terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:2-3

Romanos 11:2-3 - Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha vida?
DEUS NÃO REJEITOU O SEU POVO. O amor que o Senhor sempre sentiu por Israel nunca diminuiu, até porque Deus é imutável, e Ele não se deixa moldar pelas circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. Deus sempre buscou abençoar em todas as áreas da vida os filhos de Israel, porque o Senhor tomou por sua propriedade os hebreus, desde que os tirou com mão forte os descendentes de Abraão do Egito.

QUE ANTES CONHECEU. Desde o patriarca Abraão, passando por seu filho Isaque e por seu neto Jacó, que o Senhor vinha acompanhando o seu povo nas várias situações pelas quais os filhos de Israel tiveram que atravessar. A peregrinação pelo deserto, durante quarenta anos, em que o Senhor sustentou o seu povo com o maná do céu e com a água das rochas, que o Senhor ficou conhecendo de perto os hebreus.

OU NÃO SABEIS O QUE A ESCRITURA DIZ DE ELIAS. O trecho a que se refere o apóstolo Paulo se encontra em (1 Reis 19:8-18), que trata do momento em que o profeta Elias tendo fugido de Acabe e Jezabel, se escondera em uma caverna, pensando que seria morto. Elias tendo conhecimento da morte dos profetas, pensou que todo o Israel se encontrava desviado dos caminhos de Deus, mas ele se enganou.

COMO FALA A DEUS CONTRA ISRAEL, DIZENDO. Elias fugiu de sua missão em pregar a palavra de Deus para o seu povo, se escondeu em uma caverna, mas Deus veio falar com ele. 1 Reis 19:9 - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? Essa pergunta feita a Elias é como se o Senhor quisesse saber do seu profeta se ele estava com medo.

SENHOR, MATARAM TEUS PROFETAS. E o profeta tenta se justificar diante de Deus pelo fato de ter fugido para se esconder de Jezabel. 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Era algo muito sério.

DERRIBARAM OS TEUS ALTARES. Essa era uma colocação feita pelo profeta Elias que sinalizava o desvio das autoridades de Israel, bem como dos filhos de Israel do seu Deus. Na realidade o que Jezabel desejava fazer era banir de Israel a adoração ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, implantando o politeísmo e a idolatria como sentimento religioso para o povo de Deus, o que o profeta Elias não aceitava de modo algum.

E SÓ EU FIQUEI, E BUSCAM A MINHA VIDA? Esse era o pensamento limitado que dispunha o homem de Deus naquele momento difícil de sua vida. A verdade é que muitos profetas já haviam morrido. Agora, Jezabel queria matar a Elias, 1 Reis 19:2-3 - Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...