonha para o povo judeu, uma vez que, não tinha mais validade nem valor.

EM LAÇO E EM ARMADILHA. Quando o autor fala sobre “laço”, ele está pensando em algo que prendia suas vítimas, como no caso de um caçador que armava um laço para prender sua caça. E “armadilha”, tem a mesma conotação de prender algo para ser pego pelo caçador. Israel se encontrava preso no judaísmo como tradição religiosa que não teve a capacidade de perceber que o seu Messias estava entre eles.

E EM TROPEÇO. O “tropeço” tem como objetivo fazer alguém cair no próprio laço ou armadilha, que no caso do povo judeu, suas próprias tradições religiosas serviram de pedra ou corda de tropeço para que caíssem em suas próprias armadilhas. Tropeçaram, porque estavam como que cego, a fim de não compreenderem as Escrituras que tanto falavam do Messias de Deus, e não viram que ele estava presente.

POR SUA RETRIBUIÇÃO. Já no tempo de Moisés e de conformidade com a lei, o alerta já falava de que, se os hebreus não cumprissem as leis de Deus seriam castigados pela situação de desobediência. Além de que o Senhor levantou muitos profetas para advertir os filhos de Israel que, seriam deportados para outras nações e dominados por outras gentes. Mas o pior foi terem rejeitado o próprio Deus, rejeitando a Cristo.

ESCUREÇAM-SE-LHES OS OLHOS PARA NÃO VEREM. O apóstolo dos gentios afirma que o que aconteceu com os judeus no que tange a não terem visto que o Emanuel estava entre eles foi permitido pelo próprio Deus, isto é, o Senhor vedou os seus olhos para não enxergarem que o Messias estava entre eles. Certamente esta tese defendida por Paulo deve ter provocado pavor nos seus leitores judeus em Roma.

E ENCURVEM-SE-LHES CONTINUAMENTE AS COSTAS. Esta colocação feita por Paulo fala a respeito da situação de escravidão tão profunda em que os judeus se encontravam no tempo em que Cristo se manifestou, mas não escravidão social, porem, no sentido do julgo da lei. O sistema religioso do judaísmo havia se tornado em um fardo tão pesado, ao ponto de provocar debilidade nos seus seguidores, ao ponto de andarem encurvados para baixo, e com isso, não tiveram visão para ver o Cristo.

Romanos 11:8

Romanos 11:8 - Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
COMO ESTÁ ESCRITO. Continua então o apóstolo Paulo se utilizando das literaturas religiosas dos hebreus para defender suas teses abordadas nesta sua carta, quanto ao que estava acontecendo com os seguidores do judaísmo, já dento da nova dispensação da graça de Deus. Desta forma, o escritor termina nos transmitindo a ideia que os escritos do Novo Testamento têm a confirmação do Velho Testamento e que a nova dispensação implantada por Cristo Jesus conta com o apoio da aliança da lei.

DEUS LHES DEU. São recorrentes as vezes que Paulo defende nesta sua carta aos Romanos que Deus mesmo quem tomou a decisão de rejeitar parte de Israel, porque os judeus eram merecedores da disciplina, para então abrir a porta da graça para os gentios, que também não mereciam a graça alcançada. Assim como o Senhor escolhe quem Ele quer para lhe servir, da mesma forma Ele resolve desprezar quem quer.

ESPÍRITO. É confirmado dentro das páginas da bíblia que o espírito do homem é dado por Deus, e isso pode ser lido já no ato de criação do homem. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Esta expressão “e soprou em suas narinas o fôlego da vida” é bem aceito por todos os comentaristas que corresponde ao “espírito”.

DE PROFUNDO SONO. Essa é uma metáfora que representava justamente o estado de demência a que se encontrava o povo judeu no tempo em que o Senhor enviou o seu Messias como cumprimento de suas promessas feitas no Antigo Testamento. Os seguidores do judaísmo estavam em profundo sono espiritual, ao ponto de não perceberem que Jesus de Nazaré era o Messias e que o Emanuel estava entre eles.

OLHOS PARA NÃO VEREM. Talvez Paulo esteja falando sobre o que está escrito em Deuteronômio 29:4 - Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje. Ou ainda Isaías 29:10 - Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.

