terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:8

Romanos 11:8 - Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
COMO ESTÁ ESCRITO. Continua então o apóstolo Paulo se utilizando das literaturas religiosas dos hebreus para defender suas teses abordadas nesta sua carta, quanto ao que estava acontecendo com os seguidores do judaísmo, já dento da nova dispensação da graça de Deus. Desta forma, o escritor termina nos transmitindo a ideia que os escritos do Novo Testamento têm a confirmação do Velho Testamento e que a nova dispensação implantada por Cristo Jesus conta com o apoio da aliança da lei.

DEUS LHES DEU. São recorrentes as vezes que Paulo defende nesta sua carta aos Romanos que Deus mesmo quem tomou a decisão de rejeitar parte de Israel, porque os judeus eram merecedores da disciplina, para então abrir a porta da graça para os gentios, que também não mereciam a graça alcançada. Assim como o Senhor escolhe quem Ele quer para lhe servir, da mesma forma Ele resolve desprezar quem quer.

ESPÍRITO. É confirmado dentro das páginas da bíblia que o espírito do homem é dado por Deus, e isso pode ser lido já no ato de criação do homem. Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Esta expressão “e soprou em suas narinas o fôlego da vida” é bem aceito por todos os comentaristas que corresponde ao “espírito”.

DE PROFUNDO SONO. Essa é uma metáfora que representava justamente o estado de demência a que se encontrava o povo judeu no tempo em que o Senhor enviou o seu Messias como cumprimento de suas promessas feitas no Antigo Testamento. Os seguidores do judaísmo estavam em profundo sono espiritual, ao ponto de não perceberem que Jesus de Nazaré era o Messias e que o Emanuel estava entre eles.

OLHOS PARA NÃO VEREM. Talvez Paulo esteja falando sobre o que está escrito em Deuteronômio 29:4 - Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje. Ou ainda Isaías 29:10 - Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.

OUVIDOS PARA NÃO OUVIREM. Isaías 6:9-10 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Essas profecias se cumpriram para os judeus.

ATÉ O DIA DE HOJE. O que ocorreu com os judeus e o tratamento hostil que eles deram ao Messias de Deus foi algo estarrecedor, ao ponto de não só rejeitarem ao Cristo de Deus, mas o condenarem a morte horrenda de cruz. Até o dia de hoje, grande parte dos filhos de Israel não acreditam que Jesus de Nazaré era de foto o Messias enviado por Deus. O preço foi alto que os seguidores do judaísmo tiveram que pagar por isso. No entanto, ainda há esperança de que durante a grande perseguição da grande tribulação, Israel vai clamar o socorro do Cristo que eles mataram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...