terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:4-5

Romanos 11:4-5 - Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
MAS QUE DIZ A RESPOSTA DIVINA? Novamente o autor cita o que aconteceu no caso do profeta Elias em 1 Reis 19:18 - Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. Como homem, o profeta Elias era limitado e não sabia da realidade. Mas Deus que é Onisciente, Ele tinha pleno conhecimento dos fatos, e Ele próprio tinha guardado os seus escolhidos que não se deixaram se corromper pelo desvio imposto por Jezabel e o rei Acabe.

RESERVEI PARA MIM. Já neste tempo da história de Israel, podemos conjecturar que a escolha de Deus e a sua eleição já estava em ação, o que não dependia dos filhos dos homens, mas sim, de Deus que elege. Vemos nisto o poder de Deus em operação, no sentido de guardar os seus filhos das maldades dos homens ímpios, bem como a ação poderosa do Deus de Israel em proteger aqueles que o servem.

SETE MIL HOMENS. O profeta Elias imaginava que somente ele permanecia fiel ao Deus verdadeiro, conforme 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. No entanto, a contabilidade de Deus era outra.

QUE NÃO DOBRARAM OS JOELHOS A BAAL. Baal era a principal falsa divindade dos moradores de Canaã, antes da conquista da terra prometida pelos filhos de Israel. Ao implantar os descendentes de Abraão na terra prometida, o Senhor determinou que os baalitas fossem eliminados daquele lugar. Porem, com a ascensão de Jezabel como rainha sobre Israel, e ela era uma mulher idólatra, o culto a Baal foi restabelecido.

ASSIM, POIS, TAMBÉM AGORA NESTE TEMPO. O apóstolo dos gentios fala do novo tempo em que Deus estava agindo a favor de Israel, e principalmente em benefício dos gentios, isso por meio da nova aliança da graça de Deus. Verdade é que o foco era o povo hebreu, porque o evangelho diz que, “Ele veio para o que era seu”. Jesus veio para cumprir a lei, e ao mesmo tempo implantar uma reforma profunda no judaísmo.

FICOU UM REMANESCENTE. O Messias de Deus concentrou suas atividades no seu próprio país de Israel, chamou seus primeiros discípulos dentre seus conterrâneos, os judeus, a quem Paulo neste texto chama de remanescente. Verdade é que durante o seu ministério poderoso, o Senhor Jesus arrebanhou multidões que se beneficiavam dos seus milagres, mas foram poucos que permaneceram com Ele até o fim.

SEGUNDO A ELEIÇÃO DA GRAÇA. Esta é uma das principais frases que representa a nova dispensação implantada por Cristo, em que todas as nações do mundo foram beneficiadas. Quem faz parte do reino de Deus só tem a agradecer, porque foi eleito por Deus, não porque tinha méritos próprios para fazer parte da família de Deus, mas porque a graça de Deus é que o Elegeu. Esta graça é um favor não merecido, o que nos faz compreender que, tudo provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...