OUVIDOS PARA NÃO OUVIREM. Isaías 6:9-10 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Essas profecias se cumpriram para os judeus.

ATÉ O DIA DE HOJE. O que ocorreu com os judeus e o tratamento hostil que eles deram ao Messias de Deus foi algo estarrecedor, ao ponto de não só rejeitarem ao Cristo de Deus, mas o condenarem a morte horrenda de cruz. Até o dia de hoje, grande parte dos filhos de Israel não acreditam que Jesus de Nazaré era de foto o Messias enviado por Deus. O preço foi alto que os seguidores do judaísmo tiveram que pagar por isso. No entanto, ainda há esperança de que durante a grande perseguição da grande tribulação, Israel vai clamar o socorro do Cristo que eles mataram.

Romanos 11:7

Romanos 11:7 - Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
POIS QUÊ? O QUE ISRAEL. É notório que o escritor continua falando aos seus irmãos e conterrâneos judeus, eles que se achavam melhores do que os demais povos do mundo antigo, por fazerem parte da aliança da lei. E na verdade, os hebreus de princípio, ao conquistarem a terra de Canaã, enquanto se mantinham fieis a legislação de Moisés era o povo especial de Deus, porem, depois que se desviaram do concerto do Senhor, se tornaram iguais aos demais povos, por causa da rebelião e apostasia.

BUSCAVA. De acordo com o pensamento de Paulo, os judeus perderam a essência da lei de Moisés, quando deixaram de confiar no Senhor para confiarem nos seus méritos pessoas, com isso passaram a ser meros hipócritas religiosos, reprovando as demais nações, mas que no fundo no fundo, também se encontravam na mesma condição do que os pagãos. O embotamento da mente religiosa leva o homem ao desvio de Deus.

NÃO ALCANÇOU. A lei de Moisés não era material, mas sim, espiritual, e precisava do tempero da fé, como está escrito que, o justo viverá da fé. Mas os seguidores do judaísmo transformaram a lei de Moisés em letra morta, com suas exigências impraticáveis. Na realidade, os filhos de Israel se esqueceram de que Abraão foi justificado por fé em Deus e não por méritos pessoais, como acontece com os remidos.

MAS OS ELEITOS. Estes eleitos sobre os quais fala o autor dizem respeito aos eleitos segundo a graça de Deus e não por terem capacidade própria para tanto. Certamente Paulo se reporta sobre aqueles que dentre os judeus acharam graça diante de Deus, em que o Senhor lhes deu entendimento para crerem de que Cristo Jesus era o Messias de Deus. Bem como os eleitos também são os gentios remidos por Cristo Jesus, uma vez que, a nova dispensação da graça de Deus é universal e não nacional.

ALCANÇARAM. Bem-aventurados são aqueles que acharam esta graça de Cristo, porque Ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Alcançar o favor divino já dentro do tempo da nova aliança da graça de Deus chegar diante do trono da graça e ser favorecido com todos os benefícios que o evangelho promete aos escolhidos de Deus, tanto judeus quanto gentios também.

E OS OUTROS. Mas nem todos que faziam parte do povo judeu alcançaram a graça de Deus para compreenderem que o simples Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus, nas Sagradas Escritoras dos hebreus. Por isso que, Ele veio para os que eram seus, e os seus não o receberam. Estes que não reconheceram que Jesus Cristo era o Emanuel de Deus, foram os mesmos que o condenaram a morte de cruz.

FORAM ENDURECIDOS. Nisto se percebe a rejeição ativa de Deus aos incrédulos judeus, como aconteceu com Faraó no Egito, que foi por Deus endurecido em seu coração, a fim de que o poder de Deus fosse manifesto naquela terra. Deus é soberano e Ele faz como lhe apraz, e como tal, Ele chama para seu reino e luz quem lhe agradar, e rejeita também a todos aqueles que não se submetem a sua vontade. Portanto, quem é um eleito de Deus, deve render ao Senhor glória e ações de graças sempre.

Romanos 11:6

Romanos 11:6 - Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
MAS SE É POR GRAÇA. O apostolo fala sobre a eleição da graça, como um novo tempo em que o homem é aceito diante de Deus, simplesmente porque foi chamado pela graça de Deus para fazer parte do seu reino e família. Esta graça passou a ser um direito dos remidos de Cristo, quando o próprio Deus resolveu que por méritos pessoas ninguém é digno de chegar perto de sua santidade e glória, então, Cristo cumprindo o sacrifício de expiação em lugar dos escolhidos, Deus nos aceita em Cristo.

JÁ NÃO É POR OBRAS. Não há dúvida que Paulo fala a respeito das obras da lei, conforme era determinado na legislação de Moisés, em que os filhos de Israel eram justificados por cumprirem as exigências da lei. Como as obras da lei se tornaram impraticáveis pelos judeus, visto que o sentimento de rebelião falava mais alto, foi que o Deus de Abraão decidiu que a graça é suficiente para justificar o pecador remido.

DE OUTRA MANEIRA. Quem ler a epístola de Tiago, irmão do Senhor, ele que se tornou a principal liderança da igreja mãe de Jerusalém, pode perceber que aparentemente há contraste entre suas teses e a defesa que Paulo faz da graça que é contra as obras da lei. É bom lembrar que os apóstolos de Jerusalém estavam vivendo um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo defendido por Paulo.

A GRAÇA JÁ NÃO É GRAÇA. Olha o que Paulo escreveu em Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Desde que se manifestou na terra o Messias de Deus, Jesus de Nazaré, que o homem é justificado diante de Deus, não por méritos pessoas, mas pela graça de Cristo. A obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo é quem salva o homem.

SE, POREM, É PELAS OBRAS. De acordo com a teologia do apóstolo dos gentios, Paulo, o judaísmo era coisa do passando, e com isso, as obras da lei já nãos mais justificavam os filhos de Israel. Todo aquele que por fé aceitava Cristo Jesus como Senhor e Salvador, não precisava mais cumprir as exigências impraticáveis da lei de Moisés. Agora, quem rejeitou a Cristo, continuava de acordo com o antigo regime da lei.

JÁ NÃO É MAIS GRAÇA. Para quem passou a funcionar e ter efeito esta graça do evangelho? Para os judeus que romperam com o regime da lei de Moisés, porque aceitaram a graça derramada por Cristo, bem como para os gentios que também deixaram o politeísmo e a incredulidade para viverem pela fé em Cristo. Do remido de Cristo só se pede que ele creia verdadeiramente no nome de Cristo e na sua redenção.

DE OUTRA MANEIRA A OBRA JÁ NÃO É OBRA. Há um contraste muito grande, entre as promessas da antiga aliança da lei, para o que os remidos de Cristo esperam do evangelho de Cristo. As promessas da lei eram terrenas com garantias para esta dimensão da existência dos hebreus. Enquanto que, as promessas da nova aliança da graça de Deus para os escolhidos são em parte para esta vida, porem, muitas e mais preciosas promessas para a vida eterna. As obras da lei, já não justificam os remidos.

Romanos 11:4-5

Romanos 11:4-5 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
MAS QUE DIZ A RESPOSTA DIVINA? Novamente o autor cita o que aconteceu no caso do profeta Elias em 1 Reis 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. Como homem, o profeta Elias era limitado e não sabia da realidade. Mas Deus que é Onisciente, Ele tinha pleno conhecimento dos fatos, e Ele próprio tinha guardado os seus escolhidos que não se deixaram se corromper pelo desvio imposto por Jezabel e o rei Acabe.

RESERVEI PARA MIM. Já neste tempo da história de Israel, podemos conjecturar que a escolha de Deus e a sua eleição já estava em ação, o que não dependia dos filhos dos homens, mas sim, de Deus que elege. Vemos nisto o poder de Deus em operação, no sentido de guardar os seus filhos das maldades dos homens ímpios, bem como a ação poderosa do Deus de Israel em proteger aqueles que o servem.

SETE MIL HOMENS. O profeta Elias imaginava que somente ele permanecia fiel ao Deus verdadeiro, conforme 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. No entanto, a contabilidade de Deus era outra.

QUE NÃO DOBRARAM OS JOELHOS A BAAL. Baal era a principal falsa divindade dos moradores de Canaã, antes da conquista da terra prometida pelos filhos de Israel. Ao implantar os descendentes de Abraão na terra prometida, o Senhor determinou que os baalitas fossem eliminados daquele lugar. Porem, com a ascensão de Jezabel como rainha sobre Israel, e ela era uma mulher idólatra, o culto a Baal foi restabelecido.

ASSIM, POIS, TAMBÉM AGORA NESTE TEMPO. O apóstolo dos gentios fala do novo tempo em que Deus estava agindo a favor de Israel, e principalmente em benefício dos gentios, isso por meio da nova aliança da graça de Deus. Verdade é que o foco era o povo hebreu, porque o evangelho diz que, “Ele veio para o que era seu”. Jesus veio para cumprir a lei, e ao mesmo tempo implantar uma reforma profunda no judaísmo.

FICOU UM REMANESCENTE. O Messias de Deus concentrou suas atividades no seu próprio país de Israel, chamou seus primeiros discípulos dentre seus conterrâneos, os judeus, a quem Paulo neste texto chama de remanescente. Verdade é que durante o seu ministério poderoso, o Senhor Jesus arrebanhou multidões que se beneficiavam dos seus milagres, mas foram poucos que permaneceram com Ele até o fim.

SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA. Esta é uma das principais frases que representa a nova dispensação implantada por Cristo, em que todas as nações do mundo foram beneficiadas. Quem faz parte do reino de Deus só tem a agradecer, porque foi eleito por Deus, não porque tinha méritos próprios para fazer parte da família de Deus, mas porque a graça de Deus é que o Elegeu. Esta graça é um favor não merecido, o que nos faz compreender que, tudo provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo.

Romanos 11:2-3

Romanos 11:2-3 - Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha vida?
DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO. O amor que o Senhor sempre sentiu por Israel nunca diminuiu, até porque Deus é imutável, e Ele não se deixa moldar pelas circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. Deus sempre buscou abençoar em todas as áreas da vida os filhos de Israel, porque o Senhor tomou por sua propriedade os hebreus, desde que os tirou com mão forte os descendentes de Abraão do Egito.

QUE ANTES CONHECEU. Desde o patriarca Abraão, passando por seu filho Isaque e por seu neto Jacó, que o Senhor vinha acompanhando o seu povo nas várias situações pelas quais os filhos de Israel tiveram que atravessar. A peregrinação pelo deserto, durante quarenta anos, em que o Senhor sustentou o seu povo com o maná do céu e com a água das rochas, que o Senhor ficou conhecendo de perto os hebreus.

OU NÃO SABEIS O QUE A ESCRITURA DIZ DE ELIAS. O trecho a que se refere o apóstolo Paulo se encontra em (1 Reis 19:8-18), que trata do momento em que o profeta Elias tendo fugido de Acabe e Jezabel, se escondera em uma caverna, pensando que seria morto. Elias tendo conhecimento da morte dos profetas, pensou que todo o Israel se encontrava desviado dos caminhos de Deus, mas ele se enganou.

COMO FALA A DEUS CONTRA ISRAEL, DIZENDO. Elias fugiu de sua missão em pregar a palavra de Deus para o seu povo, se escondeu em uma caverna, mas Deus veio falar com ele. 1 Reis 19:9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? Essa pergunta feita a Elias é como se o Senhor quisesse saber do seu profeta se ele estava com medo.

SENHOR, MATARAM TEUS PROFETAS. E o profeta tenta se justificar diante de Deus pelo fato de ter fugido para se esconder de Jezabel. 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Era algo muito sério.

DERRIBARAM OS TEUS ALTARES. Essa era uma colocação feita pelo profeta Elias que sinalizava o desvio das autoridades de Israel, bem como dos filhos de Israel do seu Deus. Na realidade o que Jezabel desejava fazer era banir de Israel a adoração ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, implantando o politeísmo e a idolatria como sentimento religioso para o povo de Deus, o que o profeta Elias não aceitava de modo algum.

E SÓ EU FIQUEI, E BUSCAM A MINHA VIDA? Esse era o pensamento limitado que dispunha o homem de Deus naquele momento difícil de sua vida. A verdade é que muitos profetas já haviam morrido. Agora, Jezabel queria matar a Elias, 1 Reis 19:2-3 - Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...